Isso não é Wall Street. E nem o livro de Tom Clancy, divida de honra.hades767676 escreveu:Para quem acha que em Moscou existem amadores. Prevendo a queda das ações com o conflito na Crimeia, o governo russo comprou (a preços baixos) um enorme montante de ações de várias empresas russas (inclusive Gazprom) que estavam no controle de estrangeiros aumentando o controle sobre tal empresas. O dólar subiu bastante e Moscou injetou dólares na economia a preços autos, um dia depois os preços baixaram e novamente o governo teve grandes lucros. Tudo, dizem, foi meticulosamente orquestrado por Medvedv.
Especula-se que Moscou tem a mesma ideia na Ucrânia, assim que as ações de empresas ucranianas atingirem patamares baixos (por algum motivo) Moscou pretende abocanhar boa parte das empresas ucranianas.
Antes que um certo "alguém" diga que isso é invenção, procure por movimentações financeiras da bolsa de Moscou, até em site ocidentais é possível conferir.
http://politikus.ru/v-rossii/14197-polz ... poliy.html
Aquilo que tu vê nos filmes de compras e recompras de empresas. Com golpes e contragolpes dos acionistas. Só funciona no mercado americano. Por que a reforma financeira dos anos 1930 tem normas que defendem o direito de propriedade dos investidores a tal ponto que eles podem tomar uma empresa. E a lei garante que seja possível devido a podem comprar o controle e ações a revelia dos donos anteriores. Era uma estratégia comum nos anos 1980s e 1990s. Hoje acredito que a legislação não permita ou imponha tantas restrições que inviabilize a operação desse estilo. O que é permitido e encorajado é derrubar executivos que fizeram besteira.
Nos demais países do mundo com tradição no mercado de ações. Por exemplo, França, Japão e até China. É impossível construir operações assim. A venda e compra de ações demanda tempo e é bem complicada. tanto que o que movimento as bolsas são operações com derivativos, hedges e títulos públicos que não tem nome e poucas restrições de trocarem de mão. Incluso sendo uma operação comum com grandes empresas para captação de recursos.
Bos países com mercado não-desenvolvidos e sem garantia legal como Brasil e Rússia. É uma zona. A bolsa da Russia serve para especular com moeda estrangeira e títulos públicos. A maior movimentação é bem enganosa ou que especuladores estão rindo e enchendo os bolsos. O suposto controle das empresas é bem questionável por que não a lei que a realmente a defenda. Pode ser apenas uma fantasia passageira e não valer nada.
Além disso, uma minoria das empresas tem ações em bolsa e, mesmo as que tem, negociam uma quantidade ridícula de ações cheia de restrições sobre controle corporativa e recebimento de dividendo. inclusive podendo não dar poder nenhuma sobre a companhia. Essa é a estratégia comum nas companhias "clássicas" brasileiras, privadas e públicas, como também na Rússia e Ucrânia.
As grandes operações e companhia tem ações e operações em wall street e city londrina. Por que lá que está o dinheiro que flui de qualquer lugar do mundo.