Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Bom, não sou especialista Túlio, mas pelo tanto que eu já li por aí, e por aqui , creio que a questão que define se um avião é tático ou estratégico seja bem mais a missão do que o vetor em si.
Quando coloquei esta questão do peso, é porque nós estamos de certa forma tão roboticamente adestrados a entender avião tático como sinõnimo de C-130, que fica as vezes difícil entender, ou aceitar, que seja, que uma aeronave do porte de um A400M ou An-70 com suas 37/47 toneladas de carga e até um Kawasaki C-2 japonês, possam ser vistos como aviões táticos.
Acho que na verdade as coisas agora estão mudando de rumo e de padrão, e também de pensamento e doutrina, no caso desta parcela da aviação militar, com aeronaves como estas, que pela primeira vez, sem se tratar de um modelo russo/soviético, estão concorrendo direta ou indiretamente com o C-130 Hércules, e mais, desafiando os padrões estabelecidos por este como referência mundial nos últimos 60 anos.
Creio que daqui por diante teremos que começar a repensar os nossos conceitos sobre a aviação militar de transporte.
abs.
Quando coloquei esta questão do peso, é porque nós estamos de certa forma tão roboticamente adestrados a entender avião tático como sinõnimo de C-130, que fica as vezes difícil entender, ou aceitar, que seja, que uma aeronave do porte de um A400M ou An-70 com suas 37/47 toneladas de carga e até um Kawasaki C-2 japonês, possam ser vistos como aviões táticos.
Acho que na verdade as coisas agora estão mudando de rumo e de padrão, e também de pensamento e doutrina, no caso desta parcela da aviação militar, com aeronaves como estas, que pela primeira vez, sem se tratar de um modelo russo/soviético, estão concorrendo direta ou indiretamente com o C-130 Hércules, e mais, desafiando os padrões estabelecidos por este como referência mundial nos últimos 60 anos.
Creio que daqui por diante teremos que começar a repensar os nossos conceitos sobre a aviação militar de transporte.
abs.
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Re: Sobre o KC-390
Gauderio,Túlio escreveu:FCarvalho escreveu: Me parece que uma aeronave com uma capacidade de carga de 35 ton de média, não seria exatamente uma aeronave tática, e menos ainda de tamanho equivalente ao C-130 que pretende substituir. É só observar o exemplo do A400 e do próprio KC-390. Ou do projeto indo-russo MTA.
Não estou tentando descontextualizar mas este parágrafo em particular me chamou a atenção: até que ponto um Cargo é "tático"? Afinal, uma de suas funções "táticas" é transportar blindados 8 x 8 e estes não param de aumentar em tamanho e peso.
A meu ver, 35 toneladas não descaracterizam um Cargo como Tático mas sim lhe aumentam o leque de opções.
tem a ver também com raio de ação. Quando pensamos em algo estratégico é algo que seria capaz de fazer diferença no nível... estratégico!!!
O problema é que ai cada um tem as suas necessidades, e portanto suas definições: para nós seria estratégico transportar 50/60 toneladas de Roraima até o Rio grande do Sul sem escalas, enquanto tático seria de Boa Vista até o PEF de Surucucu. Mas se fizermos a mesma comparação, por exemplo com Israel, vermos que as definições deles de tático e estratégico são completamente diferentes.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Sobre o KC-390
Mas importam as nossas, não? A MEU VER - friso isso, para variar - precisamos de meios que transportem o que precisarmos e, para nossa sorte ou azar, isso PODE implicar cargas volumosas, pesadas e a longo alcance. Por exemplo, um 390 transportaria nonstop e sem REVO um Guarani 6 x 6, ou 8 x 8 com 105 - NUNCA vou gostar desse nome, parece coisa de paraguaio - pelo trajeto que citaste, Sapão véio? Isso faz do 390 o que, tático ou estratégico, para NÓS?
Pelo que PENSO ter entendido, a TÁTICA é o - ou um, sei lá eu - meio para alcançar o objetivo da ESTRATÉGIA. Assim, o que faz, no NOSSO contexto, um Cargo ser tático ou estratégico? Alcance, carga ou ambos? E como se situa o 390 no contexto?
Pelo que PENSO ter entendido, a TÁTICA é o - ou um, sei lá eu - meio para alcançar o objetivo da ESTRATÉGIA. Assim, o que faz, no NOSSO contexto, um Cargo ser tático ou estratégico? Alcance, carga ou ambos? E como se situa o 390 no contexto?
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Re: Sobre o KC-390
No meu entender ele estaria no meio termo: não é tático como o C-295 e nem estratégico como o KC-135 o que é uma desvantagem. Mas de certo modo pode operar um pouco na área de ambos o que não deixa de ser uma vantagem
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Re: Sobre o KC-390
Penso que o que determine classificar um vetor de tático ou estratégico tem haver sim com suas capacidades, mas sobretudo tem haver com as CAPACIDADES que ele pode proporcionar dentro da doutrina da Força Aérea e dos objetivo estratégicos e táticos de seu emprego.Túlio escreveu:Mas importam as nossas, não? A MEU VER - friso isso, para variar - precisamos de meios que transportem o que precisarmos e, para nossa sorte ou azar, isso PODE implicar cargas volumosas, pesadas e a longo alcance. Por exemplo, um 390 transportaria nonstop e sem REVO um Guarani 6 x 6, ou 8 x 8 com 105 - NUNCA vou gostar desse nome, parece coisa de paraguaio - pelo trajeto que citaste, Sapão véio? Isso faz do 390 o que, tático ou estratégico, para NÓS?
Pelo que PENSO ter entendido, a TÁTICA é o - ou um, sei lá eu - meio para alcançar o objetivo da ESTRATÉGIA. Assim, o que faz, no NOSSO contexto, um Cargo ser tático ou estratégico? Alcance, carga ou ambos? E como se situa o 390 no contexto?
Somente considerando o fato de ser um projeto Nacional com requisitos elaborados pela FAB, para atendimento de inúmeras demandas, idealizado para operar nos cenários mais diversificados do território brasileiro, já o torna sem dúvida ESTRATÉGICO.
Mas que dizer das CAPACIDADES ? Transporte Militar, lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, Combate a incêndio florestal, Busca e resgate, REVO ... reconfiguração para transporte das mais variadas cargas, alcance suficiente para atuação em toda a América do Sul ... para os objetivos Brasileiros sem dúvida é Estratégico.
Se o objetivo brasileiro fosse levar tropas e armamentos para o outro lado do planeta (com os EEUUs) o KC-390 seria tático e o C-17 estratégico, porém como o objetivo brasileiro não passa por esse requisito o C-17 não seria estratégico para o Brasil ... e por esse motivo não está em nossos planos.
É o que eu penso.
Abs
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: Sobre o KC-390
COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - AVIAÇÃO
09 de Novembro, 2013 - 10:50 ( Brasília )
EMBRAER ESPERA TER CLIENTE DO KC-390 ATÉ JUNHO DE 2014; PODE SER ESTRANGEIRO
O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve estar fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar.
"A expectativa é de que a gente tenha algum cliente, que não necessariamente seja o Brasil, até o primeiro semestre do ano que vem", disse Aguiar, após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda firme inicial pela aeronave.
Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de 2 bilhões de dólares, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.
Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca firmaram acordos preliminares para aquisição potencial, em conjunto, de 60 novos aviões de carga da Embraer. Mas nenhum pedido firme foi assinado até o momento.
METAS NA DEFESA
Aguiar disse também que a Embraer Defesa & Segurança está perto de superar suas metas de 2013. A companhia estimou no começo do ano que teria receita de 1,25 bilhão a 1,35 bilhão de dólares na área de Defesa e Segurança no atual exercício.
"Estamos muito próximos disso (superar a meta). Estamos correndo atrás para fazer isso", disse o executivo, ressaltando que o quarto trimestre é, historicamente, o melhor para o setor de aeronáutica.
http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... trangeiro/
obs: eu não consigo imaginar maior mico do que este de uma empresa brasileira desenvolver com dinheiro público sob os auspícios do GF/FAB, uma aeronave como esta, e não ser a própria FAB a prime contractor.
Mas como estamos no Brasil...
09 de Novembro, 2013 - 10:50 ( Brasília )
EMBRAER ESPERA TER CLIENTE DO KC-390 ATÉ JUNHO DE 2014; PODE SER ESTRANGEIRO
O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve estar fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar.
"A expectativa é de que a gente tenha algum cliente, que não necessariamente seja o Brasil, até o primeiro semestre do ano que vem", disse Aguiar, após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda firme inicial pela aeronave.
Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de 2 bilhões de dólares, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.
Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca firmaram acordos preliminares para aquisição potencial, em conjunto, de 60 novos aviões de carga da Embraer. Mas nenhum pedido firme foi assinado até o momento.
METAS NA DEFESA
Aguiar disse também que a Embraer Defesa & Segurança está perto de superar suas metas de 2013. A companhia estimou no começo do ano que teria receita de 1,25 bilhão a 1,35 bilhão de dólares na área de Defesa e Segurança no atual exercício.
"Estamos muito próximos disso (superar a meta). Estamos correndo atrás para fazer isso", disse o executivo, ressaltando que o quarto trimestre é, historicamente, o melhor para o setor de aeronáutica.
http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... trangeiro/
obs: eu não consigo imaginar maior mico do que este de uma empresa brasileira desenvolver com dinheiro público sob os auspícios do GF/FAB, uma aeronave como esta, e não ser a própria FAB a prime contractor.
Mas como estamos no Brasil...
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Re: Sobre o KC-390
18 de Dezembro, 2013 - 00:10 ( Brasília )
Entrevista com Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390
EMBRAER Defesa e Segurança
São José dos Campos - SP
http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... ma-KC-390/
abraços
arcanjo
Entrevista com Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390
EMBRAER Defesa e Segurança
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Re: Sobre o KC-390
Já tinham postado isso ?
Além de tudo, achei interessante a resposta da última pergunta. Então se houver interessado...
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REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Re: Sobre o KC-390
Bom...Disseram que a Embraer enviou um comunicado a Fadea dizendo que o primeiro protótipo atrasaria, aliás me pergunto, não seria porque foi a Fadea que atrasou as entregas das peças? Quem disse foi uma fonte Argentina com acesso a Fadea, bom se for verdade ou mentira em breve saberemos. Tomara que o primeiro protótipo fique pronto este ano mesmo.
Brava Gente, Brasileira!!!
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Re: Sobre o KC-390
19 de março de 2014
Aero Vodochody, da República Tcheca, envia primeira fuselagem traseira de KC-390 para a Embraer
Segundo nota publicada pela empresa tcheca Aero Vodochody na terça-feira, 18 de março, foi enviada à brasileira Embraer a maior aeroestrutura já produzida na República Tcheca: a primeira fuselagem traseira destinada ao jato militar de transporte KC-390.
Para o envio dessa parte da aeronave à Embraer, terceira maior fabricante aeronáutica do mundo, foi necessário utilizar um cargueiro russo AN-124 Ruslan, fabricado na Ucrânia pela Antonov. A fuselagem traseira do KC-390, enviada na terça-feira, tem dimensões de 6,5 x 4,5 x 3,3 metros, segundo a empresa tcheca.
No programa do KC-390, a Aero Vodochody tem sob sua responsabilidade a entrega da fuselagem traseira, da rampa de carga, de todas as portas da cabine e do bordo de ataque fixo – para este último item, a empresa também é responsável pelo projeto e desenvolvimento. O contrato de fornecimento de partes estruturais do KC-390 foi assinado em 2011 com a Embraer. O primeiro voo do novo jato é esperado para este ano, e a entrada em operação é prevista para 2016.
FONTE / IMAGEM: Aero Vodochody http://www.aero.cz/news/119/en
http://www.aereo.jor.br/2014/03/19/aero ... a-embraer/
20/3/2014
Fuselagem traseira do KC-390 chega é entregue em Viracopos pela Aero Vodochody
O Antonov An-124, um dos maiores cargueiros do mundo, trouxe na terça-feira a seção traseira da fuselagem do protótipo do KC-390 da Embraer. Produzida pela Aero Vodochody, a peça pesa 4,5 toneladas, medindo 4,5m x 6,5m x 3,3m.
A fabricante da República Tcheca vai fornecer também as portas da aeronave, rampa de carga e os bordos de ataque do KC-390.
Esta não foi a primeira vez que o Antonov An-124 pousou em Viracopos. O avião possui 73,3m de envergadura, 68,9m de comprimento e transportar até 230 toneladas de cargas. A aeronave pousou às 17h21 em Viracopos, após um voo direto de 12 horas. Depois do desembarque, a fuselagem foi transportada de carreta para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O An-124 decolou de Viracopos ontem.
http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=3359
abçs
arcanjo
Aero Vodochody, da República Tcheca, envia primeira fuselagem traseira de KC-390 para a Embraer
Segundo nota publicada pela empresa tcheca Aero Vodochody na terça-feira, 18 de março, foi enviada à brasileira Embraer a maior aeroestrutura já produzida na República Tcheca: a primeira fuselagem traseira destinada ao jato militar de transporte KC-390.
Para o envio dessa parte da aeronave à Embraer, terceira maior fabricante aeronáutica do mundo, foi necessário utilizar um cargueiro russo AN-124 Ruslan, fabricado na Ucrânia pela Antonov. A fuselagem traseira do KC-390, enviada na terça-feira, tem dimensões de 6,5 x 4,5 x 3,3 metros, segundo a empresa tcheca.
No programa do KC-390, a Aero Vodochody tem sob sua responsabilidade a entrega da fuselagem traseira, da rampa de carga, de todas as portas da cabine e do bordo de ataque fixo – para este último item, a empresa também é responsável pelo projeto e desenvolvimento. O contrato de fornecimento de partes estruturais do KC-390 foi assinado em 2011 com a Embraer. O primeiro voo do novo jato é esperado para este ano, e a entrada em operação é prevista para 2016.
FONTE / IMAGEM: Aero Vodochody http://www.aero.cz/news/119/en
http://www.aereo.jor.br/2014/03/19/aero ... a-embraer/
20/3/2014
Fuselagem traseira do KC-390 chega é entregue em Viracopos pela Aero Vodochody
O Antonov An-124, um dos maiores cargueiros do mundo, trouxe na terça-feira a seção traseira da fuselagem do protótipo do KC-390 da Embraer. Produzida pela Aero Vodochody, a peça pesa 4,5 toneladas, medindo 4,5m x 6,5m x 3,3m.
A fabricante da República Tcheca vai fornecer também as portas da aeronave, rampa de carga e os bordos de ataque do KC-390.
Esta não foi a primeira vez que o Antonov An-124 pousou em Viracopos. O avião possui 73,3m de envergadura, 68,9m de comprimento e transportar até 230 toneladas de cargas. A aeronave pousou às 17h21 em Viracopos, após um voo direto de 12 horas. Depois do desembarque, a fuselagem foi transportada de carreta para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O An-124 decolou de Viracopos ontem.
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abçs
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Re: Sobre o KC-390
pq tantas partes sendo construídas fora? a embraer nao tem capacidade de produzi-las aqui?
nao fica mais caro contrui-las fora e depois transportar tantas peças?=P
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Editado pela última vez por lordlex em Qui Mar 20, 2014 8:34 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390
Parcerias.lordlex escreveu:pq tantas partes sendo construídas fora? a embraer nao tem capacidade de produzi-las aqui?
nao fica mais caro contrui-las fora e depois transportar tantas peças =P
Esses sao parceiros de risco do programa, o que garantem encomendas iniciais desses paises e investimento $$$ no projeto.
Capacidade a Embraer tem, para tanto que ela fez todo o projeto da aeronave.
[]s
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CB_Lima = Carlos Lima