RÚSSIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 85 vezes

Re: RÚSSIA

#2551 Mensagem por hades767676 » Ter Abr 22, 2014 12:46 pm

Segundo o site da Roscosmos o Glonass está 100 operacional, cobrindo 100% do globo, com 24 satélites ativos e 5 na reserva.




chris

Re: RÚSSIA

#2552 Mensagem por chris » Qua Abr 23, 2014 3:57 am

Concordo plenamente, essa é uma fraqueza real da Rússia...e foi exatamente por isso que os EUA ganharam a guerra fria.....eles não ganharam pela via militar, os EUA ganharam pela via econômica....lembremos que a URSS caiu sem um tiro sequer (embora os enormes gastos militares tivessem um peso na preecipitação da URSS).

Não obstante, a Rússia está ressurgindo....mas dessa vez, diferentemente da URSS, a Rússia está crescendo também com poder ECONÔMICO.... ou seja, se ela realmente subsistir será um adversário muito mais perigoso para os EUA do que a URSS jamais foi....

E não vamos esquecer da China, que ressurge também como grande potência militar e econômica....

Disso tudo, eu tenho certeza de que um mundo bi ou tripolar, com vários eixos de poder, é muito melhor que um mundo unipolar, onde só os EUA e seus títeres europeus, podem ter voz ativa.....não se enganem, os EUA colocaram as manguinhas de fora na era Bush e, se não fosse a Rússia e a China a contê-los eles iriam aumentar, gradativamente, a sua arrogância e imperialismo....com a Rússia, a China e a India na jogada, eles passam a se comportar melhor...

E isso é ótimo para o Brasil..pois nao se enganem, o Brasil é candidato a superpotência: temos uma população grande, grande extensão territorial e economia emergente, só falta poder militar e político...e os EUA veem qquer nação assim, a menos que sejam subordinada e subservientes a eles, como inimiga...para o Brasil é bom um mundo multipolar....
Clermont escreveu:Uma superpotência (com o PIB da Itália).

Andrea Rizzi - 19 MAR 2014 - El País.com.

A atuação russa na Crimeia exala toda a firmeza, ambição e pompa de uma potência imperial. Uma ação militar sem complexos; discursos grandiloquentes no esplêndido salão de São Jorge, no Kremlin; indiferença desafiadora perante as ameaças de represálias ocidentais: todas as peças parecem se encaixar no mosaico imperial. Mas, por baixo dessas demonstrações de força, jaz uma realidade cheia de fragilidades.

O PIB da Rússia (2 trilhões de dólares, cerca de 4,7 trilhões de reais) é, na atualidade, do mesmo tamanho que o da Itália, um país economicamente estagnado há vários anos, politicamente paralisado e substancialmente irrelevante em nível global. As titânicas ambições do Kremlin habitam um corpo econômico relativamente miúdo: uma quarta parte do PIB chinês; uma oitava parte do norte-americano.

Naturalmente, vários elementos situam a Rússia em outro planeta geopolítico com relação à Itália. Um aterrador arsenal nuclear; Forças Armadas vetustas em certos aspectos, mas poderosas e em vias de renovação; poder de veto no Conselho de Segurança da ONU; extraordinárias reservas energéticas; a profundidade estratégica garantida pelos laços históricos com as outras ex-repúblicas soviéticas; uma extensão territorial sem comparação.

Mas a chamativa equivalência dos PIBs italiano e russo serve como aviso sobre as sérias fragilidades internas da Rússia. Um país com um grave desafio demográfico (a população diminuiu de 148 para 143 milhões nas últimas duas décadas, e a esperança de vida para os homens é de apenas 64 anos); uma economia de monocultura, muito exposta, portanto, às oscilações nos preços no mercado energético (alguém se lembra do nome de alguma empresa russa além da Gazprom?); um claro atraso tecnológico em comparação a outras potências; um sistema educacional com resultados medíocres, segundo o relatório comparativo PISA.

Não são assuntos marginais. A capacidade de influência internacional e o poderio militar não podem subsistir sem uma subjacente prosperidade econômica.

Mesmo assim, o espírito político marca o destino das nações e pode direcioná-lo para horizontes surpreendentes. O regime de Putin encarna sob certos aspectos a vontade de potência de matiz nietzscheano. Essa vontade parece ser o impulso primitivo de toda a sua política, e não tem freios internos. Em um país não isento de dificuldades sociais, o Kremlin pode investir 4,4% do PIB em gastos militares sem que ninguém discuta. Na Europa, quase ninguém chega aos 2%.

O sentimento de indignação pelas manobras do Ocidente depois da dissolução da URSS, o orgulho pela sua história e um espírito nacional claramente propenso a nunca se render alimentam essa atitude que não acompanha o peso econômico do país. Os russos não abriram mão de Stalingrado. As maravilhosas páginas de Vida e Destino, obra de Vassili Grossman que relata a resistência dos soviéticos sob aquele assédio, revelam traços da alma que possivelmente explicam, ao menos em parte, essa disposição de boxear acima do seu peso. Orgulho? Capacidade de sofrimento? Difícil de definir. Mas são fatores que contam, e não se deve esquecê-los, tampouco se deve esquecer o PIB.




chris

Re: RÚSSIA

#2553 Mensagem por chris » Qua Abr 23, 2014 4:30 am

Pt, concordo com você...a Rússia ainda é um país fraco, pelos menos em comparação com os EUA.....PORÉM, ELA ESTÁ RESSURGINDO E DESSA VEZ TAMBÉM COM PODER ECONÔMICO....e se a Rússia continuar a crescer, como vêm crescendo, será um adversário para os EUA MUITO MAIS PERIGOSO COMO A URSS JAMAIS FOI.....muito diferente da URSS, que só tinha poder militar, a Rússia está querendo ter poder militar e econômico....por isso que vemos Washington tão desesperado para isolar a Rússia (como a URSS era isolada)....sinceramente, acho difícil que os EUA consigam (o tempo irá dizer)...

E se os EUA QUISEREM PARAR A RÚSSIA PELA VIA MILITAR, como é uma possibilidade que muitos nos EUA defendem, vão se dar mal (na minha opinião)...porque existe um outro protagonista nesse tabuleiro de xadrez: a China....

Numa guerra entre Rússia e EUA, QUEM GANHARIA SERIA A CHINA...

Foi aliás, essa estratégia que os EUA usaram para se tornar a superpotência que são hoje: na primeira e segunda guerra mundial, ganharam sem quase lutar (ou vc acredita que o dia D foi a grande virada da Segunda Guerra, como a imprensa ocidental tenta passar)?...enquanto as potências européias se desgastavam em guerras, os EUA só ganharam dinheiro, entrando na guerra quando a situação já estava quase definida....para se comparar o nível de envolvimento na Segunda Gerra, a URSS perdeu 30 milhões de vidas, os EUA acho que cerca de 200.000.......e as maiores baixas americanas foram contra os japoneses, não contra os alemães...Essa estratégia os EUA tb usaram na primeira guerra.....MELHOR QUE VENCER UMA GUERRA, É VENCER SEM QUASE LUTAR (OU LUTAR POUCO).....BRILHANTE....RESULTADO: SUPERPOTÊNCIA...

Mas parece que os americanos não aprenderam muito com a história, já que estão fazendo burrada atrás de burrada nas últimas décadas...a começar pela forma que trataram a Rússia depois da sua queda: ao invés de acolhê-la como aliada, quiseram humilhá-la, cercá-la e isolá-la.....e com isso, criaram esse monstro que está aí......e esse monstro chamado Rússia vai segurar os EUA enquanto a China cresce......aliás, a aliança China-Rússia hoje é natural, já que os EUA estão muito mais fortes que a China e a Rússia...mas os 2 juntos não só igualam o poderia americano como, na minha opinião, o superam....

Veremos o que o futuro nos aguarda...mas eu sinceramente espero que seja um futuro de paz, que nao haja uma terceira guerra.....eu acho improvável, uma Terceira Guerra ocorrerá no futuro..mas pelo menos espero que eu ainda nao esteja mais vivo...rsrsrs


Abraços,
pt escreveu:A Russia, é uma país eminentemente fraco.

Ao contrário da União Soviética e da atual China, que institucionalizaram um modelo politico que resiste/resistia à mudança de líder e que podia até funcionar com um presidente do comité central bêbado delirante e completamente senil, sentado no Kremlin durante anos como foi o caso de Brejnev, a Russia não é a URSS.

O problema do regime é que ele não está institucionalizado.
Ninguém sabe o que é a Russia.
Sabemos que não é uma democracia, mas se sabemos o que não é, não sabemos o que é.

O que será da Russia depois de Putin ?
Esse é um dos grandes problemas.
Um sistema que se baseia numa pessoa, tem sempre grandes problemas. O Putin pode até tentar eternizar-se no poder, mas como o clã Castro ou a monarquia hereditária comunista da Coreia do Norte, há sempre o problema da decadência física (razão que leva o Putin a mostrar fotos dele a dominar tigres).

O problema da Russia é que não quiz ter um acordo com a União Europeia e de um momento para o outro rasgou todo o trabalho que tinha sido feito, que chegava ao ponto de associar a Russia à União Europeia com um acordo de parceria.

Eles não quiseram aceitar o desafio que implicava mudanças radicais e profundas na estrutura social e economica da Russia. Eles não quiseram mudar e ficaram parados no tempo.
Hoje, a Russia não produz nada que não sejam armas e petróleo.

Os produtos de primeira necessidade que há nos super mercados são importados ou então são russos, mas sem obedecerem a regras de qualidade. Vendem-se porque são mais baratos e os russos não têm dinheiro para comprar importado.

Não foi sequer a opção do povo russo. Foi a opção de uma clique criminosa e mafiosa que conseguiu tomar o poder.

Na Russia, ao contrário do que poderiamos acreditar há 20 anos atrás, o povo não tem absolutamente nenhum poder para fazer nada, absolutamente nada através do voto.
As eleições são (e todos na Russia sabem) uma completa farsa, um roubo e uma gigantesca mentira.

E entretanto, Putin continua a construir os seus palácios de mármore no mar negro.




chris

Re: RÚSSIA

#2554 Mensagem por chris » Qua Abr 23, 2014 6:01 am

POis é, a terrível e poderosíssima máquina de guerra americana compõe-se de 4 forças: exército, marinha, aeronáutica e imprensa....


o quarta força de guerra norte-americana, a imprensa, é poderosíssima e me dá até medo!!! fico estupefato quando vejo na televisão tantas notícias tendenciosas a favor dos americanos....realmente, é impressionante.....sinceramente, eu ainda nao sei como funciona isso, mas a mídia, aqui no Brasil e em todos os países com influência ocidental defende consistente e sistematicamente os interesses imperialistas norte-americanos...a ponto de acreditarmos que frases como "precisamos conter Putin", "Putin não tem limites", "a Rússia não é uma democracia" refletissem os interesses brasileiros.....brasileiros, ou norte-amercianos?

Essa força funciona inclusive nos países europeus...vamos pensar um pouco: qual o interesse, por exemplo, para Portugal de entrar na OTAN? A Rússia, vocês acham, ameaça Portugal? mas os EUA são mestres em colocar os trouxas das suas colônias na linha de frente, antes deles.....antes sangue português derramado numa terrível guerra militar que americano, claro!

E uma das formas que eles tentam passar é a demonização de Putin....vamos lá, porque Putin é Satã?

Em primeiro lugar, ele pegou uma Rússia em frangalhos, saqueada por oligarcas que, do nada, tornaram-se bilionários usurpando as riquezas da Rússia que acabara de deixar de ser comunista....e a situação ficou igual está na Ucrânia hoje (mas na Ucrânia não apareceu nenhum "Putin" para dar jeito e a situação está como vemos hoje)....Putin combateu os Oligarcas corruptos (disse para eles: vocês podem ser ricos, mas tem que defender os interesses da Rússia)...os que não se disciplinaram, como Berezovsky (lembra dele, no Corinthians?) tiveram que se exilar na Inglaterra...resultado: a Rússia cresceu economicamente (ajudada pela situação internacional)...

Em segundo lugar, ele recuperou a Rússia militarmente....olha, gente, se fôssemos russos, com 28 países da OTAN se aliando militarmente contra nós (ou vocês acham que a OTAN ainda existe porquê? para combater terrorista? vocês acreditam que a Guerra Fria terminou? ) E desses 28 países, muitos são poderosíssimos como França, Inglaterra e, claro, EUA, maior potência do planeta....ISSO NÃO É BRINCADEIRA NÃO...SÃO MÍSSEIS ATÔMICOS APONTADOS COMO A ESPADA DE DÂMOCLES PARA A CARA DELES e querem que a Rússia não se arme? francamente...

Ele invadiu a Georgia, ou deu uma resposta desproporcional....SE O MÉXICO ATACASSE OS EUA COMO A GEORGIA FEZ COM A RUSSIA, APOSTO QUE OS EUA MANDARIAM UM MONTE DE BOMBA ATÔMICA NO MÉXICO.....E A GEORGIA ATACOU A RÚSSIA A MANDO DOS EUA, PARA "TESTAR" COMO AS FORÇAS RUSSAS SE SAIRIAM CONTRA UMA FORÇA PADRÃO OTAN, JÁ QUE OS GEORGIANOS FORAM TREINADOS E ARMADOS PELA OTAN)...MAS CLARO, PUTIN INVADIU A FRACA GEORGIA, PUTIN É UM MONSTRO...

Ele anexou a Criméia....é um monstro...oras, a Criméia sempre foi Russa, passou para a Ucrânia por um decreto de Kruschev ( que era ucraniano)...na época ninguém ligou, porque era tudo um mesmo país (URSS) então não mudava nada...mas depois do desmembramento da URSS a Criméia ficou com a Ucrânia...na Criméia fica estacionada a Marinha Russa, que é essencial para a defesa da Rússia...a OTAN adoraria por as mãos na Criméia e isso era uma possibilidade real com uma Ucrânia pró-ocidente...além do mais, qual a diferença entre Kosovo e Criméia?

E tem essa de perseguir os homossexuais...francamente..nem vou comentar....

FCarvalho escreveu:Hoje em dia, se você falar alto, ou de, e até sobre, ou contar uma piada, e mesmo deixar escapar qualquer opinião não concordante com o 'stabilishiment' politicamente correto atual, você incorre no sério perigo de se ver enquadrado ordinariamente como sujeito promotor de discriminação e/ou de alguma espécie de "fobia" como manda a reza brava social de hoje.

Foi-se o tempo em que ter opinião pessoal e diversa do pensamento coletivo reinante era sinônimo de democracia. Como tantas vezes apregoado e defendido por este mesmo 'stabilishiment'. Agora, pelo contrário. Tornou-se sinônimo de vigarice e incompatibilidade com o sistema.

Ainda bem que, ao contrário dos russos, nós não vivemos em uma pseudo democracia, não é mesmo? :roll:

abs.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39601
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

Re: RÚSSIA

#2555 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 23, 2014 7:42 am

chris escreveu:POis é, a terrível e poderosíssima máquina de guerra americana compõe-se de 4 forças: exército, marinha, aeronáutica e imprensa....
Então é 5:

Exército, Força Aérea, Marinha, Corpo de Fuzileiros e imprensa.

o quarta força de guerra norte-americana, a imprensa, é poderosíssima e me dá até medo!!! fico estupefato quando vejo na televisão tantas notícias tendenciosas a favor dos americanos....realmente, é impressionante.....sinceramente, eu ainda nao sei como funciona isso, mas a mídia, aqui no Brasil e em todos os países com influência ocidental defende consistente e sistematicamente os interesses imperialistas norte-americanos...a ponto de acreditarmos que frases como "precisamos conter Putin", "Putin não tem limites", "a Rússia não é uma democracia" refletissem os interesses brasileiros.....brasileiros, ou norte-amercianos?
A existência de medias verdadeiramente independente já foi descartada à muito, cada um tem a sua linha editorial e o jornalista que não cumprir com essa linha é corrido. Isso funciona em todo o lado.
Essa força funciona inclusive nos países europeus...vamos pensar um pouco: qual o interesse, por exemplo, para Portugal de entrar na OTAN? A Rússia, vocês acham, ameaça Portugal? mas os EUA são mestres em colocar os trouxas das suas colônias na linha de frente, antes deles.....antes sangue português derramado numa terrível guerra militar que americano, claro!

Portugal é um dos países fundadores da OTAN e quando foi criada essa organização a ameaça era bem real. Do outro lado a URSS e seus aliados também criaram uma organização semelhante.
E uma das formas que eles tentam passar é a demonização de Putin....vamos lá, porque Putin é Satã?

Em primeiro lugar, ele pegou uma Rússia em frangalhos, saqueada por oligarcas que, do nada, tornaram-se bilionários usurpando as riquezas da Rússia que acabara de deixar de ser comunista....e a situação ficou igual está na Ucrânia hoje (mas na Ucrânia não apareceu nenhum "Putin" para dar jeito e a situação está como vemos hoje)....Putin combateu os Oligarcas corruptos (disse para eles: vocês podem ser ricos, mas tem que defender os interesses da Rússia)...os que não se disciplinaram, como Berezovsky (lembra dele, no Corinthians?) tiveram que se exilar na Inglaterra...resultado: a Rússia cresceu economicamente (ajudada pela situação internacional)...
Eu não vejo assim, ele perseguiu os oligarcas que apoiavam a oposição e protegeu os que eram da sua gang.
Em segundo lugar, ele recuperou a Rússia militarmente....olha, gente, se fôssemos russos, com 28 países da OTAN se aliando militarmente contra nós (ou vocês acham que a OTAN ainda existe porquê? para combater terrorista? vocês acreditam que a Guerra Fria terminou? ) E desses 28 países, muitos são poderosíssimos como França, Inglaterra e, claro, EUA, maior potência do planeta....ISSO NÃO É BRINCADEIRA NÃO...SÃO MÍSSEIS ATÔMICOS APONTADOS COMO A ESPADA DE DÂMOCLES PARA A CARA DELES e querem que a Rússia não se arme? francamente...
A Russia está a armar-se? Desconhecia esse facto, o que eu vejo é eles a tentarem substituir os meios mais antigos e completamente obsoletos por outros mais modernos. O número de militares e de meios é bem abaixo do que foi noutros tempos...
Ele invadiu a Georgia, ou deu uma resposta desproporcional....SE O MÉXICO ATACASSE OS EUA COMO A GEORGIA FEZ COM A RUSSIA, APOSTO QUE OS EUA MANDARIAM UM MONTE DE BOMBA ATÔMICA NO MÉXICO.....E A GEORGIA ATACOU A RÚSSIA A MANDO DOS EUA, PARA "TESTAR" COMO AS FORÇAS RUSSAS SE SAIRIAM CONTRA UMA FORÇA PADRÃO OTAN, JÁ QUE OS GEORGIANOS FORAM TREINADOS E ARMADOS PELA OTAN)...MAS CLARO, PUTIN INVADIU A FRACA GEORGIA, PUTIN É UM MONSTRO...
A Georgia não atacou a Russia.
Ele anexou a Criméia....é um monstro...oras, a Criméia sempre foi Russa, passou para a Ucrânia por um decreto de Kruschev ( que era ucraniano)...na época ninguém ligou, porque era tudo um mesmo país (URSS) então não mudava nada...mas depois do desmembramento da URSS a Criméia ficou com a Ucrânia...na Criméia fica estacionada a Marinha Russa, que é essencial para a defesa da Rússia...a OTAN adoraria por as mãos na Criméia e isso era uma possibilidade real com uma Ucrânia pró-ocidente...além do mais, qual a diferença entre Kosovo e Criméia?
E eu pensava que a Crimeia tinha sido conquistada pelos Russos e que no pós-guerra Kruschev que era Russo e não Ucraniano decidiu que fazia mais sentido esse território ser administrado pela Ucrânia. Já agora, pesquisa aí o que ele fez na Ucrânia para veres como ele era bom para o povo em questão.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: RÚSSIA

#2556 Mensagem por Penguin » Qua Abr 23, 2014 6:18 pm

A economia russa patina...

Imagem

Sem uma economia muito forte e dinâmica, não vejo como os planos euroasianos se sustentarão:

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: RÚSSIA

#2557 Mensagem por pt » Qui Abr 24, 2014 10:29 am

Sem uma economia muito forte e dinâmica, não vejo como os planos euroasianos se sustentarão:
É simples:
Não se sustentam.

É por isso que tantos analistas dizem que o Putin está louco, porque do ponto de vista estratégico toda esta jogada da Russia é tipicamente uma jogada de curto prazo, que a longo prazo pode ser um desastre.

Na Russia sempre houve desde os tempos da Muscóvia e do Grão Ducado, dois pontos de vista.
Um queria lançar-se para ocidente (e inicialmente isso chegou a acontecer com a conquista de Novgorod) e o outro queria lançar-se contra o leste, o que também veio a acontecer com a conquista de Kazã e depois de Astrakã.
Mas este último prevaleceu.

Putin e as suas atitudes faze lembrar esta dicotomia, mas ele está a cometer um erro tremendo e histórico.

Quando o Grã Ducado da Muscóvia se lançou para leste, o poder dos Mongóis, que entretanto praticamente se tinham fundido com a China estava em decadência. A Dinastia Ming estava em regressão e acabaria por soçobrar.
A Russia avança para leste perante uma China fraca e decadente e o poder russo vai-se impor com a dinastia Qing, a mais fraca e decadente de todas.

Para a Russia, o avanço para leste foi sempre fácil, porque do outro lado estava uma China fraca.
Se a Rússia voltar as costas à Europa, e parece ser esse o objetivo de Putin, só lhe resta o oriente, mas no oriente não está uma dinastia chinesa decadente, mas sim um país dez vezes mais populoso, economicamente mais forte, dinâmico e em muitos aspetos mais moderno que a Russia.
A Russia é um anão comparada com a China, e o anão vai-se meter nas mãos do dragão.

Putin pode até conseguir vitórias táticas, mas serão sempre vitórias de curto prazo. São vitórias de Putin e não vitórias da Russia.
Se a Europa, cortar 20% do que compra em energia à Russia, a economia russa já se vai ressentir.
Eles podem vender petróleo aos chineses, mas se o fizerem, a quem é que os árabes vão vender o petróleo deles ?

Quando se assiste à TV russa, é incrivel como o país está confiante. Na Russia não há pobres, os bancos estão cheios de dinheiro, os salários aumentam todos os dias, os pensionistas são aumentados acima da média, o número de russos com carro próprio aumenta.

Mas a 50km de Moscovo, há uma Russia muito diferente, que os próprios russos não vêm na TV. E essa é a Russia verdadeira, não a montra de luxo, deboche e desperdicio das ruas da capital russa.

A Renda per capita russa, mesmo se vista em preços PPP engana tremendamente por causa da desigualdade da distribuição da riqueza. O dinheiro do petróleo fica nas mãos dos oligarcas, onde Putin é o principal beneficiário porque controla a maior empresa de trading de combustível russa, a GUNVOR.

O resto, é uma população com uma renda média abaixo da brasileira.
Mas isso não se vê na televisão e não será nunca referido nos fórums deste tipo, onde só vemos os gloriosos investimentos em novos sistemas de armas, que no fim são apenas facelifts de coisas antigas...




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: RÚSSIA

#2558 Mensagem por Bourne » Qui Abr 24, 2014 12:47 pm

Penguin escreveu:A economia russa patina...
A economia russa não patina. É resultado do desastroso processo de desconstrução da estrutura econômica soviética. A crise da economia soviética dos anos 1980 não acabou, mas sim os donos e gangs tomaram conta de tudo. Hoje é um país isolado e incapaz de viver isolado, todos os indicadores de produtividade e competitividades são ruins. O que salva são as exportações de commodities que permitem equacionar o endividamento externo e importar produtos de maior tecnologia. Além da população e territórios gigantescos, beneficiados pelo grande investimento em infraestrutura e planejamento da URSS.

A China não só fez uma transição de sucesso, mas superou o atrasado que tinha para a URSS, se colocou como superpotência que se tornou sócia do sistema criado pelos americanos. O objetivo de modernização da estrutura produtiva e busca de capacidade competitiva foi cumprida. Agora, o desafio é distribuir renda e levar o desenvolvimento para o interior. É esperado uma redução do crescimento devido ao aumento do consumo, mas acompanhado de melhora no bem estar da população e fortalecimento do país ao se voltar para dentro.

Por isso eles são um inimigo potencial mais forte e perigoso para o século XXI. É como se os chineses dissessem "eu vou comprar seu negócio" e não como no tempo da guerra fria que era "quero destruir seu modelo e implantar o meu".




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39601
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

Re: RÚSSIA

#2559 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 24, 2014 1:11 pm

E estão a conseguir, os Chineses compraram a África e agora estão a começar a comprar os países europeus do sul (Portugal é um caso bastante claro disso mesmo).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: RÚSSIA

#2560 Mensagem por EDSON » Qui Abr 24, 2014 1:30 pm

cabeça de martelo escreveu:
E eu pensava que a Crimeia tinha sido conquistada pelos Russos e que no pós-guerra Kruschev que era Russo e não Ucraniano decidiu que fazia mais sentido esse território ser administrado pela Ucrânia. Já agora, pesquisa aí o que ele fez na Ucrânia para veres como ele era bom para o povo em questão.
Que eu saiba os russos conquistaram sim a Crimeia.

As vitórias russas permitiram ao governo de Catarina obter acesso ao mar Negro e incorporaram os vastos portos do sul da Ucrânia onde os russos fundaram as novas cidades de Odessa, Nikolayev, Yeakaterinoslav (literalmente: "a glória de Catarina) e Kherson. O Tratado de Küçük Kaynarca, assinado a 10 de Julho de 1774, outorgou aos russos as províncias de Azov, Kerch, Yenikale, Kinburn e uma pequena linha de costa no Mar Negro entre os rios Dnieper e Bug. O tratado pôs termo às restrições impostas à marinha russa e ao comércio no mar de Azov, garantindo à Rússia a posição de protectora dos cristão ortodoxos no Império Otomano e fez da Crimeia um protectorado russo.

Catarina anexou a Crimeia em 1783, nove anos depois da mesma ter ganho a independência do Império Otomano com a ajuda russa. O palácio do khans da Crimeia passou para mãos russas. O Tratado de Küçük-Kainarji, assinado a 10 de Julho de 1774, deu aos russos os "novos" territórios de Azov, Kerch, Yenikale, Kinburn e a pequena porção da costa do mar Negro entre os rios Dnieper e Bug.

Os otomanos voltaram às hostilidades na segunda guerra Russo-Turca (1787 - 1792). Esta guerra revelou-se catastrófica para os Otomanos e terminou com o Tratado de Jassy em 1792, que legitimou a conquista russa da Crimeia.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: RÚSSIA

#2561 Mensagem por suntsé » Qui Abr 24, 2014 1:46 pm

EDSON escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
E eu pensava que a Crimeia tinha sido conquistada pelos Russos e que no pós-guerra Kruschev que era Russo e não Ucraniano decidiu que fazia mais sentido esse território ser administrado pela Ucrânia. Já agora, pesquisa aí o que ele fez na Ucrânia para veres como ele era bom para o povo em questão.
Que eu saiba os russos conquistaram sim a Crimeia.
Já foi dito dez vezes aqui no fórum e e também em matérias jornalisticas, quem foi que DEU A CRIMEIA PARA A UCRÂNIA, e alguns ainda insistem em fazer afirmações grotescas.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: RÚSSIA

#2562 Mensagem por EDSON » Qui Abr 24, 2014 2:05 pm

suntsé escreveu:
EDSON escreveu: Que eu saiba os russos conquistaram sim a Crimeia.
Já foi dito dez vezes aqui no fórum e e também em matérias jornalisticas, quem foi que DEU A CRIMEIA PARA A UCRÂNIA, e alguns ainda insistem em fazer afirmações grotescas.
Ele deu porque era um simbolo da união dos povos ucranianos e russo. Mas como esta união foi minada então os russos resolveram tomar o presente de volta.

Não acredito que a Ucrânia consiga se sustentar nestas fronteiras atuais. Acho que podem sava-la só com uma confederação pois uma federação ta começando ir pro brejo.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7718
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 108 vezes

Re: RÚSSIA

#2563 Mensagem por FOXTROT » Qui Abr 24, 2014 5:00 pm

As ultimas notícias são preocupantes, a Ucrânia exigiu da Rússia dados sobre o exercício em acordo com a conferência de Viena, resta saber se no prazo de 48h os russos vão informar ou demonstrar suas intenções....

Minha opinião, é a de que não há mais volta, a Ucrânia vai ser desmembrada, resta saber se só a Rússia vai aproveitar ou se os "amigos" Romênia e Polônia vão tirar uma lasquinha?


Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: RÚSSIA

#2564 Mensagem por Wingate » Qui Abr 24, 2014 6:12 pm

FOXTROT escreveu:As ultimas notícias são preocupantes, a Ucrânia exigiu da Rússia dados sobre o exercício em acordo com a conferência de Viena, resta saber se no prazo de 48h os russos vão informar ou demonstrar suas intenções....

Minha opinião, é a de que não há mais volta, a Ucrânia vai ser desmembrada, resta saber se só a Rússia vai aproveitar ou se os "amigos" Romênia e Polônia vão tirar uma lasquinha?


Saudações
Enquanto isso, prevendo uma catástrofe, a França está planejando uma nova sede de governo em Vichy... [000]

Wingate




chris

Re: RÚSSIA

#2565 Mensagem por chris » Qui Abr 24, 2014 11:52 pm

Sinceramente, eu duvido que a China entre em conflito com a Rússia.....claro, no futuro tudo pode acontecer, mas no momento são aliados importantes...a Rússia sabe que não poderá competir com a China no futuro, o que a Rússia espera da China é que sejam aliados...a Rússia quer abastecer a China com petróleo e gás, e quer também vender suas armas para China....a Rússia é importante para a China porque é a única que pode conter os EUA no momento....a China ainda é fraca militarmente para competir com os EUA....mas juntas, China e Rússia, são imbatíveis...a OTAN que nâo se meta com esses dois...

Eu acho que a China vai tratar a Rússia como os EUA deveriam ter tratado, com respeito...e disso surgirá uma parceria importante....já está previsto um gasoduto para abastecer a China e a Índia com gás russo...os russos não são bobos, sabem que a Europa e os EUA a qquer momento podem cortar o gás russo, procurar outras fontes...e nesse caso, a Rússia teria que vender para chineses e indianos...
Bourne escreveu:
Penguin escreveu:A economia russa patina...
A economia russa não patina. É resultado do desastroso processo de desconstrução da estrutura econômica soviética. A crise da economia soviética dos anos 1980 não acabou, mas sim os donos e gangs tomaram conta de tudo. Hoje é um país isolado e incapaz de viver isolado, todos os indicadores de produtividade e competitividades são ruins. O que salva são as exportações de commodities que permitem equacionar o endividamento externo e importar produtos de maior tecnologia. Além da população e territórios gigantescos, beneficiados pelo grande investimento em infraestrutura e planejamento da URSS.

A China não só fez uma transição de sucesso, mas superou o atrasado que tinha para a URSS, se colocou como superpotência que se tornou sócia do sistema criado pelos americanos. O objetivo de modernização da estrutura produtiva e busca de capacidade competitiva foi cumprida. Agora, o desafio é distribuir renda e levar o desenvolvimento para o interior. É esperado uma redução do crescimento devido ao aumento do consumo, mas acompanhado de melhora no bem estar da população e fortalecimento do país ao se voltar para dentro.

Por isso eles são um inimigo potencial mais forte e perigoso para o século XXI. É como se os chineses dissessem "eu vou comprar seu negócio" e não como no tempo da guerra fria que era "quero destruir seu modelo e implantar o meu".




Responder