O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7816 Mensagem por Marino » Sex Mar 28, 2014 6:08 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:O problema nao 'e que ele 'e limitado e nao pode ser aerotransportado.

O problema 'e que nao temos o tipo de aeronave que normalmente transporta esse tipo de Sistema.

E a'i? Nivelar por baixo o tipo de missil porque nao temos o tipo de aviao que faz esse trabalho, ou quem sabe pensar e juntar isso a outras justificativas e realmente ver se nao precisamos de alguns avioes da categoria do IL/C-17 para resolver esse problema?

;)

[]s
CB_Lima
Ainda bem que temos os Igla e os RBS70 para necessidades longe das bases, como é usual :twisted:
É mesmo?
Contra quais ameaças?
Contra um Super Tucano voando alto adiantam alguma coisa?




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7817 Mensagem por Túlio » Sex Mar 28, 2014 6:11 pm

Ué, sempre tem alguma CARROCINHA à venda...

E lembrar, não sabemos o que o grosso do EB pensa destes equipamentos Russos, de S300 para cima não tem nada nem parecido à venda fora da Rússia, já sistemas de alcance mais modesto...




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7818 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 28, 2014 6:14 pm

Pergunta s'o para ter uma ideia...

Se o Pantsir nao 'e aerotransportavel considerando os atuais meios da FAB, qual Sistema hoje teria a mesma eficiencia que ele e ainda assim seria aerotransportavel via C-130 ou KC-390?

[]s
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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7819 Mensagem por Penguin » Sex Mar 28, 2014 6:23 pm

Marino escreveu:
Penguin escreveu: Ainda bem que temos os Igla e os RBS70 para necessidades longe das bases, como é usual :twisted:
É mesmo?
Contra quais ameaças?
Contra um Super Tucano voando alto adiantam alguma coisa?
Então pior, já que os manpads não resolvem e o nosso sistema de curto e médio alcance não pode ser transportando para o TO rápido, o que só pode ser feito pelo ar.
Diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa

4 - Desenvolver, lastreado na capacidade de monitorar/controlar, a capacidade de
responder prontamente a qualquer ameaça ou agressão: a mobilidade estratégica.

A mobilidade estratégica – entendida como a aptidão para se chegar rapidamente ao
teatro de operações
– reforçada pela mobilidade tática – entendida como a aptidão
para se mover dentro daquele teatro – é o complemento prioritário do monitoramento/
controle e uma das bases do poder de combate, exigindo das Forças Armadas ação
que, mais do que conjunta, seja unificada
.

O imperativo de mobilidade ganha importância decisiva, dadas a vastidão do espaço a
defender e a escassez dos meios para defendê-lo. O esforço de presença, sobretudo
ao longo das fronteiras terrestres e nas partes mais estratégicas do litoral, tem limitações
intrínsecas. É a mobilidade que permitirá superar o efeito prejudicial de tais limitações.
http://www.defesa.gov.br/projetosweb/es ... tugues.pdf

Se o problema da escassez de meios for resolvido, ok. Espalha-se Pantsir por todo o território nacional e não precisa transportá-los. Mas se a própria END reconhece que a realidade não é assim...




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7820 Mensagem por Penguin » Sex Mar 28, 2014 6:29 pm

Carlos Lima escreveu:Pergunta s'o para ter uma ideia...

Se o Pantsir nao 'e aerotransportavel considerando os atuais meios da FAB, qual Sistema hoje teria a mesma eficiencia que ele e ainda assim seria aerotransportavel via C-130 ou KC-390?

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É para evitar esse tipo de dilema que existem os requisitos.
O que é mais importante:
1) ter um sistema que faz o trabalho a contento no lugar em que for necessário, pois pode ser transportado rápido?
2) ou ter o melhor sistema, mas não poder usá-lo, pois o mesmo não pode ser transportando para onde seja necessário?




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7821 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 28, 2014 6:32 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Pergunta s'o para ter uma ideia...

Se o Pantsir nao 'e aerotransportavel considerando os atuais meios da FAB, qual Sistema hoje teria a mesma eficiencia que ele e ainda assim seria aerotransportavel via C-130 ou KC-390?

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É para evitar esse tipo de dilema que existem os requisitos.
O que é mais importante:
1) ter um sistema que faz o trabalho a contento no lugar em que for necessário, pois pode ser transportado rápido?
2) ou ter o melhor sistema, mas não poder usá-lo, pois o mesmo não pode ser transportando para onde seja necessário?
Mas se o Sistema sera colocado aonde 'e originalmente pensado como sendo os lugares mais importantes, qual 'e o problema?

O problema 'e que estamos comprando poucos...

E no fim a pergunta nao foi respondida. Quais seriam as alternativas para resolver isso que tenham a eficiencia do Pantsir?

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7822 Mensagem por Penguin » Sex Mar 28, 2014 6:32 pm

Túlio escreveu:Ué, sempre tem alguma CARROCINHA à venda...

E lembrar, não sabemos o que o grosso do EB pensa destes equipamentos Russos, de S300 para cima não tem nada nem parecido à venda fora da Rússia, já sistemas de alcance mais modesto...
Com relação a sistema de longo alcance, na recente concorrência da Turquia participaram:
The same month, SSM wrote to the bidders and asked them to send letters of intent for any co-production deal. The bidders are a U.S. partnership of Raytheon and Lockheed Martin, offering the Patriot air defense system; Russia’s Rosoboronexport, marketing the S-300; the China Precision Machinery Export-Import Corp., offering its HQ-9; and the Italian-French consortium Eurosam, maker of the SAMP/T Aster 30.
http://www.defensenews.com/article/2013 ... nse-System

Venceu o HQ-9.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7823 Mensagem por Marino » Sex Mar 28, 2014 6:34 pm

Sim, os Manpads nao resolvem.
A FAB terá que resolver a ameaça aérea sozinha até a chegada de sistemas AAAe de médio alcance.
A mobilidade estratégica nao está comprometida pelo nao transporte do Pantsir em C-130, pois outras forças se deslocarão. E o Pantsir se deslocará também, em um esforço logístico diferente.
Nao foque somente neste sistema. Os Leopard sao transportáveis pelo C-130?
Eu nao sei, estou perguntando.
Todos os outros sistemas sao transportáveis por esta aeronave?
Esta questão nao mostra uma vulnerabilidade logística a ser superada, ou devemos limitar nossos sistemas?




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7824 Mensagem por Marino » Sex Mar 28, 2014 6:37 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Pergunta s'o para ter uma ideia...

Se o Pantsir nao 'e aerotransportavel considerando os atuais meios da FAB, qual Sistema hoje teria a mesma eficiencia que ele e ainda assim seria aerotransportavel via C-130 ou KC-390?

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É para evitar esse tipo de dilema que existem os requisitos.
O que é mais importante:
1) ter um sistema que faz o trabalho a contento no lugar em que for necessário, pois pode ser transportado rápido?
2) ou ter o melhor sistema, mas não poder usá-lo, pois o mesmo não pode ser transportando para onde seja necessário?
Esta a questão Santiago.
O sistema que ia ser adquirido na lojinha se mostrou um fiasco total.
Nao mudar os requisitos seria uma estupidez contra o país.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7825 Mensagem por Marino » Sex Mar 28, 2014 6:40 pm

E lembrem, necessitamos de sistemas de longo alcance.
Ainda nao temos nada parecido, apesar de termos as necessidades.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7826 Mensagem por Penguin » Sex Mar 28, 2014 6:44 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: É para evitar esse tipo de dilema que existem os requisitos.
O que é mais importante:
1) ter um sistema que faz o trabalho a contento no lugar em que for necessário, pois pode ser transportado rápido?
2) ou ter o melhor sistema, mas não poder usá-lo, pois o mesmo não pode ser transportando para onde seja necessário?
Mas se o Sistema sera colocado aonde 'e originalmente pensado como sendo os lugares mais importantes, qual 'e o problema?

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E no fim a pergunta nao foi respondida. Quais seriam as alternativas para resolver isso que tenham a eficiencia do Pantsir?

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A própria END reconhece que os meios serão escassos para o tamanho do nosso território (veja no post acima) e que por isso mobilidade é fundamental. Não levar em conta isso é ilusão.

Creio que vc quis se referir a eficácia. Essa questão foi respondida com as duas perguntas acima.

Se mobilidade é fundamental, algum sistema teria tb que atender a isso.

Se vamos comprar Pantsir aos montes e espalhá-los perto de todas as bases importantes da FAB, MB e EB e nas proximidades das infraestruturas chave, ok. Infelizmente sou cético e acredito piamente no que está escrito na END.

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7827 Mensagem por Túlio » Sex Mar 28, 2014 6:49 pm

Já para mim a END está com problemas aí: como se deslocar pelo ar se não controlamos o Espaço Aéreo? Com poucos caças e pouca AAAe vai dar nisso, temo...




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7828 Mensagem por Marino » Sex Mar 28, 2014 6:51 pm

acredito piamente no que está escrito na END.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Olha que vou levar esta sua afirmação para o fórum irmão.




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7829 Mensagem por Marino » Sex Mar 28, 2014 6:53 pm

Túlio escreveu:Já para mim a END está com problemas aí: como se deslocar pelo ar se não controlamos o Espaço Aéreo? Com poucos caças e pouca AAAe vai dar nisso, temo...
A END significa o "DEVE SER", em algum momento.
Até lá, ...




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Re: O futuro da AAAe no Brasil

#7830 Mensagem por Penguin » Sex Mar 28, 2014 6:56 pm

Túlio escreveu:Já para mim a END está com problemas aí: como se deslocar pelo ar se não controlamos o Espaço Aéreo? Com poucos caças e pouca AAAe vai dar nisso, temo...
Tem esse problema tb. Aliás a END expõe uma série de problemas/dilemas/deficiências insolúveis com a mentalidade minimalista atual de comprar poucas unidades de cada coisa.

Bom, pelos menos veículos blindados de transporte de pessoal e caminhões não faltarão. :mrgreen:




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