Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#466 Mensagem por Bourne » Ter Jul 01, 2014 3:53 am

tykuna escreveu:Este fim de semana estive em um Renault e falando com o vendedor, ele comentou comigo que neste mês rolou um evento da empresa onde foi dito que a venda do Sherpa já é dada como certa. Até me surpreendeu um vendedor de carros falar que 20 vão pro Líbano e outros 20 pro Haiti.
A divisão militar e de caminhões da renault não era da Volvo?

É uma situação que leva o nome Renault, mas sem ligação com a montadora de carros. Semelhante os carros volvo que foram vendidos na década de 1990s, devido à diretriz da empresa em investir em veículos comerciais e equipamento pesado.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#467 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jul 01, 2014 8:23 am

Bourne escreveu:
tykuna escreveu:Este fim de semana estive em um Renault e falando com o vendedor, ele comentou comigo que neste mês rolou um evento da empresa onde foi dito que a venda do Sherpa já é dada como certa. Até me surpreendeu um vendedor de carros falar que 20 vão pro Líbano e outros 20 pro Haiti.
A divisão militar e de caminhões da renault não era da Volvo?
A firma Renault Trucks Defence, responsável pelos Sherpa, é uma firma do grupo Volvo.

Ela não tem nada a ver com a fabrica Renault de carros de passageiros.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#468 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jul 01, 2014 8:31 am

Completando minha informação acima:

A firma fabricante de caminhões pertencia ao Grupo Renault, e chamava-se Renault Vehicules Industriels.

Foi vendida a Volvo em 2001, que mudou seu nome para Renault Trucks.

A Renault Trucks Defence faz parte da Renault Trucks, e é responsável pelos veículos militares.

Bacchi




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#469 Mensagem por irlan » Ter Jul 01, 2014 10:04 pm

Esse Sherpa é a tal viatura 4x4 que iriam comprar para a UNIFIL?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#470 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 02, 2014 10:53 am

Eligioep, acho que essa versão é a que tem a caixa de redução no cubo da roda. Pelo que li, apresenta um rendimento melhor entre todos os carros com o boomerang




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#471 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 02, 2014 11:26 am

Qual versão? Do que se está falando?

Bacchi




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8854
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 413 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#472 Mensagem por prp » Qua Jul 02, 2014 11:57 am

:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8854
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 413 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#473 Mensagem por prp » Qua Jul 02, 2014 11:59 am

Ajeitando as coisas. :lol:
eligioep escreveu:Mestre Bacchi,
uma pergunt off-topic, mas interessante.
Na UNIVERSAL do RJ vi um Cascavel, espólio da massa falida da ENGESA, que está em fase final de montagem e acabamento,e que me consta foi vendido ao Gabão, que já usa EE-9.
A pergunta: ele está equipado com um sistema boomerang bem diferente dos outros que conheço, e me foi dito que este seria o que equiparia o EE-9 Mk3 (ou Versão 3), que iria substituir as existentes até o momento da falência.
Seria uma nova versão? Ou apenas uma melhoria, visto a versão conhecida do boomerang apresentar sérios problemas de lubrificação e durabilidade no rolamento de conecção deste com o eixo?

Best regard's!

PS: Não fui eu que vi pessoalmente, mas o meu irmão que anda na missão da Maré.....
joao fernando escreveu:Eligioep, acho que essa versão é a que tem a caixa de redução no cubo da roda. Pelo que li, apresenta um rendimento melhor entre todos os carros com o boomerang




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#474 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 02, 2014 12:14 pm

Tem muitos momentos em que eu me considero um incompetente, mas de repente acontece algo que me faz mudar de opinião.

Um destes momentos foi criado por joão fernando, a quem agradeço, por ter-me dado esta oportunidade.

joão fernando jogou neste thread um assunto que pertence ao EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani, no qual eligioep pergunta-me sobre um Cascavel do qual não tenho a menor ideia.

Ai joão fernando joga um assunto que não tem nada a ver com o Cascavel e sim com o Urutu.

O que aconteceu com este modelo de Urutu foi que a pedido do pais comprador (se não me engano a Jordania) foi adotado motor DDA V6 turbo com potência (torque) maior.

Muito bem, devido a esta potência (torque) maior as semi arvores (conhecidas vulgarmente como semi eixos) não aguentaram e tornaram-se impeditivas desta modificação.

A solução foi aliviar a potencia (torque) que passava pelas semi arvores, passando parte da redução final para o cubo das rodas.

Eu escrevi este assunto antes de ler a gentil contribuição de prp que procurou por os pingos nos i.

prp, muito obrigado, mas como você pode ver consegui entender (coisa rara).

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#475 Mensagem por eligioep » Qua Jul 02, 2014 9:59 pm

Mestre,
o boomerang dos EE com redução nos cubos, eu conheço.
Não conheço este tipo diferente que está naquele Cascavel.
Assim, suponho que seja um projeto ou protótipo que saiu após a sua saída da Engesa, e assim seja seu desconhecido.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#476 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 02, 2014 10:34 pm

eligioep escreveu:Mestre, o boomerang dos EE com redução nos cubos, eu conheço.
Não conheço este tipo diferente que está naquele Cascavel.
Assim, suponho que seja um projeto ou protótipo que saiu após a sua saída da Engesa, e assim seja seu desconhecido.
eligioep, agradeço imensamente seu elogio, mas havia centenas de coisas feitas na ENGESA sobre as quais eu não tinha conhecimento.

Além disto, eu sai da ENGESA com cerca de 99,9% dos seus funcionários. Os que ficaram se dedicaram principalmente a acompanhamento das ações para a venda do Osório.

Devo lembra a você que não fui eu quem trouxe a baila a questão da redução nos cubos de roda para o Urutu.

Eu JAMAIS irai confundir sua pergunta sobre o Cascavel, com um detalhe de construção do Urutu.

Qualquer pergunta sua merece toda minha atenção, e eu JAMAIS iria deixar de lhe dar a minha máxima atenção.

Infelizmente, eu não sei TUDO sobre a ENGESA.

Bacchi




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37994
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#477 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 03, 2014 2:40 pm

Paulo Bastos escreveu:
FCarvalho escreveu:Bem, amanhã já estaremos em julho e nada de sabermos quais são os veículos que estão concorrendo definitivamente no programa do VBMT-LR.
Alguém tem alguma informação que possa confirmar quem são os concorrentes depois de mais uma postergação de prazo?
abs.
IVECO LMS;
AVIBRAS/RTD Tupi;
Imbra Gladiador V2.
O URO Vantac ST5 BN3, estava escalado para vir ao Brasil, mas problemas de documentação para o embarque atrasaram o mesmo, apesar das duas prorrogações feitas pelo EB, a pedido da empresa, e o mesmo não conseguiu embarcar a tempo.
Abraços,
Paulo Bastos
Obrigado Paulo. Agora sabemos com o que estamos lidando.
Pelo visto, a KMW não ofereceu nada, ou não quis entrar nesta concorrência, por estar de olho em outra oportunidade que virá futuramente, quiçá os VBTP-SL, que será um mercado muito maior que estes veículos do VBMT-LR. A priori.
Uma pena o URO Vantac não poder ter participado.
Pessoalmente desconsidero o IMBRA Gladiador V2 em relação aos outros dois concorrentes. Este projeto ainda tem que evoluir bastante em minha opinião.
Vamos ver mais de perto o que a Avibrás realmente fez/fará(?) de fato no SHERPA para colocá-lo neste programa. E o que além da sua marca na lataria do veículo pode/poderá oferecer.
O LMV já é conhecido do EB. Falta saber o que a Iveco irá oferecer a mais para convencer o EB a comprá-lo.
Será um páreo duro para ambos.
Acredito que este programa será decidido nos detalhes.
Que vença o melhor. E que após isso, venham muitos mais.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#478 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 03, 2014 4:04 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Passei por burro? Eu não lembrava em que carro o sistema estava, mas que no fim da produção, o motor era diferente e tinha a questão do cubo da roda com a redução (que o Bacchi já tinha explicado lá atras)




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37994
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#479 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 07, 2014 3:44 pm

Me ocorreu uma curiosidade.

Em vingando este conceito dos VBMT-LR, em que tipo de OM's eles se encaixariam no EB, e que tipo de missões seriam feitas pelos mesmos em um TO convencional, já que até o momento, atender as peculiaridades das missões da ONU parece ser o grande norte para o uso e adoção deste tipo de veículo bldo?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#480 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Jul 07, 2014 4:53 pm

FCarvalho escreveu:Me ocorreu uma curiosidade.

Em vingando este conceito dos VBMT-LR, em que tipo de OM's eles se encaixariam no EB, e que tipo de missões seriam feitas pelos mesmos em um TO convencional, já que até o momento, atender as peculiaridades das missões da ONU parece ser o grande norte para o uso e adoção deste tipo de veículo bldo?

abs.
Veículo de reconhecimento, comando e outras aplicações das OM's Cavalaria Mecanizada e da nova Infantaria Mecanizada.


Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Responder