Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 413 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#316 Mensagem por prp » Sáb Abr 26, 2014 12:32 pm

Cláusula EB rules. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#317 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 27, 2014 1:48 pm

FALTAM SÓ 3 (TRES) DIAS!!!

Bacchi

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#318 Mensagem por eligioep » Seg Abr 28, 2014 11:09 am

Dois dias....... !!!! :D

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#319 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Abr 28, 2014 2:13 pm

Lembrando dos carnavais dos anos 30/40:

É hoje só,

Só, só!

Vai acabar

Já, já!

Bacchi

Joaca
Júnior
Júnior
Agradeceram: 2 vezes

#320 Mensagem por Joaca » Ter Abr 29, 2014 7:30 am

E ai, foi?
Reginaldo Bacchi escreveu:Lembrando dos carnavais dos anos 30/40:

É hoje só,

Só, só!

Vai acabar

Já, já!

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#321 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 29, 2014 5:01 pm

Não. Ainda falta um dia. :roll:

Se curiosidade matasse... :twisted:

abs

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2492 vezes

#322 Mensagem por knigh7 » Ter Abr 29, 2014 11:55 pm

knigh7 escreveu:
ESTADO- MAIOR DO EXÉRCITO

PORTARIA Nº 238-EME, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2013.

Aprova os Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VIII, do art. 5º do Regulamento do Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de junho de 2010, e em conformidade com o item 6 do art. 6º das Instruções Gerais para o Funcionamento do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército (IG20-11), aprovadas pela Portaria Ministerial nº 270, de 13 de junho de 1994, e com o Bloco nº 10, do art.13 das Instruções Gerais para o Modelo Administrativo do Ciclo de Vida dos Materiais de Emprego Militar (IG 20-12), aprovadas pela Portaria Ministerial nº 271, de 13 de junho de 1994, resolve:

Art. 1º Aprovar os Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.

Art. 2º Determinar que esta portaria entre em vigor na data de sua publicação.

REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS DA VIATURA BLINDADA MULTITAREFA LEVE DE RODAS, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.

1.TÍTULO

Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.

2.DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS

2.1.ABSOLUTOS
2.1.1. Possuir peso em ordem de marcha de, no máximo, 80.000 N (oitenta mil Newtons). (Peso sete)

(...)

2.2.26. Possuir sirene de alta potência. (Peso cinco)
2.2.27. Possuir autonomia superior a 600 km (seiscentos quilômetros), em rodovia da classe 2 (dois), sem a utilização de reservatórios suplementares ou portáteis de combustível. (Peso seis).
O AMPV da KMW ultrapassa o peso...

E o Sherpa tendo um alto valor, não é uma boa expectativa para ele na concorrência.

Eu acho que há uma boa chance de dar o Iveco LMV. Pelo o que é possível verificar nos requisitos absolutos, ele cumpre.
delmar escreveu:Só uma curiosidade, a Renault é uma das mais antigas fabricantes de carros blindados ainda em atividade no mundo. Foi o primeiro fornecedor de blindados ao exército brasileiro, lá por volta dos anos 20 do século passado. Na Europa é também uma grande fabricante de caminhões, encontra-se muito caminhão Renault pelas estradas de lá, tem experiência em veículos pesados. No Brasil a montadora Renault vende bem seus produtos, com um preço competitivo. Como a decisão não será apenas técnica, mas também (e principalmente) política e econômica, vejo o Tupi com boas possibilidades de vencer. Vejo com curiosidade o fato da AVIBRAS ter, assim de soco, de vereda, como se fala no interior do RS, em 4 meses, montado um carro e ingressado na concorrência. Algo mais pode estar rolando nos bastidores que, nós pobres mortais, não sabemos.
Lywis escreveu:
knigh7 escreveu:O AMPV da KMW ultrapassa o peso...

E o Sherpa tendo um alto valor, não é uma boa expectativa para ele na concorrência.

Eu acho que há uma boa chance de dar o Iveco LMV. Pelo o que é possível verificar nos requisitos absolutos, ele cumpre.
Na base do achismo, não acho difícil a KMW ter feito modificações no projeto para atender os Requisitos do EB, incluindo o peso!
Não acho que a empresa está investindo numa estrutura aqui pra deixar passar uma concorrência destas em branco, ou para participar com um veículo que seria desclassificado por não atender os ROB's.
Quem sabe em breve estaremos conhecendo o "AMPV-BR".
FCarvalho escreveu:
knigh7 escreveu:O AMPV da KMW ultrapassa o peso...
knight7, tenha em mente que os veículos que forem apresentados neste certame do VBMT-LR não serão os originais de fábrica, mas versões adaptadas as características pretendidas do ROB expedido pelo EB.

Neste sentido, tanto o AMPV, como o modelo do Sherpa, através da Avibrás e seu 'Tupi', serão basicamente, pode-se dizer, outros veículos, diferentes dos que os originaram.

Nenhuma empresa irá apresentar um produto que não esteja conforme os requisitos estabelecidos. O caso do Tupi(Sherpa) é ilustrativo do que se pode esperar ver quanto as propostas a serem apresentadas.

abs.
Houve pouco tempo para se adequarem ao projeto. O Tupi é o Sherpa, o AMPV Type 2 é um veículo da classe de 9 toneladas (sendo que o requisito do EB é de blindagem stanag 4569 level 3Blindagem relativamente forte, excessão contra minas, que é de 6 quilos de TNT e não 8). O KMW é mais alto, mais largo, motor bem mais potente e pesado que o Iveco F1D. Em fim de junho do ano passado, o ROB era significativamente diferente do atual (peso máximo de 60 K Newton), guarnição + 1 homem...O atual ROB, de 4 meses atrás introduziu mudanças significativas. A KMW teria de fazer muita mudança em pouco tempo para se adequar.
No caso do outro concorrente ao Iveco, o Tupi (Sherpa2) eu não sei o preço que a Avibrás está pedindo, mas não vai ser mais barato que o Sherpa2 que foi oferecido lá fora.

O Iveco LMV será também fabricado aqui. Enfim, com base no que eu escrevi, dentre esses 3 (não sei quem serão os outros, mas se esses outros forem russos ou de fornecedores pouco tradicionais do EB, na minha opinião, estão descartados), com base no ROB atual e no que eu escrevi, eu acredito que o IVECO LMV tenha mais chances.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#323 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 30, 2014 4:53 pm

knigh7 escreveu:
FCarvalho escreveu: knight7, tenha em mente que os veículos que forem apresentados neste certame do VBMT-LR não serão os originais de fábrica, mas versões adaptadas as características pretendidas do ROB expedido pelo EB.
Neste sentido, tanto o AMPV, como o modelo do Sherpa, através da Avibrás e seu 'Tupi', serão basicamente, pode-se dizer, outros veículos, diferentes dos que os originaram.
Nenhuma empresa irá apresentar um produto que não esteja conforme os requisitos estabelecidos. O caso do Tupi(Sherpa) é ilustrativo do que se pode esperar ver quanto as propostas a serem apresentadas.
abs.
Houve pouco tempo para se adequarem ao projeto. O Tupi é o Sherpa, o AMPV Type 2 é um veículo da classe de 9 toneladas (sendo que o requisito do EB é de blindagem stanag 4569 level 3Blindagem relativamente forte, excessão contra minas, que é de 6 quilos de TNT e não 8). O KMW é mais alto, mais largo, motor bem mais potente e pesado que o Iveco F1D. Em fim de junho do ano passado, o ROB era significativamente diferente do atual (peso máximo de 60 K Newton), guarnição + 1 homem...O atual ROB, de 4 meses atrás introduziu mudanças significativas. A KMW teria de fazer muita mudança em pouco tempo para se adequar.
No caso do outro concorrente ao Iveco, o Tupi (Sherpa2) eu não sei o preço que a Avibrás está pedindo, mas não vai ser mais barato que o Sherpa2 que foi oferecido lá fora.
O Iveco LMV será também fabricado aqui. Enfim, com base no que eu escrevi, dentre esses 3 (não sei quem serão os outros, mas se esses outros forem russos ou de fornecedores pouco tradicionais do EB, na minha opinião, estão descartados), com base no ROB atual e no que eu escrevi, eu acredito que o IVECO LMV tenha mais chances.
Knight7 o AMPV, em princípio, por característica do projeto original, possui duas variantes, uma mais leve, o AMPV 1 na faixa das 7,3 toneladas, e uma segunda, o AMPV 2, que no caso pode chegar até as 9,9 toneladas.

Como se trada de um projeto elaborado sob conceito modular, é provável que a sua adaptação, e de suas variantes, não dependa de nenhum trabalho exaustivo de alteração, bastando "apenas" a alocação dos requisitos feitos pelo comprador.

Se a KMW teve tempo para fazer tais adaptações, eu creio que sim. Afinal, eles não iriam perder a oportunidade de vender este veículo, depois de perderem para o Mowag Eagle IV/V no Exército Alemão, um certame no qual eles sabem que tem grandes chances de levar, pelos investimentos que estão realizando em SM. Assim como Iveco e a Avibrás/Renaut estão fazendo com o LMV e Tupi/Sherpa, respectivamente.

Enfim, vai ganhar quem conseguir oferecer a melhor relação custo x benefício para o EB em função do atendimento das determinantes da END. E todo mundo que irá concorrer para o VBMT-LR sabe disso.

Agora é aguardar para saber quem vai encarar esse desafio. Três ao menos já são sabidos. Falta ver o resto.

http://www.kmweg.com/home/wheeled-vehic ... ation.html

Imagem

abs

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#324 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mai 01, 2014 9:25 am

Alguém sabe alguma coisa?

Bacchi

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#325 Mensagem por eligioep » Qui Mai 01, 2014 8:57 pm

Avisei.......

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#326 Mensagem por delmar » Qui Mai 01, 2014 10:52 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Alguém sabe alguma coisa?

Bacchi
Vamos ter calma, hoje é feriado, amanhã (sexta-feira), é o chamado dia pouco útil por estar inserido entre o feriado e o fim de semana. Muito funcionário público fez "feriadão" novamente (estamos no Brasil afinal). Na realidade o mês de maio vai começar na segunda, dia 05. Só a partir daí podemos esperar alguma informação, talvez pela quarta ou quinta-feira se não chover muito e houverem as condições ideais de temperatura e pressão. :lol: :lol:

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2492 vezes

#327 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 02, 2014 12:37 am

Pela EPEx, prevê-se um total de 186 viaturas dessa classe. Certa vez um membro do fórum disse que seriam para complementar as unidades de Infantaria Mecanizada. Mas também não seriam para substituir os marruás/jeeps das Bdas Blindadas?

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#328 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mai 02, 2014 10:25 am

Pelo que eu sei estes carros seriam inicialmente para mobiliar um batalhão de infantaria que iria (será que vai?) para o Oriente Médio à disposição da ONU.

A função normal destes carros seria de mobiliar os regimentos de cavalaria mecanizados, substituindo os jipes.

Os batalhões de infantaria mecanizados serão mobiliados com os VBTP-MR 6X6.

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#329 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 02, 2014 3:02 pm

E quanto aos pelotões de exploração destes batalhões de infantaria mecanizada? Irão também com os "Guarani" 6x6? Um veículo 4x4 não seria mais factível para tal missão?

abs.

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#330 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mai 02, 2014 4:49 pm

FCarvalho escreveu:E quanto aos pelotões de exploração destes batalhões de infantaria mecanizada? Irão também com os "Guarani" 6x6? Um veículo 4x4 não seria mais factível para tal missão?
abs.
Uma pergunta interessante e bastante pertinente: os batalhões de infantaria mecanizada tem pelotão de exploração?

Bacchi

Responder