Pois é,Bolovo escreveu:Interessante. Aos olhos do mundo, temos uma Polícia Aérea.
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CB_Lima
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Pois é,Bolovo escreveu:Interessante. Aos olhos do mundo, temos uma Polícia Aérea.
Acho que as outras forças não são vistas de maneira diferente.Bolovo escreveu:Interessante. Aos olhos do mundo, temos uma Polícia Aérea.
cassiosemasas escreveu:cara, alguém saberia me dizer quem realmente "inventou" primeiro o avião? para mim esse cara é o cara (Santos Dumont) mas os americanos dizem e juram que foram eles os primeiros...de quem é a verdade, sei que poderia pesquisar, mas acho mais instigante ver o que os colegas tem a dizer, e como sempre sei que tem muito a dizer e não são poucos!!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_DumontA primazia de Santos Dumont e os Irmãos Wright[editar | editar código-fonte]
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Em 1898, foi criado o Aeroclube da França. Com o intuito de estimular a competição e ao mesmo tempo estabelecer marcos históricos definitivos, o Aeroclube criou prêmios que seguiam critérios básicos. Para a dirigibilidade dos balões, foi definido que a experiência seria pública, realizada diante de uma comissão oficial e com data marcada, para evitar que fatores como condições climáticas favorecessem algum concorrente. “Até então, a prática comum era levar um cientista de renome para observar a demonstração e escrever um parecer, mas os relatos eram subjetivos e carregados de emoção”. Em outubro de 1901, o Prêmio Deutsch – oferecido pelo magnata do petróleo Henri Deutsch de la Meurthe, no valor de 50 mil francos – foi arrematado por Santos Dumont, após contornar a Torre Eiffel a bordo de um dirigível. Sua principal inovação foi acoplar um motor de combustão interna movido a gasolina (que depois ele usaria nos aviões) a um balão de hidrogênio.46
No entanto, definir o que seria um voo de avião seria um desafio bem maior. O assunto era polêmico, e muitas pessoas sequer acreditavam na possibilidade de algo mais pesado do que o ar levantar voo. A descrença era comum até a célebres cientistas. Em 1895, o físico e matemático britânico Lord Kelvin declarara que “máquinas voadoras mais pesadas que o ar são impossíveis”. A ciência, porém, avança contrariando o impossível, e homens cheios de imaginação se lançaram ao sonho de voar. O francês Clément Ader montou um aeroplano em forma de morcego, que chegou a perder contato com o chão, sem ganhar, no entanto, altitude. Samuel Langley, dos EUA, conseguiu fazer um pequeno modelo não-tripulado voar. Entretanto, era Otto Lilienthal quem causava sensação na crítica especializada e de longe se tornara o preferido do público. Voando em planadores inspirados nos pássaros, o alemão mostrou que um voo eficiente era possível.46
Para o Aeroclube francês, no entanto, planar não era o mesmo que voar. Ainda se discutiam os critérios para determinar o prêmio do primeiro voo de aparelho mais pesado do que o ar, quando, em 1903, chegou à Europa a notícia de que os Wright haviam realizado os primeiros voos controlados em um avião. Porém, a única evidência era um telegrama escrito pelos próprios irmãos, contando terem voado contra ventos de cerca de 40 quilômetros por hora. Nos dois anos seguintes, os rumores eram de que eles haviam percorrido distâncias cada vez maiores, chegando a impressionantes 39 quilômetros. “Mas os irmãos não divulgavam uma foto sequer, e não permitiam que testemunhas neutras acompanhassem o experimento”. Os franceses ignoraram o feito, por falta de provas concretas e também devido ao vento forte, que ajuda o avião a decolar.46
Estabeleceu-se que o voo deveria ser feito com tempo calmo, e que o aparelho fosse capaz de alçar voo sem ajuda de elementos externos (o vento ou uma catapulta, por exemplo). Como no caso dos balões, a façanha deveria ser acompanhada por uma comissão oficial. E foi assim que, no dia 23 de outubro de 1906, foi realizado o primeiro voo homologado da história. Nos campos de Bagatelle, em Paris, na presença de juízes e de uma multidão de curiosos, Santos Dumont pilotou seu 14 Bis por exatos 60 metros, a uma altura entre 2 e 3 metros. “O homem conquistou o ar!”, gritavam as pessoas em terra firme. Pelo feito, o brasileiro recebeu prêmio de 3 mil francos oferecido por Ernest Archdeacon, um dos fundadores do Aeroclube. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, ele voou ainda mais longe, 220 metros (a 6 metros de altura), batendo o próprio recorde.46
Enquanto isso, os irmãos Wright mantinham segredo sobre sua invenção, apesar dos convites para que fossem demonstrá-la na Europa. “Um dos motivos pelos quais os americanos se recusavam a participar dos eventos franceses era que seu avião, para decolar, usava uma catapulta, com um peso de 700 kg que descia de uma torre e impulsionava o aparelho para o voo, algo totalmente fora do parâmetro dos europeus”. Outra razão para mistério era o medo de que sua ideia fosse roubada. Em 1904, a Feira Mundial de Saint Louis ofereceu prêmio para quem conseguisse voar, mas eles não compareceram. Em 1905 e 1906, tentaram vender o projeto da máquina voadora para o Ministério da Guerra dos EUA e depois para o governo francês, mas recusaram-se a fazer demonstrações e por isso o negócio não foi para a frente.46
O primeiro voo público documentado dos irmãos Wright, ocorreu pela primeira vez, em 21 de setembro de 1908, em Anvours (França). Porém, isso ocorreu dois anos após Santos Dumont já ter conquistado os primeiros recordes aeronáuticos oficiais, e na época em que nosso pioneiro já voava há um ano com sucesso o seu avançado Demoiselle, e quando a aviação demonstrava progresso acelerado em várias partes do mundo.47
As provas dos voos que teriam sido feitos em 1903 foram apresentadas pelos irmãos Wright extemporaneamente. Somente em 1908, mostraram: uma foto sem data do Flyer (sem rodas, a alguns palmos de altura sobre o trilho lançador); o diário deles, onde diziam terem voado n metros por t segundos nas datas x, y, z; e um telegrama passado por eles mesmos ao pai. Na época, essas evidências dos voos de 1903 foram consideradas insubsistentes pelos órgãos oficiais de aviação e pela imprensa em geral, inclusive a norte-americana, que então divulgava a primazia de Santos Dumont.47
Cerca de vinte anos mais tarde, os EUA resolveram elevar os irmãos Wright à condição de primazia e aquelas provas, antes sem valor, passaram a ser citadas como documentos históricos comprovadores dos voos pioneiros. Fruto de grande esforço institucional e de mídia, as antes desacreditadas alegações pouco a pouco viraram fatos para o povo norte-americano e para muitos no mundo inteiro.47
Todavia, não há registro de algum vizinho dos Wright, ou de qualquer dos transeuntes da estrada próxima, de intenso movimento, ter visto ao menos um dentre as centenas de voos que eles afirmaram ter realizado de 1903 a 1908. Nem uma única reportagem comprovando aqueles voos havia sido, até 1908, publicada pela perspicaz, eficiente e já mundialmente atuante imprensa norte-americana. Nem mesmo em Kitty Hawk, North Carolina, e em Dayton, Ohio, onde eles teriam realizado os alegados pioneiros, surpreendentes, fantásticos e longos voos. Caso houvesse crédito na realização dos aludidos voos, eles teriam merecido, inevitável e imediatamente, gigantescas manchetes nos jornais dos EUA e do mundo todo.47
Na comparação, do ponto de vista aerodinâmico, o avião do brasileiro sai perdendo. Baseado no conceito das células de Hargrave (caixotes vazados como em pipas japonesas), o 14 Bis acabou ultrapassado. Porém, trouxe inovações importantes: o trem de pouso e os ailerons, que permitem a inclinação para os lados, conferindo maior estabilidade. E há quem defenda que a aeronave dos Wright sequer possa ser considerada um avião. “O que eles inventaram não passa de um planador motorizado. Muita gente se surpreende ao saber sobre a catapulta”.46
A polêmica está estabelecida, e é provável que jamais possamos dizer com certeza quem foi o primeiro homem a voar em algo que seja considerado um avião. Porém, há um fato curioso. Quase 100 anos depois do feito de Santos Dumont, o 14 Bis voltou a ganhar os céus. Ou quase: trata-se de uma réplica, construída pelo coronel paulista Danilo Flôres Fuchs, que pilotou seu avião diversas vezes, inclusive uma em São Paulo, em 1989, e outra em Paris, em 1991. “Ele é bastante estável e é possível atingir distâncias maiores de 1 quilômetro”, diz Fuchs. Nos EUA, sonha-se fazer o mesmo com o Flyer. Existe até uma fundação, a Discovery of Flight Foundation, que se dedica a estudar a façanha dos Wright, construindo réplicas e tentando fazê-las voar. Até hoje, não conseguiram.46
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Wikipedia
isso diz muita coisa!!!!Nos EUA, sonha-se fazer o mesmo com o Flyer. Existe até uma fundação, a Discovery of Flight Foundation, que se dedica a estudar a façanha dos Wright, construindo réplicas e tentando fazê-las voar. Até hoje, não conseguiram.
Seu comentário me fez lembrar de um longo documentário sobre aviação feito por Walt Disney nos anos cinquenta onde ele dedica uns dez segundos (isso mesmo, segundos...) a Santos Dumont e todo o restante aos Irmãos Wright e demais pioneiros...Carlos Lima escreveu:Aqui nos EUA uma mudança interessante é que em vários museus embora não falem explicitamente se você ler nas exposições de 'pioneiros da aviação' Sts Dumont acaba sendo o pioneiro.
Existe então um maior destaque para mostrar diversas outras contribuições e patentes dos Irmãos Wright.
O que acaba confundindo um pouco por conta dos destaques das invenções deles, mas as contribuições de Santos Dumont são reconhecidas aqui em ribá (pelo menos em todos os lugares que visitei).
[]s
CB_Lima
Pois é,Wingate escreveu:Seu comentário me fez lembrar de um longo documentário sobre aviação feito por Walt Disney nos anos cinquenta onde ele dedica uns dez segundos (isso mesmo, segundos...) a Santos Dumont e todo o restante aos Irmãos Wright e demais pioneiros...Carlos Lima escreveu:Aqui nos EUA uma mudança interessante é que em vários museus embora não falem explicitamente se você ler nas exposições de 'pioneiros da aviação' Sts Dumont acaba sendo o pioneiro.
Existe então um maior destaque para mostrar diversas outras contribuições e patentes dos Irmãos Wright.
O que acaba confundindo um pouco por conta dos destaques das invenções deles, mas as contribuições de Santos Dumont são reconhecidas aqui em ribá (pelo menos em todos os lugares que visitei).
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CB_Lima
Wingate
Capacitação da indústria para o desenvolvimento de um caça de 5a geração...muito interessanteJustin Case escreveu:Amigos, boa tarde.
Abraços,
Justin
Acho que isso tem a ver com o fato de nunca ninguém ter conseguido fazer uma réplica do Flyer realmente voar .Carlos Lima escreveu:Pois é,
o mundo mudou muito depois disso, e eu sou rato de museu e exposição de aviação e é impressionante o quanto existe de referência ao nosso St Dumont aqui nos EUA.
Até em museu particular... tem pioneiro da aviação... tem Dumont.
Claro que os irmão Wright tem um destaque, mas ninguém ignora mais o nosso brasileiro.
O que as vezes já aconteceu com coleções 'particulares' é acharem que ele é francês, mas todas as vezes em que eu solicitei a correção, o povo 'pesquisou' e mudou. Nunca vi ninguém fazer cara torta, muito pelo contrário, o povo agradece
É um mundo bem interessante e o povo que é apaixonado quer informar da melhor maneira possível (pelo menos nos lugares que visitei até hoje por aqui)
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CB_Lima