RÚSSIA
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 910
- Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
- Localização: Brasil
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Re: RÚSSIA
Em outras palavras a influência dos EUA na Ásia é mínima, mesmo porque Washington coleciona inimigos e rivais por lá. Jonh Kerry também coleciona fracassos.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
Rússia acusa EUA de descumprirem tratado sobre mísseis de médio alcance
EFEEFE – 2 horas 35 minutos atrás
Moscou, 31 jul (EFE).- A Rússia acusou nesta quinta-feira os Estados Unidos de violarem o tratado que proíbe o desenvolvimento e instalação de mísseis nucleares de médio alcance com base em terra, assinado em 1987 por Moscou e Washington.
"Não é um segredo que os principais problemas em seu cumprimento surgiram em não poucas ocasiões precisamente por culpa dos Estados Unidos", disse a chancelaria russa em um comunicado.
A declaração foi uma resposta às acusações feitas nesta semana pelos Estados Unidos contra as autoridades russas pelo suposto descumprimento dos compromissos de desarmamento adquiridos no tratado de eliminação de mísseis nucleares de meio e curto alcance (INF).
Moscou disse nesta quinta-feira que Washington violou por várias vezes o tratado com o desdobramento de mísseis interceptadores como parte do escudo antimísseis, que o Kremlin considera uma ameaça para sua segurança.
Outras violações incluiriam a fabricação dos aviões não tripulados (drones) equipado com armamento e sistemas Mark-41, capazes de lançar mísseis de cruzeiro de alcance médio, que os Estados Unidos querem enviar para na Polônia e Romênia.
"Em várias ocasiões fizemos chegar à parte americana as citadas inquietações. Mas em Washington não nos quer ouvir. Em relação a isto e da mesma forma que em outros assuntos conflituosos, só escutam a si mesmos", afirmou a nota oficial divulgada hoje.
Apesar disso, Rússia se mostrou disposta a cooperar com os Estados Unidos no cumprimento do que é considerado o primeiro tratado de redução de armas nucleares da Guerra Fria.
Além disso, tachou de "infundadas" as acusações sobre o suposto descumprimento russo do INF e destacou que os EUA não apresentaram "nenhuma prova".
Sobre as críticas da Otan, Moscou lembrou que o INF foi assinado bilateralmente pela União Soviética e os Estados Unidos, e encorajou o secretário-geral aliado a estipular como objetivo transformar o tratado em um documento multilateral.
Os EUA divulgaram nesta semana um relatório no qual asseguram que a "Rússia violou as obrigações do tratado INF de não possuir, produzir e provar mísseis cruzeiro baseados em terra com um alcance de entre 500 e 5.500 quilômetros, ou de possuir e produzir as plataformas de lançamento desses mísseis".
O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu ao chanceler russo, Serguei Lavrov, um diálogo bilateral de alto nível para discutir sobre o tratado assinado na época pelos presidentes dos EUA, Ronald Reagan, e da URSS, Mikhail Gorbachev.
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, pediu urgência ontem à Rússia "para preservar a viabilidade do tratado INF ao retornar a um pleno e verificável cumprimento".
O INF conduziu à eliminação em 1991 de todos os mísseis balísticos e de cruzeiro de médio (1.000-5.000 quilômetros) e curto alcance (500-1.000 quilômetros) de ambas potências rivais. EFE
https://br.noticias.yahoo.com/pai-snowd ... 13410.html
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40612
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1207 vezes
- Agradeceram: 3034 vezes
Re: RÚSSIA
Hades uma coisa é uma coisa, a outra coisa é a outra coisa.
Explicando melhor esta questão, uma coisa é ser aliado dos EUA, outra coisa é agir contra a Russia. Se fosse a China em vez da Russia, o caso mudava e muito de figurino, mas por enquanto essa questão ainda não se coloca.
Mesmo na UE há vozes muito criticas destas sanções.
Explicando melhor esta questão, uma coisa é ser aliado dos EUA, outra coisa é agir contra a Russia. Se fosse a China em vez da Russia, o caso mudava e muito de figurino, mas por enquanto essa questão ainda não se coloca.
Mesmo na UE há vozes muito criticas destas sanções.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
Política 31/07/2014 - 12h16
Guerra deixa rastro de dor e destruição no leste da Ucrânia
Casas em ruínas, crateras de bombas nas ruas, valas comuns. Conflito na fronteira tortura a população ucraniana, em meio a discussões sobre o real nível de envolvimento da Rússia nas atrocidades.
Um cheiro pesado paira em frente ao antigo memorial de guerra. Na semana passada, as autoridades do Slaviansk desenterraram aqui mais de uma dúzia de corpos, segundo Valery Stupko, historiador no museu da cidade. Ele testemunhou como os rebeldes pró-russos mantiveram Slaviansk ocupada de abril a julho: "O próprio líder deles escolheu este lugar para a cova. Casos eles voltassem, caso a República Donetsk vencesse, então, este aqui deveria ser o símbolo de sua luta, para honrar a ajuda da Rússia."
Slaviansk, no leste da Ucrânia, era tida no início de julho como o bastião das milícias pró-russas. À medida que o Exército ucraniana avançava sobre a cidade e a cercava, os rebeldes começaram a enterrar mais e mais vítimas perto dos postos de controle. Para Valery Stupko e outros cidadãos de Slaviansk, estava claro: aqui também lutavam russos.
Moscou continua negando e, oficialmente, se faz passar por um mediador da paz. Mas, ao mesmo tempo, nacionalistas radicais, como Valery Kolozej, recrutam combatentes voluntários em Moscou.
Na verdade, Valery Kolozej é instrutor de musculação. Com seus braços musculosos, ele transporta pás de um lado a outro de um porão com cheiro de mofo. Ele e seus colegas acabaram de comprar as ferramentas com dinheiro de doações, além de coletes, uniformes e bandagens.
"Isso é ajuda humanitária para os russos no leste da Ucrânia", diz Valery Kolozej. Ele afirma ser um erro histórico que Donbas, a região em torno de Donetsk e Lugansk, tenha ficado com a Ucrânia durante o período soviético.
Ele diz que já enviou à guerra dezenas de voluntários. "Infelizmente, poucos veteranos do Afeganistão ou da Chechênia têm se oferecido", lamenta Valery Kolozej. "Especialistas de guerra são importantes, assim como médicos. São deles que precisamos com mais urgência. Mas aceitamos todos", ressalta. Ele afirma que há milhares de pessoas na Rússia que querem lutar no leste da Ucrânia.
A correspondente britânica Harriet Salem vem reportando desde abril sobre a situação em Donetsk. A cidade é palco frequente de combates. Com sacos de areia, troncos e blocos de concreto, os rebeldes pró-russos construíram seus postos de controle por todos os lugares. Cada carro que entra ou sai da cidade é controlado cuidadosamente. Isso dificulta o trabalho de Harriet Salem.
Russos entre os rebeldes
Ela diz que logo ficou claro que há russos entre os rebeldes, e não só entre os líderes. Entretanto, ela não tem provas disso. No final de maio, algo estranho aconteceu. Os rebeldes em Donetsk pediram a ela e a dois colegas que acompanhassem um comboio, afirmando que precisavam levar mais de 30 mortos de volta à Rússia, através de uma região controlada pelo Exército ucraniano. Os jornalistas foram junto do grupo.
"De repente, foi revelado que existem combatentes russos por aqui", se lembra Harriet Salem. "Agora só resta responder às perguntas mais importantes: quem são essas pessoas? São mercenários? São patriotas que lutam pela causa? E quantas elas são realmente?", questiona.
"Os líderes rebeldes tentam minimizar os números, afirmando que há entre 20% a 30% de russos entre os combatentes. Alguns observadores suspeitam, entretanto, que eles podem ir de 70% a 80%", diz Harriet Salem.
Para o governo da Ucrânia, esses combatentes são terroristas. "A Rússia incitou o conflito desde o início", afirma o especialista militar ucraniano Valentin Badrak, acrescentando que, mesmo após a queda do avião da Malásia, Moscou continua a fornecer armas pesadas aos rebeldes, incluindo tanques e mísseis. Os rebeldes afirmam ter capturado o armamento de tropas ucranianas.
Mas Valentin Badrak duvida disso. "São tipos de armas que já não eram fornecidos à Ucrânia pela Rússia", garante. "É uma questão de eficiência. Vemos que essas armas são, de longe, mais eficazes do que suas antecessoras. E isso significa que é a Rússia que fornece essas armas diretamente para os grupos terroristas", explica Valentin Badrak.
Em Slaviansk, o Exército ucraniano conseguiu expulsar os rebeldes. As autoridades acreditam que ainda vão encontrar lá mais valas comuns. Muitos deram pela falta de seus parentes. As autoridades querem ajudar a encontrá-los e querem também ajudar as famílias russas, que suspeitam que seus filhos podem ter morrido no leste da Ucrânia.
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticia ... ania.shtml
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: RÚSSIA
Como assim?Mas Valentin Badrak duvida disso. "São tipos de armas que já não eram fornecidos à Ucrânia pela Rússia", garante. "É uma questão de eficiência. Vemos que essas armas são, de longe, mais eficazes do que suas antecessoras. E isso significa que é a Rússia que fornece essas armas diretamente para os grupos terroristas", explica Valentin Badrak.
Então as armas dos rebeldes são mais eficazes do que as do próprio exército ucraniano? Quem está vencendo a guerra então?
Leandro G. Card
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: RÚSSIA
Ucranianos.wagnerm25 escreveu:São separatistas ou soldados ucranianos?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
LeandroGCard escreveu:Como assim?Mas Valentin Badrak duvida disso. "São tipos de armas que já não eram fornecidos à Ucrânia pela Rússia", garante. "É uma questão de eficiência. Vemos que essas armas são, de longe, mais eficazes do que suas antecessoras. E isso significa que é a Rússia que fornece essas armas diretamente para os grupos terroristas", explica Valentin Badrak.
Então as armas dos rebeldes são mais eficazes do que as do próprio exército ucraniano? Quem está vencendo a guerra então?
Leandro G. Card
Posto de arrecadação de dinheiro para ajuda aos separatistas na Rússia.
https://www.youtube.com/watch?v=ka17FbkmubE#t=115
https://www.youtube.com/watch?v=j238D7YEQJw&fmt=18
https://www.youtube.com/watch?v=GMLYrKpVz48#t=218
https://www.youtube.com/watch?v=RxiqSqSwcGg
Nestes vídeos da para observar que algumas armas são novas.
https://www.youtube.com/watch?v=T-18naqxvuY
Ao que parece os separatistas estão utilizando táticas de guerrilha, se eles veem que não vai dar para segurar sua posição eles recuam e bolam outro plano, as tropas ucranianas fazem seu passeio e quando menos se espera são surpreendidos em emboscadas, os separatistas não ficam defendendo suas posições até a morte e o treinamento dos soldados ucranianos também não ajuda muito.
https://www.youtube.com/watch?v=cBSfomXF1Zc
Separatistas fazem um ataque de morteiros a um check point do exercito ucraniano.
Abaixo a tradução que esta escrito em um comentário.
Um amigo meu me perguntou o que é sobre. Então eu escrevi a tradução para ele. Publicá-la aqui, caso você esteja interessado
Um patriota russo verdadeiro Andrew transferiu uma soma considerável de dinheiro para a conta de Ekaterina Gubareva para as forças militares do povo de Donbas e dirigiu-nos com um apelo pessoal 'queimar-lhes fascistas com conchas chamados'. Vamos cumprir o seu desejo.
<Então, ele mostra com a mão as conchas com os nomes das cidades "para Slavyansk ',' para Novorosiysk 'etc>
Aqui estão eles, presentes quentes de André para nazistas
Em breve eles vão alcançar as metas estabelecidas e nos tornaremos ainda mais perto da vitória
Viva Novorussia, juntos vamos vencer.
para Novorussia
<disparo conchas>
<apontando para a fumaça escura>: E aqui estão os seus presentes, Anrew, que atingiram seu objetivo.
Exatamente no alvo.
Olhe e desfrutar.
Linda.
Isso vai acontecer com qualquer pessoa <quem se atreve a atacar-nos>
https://www.youtube.com/watch?v=LIqmdSse8CU&fmt=18
O resultado do ataque...
https://www.youtube.com/watch?v=YNcf9bmWGKM#t=39
Separatistas fazem ataque de morteiros do lado da fronteira russa contra soldados ucranianos que fazem a vigilância da fronteira.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
'Selfies' de soldado russo sugerem operação militar na Ucrânia
Fotos postadas por um soldado russo em sua conta no Instagram sugerem que Moscou estaria efetuando operações militares em território ucraniano
Alexander Sotkin, de 24 anos, estaria em região controlada por rebeldes pró-Rússia
PUBLICADO EM 31/07/14 - 19h16
DA REDAÇÃO
Fotos postadas por um soldado russo em sua conta no Instagram sugerem que Moscou estaria efetuando operações militares em território ucraniano.
Uma das imagens mostra o soldado Alexander Sotkin, de 24 anos, com um lançador de mísseis Buk, o mesmo modelo que, segundo o governo de Kiev e os EUA, teria abatido um avião com 298 pessoas a bordo no último dia 17.
Segundo a ferramenta de geolocalização do Instagram, Sotkin postou no início de julho uma foto da vila de Krasna Talychka, no leste da Ucrânia, região controlada por rebeldes pró-Rússia.
As informações são do site americano de notícias Buzzfeed.
Em seus perfis em redes sociais, Sotkin afirma ser um especialista em comunicações estacionado em uma base russa próxima da fronteira com a Ucrânia.
Não se sabe quanto tempo o soldado ficou na Ucrânia após ter postado a foto, pois no dia 3 de julho suas fotos já eram tiradas da Rússia novamente.
Dois dias depois, Sotkin postou outra foto na Ucrânia, desta vez na vila de Krasnyi Derkul. O governo de Kiev acusou os rebeldes de dispararem morteiros em um ponto da fronteira próximo dali na época.
De acordo com o mapa de fotos de Sotkin, uma ferramenta do Instagram, as imagens foram tiradas a cerca de 15 quilômetros da base de Voloshino, na Rússia, onde ele aparentemente está estacionado.
No dia 23 de junho, o soldado postou uma foto da base, um dia após Moscou intensificar a presença militar na área de fronteira com a Ucrânia. Na época, Kiev afirmou ter sofrido ataques de morteiros russos em suas posições próximas da fronteira.
No último domingo (27), Sotkin postou uma foto em que dizia estar "trabalhando em um buk".
Para operar esse tipo de arma, os rebeldes ucranianos precisariam de um especialista em comunicações, como Sotkin afirma ser, para trabalhar em uma estação de radar, que pode ser instalada remotamente, independente do lançador do míssil terra-ar.
Na semana passada, outro soldado russo, Vadim Grigoriev, postou na rede social VK -equivalente ao Facebook na Rússia- várias imagens de posições de artilharia russas. Uma delas trazia a legenda "Nós batemos na Ucrânia a noite toda".
Dias depois, Grigoriev afirmou à TV estatal russa que sua conta na rede social havia sido hackeada.
A ferramenta de GPS do Instagram, porém, é mais precisa. Apenas se Sotkin usasse uma espécie de "GPS fantasma" ele poderia enganá-la.
Nesta terça (29), o parlamentar russo Vadim Soloviev anunciou ao jornal de tendência pró-Kremlin "Izvestia" planos de proibir soldados de publicarem qualquer informação em redes sociais enquanto estiverem servindo.
http://www.otempo.com.br/capa/mundo/sel ... a-1.892422
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
Hoje, 12:58
Forças Armadas da Ucrânia: 10 soldados mortos na batalha de Shakhtersk
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
As Forças Armadas da Ucrânia informaram que no combate travado na véspera nas proximidades da cidade de Shakhtersk, região de Donetsk, morreram 10 militares.
Antes disso a mídia ucraniana tinha informado que no combate em Shakhtersk haviam morrido 21 comandos. Informa-se também que muitos militares foram feridos. Na véspera, os milicianos informaram que tinham eliminado nas proximidades de Shakhtersk 30 blindados do exército ucraniano e aprisionado três soldados da brigada aerotransportável das Forças Armadas da Ucrânia.
“Em 31 de julho ao norte da cidade de Shakhtersk foi travado um combate. Infelizmente, os comandos ucranianos sofreram perdas. Pereceram 10 combatentes ucranianos”, diz-se no comunicado do centro de imprensa da operação especial das Forças Armadas ucranianas.
O canal de TV ucraniano Pyaty informa, alegando o porta-voz da operação especial Alexei Dmitrachkovsky, que neste combate tombaram no mínimo 14 militares ucranianos.
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_ ... ersk-8380/
Ucrânia pede explicações sobre manobras militares russas
31/07/2014 09:08
A Ucrânia exigiu nesta quinta-feira explicações sobre manobras militares com mísseis terra-ar S-300 lançadas pela Rússia no sul do território russo.
As manobras, que mobilizaram, além dos mísseis, bombardeiros Su-24 e caças MiG-31, foram realizadas na região de Astracan (sudoeste) e durarão até sexta-feira, anunciou um porta-voz militar russo, que não quis ser identificado.
A fonte disse ainda que estes exercícios militares já estavam previstos e não estão vinculados com o conflito no leste da Ucrânia.
O ministério da Defesa russo declarou, por sua parte, que estas operações tinham como objetivo treinar as forças armadas para repelir um ataque de mísseis em massa.
As autoridades ucranianas exigiram explicações sobre estas operações militares perto da fronteira com a Ucrânia.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... 6192.shtml
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: RÚSSIA
Lendo o MP.Net a impressão é que o exercito ucraniano está.
1-> COmprado na cupula (Logo nao se interessam com os soldados de chão)
2-> Sem dinheiro
3-> Sem treinamento
4-> Com mortos e feridos nao sendo pagos.
5-> Moral no chão
6-> Equipamento com falhas, faltando, sem gasolina etc.
Logo não vou ficar surpreso se os separatistas ganharem. A ucrania nao tem estrutura pra sustentar isso. So os separatistas manterem o ritmo que até o ano que vem isso ta resolvido, pode não ser reconhecido no campo politico e não ter uma força armada oficial, mas na pratica não vejo a Ucrania criando avanços pós inverno e tentando reaver as coisas quando tudo ja estiver defendido e fortalecido pós inverno.
1-> COmprado na cupula (Logo nao se interessam com os soldados de chão)
2-> Sem dinheiro
3-> Sem treinamento
4-> Com mortos e feridos nao sendo pagos.
5-> Moral no chão
6-> Equipamento com falhas, faltando, sem gasolina etc.
Logo não vou ficar surpreso se os separatistas ganharem. A ucrania nao tem estrutura pra sustentar isso. So os separatistas manterem o ritmo que até o ano que vem isso ta resolvido, pode não ser reconhecido no campo politico e não ter uma força armada oficial, mas na pratica não vejo a Ucrania criando avanços pós inverno e tentando reaver as coisas quando tudo ja estiver defendido e fortalecido pós inverno.
-
- Sênior
- Mensagens: 910
- Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
- Localização: Brasil
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Re: RÚSSIA
Quando a Rússia banir por completo os produtos ucranianos do seu território quero só ver para quem vão vender, para UE e suas exigências infinitas?! Eu acho que não...
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
Sterrius escreveu:Lendo o MP.Net a impressão é que o exercito ucraniano está.
1-> COmprado na cupula (Logo nao se interessam com os soldados de chão)
2-> Sem dinheiro
3-> Sem treinamento
4-> Com mortos e feridos nao sendo pagos.
5-> Moral no chão
6-> Equipamento com falhas, faltando, sem gasolina etc.
Logo não vou ficar surpreso se os separatistas ganharem. A ucrania nao tem estrutura pra sustentar isso. So os separatistas manterem o ritmo que até o ano que vem isso ta resolvido, pode não ser reconhecido no campo politico e não ter uma força armada oficial, mas na pratica não vejo a Ucrania criando avanços pós inverno e tentando reaver as coisas quando tudo ja estiver defendido e fortalecido pós inverno.
Também tenho a mesma opinião, porem algumas coisas parecem que podem melhorar.
O apoio do Parlamento era necessário para alterar o Orçamento de 2014 de forma a levar em conta as receitas em queda e liberar 758 milhões de dólares adicionais para financiar os militares.
http://br.reuters.com/article/topNews/i ... E020140731
Ucrânia - A Ucrânia impôs nesta quinta-feira um imposto de guerra de 1,5% sobre o salário mensal das pessoas físicas para custear o conflito com os rebeldes pró-russos, já que representa uma grande carga para os cofres do Estado. "Serão 15 grivnas por cada mil. Esse é o imposto de guerra, embora eu prefiro chamá-lo de imposto para o restabelecimento da paz no país", assegurou o deputado governista Sergei Sobolev, autor da iniciativa.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, cifrou hoje em 70 milhões de grivnas (US$ 5,6 milhões) diários o custo da operação antiterrorista para a luta contra os rebeldes pró-russos nas regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk, que começou em abril.
http://odia.ig.com.br/noticia/mundoecie ... eldes.html
Eu achei este chefe do Estado-Maior muito otimista...
Kiev - A Ucrânia espera terminar em menos de um mês a fase ativa de sua operação militar contra os separatistas pró-russos no leste do país, declarou o chefe do Estado-Maior, Viktor Mujenko.
http://exame.abril.com.br/mundo/noticia ... -de-um-mes

Este parece ser o mapa mais recente, eu acho que em mais 1 mês eles pretendem encurralar os separatistas em 2 frentes nas 2 maiores cidades Luhansk e DonetsK se eles conseguirem fazer isto bloqueando as rotas de abastecimento de alimentos, e cortar a rede elétrica e fornecimento de agua uma hora ou outra os separatistas vão negociar e se render.
Eu não acredito que o governo ucraniano vai tentar entrar a força nestas 2 grandes cidades, se fizer vai morrer muita gente e o prejuízo vai ser enorme pois as cidades vão ficar em ruínas.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6811
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradeceram: 369 vezes
Re: RÚSSIA
https://www.youtube.com/watch?v=mHr467t ... e=youtu.be
Russian invaders claim they downed an Ukrainian Tu-141 reconnaissance drone

Talvez seja isto que eles confundiram com míssil balístico estes dias atrás.
Russian invaders claim they downed an Ukrainian Tu-141 reconnaissance drone

Talvez seja isto que eles confundiram com míssil balístico estes dias atrás.