A questão não é nem nunca foi a quantidade de gás que a Russia vende ao império celestial, mas sim as consequências.
Desde o inicio da crise ucrâniana que eu disse que isto era um tiro no pé por parte do Putin e que ele reagiu a quente de forma irracional.
Reagiu à russa, e isso vai ter consequências.
Os países democráticos sempre tentaram incluir a Russia dentro do grupo de países do chamado ocidente, que do meu ponto de vista é o lugar adequado para a Russia, ainda que parte do país não queira entender que a população russa não é asiática é europeia.
Ao criar problemas tremendos com as democracias europeias, o regime de Putin está a entrar num beco que não tem saída.
Ele poderá nos últimos dias ter tentado uma salvação. Ao mesmo tempo que promove assinaturas de acordos que há anos que fazia com os chineses, dá mostras de iniciar uma operação de retirada de tropas.
Se Putin retirar da fronteira com a Ucrânia, ficará cumprida a teoria de que ele ganha a Crimeia, mas perde o que realmente importava: A Ucrânia.
A comunidade euro-asiática foi pelo cano, a Russia encolhe-se nos braços ternos, mas terríveis do trono celestial, tendo agora uma única garantia: Possuir armas atómicas.
Na Ucrânia, Putin vai ter um país parcialmente instável, e do lado ocidental, dezenas de milhões de ucrânianos que desenvolveram um ódio visceral pelos russos.
De seguida, e isto aqui é a minha opinião, será a Bielorussia a ter problemas, logo que o Lukashenko tenha uma dor de barriga.
A Ucrânia, vai aumentar o seu exército, e mesmo que não entre na NATO, terá uma ligação preferencial com os países ocidentais. O recente acordo militar extra-NATO em que participam a Polónia a Hungria, a Eslováquia e a República checa, está feito à medida para a adesão da Ucrânia.
E nessa altura, mesmo sem fazer parte da NATO, a Russia terá que pensar melhor se quiser invadir a Ucrânia.
Depois de tudo isto, a Russia tem um problema na Crimeia, onde as pessoas estão cada vez mais irritadas com a ineficiencia do Anshluss.
Os tártaros já começaram a ser perseguidos como no passado. Os ucrânianos da Crimeia são ameaçados nas ruas e há um clima de terror, porque os gangues armados ainda controlam grande parte da peninsula.
Tudo indica que a opção da Russia, é seguir a via chechena: Privatizar o governo, entregando a gestão da Crimeia a gangues privados de traficantes. Não sei se o motoqueiro Zaldostanov, não será beneficiado com algum cargo no governo.
Ou seja:
COMO ERA DE PREVER, OS PROBLEMAS APENAS COMEÇARAM PARA A RÚSSIA.
Para resolver o problema a situação pode descambar, se for necessário remover Putin do poder.
E é claro, que já há muitos teoricos da conspiração prontos para divulgar a sua teoria, de que a invasão da Crimeia foi uma rasteira do malvado Obama, dos Iluminati, da Trilateral e do grupo Bildergerg para lixar o Putin...
Eles têm uma teoria conspirativa pronta para cada eventualidade.
A certeza é uma: A culpa será sempre dos americanos, do NATO malvado e dos cães capitalistas.