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Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Reginaldo Bacchi escreveu:Lembrando dos carnavais dos anos 30/40:
É hoje só,
Só, só!
Vai acabar
Já, já!
Bacchi
knigh7 escreveu:O AMPV da KMW ultrapassa o peso...ESTADO- MAIOR DO EXÉRCITO
PORTARIA Nº 238-EME, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2013.
Aprova os Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VIII, do art. 5º do Regulamento do Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de junho de 2010, e em conformidade com o item 6 do art. 6º das Instruções Gerais para o Funcionamento do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército (IG20-11), aprovadas pela Portaria Ministerial nº 270, de 13 de junho de 1994, e com o Bloco nº 10, do art.13 das Instruções Gerais para o Modelo Administrativo do Ciclo de Vida dos Materiais de Emprego Militar (IG 20-12), aprovadas pela Portaria Ministerial nº 271, de 13 de junho de 1994, resolve:
Art. 1º Aprovar os Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.
Art. 2º Determinar que esta portaria entre em vigor na data de sua publicação.
REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS DA VIATURA BLINDADA MULTITAREFA LEVE DE RODAS, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.
1.TÍTULO
Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas, VBMT-LR (EB20-ROB-04.002), 1ª Edição, 2013.
2.DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS
2.1.ABSOLUTOS
2.1.1. Possuir peso em ordem de marcha de, no máximo, 80.000 N (oitenta mil Newtons). (Peso sete)
(...)
2.2.26. Possuir sirene de alta potência. (Peso cinco)
2.2.27. Possuir autonomia superior a 600 km (seiscentos quilômetros), em rodovia da classe 2 (dois), sem a utilização de reservatórios suplementares ou portáteis de combustível. (Peso seis).
E o Sherpa tendo um alto valor, não é uma boa expectativa para ele na concorrência.
Eu acho que há uma boa chance de dar o Iveco LMV. Pelo o que é possível verificar nos requisitos absolutos, ele cumpre.
delmar escreveu:Só uma curiosidade, a Renault é uma das mais antigas fabricantes de carros blindados ainda em atividade no mundo. Foi o primeiro fornecedor de blindados ao exército brasileiro, lá por volta dos anos 20 do século passado. Na Europa é também uma grande fabricante de caminhões, encontra-se muito caminhão Renault pelas estradas de lá, tem experiência em veículos pesados. No Brasil a montadora Renault vende bem seus produtos, com um preço competitivo. Como a decisão não será apenas técnica, mas também (e principalmente) política e econômica, vejo o Tupi com boas possibilidades de vencer. Vejo com curiosidade o fato da AVIBRAS ter, assim de soco, de vereda, como se fala no interior do RS, em 4 meses, montado um carro e ingressado na concorrência. Algo mais pode estar rolando nos bastidores que, nós pobres mortais, não sabemos.
Lywis escreveu:Na base do achismo, não acho difícil a KMW ter feito modificações no projeto para atender os Requisitos do EB, incluindo o peso!knigh7 escreveu:O AMPV da KMW ultrapassa o peso...
E o Sherpa tendo um alto valor, não é uma boa expectativa para ele na concorrência.
Eu acho que há uma boa chance de dar o Iveco LMV. Pelo o que é possível verificar nos requisitos absolutos, ele cumpre.
Não acho que a empresa está investindo numa estrutura aqui pra deixar passar uma concorrência destas em branco, ou para participar com um veículo que seria desclassificado por não atender os ROB's.
Quem sabe em breve estaremos conhecendo o "AMPV-BR".
Houve pouco tempo para se adequarem ao projeto. O Tupi é o Sherpa, o AMPV Type 2 é um veículo da classe de 9 toneladas (sendo que o requisito do EB é de blindagem stanag 4569 level 3Blindagem relativamente forte, excessão contra minas, que é de 6 quilos de TNT e não 8). O KMW é mais alto, mais largo, motor bem mais potente e pesado que o Iveco F1D. Em fim de junho do ano passado, o ROB era significativamente diferente do atual (peso máximo de 60 K Newton), guarnição + 1 homem...O atual ROB, de 4 meses atrás introduziu mudanças significativas. A KMW teria de fazer muita mudança em pouco tempo para se adequar.FCarvalho escreveu:knight7, tenha em mente que os veículos que forem apresentados neste certame do VBMT-LR não serão os originais de fábrica, mas versões adaptadas as características pretendidas do ROB expedido pelo EB.knigh7 escreveu:O AMPV da KMW ultrapassa o peso...
E o Sherpa tendo um alto valor, não é uma boa expectativa para ele na concorrência.
Eu acho que há uma boa chance de dar o Iveco LMV. Pelo o que é possível verificar nos requisitos absolutos, ele cumpre.
Neste sentido, tanto o AMPV, como o modelo do Sherpa, através da Avibrás e seu 'Tupi', serão basicamente, pode-se dizer, outros veículos, diferentes dos que os originaram.
Nenhuma empresa irá apresentar um produto que não esteja conforme os requisitos estabelecidos. O caso do Tupi(Sherpa) é ilustrativo do que se pode esperar ver quanto as propostas a serem apresentadas.
abs.
Knight7 o AMPV, em princípio, por característica do projeto original, possui duas variantes, uma mais leve, o AMPV 1 na faixa das 7,3 toneladas, e uma segunda, o AMPV 2, que no caso pode chegar até as 9,9 toneladas.knigh7 escreveu:Houve pouco tempo para se adequarem ao projeto. O Tupi é o Sherpa, o AMPV Type 2 é um veículo da classe de 9 toneladas (sendo que o requisito do EB é de blindagem stanag 4569 level 3Blindagem relativamente forte, excessão contra minas, que é de 6 quilos de TNT e não 8). O KMW é mais alto, mais largo, motor bem mais potente e pesado que o Iveco F1D. Em fim de junho do ano passado, o ROB era significativamente diferente do atual (peso máximo de 60 K Newton), guarnição + 1 homem...O atual ROB, de 4 meses atrás introduziu mudanças significativas. A KMW teria de fazer muita mudança em pouco tempo para se adequar.FCarvalho escreveu: knight7, tenha em mente que os veículos que forem apresentados neste certame do VBMT-LR não serão os originais de fábrica, mas versões adaptadas as características pretendidas do ROB expedido pelo EB.
Neste sentido, tanto o AMPV, como o modelo do Sherpa, através da Avibrás e seu 'Tupi', serão basicamente, pode-se dizer, outros veículos, diferentes dos que os originaram.
Nenhuma empresa irá apresentar um produto que não esteja conforme os requisitos estabelecidos. O caso do Tupi(Sherpa) é ilustrativo do que se pode esperar ver quanto as propostas a serem apresentadas.
abs.
No caso do outro concorrente ao Iveco, o Tupi (Sherpa2) eu não sei o preço que a Avibrás está pedindo, mas não vai ser mais barato que o Sherpa2 que foi oferecido lá fora.
O Iveco LMV será também fabricado aqui. Enfim, com base no que eu escrevi, dentre esses 3 (não sei quem serão os outros, mas se esses outros forem russos ou de fornecedores pouco tradicionais do EB, na minha opinião, estão descartados), com base no ROB atual e no que eu escrevi, eu acredito que o IVECO LMV tenha mais chances.
Vamos ter calma, hoje é feriado, amanhã (sexta-feira), é o chamado dia pouco útil por estar inserido entre o feriado e o fim de semana. Muito funcionário público fez "feriadão" novamente (estamos no Brasil afinal). Na realidade o mês de maio vai começar na segunda, dia 05. Só a partir daí podemos esperar alguma informação, talvez pela quarta ou quinta-feira se não chover muito e houverem as condições ideais de temperatura e pressão.Reginaldo Bacchi escreveu:Alguém sabe alguma coisa?
Bacchi
Uma pergunta interessante e bastante pertinente: os batalhões de infantaria mecanizada tem pelotão de exploração?FCarvalho escreveu:E quanto aos pelotões de exploração destes batalhões de infantaria mecanizada? Irão também com os "Guarani" 6x6? Um veículo 4x4 não seria mais factível para tal missão?
abs.