NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5296 Mensagem por Clermont » Qui Mai 01, 2014 3:20 pm

LeandroGCard escreveu:(...) se na prática o governo segue simplesmente as máximas do "dolce far niente" e do "toma lá dá cá" com as piores figuras do cenário político brasileiro, apenas para se proteger quando os problemas da inação e da incompetência aparecem?
Eduardo Campos acabou de declarar que, embora tenha muito "respeito" pelo senador José Sarney, este será oposição durante todo o seu hipotético governo. Resta saber, até que ponto deve-se levar à sério uma declaração dessas.

O Caldeirão da Verdade já está no fogo, cheio de óleo fervente. Algum voluntário para enfiar a mão nele, em nome da integridade política de Eduardo Campos?

8-]
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5297 Mensagem por GustavoB » Qui Mai 01, 2014 3:35 pm

E Dilma falou: deu resposta ao massacre midiático e abriu debate com tucanos

Dizem que a valorização do salário mínimo é um erro do governo. E por isso defendem a adoção de medidas duras. Sempre contra os trabalhadores. Nosso governo nunca será o governo do arrocho salarial, nem o governo da mão dura contra o trabalhador! (Dilma Roussef, rompendo o silêncio em rede de TV)

Por Rodrigo Vianna

Dilma finalmente falou. Fez um discurso de estadista, para marcar o Primeiro de Maio. E ao mesmo tempo falou ao povo trabalhador, demarcando território com a oposição – principalmente com Aécio e os economistas tucanos que pregam o arrocho e o desemprego como medidas para “estabilizar a economia”.

O programa dos tucanos e seus parceiros midiáticos, na verdade, é retomar o Estado para controlar o Pré-Sal, reduzir direitos trabalhistas, reduzir o papel do Estado na economia, golpear programas sociais, acabar com o Mercosul, devolver Brasil à órbita de interesses dos EUA.

É a “mexicanização do Brasil”. Esse é o programa que tucanos, armínios, mervais, aécios e os locutores gagos da CBN e da Globo querem impor ao Brasil.

Em 2010, Dilma consolidou a vitória quando deixou a marquetagem de lado. E fez o debate aberto, duro, especialmente no segundo turno das eleições.

Em 2014, não é possível esperar. É preciso fazer o debate, agora. Até porque a máquina midiática está mais afiada do que nunca.

Um amigo professor escreve, preocupado, pra descrever o que ouviu esta semana numa estação de rádio em São Paulo: certo blogueiro da “Veja” ocupa espaço nobre, para “entrevistar” um senador tucano sobre CPI da Petrobras. O amigo transcreve o diálogo entre blogueiro e senador (não é literal, mas vale pelo “clima” festivo e efusivo):

Aloysio – Isso mesmo, Reynaldo. Mas essa informação (sobre Petrobras) você já tinha adiantado no seu blog.
Reinaldo – Nada como ter o blog elogiado por um senador da República.
Aloysio – Gosto muito do seu blog, eu sou viciado nele.

Ah, os doces vícios… A doce convivência entre os tucanos e os blogueiros de extrema-direita. E há quem diga que os blogueiros de esquerda são chapa-branca…

Corta pra conversa com outro amigo, jornalista: “rapaz, a CBN está um escândalo; ouvi hoje à tarde o tal Sardemberg comentando a pesquisa CNT, ele comemorava. Depois entraram outros comentaristas, usaram aquilo pra levantar a bola do Aécio. Aliás, você já reparou que a oposição, os políticos de oposição, viraram segundo time? O primeiro time, que tem voz e comanda a oposição, é formado pelos colunistas e jornalistas conservadores. Já reparou?”

Sim. Eu já reparei. Sardemberg, o único locutor gago do rádio brasileiro, entrou pra essa turma há algum tempo.

A direita ocupou todos os espaços na comunicação. Disputa idéias o tempo todo. Bate, critica. Na verdade, sempre foi assim…

Em 89, Lula sofreu esse massacre midiático. 2002 foi um ano atípico, porque a direita estava atordoada pelo fracasso de FHC. O PT, naquele início de governo, teria a chance de construir um campo alternativo de comunicação (Abril e Globo estavam às portas da falência). Não o fez. Em 2006 e 2010, o massacre midiático já havia sido retomado. Mas então havia Lula, a disputar cada centímetro no debate – pessoalmente.

Dilma fazia um governo extremamente silencioso. Permanecia calada. Sim, ela e Lula possuem estilos, escolas e qualidades muito diferentes. Mas na política não existe espaço vazio. Se Dilma não ocupa espaço, a direita ocupa – apesar de não ter projeto para a maioria dos brasileiros.

Por isso, a importância desse discurso de Primeiro de Maio!

Só que Dilma não pode falar um dia, e voltar a se encastelar em Brasília. O massacre midiático não será interrompido. É permanente. E os resultados começaram a surgir.

Há, sim, motivos concretos para alguma preocupação pelo que se passa na economia: estoques altos, juros em alta, inflação em ligeira alta. Ok. São fatos. Mas o clima de pessimismo que se espraia é absolutamente desproporcional aos indicadores principais no país: não há desemprego, a economia cresce pouco (mas cresce).

Há um “pessimismo induzido”, na definição do jornalista Janio de Freitas. Induzido pela máquina de comunicação conservadora.

A pesquisa CNT – divulgada esta semana – precisa ser vista com cuidado: ela é encomendada pela CNT, entidade que tem no comando o tal Clésio Andrade – político mineiro ligado a Aécio Neves, e acusado de envolvimento nos esquemas do valerioduto.

Mas não gosto de brigar com os números. A CNT mostra Dilma em queda (com 37% de intenções de voto). Mais grave: a popularidade da presidenta caiu abaixo dos 34% de ótimo/bom – considerado piso para quem deseja a reeleição.

Esses números estão em linha com outras pesquisas (Ibope, DataFolha, Vox Populi). O ponto fora da curva na CNT é Aécio – que surge com quase 22%. Nas outras pesquisas, o senador tucano tem 15% ou 16%.

Hum…

A pesquisa cai como uma luva (não estou dizendo que tenha sido feita sob encomenda) para comentaristas e locutores da CBN – a rádio a serviço de Aécio. A puxada do tucano pra 22% permite dizer que, na margem de erro, pode haver segundo turno. Ok. Todos sabemos que essa eleição é para dois turnos mesmo.

Mas o importante é observar que o massacre midiático surte efeito. E avança.

Muitos petistas parecem torcer pra que Dilma chegue à Copa com 35% ou 36% das intenções de voto. Contam com o fato de que, durante 45 dias, o massacre seria interrompido – substituído pela bola no gramado. E depois, na campanha oficial, Dilma teria a chance de equilibrar o jogo midiático, mostrando suas realizações.

Em 2010, ao fazer a escolha por esse jogo burocrático, Dilma quase perdeu. Na primeira semana do segundo turno, pesquisas internas chegaram a apontar Serra a apenas 4 pontos de distância. Dilma consolidou a vitória quando partiu pra cima. Em 2014, isso é ainda mais urgente – repito.

Aécio tem palanques mais fortes nos Estados do que Serra tinha em 2010. E a militância petista parece menos disposta ao combate.

Dessa vez, não há margem pra errar. E Dilma já errou demais, especialmente nas escolhas para a política de Comunicação.

Por isso, o discurso de Primeiro de Maio (confira aqui, na íntegra) foi tão importante. A presidenta não pode esperar até a campanha oficial. Tem que reagir desde agora. E começou a reagir. Tarde. Mas não tarde demais.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5298 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Mai 01, 2014 10:09 pm

Eu tenho que concordar com todos os posts acima. Dilma tem que ouvir e, principalmente, fazer mais. E melhor. E mais rápido. Esses 6 meses voarão, ainda mais com copa no meio. A oposição está articulada e em franco e massivo ataque. Ora tal situação urge contra ataques rápidos e incisivos, senão, a cada ataque sofrido, os números poderão cair até chegar ao patamar irreversível. Vemos, até pela enorme repercussão e críticas de Aécio e Campos, que o discurso de Dilma foi certeiro. Então fica a lição. Atenção e celeridade na resposta a cada atitude da oposição. Uma união maior de Dilma e Lula será útil.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5299 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Mai 03, 2014 12:24 am

Agora foi firmemente consolidado o apoio total de Lula a Dilma na campanha DELA, ou seja, será ela a candidata. Como o discurso foi na quarta (dia 30) e o apoio do Lula hoje (dia 2) somente pesquisas a partir da semana que vem é que indicarão quais foram as reações. Para essa semana, ainda no movimento pré discurso (fase de queda de Dilma) correm boatos que será divulgada pesquisa Sensus em que a diferença Dilma/Aécio será de apenas 4 pontos percentuais (31 X 27). Aguardemos o sábado para confirmar tais números, ou se foram apenas para movimentar o mercado financeiro oposicionista. E aguardemos semana que vem as pesquisas após discurso de Dilma e apoio formal de Lula (que sepulta o volta Lula).
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5300 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 03, 2014 2:04 am

Sem novidade. O candidato do PT é a Dilma. Como diz um amigo PTista "é como estar casado com uma mulher má", mas se sente obrigado a apoiá-la.

O problema que a falta de carisma e comunicação é tão ruim, que tudo que anuncia e faz vira alvo de criticas e ataques que comprometem possíveis votos na eleição. O exemplo recente foram os anúncios de aumento do bolsa família e correção do imposto de renda que viraram piada e motivo para critica por ter sido no primeiro de maio. Algo que com Lula não ocorreria por ele sabia como ser firme.

Vi um filme semelhante com o ex-prefeito de Curitiba. Herdou a prefeitura do atual governador, tinha apoio do tucanado, ala mais conservadora da cidade, com a máquina de propaganda oficial e extra-oficial. Porém conseguiu destruir a imagem e popularidade em dois anos. Não conseguiu nem ao menos chegar ao segundo turno em 2012. O Governador Richa segue caminho semelhante, mas ainda se apega a campanha continua de reeleição no interior.


O Aécio e atual tucanada é a pior escolha possível para o país. Eles não tem programa de governo. Na área de economia é populista na acepção da palavra. Se fora para eleger outro que seja Campos que ensaia ser o que o Lula poderia ser e não foi, além de ter algum projeto para ser discutido.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5301 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Mai 03, 2014 4:32 am

Foi bem menos que os alarmistas especulavam...Dilma 35 X 23,7 Aécio!

Fonte: Istoé/Sensus

http://www.istoe.com.br/reportagens/360 ... ternalPage
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5302 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 03, 2014 5:09 am

O problema não são os números, mas a tendência agravada pelo fato da Dona Dilma sangra fácil.

Ela não consegue dar a fatos e números as dimensões que deveriam ter como no caso da inflação que está longe de ser o fim do mundo e baixo crescimento que não é o apocalipse. Ao mesmo tempo em que tropeça quando tenta implementar medidas favoráveis como reajuste da tabela do imposto de renda. A assessoria também não ajuda em nada. Os principais membros do governo são mais atrapalhados como Senhor Guido Mantega, que dá cada escorregada ao tentar ser otimista que acaba prejudicando a si mesmo quando não se confirmam às previsões, arrastando o resto do governo federal junto.

Outros mais carismáticos e com bom trato com público e aliados teriam condições de segurar a vantagem e vencer, mas a Dilma não sei. Alguns petistas próximos possuem temores a esse respeito.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5303 Mensagem por Clermont » Sáb Mai 03, 2014 8:57 am

PT versus Dilma.

Ruy Fabiano - Blog do Noblat - 03.05.14.

O PT se sente vítima da presidente Dilma Rousseff – e vice versa. E não há como negar: ambos estão certos. O partido não se sente representado pela presidente, que, egressa do PDT brizolista, não é – jamais foi - uma correligionária genuína. Além disso, foi posta onde está sem jamais ter exercido qualquer cargo eletivo.

Sua vivência em política era tão grande quanto a do ministro Antônio Dias Toffoli na magistratura. E ambos começaram do alto, sob o mesmo patrocínio: Dilma na Presidência, Toffoli no STF.

Lula empurrou-a goela abaixo do partido, furando uma fila de pretendentes, bem mais identificados com as práticas e projetos da sigla. Se fosse uma petista autêntica e vivida, jamais admitiria ter falhado em relação à usina de Pasadena.

Como disse Lula, ao agir por conta própria, dizendo – vejam só – a verdade, Dilma “deu um tiro no pé”. E esse tiro resultou na CPI da Petrobras, que pode jogar no lixo o sonho de continuidade do partido no poder. O PT não a perdoará jamais.

Dilma, por sua vez, paga o ônus pela conduta de correligionários que hoje comparecem mais ao noticiário policial que ao político. Sua candidatura em 2010 pegou carona na popularidade de Lula, que então deixava o governo em ambiente de bonança.

A bonança, no entanto, era aparente. Não estava lastreada em dados sólidos; apenas encobria uma herança maldita, que hoje se expressa por meio do desmantelamento da economia. O Plano Real, que o PT combateu, acabou destruído por ele.

A inflação está de volta, o poder de compra dos salários está corroído, a imagem do Brasil piorou consideravelmente, as instituições políticas conseguiram a façanha de piorar ainda mais sua credibilidade perante o público, as contas públicas estão no bagaço. Até mesmo um evento como a Copa do Mundo, que, em circunstâncias normais, seria fator de euforia no país do futebol, é hoje fator de inquietação política.

Dilma não construiu pessoalmente esse ambiente, que já a aguardava como, na metáfora machadiana, o caroço dentro da fruta. Hoje, se discute se Lula já antevia tudo isso como meio de propiciar seu retorno à Presidência ou se também está sendo vítima do monstro que criou. O “volta, Lula!” não é uma invenção da imprensa, mas uma realidade no meio da militância.

Diz-se que Lula avalia o risco de, voltando, comprometer sua biografia de presidente bem-sucedido. Teria que administrar o fracasso de sua própria obra.

Ano que vem – e isso é consenso na oposição e no governo - é ano de ajustes pesados na economia. Hora da verdade. Lula, se vitorioso – e já não se tem certeza disso -, teria que administrar uma crise com suas digitais, sem bodes expiatórios a quem acusar.

Se isso é verdade – o temor de Lula em voltar -, então o dilema é ainda maior: o PT estaria sem alternativa. Dilma, em queda nas pesquisas, e sem embocadura para empolgar o eleitorado, está cada vez mais próxima de ser substituída. Mas por quem? Os melhores quadros do PT estão na cadeia. Quem hoje espelharia o projeto revolucionário do partido, se Lula ficar de fora?

Permeando esse processo, há a CPI da Petrobras – que, como toda CPI, sabe-se como começa, mas não como termina -, a fragilidade da economia e a própria Copa do Mundo, que se tornou emblema da gastança pública.

Como se não bastasse – em função de tudo isso -, há uma profunda diferença entre esta campanha e a de 2010. Naquela oportunidade, havia em grande parte do eleitorado um desejo de continuidade, que o próprio José Serra, candidato da oposição, tentou faturar, prometendo dar sequência à obra de Lula, “fazendo muito mais”. Hoje, conforme mostram todas as pesquisas, a ânsia é por mudança – ampla, geral e irrestrita.

Dilma tenta cavalgar esse sentimento. E o resultado tem sido tão eficaz como o foi a tentativa de Serra de espelhar o continuísmo lulista em 2010.
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5304 Mensagem por BrasileiroBR » Sáb Mai 03, 2014 10:52 am

Meu voto secreto de primeiro turno

Imagem
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5305 Mensagem por Sterrius » Sáb Mai 03, 2014 1:48 pm

Bem, esse ano nao irei votar mas um segundo turno entre dilma e campos seria bem mais interessante que entre dilma e aecio.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5306 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 03, 2014 4:18 pm

Sem dúvida. Dá até para pensar em quem escolher. :P
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5307 Mensagem por Clermont » Sáb Mai 03, 2014 8:04 pm

Sinal dos tempos.

Merval Pereira, O Globo - 03.05.14.

O que ocorreu na comemoração organizada pela CUT no Dia do Trabalho em São Paulo é um sinal dos tempos. Não apenas o braço sindical do PT atraiu menos gente do que a outra comemoração, organizada pela Força Sindical, a central adversária, como os representantes petistas simplesmente foram impedidos de discursar em seu próprio território político.

Mas a rejeição aos petistas não foi fato isolado nos últimos dias. O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, responsável pelo relacionamento com a sociedade civil, tem sofrido na pele essa rejeição nos encontros que vem mantendo para tentar desmobilizar as manifestações previstas contra a realização da Copa do Mundo.

Em todo lugar a que vai, invariavelmente surge uma faixa com os dizeres “Não vai ter Copa” para ser pendurada como pano de fundo dos debates. Na sede do Sindicato dos Bancários do Rio, etapa carioca dos “Diálogos Governo - Sociedade Civil Copa 2014”, dias atrás, mais uma vez Carvalho sofreu para poder levar aos participantes a palavra do governo.

Foi vaiado, xingado, tentou convencer os jovens revolucionários da plateia de que seu passado também revolucionário faz dele um aliado, e não um adversário, mas não houve jeito. Uma militante fez um gesto com as mãos significando dinheiro que atingiu Carvalho mais do que os berros e apupos. Voz embargada, disse para a militante que tinha patrimônio de R$ 400 mil, e que já havia morado em favelas para ajudar o próximo. Não houve jeito.

Tudo parece dar seguimento às manifestações de junho passado, quando estourou nas ruas, surpreendentemente, um protesto espontâneo contra todos os políticos e governantes, fossem de que origem fossem.

Como descrevi na época, os movimentos sociais que se consideravam controladores das manifestações populares, como sindicatos e partidos, surpreenderam-se com o caráter espontâneo daqueles protestos e tentaram retomar o controle das ruas.

Foram tentativas malsucedidas, na medida em que rechaçadas por quem não se considerava representado por eles, e suas passeatas ficaram muito aquém das manifestações espontâneas. Mas a violência dos grupos paramilitares infiltrados e dos black blocs acabou dominando as ruas, expulsando delas a classe média que havia explicitado o descontentamento com os serviços públicos mal prestados, o desperdício do dinheiro público em obras suntuosas e desnecessárias como os estádios “padrão Fifa”, o combate à corrupção e o descaso governamental com Saúde e Educação, prioridades da cidadania que os manifestantes espontâneos levaram para as ruas sem precisarem de partidos ou organizações para guiá-los.

Esses cidadãos, em boa parte, continuam descontentes, sentindo-se sub-representados, pois nada de concreto foi feito para rever prioridades do governo, a não ser medidas paliativas como vinda de cubanos para “solucionar” carência de médicos no interior do país, ou aprovação de leis no Congresso que ainda precisam ser confirmadas em novas votações longe da pressão popular.

A situação está tão radicalizada que até mesmo o ex-presidente Lula recentemente se viu obrigado a criticar as manifestações contra a Copa, e o fez com o travo de um velho líder sindical que já não consegue controlar os atos contra uma realização de seu governo, montada para ser o coroamento da campanha de reeleição de Dilma e que se transformou num obstáculo.

Como sempre, fez uma releitura da situação completamente fora da realidade: “Vocês imaginam, nesta altura do campeonato, com 68 anos, dos quais 38 fazendo protesto, eu vou ter medo de protesto?

A Dilma, com 20 anos a bichinha estava presa, foi torturada, tomou choque para tudo quanto é lado por protestar. Agora ela vai ter medo de protesto? Quem quiser protestar, que proteste”, disse o ex-presidente, dando por perdido o controle da situação.

Dessa vez ele tem que ficar do lado da Fifa, e contra os que criticam a falta do “padrão Fifa” nos serviços públicos. Se a perspectiva para a seleção brasileira na Copa continua sendo boa, apesar da ascensão do futebol da Espanha nos mais recentes torneios internacionais, o mesmo não se pode dizer da organização dos jogos.

Os atrasos nos estádios e as reformas a meia boca nos aeroportos confirmam nossa incapacidade de organização, mesmo o governo tendo tido nada menos que sete anos entre o anúncio da escolha e a realização do evento.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5308 Mensagem por Clermont » Seg Mai 05, 2014 11:24 am

A política como ela é.

Ricardo Noblat - Blog do Noblat - 05.05.14.
"Ninguém vai me separar do Lula. Sei da lealdade dele a mim e ele da minha lealdade a ele". Dilma.


Na última segunda-feira, à tarde, o mineiro Bernardo Santana, líder do PR na Câmara, trocou a foto de Dilma que tinha no seu gabinete por uma de Lula e leu com a voz empostada um documento assinado por 20 dos 32 deputados do seu partido pedindo a volta do ex-presidente.

Imagem

À noite, em um restaurante de Brasília, revelou a uma eclética platéia as verdadeiras intenções que o levaram a fazer o que fez:

- Na véspera, espalhei entre os fofoqueiros que a maior parte da bancada estava disposta a romper com o governo. No dia seguinte, a imprensa publicou. Aí eu vi que correria o risco de ficar quase sozinho. Então pensei muito sobre o que fazer em seguida. Foi quando saquei que o apoio ao “Volta, Lula!”, seria capaz de atrair a maioria da bancada. Deu certo. A maioria ficou comigo. E não precisa necessariamente largar o governo nem devolver os cargos.

- Era um passito à frente e dois atrás. Se tivesse dependido de mim eu teria ido direto para o rompimento. O rompimento de verdade com o governo Dilma. E aí passaria a apoiar outro candidato a presidente. Quem? A maioria da bancada quer apoiar Eduardo Campos. Eu já disse isso ao Aécio. Não tem jeito. Mas se eu tivesse ido para o rompimento teria sido abandonado pela maioria. E aí perderia uma grande vantagem.

- O “Volta, Lula” é uma forma de romper com o governo sem romper, entende? Por uma questão de segurança, colhi assinaturas dos deputados. Mas garanti a eles que não publicaria os nomes de jeito nenhum. Protegi meus liderados. E ao mesmo tempo me protegi caso duvidassem que a maioria apoia minha posição. Se o PT ficou feliz? Bem, uma grande parte dele ficou feliz, sim. Não viu o Vacarezza que estava comigo naquela mesa ali?

- O Berzoine me ligou. E a pedido dele fui encontrá-lo no Palácio do Planalto. Ele perguntou: “Porra, que merda é essa?” Veja: não foi ele quem me disse isso. Deduzi pelo semblante dele, pelo tom de voz dele, que estava contente com a posição da bancada de apoio ao “Volta, Lula!”. Não me ofereceu nada. Nem eu aceitaria. Ao apoiar o “Volta, Lula!”, deixei claro que o partido apoiará Dilma até deixar de apoiar.

- Se Lula vai topar ser candidato? Duvido. Lula é muito inteligente. Ele sabe que o próximo presidente, seja ele quem for, será obrigado a fazer os ajustes que a Dilma não fez. Vai ter que adotar medidas duras que deixarão as pessoas insatisfeitas. Lula não entrará nessa fria. Poderá vir mais adiante se apresentando como o pai da pátria, o salvador da Nação. Mas agora, não. Ele não é tão corajoso assim.

- O governo está pressionando todo mundo. Mas não tenho medo que queiram investigar a minha vida. Dizem que fui um dos deputados que mais gastaram para se eleger. Mentira! Posso ter sido um dos que mais admitiram ter gastado muito. Mas 85% do que gastei foram provenientes da minha empresa. Sou industrial. Voto no Congresso de acordo com os interesses da indústria. Mas rabo preso? Não tenho.

- O Youssef [Alberto, doleiro] vai abrir o jogo. Dizem que ele vai entregar cerca de 45 parlamentares entre deputados federais e senadores. Não ligo para isso. Quem não deve não teme. Sou filho, neto, bisneto, tataraneto de políticos. Estou no primeiro mandato como deputado federal. Meu pai foi seis vezes deputado federal e quatro estadual. Tenho orgulho disso.

- A Polícia Federal tem várias alas. E o governo não manda em todas. É por isso que muitas coisas estão por vir.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18747
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5309 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 05, 2014 12:42 pm

Dilma prometia a eficiência de Merkel, mas parece os Irmãos Marx, diz FT
5 de maio de 2014 | 8h30

Fernando Nakagawa / Twitter @fnakagawa

A presidente Dilma Rousseff prometia ser tão eficiente como Angela Merkel, mas lembra os comediantes Irmãos Marx. A comparação foi feita em um editorial do jornal britânico Financial Times. “Pobre Dilma Rousseff”, diz o texto ao lembrar que a presidente projetava “uma aura tediosa da eficiência de Angela Merkel”, mas resulta em um trabalho mais parecido com o dos comediantes Irmãos Marx. Os atrapalhados irmãos Chico, Harpo, Groucho, Gummo e Zeppo ganharam o mundo nas primeiras décadas do século passado no cinema norte-americano.

“Os preparativos atrasados para a Copa do Mundo já envergonham o país, enquanto aqueles para os Jogos Olímpicos de 2016 são classificados como ‘o pior’ que o Comitê Internacional já viu. A economia também está em queda. O Brasil, uma vez que o queridinho do mercado, vê investidores caindo fora”, diz o texto do FT. “O País precisa de um choque de credibilidade. Se Dilma não entregá-lo, as eleições presidenciais de outubro o farão”. O jornal cita que Brasil enfrenta três desafios imediatos: o caso Pasadena, o fornecimento de energia após a recente seca e a chance de protestos e insucesso da Copa do Mundo.

Apesar do tom duro, o jornal dá um voto de confiança à presidente. “Dilma Rousseff é conhecida por falar em vez de ouvir, mas há sinais de que ela mesmo está reconhecendo as críticas”. “Fala-se que ela poderia dar independência formal ao Banco Central em um segundo mandato (originalmente, uma ideia de oposição). Ela também pode recrutar o presidente do BC, Alexandre Tombini, para substituir Guido Mantega, o desafortunado ministro da Fazenda. Ambos movimentos seriam bem-vindos”, diz o texto.

“Saber se a senhora Rousseff que parecia Merkel, mas resulta nos Irmãos Marx é realmente a pessoa certa para colocar o Brasil de volta aos trilhos é outra questão. Afinal de contas, sua primeira administração foi uma decepção. Mas, pelo menos, há sinais de que os mercados do País estão trabalhando como deveria através da transmissão de uma preocupação generalizada e crescente. Estes estão agora começando a empurrar o debate político em uma direção favorável aos investidores. Isso só pode ser uma coisa boa”, diz o texto.
http://blogs.estadao.com.br/fernando-na ... rx-diz-ft/
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 693
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceu: 358 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5310 Mensagem por Duka » Seg Mai 05, 2014 9:00 pm

Alguém tem ideia dos planos dos candidatos de oposição para a área de defesa (se é que eles tem algum plano)?
Abraços
Trancado