Túlio escreveu:jauro escreveu:Parabéns TÚLIO! Parabéns PORTAL DEFESA!
Muito boa, excelente a sua reportagem sobre o Fuzil de Assalto IMBEL IA-2 5,56 mm. Ótima explanação clara, precisa e concisa. Artigo de quem vivenciou sobre o escrito.
http://portaldefesa.com/site/index.php/ ... 56-mm.html
Muito obrigado, Cel Jauro. Falta ainda o TD, que vai acabar saindo, cedo ou tarde.
ABULDOG74 escreveu:Só lembrando também que o sistema de miras de ferro é um ponto negativo do projeto, foi testado e reprovado dentro do CFN.
ADSUMUS
Negativo em quê? Me pareceu bem simples e intuitivo, a não ser que estejas falando da MASSA DE MIRA, essa sim, complicada em regulagem, precisa até de ferramenta especial (só que isso de "sintonia fina" é besteira para Infante comum, e Atirador de Escol vai usar é mira ótica ou telescópica) para ajustar. Ou o CFN quer mesmo é a tale de alça DE TRANSPORTE, na qual se conduz Fz como se fosse uma maleta? Lembrar que isso está em desuso desde que se inventou bandoleira de 1 e 3 pontos (já nos 80s os Páras do UK já retiravam a alça de transporte de seus FAL, por INÚTIL, e as versões mais modernas da M4 sequer usam isso)...
Olá camarada, estava falando das duas mas principalmente da alça de mira, durante os testes , após efetuarmos tiros com a mira holográfica; pedimos que o representante a retira-se para efetuar-mos tiros com a mira de ferro e perguntamos ao representante qual seria a ZERAGEM para iniciar os tiros nessas condições e dada a perplexidade da pergunta , iniciamos os disparos mesmo assim , conseguindo uma boa concentração; mas fora do centro(ou mosca na gíria popular) e começamos a usar as miras no padrão internacional:
ALÇA DE MIRA- SENTIDO HORÁRIO= PUXANDO O TIRO A DIREITA; SENTIDO ANTI-HORÁRIO=PUXANDO O TIRO A ESQUERDA
MASSA DE MIRA- BAIXANDO A MASSA=SOBE-SE O TIRO; SUBINDO A MASSA=BAIXA-SE O TIRO(É INVERSO DEVIDO A VISADA DO ATIRADOR).
E para nossa surpresa a concentração pouco se deslocava no alvo, e também percebi que toda vez que dava CLICKS no botão de direção a alça apresentava "pequenos pinotes" mostrando mais uma vez a sua ausência de precisão.
Não meu amigo, não sou fã da alça de transporte ; mas necessita-se de precisão: tanto das holográficas , quanto das miras abertas.
Já tivemos debates sobre as miras de ferros conjugada com as outras miras e a importância de não se abrir mão das primeiras; até porque um dos métodos de regulagem das holográficas é usando as regulagens já feitas das miras de ferro.
Os FN`S que estão em missão na MARÉ, HAITI e LÍBANO; estão com as duas reguladas; pois em situação se a holográfica tiver qualquer problema, ele pode tirá-la tranquilamente e usar a de ferro.
Mas uma vez parabéns pela excelente matéria!!!Acertou precisamente nos prós e contras do fuzil!!Eu não quis em nenhuma maneira ofender um um trabalho que foi feito com tanta riqueza de detalhes, eu só quis acrescentar uma observação vivida por mim num item que o CFN considera tão fundamental(FAZ ARTE DA CARREIRA DE TODO FN).
NA ENTRADA DA LINHA DE TIRO DO CFN TEM OS SEGUINTES DIZERES:
"ACERTAR O ALVO É O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA "
Mas uma vez parabéns!!!
ADSUMUS