A-12
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Re: A-12
abuldog, leves em consideração que a FAB irá operar seus caças, e outros meios, a partir de suas bases aéreas no litoral, tanto nas funções básicas de uma força aérea, como e também, enquanto ação aeronaval, em cooperação com a MB e sua aviação.
No caso da MB, o uso de caças embarcados, como o Leandro colocou, é importante no trabalho de controle de área marítima, quando nós devemos/podemos executar uma defesa em profundidade. Ou seja, para além do alcance da aviação em terra.
No nossa caso, isto se daria em situações onde uma ou mais FT's brasileira se oporia a uma eventual ameaça posicionando-se em áreas em que nosso potenciais agressores teriam de necessariamente passar e/ou fundear seus próprios navios. Ao negar este recurso a um inimigo, via aviação embarcada, estamos, como você mesmo disse, levando a disputa para o mais longe possível de nosso litoral, e obrigando nossos adversários a manobrar para defender-se, ao invés de se ocupar em nos atacar.
De qualquer forma, a aviação em terra, seja ela da FAB ou da MB, como explicitei no primeiro post, são completares e interdependentes as operações aeronavais embarcadas em qualquer situação.
Procures imaginar daqui a uns vinte anos, qual não seria a estrutura da nossa aviação naval, de terra e embarcada, a fim de que tenhamos real e crível poder de intervenção em toda a área do Atlântico Sul, a partir dos vetores nacionais de que viremos a dispor, com base no que o SIGAAZ irá nos proporcionar em termos de consciência situacional e NCW.
Imaginou?
abs.
No caso da MB, o uso de caças embarcados, como o Leandro colocou, é importante no trabalho de controle de área marítima, quando nós devemos/podemos executar uma defesa em profundidade. Ou seja, para além do alcance da aviação em terra.
No nossa caso, isto se daria em situações onde uma ou mais FT's brasileira se oporia a uma eventual ameaça posicionando-se em áreas em que nosso potenciais agressores teriam de necessariamente passar e/ou fundear seus próprios navios. Ao negar este recurso a um inimigo, via aviação embarcada, estamos, como você mesmo disse, levando a disputa para o mais longe possível de nosso litoral, e obrigando nossos adversários a manobrar para defender-se, ao invés de se ocupar em nos atacar.
De qualquer forma, a aviação em terra, seja ela da FAB ou da MB, como explicitei no primeiro post, são completares e interdependentes as operações aeronavais embarcadas em qualquer situação.
Procures imaginar daqui a uns vinte anos, qual não seria a estrutura da nossa aviação naval, de terra e embarcada, a fim de que tenhamos real e crível poder de intervenção em toda a área do Atlântico Sul, a partir dos vetores nacionais de que viremos a dispor, com base no que o SIGAAZ irá nos proporcionar em termos de consciência situacional e NCW.
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Re: A-12
FCarvalho escreveu:abuldog, leves em consideração que a FAB irá operar seus caças, e outros meios, a partir de suas bases aéreas no litoral, tanto nas funções básicas de uma força aérea, como e também, enquanto ação aeronaval, em cooperação com a MB e sua aviação.
No caso da MB, o uso de caças embarcados, como o Leandro colocou, é importante no trabalho de controle de área marítima, quando nós devemos/podemos executar uma defesa em profundidade. Ou seja, para além do alcance da aviação em terra.
No nossa caso, isto se daria em situações onde uma ou mais FT's brasileira se oporia a uma eventual ameaça posicionando-se em áreas em que nosso potenciais agressores teriam de necessariamente passar e/ou fundear seus próprios navios. Ao negar este recurso a um inimigo, via aviação embarcada, estamos, como você mesmo disse, levando a disputa para o mais longe possível de nosso litoral, e obrigando nossos adversários a manobrar para defender-se, ao invés de se ocupar em nos atacar.
De qualquer forma, a aviação em terra, seja ela da FAB ou da MB, como explicitei no primeiro post, são completares e interdependentes as operações aeronavais embarcadas em qualquer situação.
Procures imaginar daqui a uns vinte anos, qual não seria a estrutura da nossa aviação naval, de terra e embarcada, a fim de que tenhamos real e crível poder de intervenção em toda a área do Atlântico Sul, a partir dos vetores nacionais de que viremos a dispor, com base no que o SIGAAZ irá nos proporcionar em termos de consciência situacional e NCW.
Imaginou?
abs.
Olá camarada, concordo integralmente com você!! As minhas colocações são tentativas de explicações para os que apoiam o FIM da aviação naval embarcada , alegando que a aviação em terra pode cumprir o papel da mesma.
Desculpem,com todo respeito desse mundo! Mas quem pensa isso deve procurar ter uma visão mais estratégicas e um pouco menos(só um pouco) econômica; conhecem o ditado: O BARATO SAI CARO!!
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Re: A-12
Os aviões em terra são IMPRESCINDÍVEIS!! contra as forças atacantes que consigam passar da luta que ocorrerá no mar , atuando no mar(antes que a força alcance o litoral) porém com muito menos distância do que se eles tivessem que ir um pouco além das bacias(atacar as forças antes que cheguem nas plataformas).
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Re: A-12
Olá Abuldog. Concordo. É por aí mesmo.
Os caças da FAB, junto a AN baseada em terra(Patrulha naval, C4IRS e caças também), nos ajudarão a levar o combate aeronaval para abem além dos limites externos da nossa Amazônia Azul.
E, como em tese o raio de ação do Gripen NG está informado em cerca de 1.300kms - dependendo da missão - a nossa defesa aérea sobre o AS será alçada para bem longe de nossa costa, a partir das 800 mn, de forma a forçar qualquer oponente que vier do mar a se ver obrigado, por força de nossas FT's fora desta área de cobertura, a manter um maior número de caças em alerta de PAC's no ar, ou em seus conveses para a defesa aérea da frota, a fim de proteger a si e ao seu, maior e necessário, apoio logístico móvel, tendo em vista as operações desenvolveres-se em nível oceânico.
No mais, isto também forçará qualquer FT a dispor de uma cobertura ASW maior e melhor, visto que nesta área fora da Amazônia Azul, os nossos Subnuc's estarão 'livres para caçar a vontade'.
Enfim, temos muito a fazer, e mais ainda a aprender.
abs.
Os caças da FAB, junto a AN baseada em terra(Patrulha naval, C4IRS e caças também), nos ajudarão a levar o combate aeronaval para abem além dos limites externos da nossa Amazônia Azul.
E, como em tese o raio de ação do Gripen NG está informado em cerca de 1.300kms - dependendo da missão - a nossa defesa aérea sobre o AS será alçada para bem longe de nossa costa, a partir das 800 mn, de forma a forçar qualquer oponente que vier do mar a se ver obrigado, por força de nossas FT's fora desta área de cobertura, a manter um maior número de caças em alerta de PAC's no ar, ou em seus conveses para a defesa aérea da frota, a fim de proteger a si e ao seu, maior e necessário, apoio logístico móvel, tendo em vista as operações desenvolveres-se em nível oceânico.
No mais, isto também forçará qualquer FT a dispor de uma cobertura ASW maior e melhor, visto que nesta área fora da Amazônia Azul, os nossos Subnuc's estarão 'livres para caçar a vontade'.
Enfim, temos muito a fazer, e mais ainda a aprender.
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Re: A-12
Acho valido aviação embarcada, mas nós temos dinheiro para gastar...? Sem essa resposta fica igual pessoas sem dinheiro mas que querem ter aquele tipo de carro, moto... compra usado não tem dinheiro para usar, quando tem é pouco e contado e sempre ta na oficina... ficando mais tempo lá que realmente funcionando e sendo aproveitado.ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, o problema que aviação naval baseada em terra; mesmo para operações no mar; é o mesmo problema que a aviação em terra para cumprir missão no mar.FCarvalho escreveu:O caminho é este Gabriel. E a MB sabe disso. Demos tempo ao tempo.
A aviação naval baseada em terra é só questão de tempo.
No mais, a FAB como um todo tem o seu papel nas ações aeronavais, e a AN da MB o seu.
Ambas são complementares e interdependentes no nosso cenário.
Esse negócio de cada um no seu quadrado, ainda bem, foi e está sendo abandonado há tempos em nossas ffaa's.
Vamos torcer agora para que os projetos e intencionalidades da MB nesta área - que são de longo prazo - sejam alcançados senão no menor prazo, mas nos prazos planejados/determinados.
Quiçá penso eu, ainda antes do final da próxima década.
abs.
VANTAGENS DE TER A AVIAÇÃO EMBARCADA PARA DEFESA DO NOSSO MAR TERRITORIAL E BACIAS PETROLÍFERAS NA NOSSA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA:
o caça pode voltar rapidamente para o porta aviões para rearmar e reabastecer;
pode voltar para o PA para pequenos reparos e voltar ao combate(no hangar é possível pequenos reparos);
a mais rápida resposta, pois está embarcado próximo a área de operações(o caça em terra leva um tempo maior para armar abastecer e chegar nas plataformas);
ele pode mandar caças de reforços mais rapidamente caso a primeira esquadrilha tenha dificuldades de repelir uma ameaça, diferente dos em terra que demandam tempo maior para reforçar a esquadrilha em luta;
o PA pode rapidamente mandar grande quantidade de helicópteros de resgate para tirar vários pilotos ejetados no mar(nossos pilotos vão ter que esperar quanto tempo , dentro da água, para os hellis vindos do litoral tirá-los da água? lembrem-se da hipotermia).
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Re: A-12
Índia é a 11° maior economia do mundo, PIB de 1,758 trilhões, carga tributária de 17,7%Sd Young Guns 2 escreveu:Acho valido aviação embarcada, mas nós temos dinheiro para gastar...? Sem essa resposta fica igual pessoas sem dinheiro mas que querem ter aquele tipo de carro, moto... compra usado não tem dinheiro para usar, quando tem é pouco e contado e sempre ta na oficina... ficando mais tempo lá que realmente funcionando e sendo aproveitado.ABULDOG74 escreveu: Olá camarada, o problema que aviação naval baseada em terra; mesmo para operações no mar; é o mesmo problema que a aviação em terra para cumprir missão no mar.
VANTAGENS DE TER A AVIAÇÃO EMBARCADA PARA DEFESA DO NOSSO MAR TERRITORIAL E BACIAS PETROLÍFERAS NA NOSSA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA:
o caça pode voltar rapidamente para o porta aviões para rearmar e reabastecer;
pode voltar para o PA para pequenos reparos e voltar ao combate(no hangar é possível pequenos reparos);
a mais rápida resposta, pois está embarcado próximo a área de operações(o caça em terra leva um tempo maior para armar abastecer e chegar nas plataformas);
ele pode mandar caças de reforços mais rapidamente caso a primeira esquadrilha tenha dificuldades de repelir uma ameaça, diferente dos em terra que demandam tempo maior para reforçar a esquadrilha em luta;
o PA pode rapidamente mandar grande quantidade de helicópteros de resgate para tirar vários pilotos ejetados no mar(nossos pilotos vão ter que esperar quanto tempo , dentro da água, para os hellis vindos do litoral tirá-los da água? lembrem-se da hipotermia).
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Rússia é a 8° maior economia do mundo, PIB de 2,117 trilhões, carga tributária de 36,9%
Brasil é a 7° maior economia do mundo, PIB de 2,190 trilhões, carga tributária de 34,4%
Tem certeza que o problema é falta de dinheiro?
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Re: A-12
Tenho! Já viu algo funcionando plenamente em qualquer esfera no Brasil? E isso é muito mais muito superficial pra ser algum exemplo.jeremiasbecker escreveu:Índia é a 11° maior economia do mundo, PIB de 1,758 trilhões, carga tributária de 17,7%Sd Young Guns 2 escreveu: Acho valido aviação embarcada, mas nós temos dinheiro para gastar...? Sem essa resposta fica igual pessoas sem dinheiro mas que querem ter aquele tipo de carro, moto... compra usado não tem dinheiro para usar, quando tem é pouco e contado e sempre ta na oficina... ficando mais tempo lá que realmente funcionando e sendo aproveitado.
Rússia é a 8° maior economia do mundo, PIB de 2,117 trilhões, carga tributária de 36,9%
Brasil é a 7° maior economia do mundo, PIB de 2,190 trilhões, carga tributária de 34,4%
Tem certeza que o problema é falta de dinheiro?
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Re: A-12
Sd Young Guns 2 escreveu:Acho valido aviação embarcada, mas nós temos dinheiro para gastar...? Sem essa resposta fica igual pessoas sem dinheiro mas que querem ter aquele tipo de carro, moto... compra usado não tem dinheiro para usar, quando tem é pouco e contado e sempre ta na oficina... ficando mais tempo lá que realmente funcionando e sendo aproveitado.ABULDOG74 escreveu: Olá camarada, o problema que aviação naval baseada em terra; mesmo para operações no mar; é o mesmo problema que a aviação em terra para cumprir missão no mar.
VANTAGENS DE TER A AVIAÇÃO EMBARCADA PARA DEFESA DO NOSSO MAR TERRITORIAL E BACIAS PETROLÍFERAS NA NOSSA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA:
o caça pode voltar rapidamente para o porta aviões para rearmar e reabastecer;
pode voltar para o PA para pequenos reparos e voltar ao combate(no hangar é possível pequenos reparos);
a mais rápida resposta, pois está embarcado próximo a área de operações(o caça em terra leva um tempo maior para armar abastecer e chegar nas plataformas);
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Olá camarada, sempre fui fã da matéria História na minha vida acadêmica e uma coisa eu aprendi em história: PAÍSES QUE TEM MOTIVOS PRA SE "PREVENIR", NÃO DEVE POUPAR EM DEFESA; POIS QUEM QUER O QUE É DOS OUTROS NÃO IRÁ POUPAR.
VI NO DEBATE DA DAN SOBRE A COMPRA DO GRIPEN FAZER UMA COLOCAÇÃO MAIS PERFEITA SOBRE DEFESA , ELE DISSE:
A DEFESA DE UM PAÍS É COMO O SEGURO DE UM CARRO, VOCÊ PODE NUNCA TER QUE USÁ-LO; MAS VOCÊ TEM QUE ESTAR COM ELE PAGO E COM TODAS AS SEGURIDADES COBERTAS(ROUBO, BATIDA E ETC.).
NO TREINAMENTO NO CFN EU APRENDI UMA FRASE QUANDO ESTAMOS FICANDO EXAUSTOS QUE O LÍDER DO TREINAMENTO SEMPRE FALA:
"SUOR POUPA SANGUE SENHORES!"
Colocando isso tudo citado acima para a defesa nacional eu penso: todo esforço e sacrifício que fizermos agora para termos uma defesa pelo menos compatível ou próximo(nas três forças) com a grandeza do país, pode poupar muito sangue lá na frente.
ABRIR MÃO DA OPÇÃO DE TERMOS PA`S PODE SIM CUSTAR MUITO CARO LÁ NA FRENTE.
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Re: A-12
Se o aposentar-mos agora sem um substituto, pense como o governo, você acha que após alguns anos sem nenhum o Governo Federal vai querer comprar e construir DOIS!? Como diz a END?
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Re: A-12
Defesa no Brasil sempre foi problema de: consciência, vontade e decisão.
Não temos grandes coisa da primeira; a segunda sempre foi mal resolvida, e por conseguinte, a terceira, sempre será fruto de conveniências pessoais e político-ideológicas.
Simples, assim.
abs.
Não temos grandes coisa da primeira; a segunda sempre foi mal resolvida, e por conseguinte, a terceira, sempre será fruto de conveniências pessoais e político-ideológicas.
Simples, assim.
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Re: A-12
Sim colega, já vi muito coisa funcionando bem no Brasil, mas a grande maioria delas está ligada a administração privada.Sd Young Guns 2 escreveu:Tenho! Já viu algo funcionando plenamente em qualquer esfera no Brasil? E isso é muito mais muito superficial pra ser algum exemplo.jeremiasbecker escreveu: Índia é a 11° maior economia do mundo, PIB de 1,758 trilhões, carga tributária de 17,7%
Rússia é a 8° maior economia do mundo, PIB de 2,117 trilhões, carga tributária de 36,9%
Brasil é a 7° maior economia do mundo, PIB de 2,190 trilhões, carga tributária de 34,4%
Tem certeza que o problema é falta de dinheiro?
A citação acima deixa bem claro que o problema do Brasil não é falta de dinheiro, como União temos mais dinheiro que a Índia e Rússia (potências militares que projetam e operam NAes).
O problema do Brasil é a má administração pública, em todos os níveis e esferas, governo federal, estadual, municipal, ministérios, e infelizmente até dentro das forças armadas (todas). E quando se fala em má administração está implícito a corrupção também.
O segundo grande problema do Brasil é a falta de interesse pela construção e manutenção de forças armadas modernas e operantes. Infelizmente nossos políticos (e a opinião pública) sempre trataram as três forças como um ferro velho, como um mal necessário.
Com a mais absoluta certeza, não é a falta de dinheiro nos cofres do GF o problema, mas a má aplicação destes recursos, infelizmente.
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Re: A-12
A India e a Russia tem menos corrupção que o Brasil... sei...
A questão é que a Rússia é a Rússia e tem uma sociedade completamente diferente da realidade sul-americaca Brasileira. A India tem um Paquistão e uma China às portas e já houve de facto confrontos com esses países 8que até têm ADM).
A Defesa NUNCA foi uma prioridade para os sucessivos governos Brasileiros a não ser quando estão em guerra (e por norma são apanhados com as calças na mão).
A questão é que a Rússia é a Rússia e tem uma sociedade completamente diferente da realidade sul-americaca Brasileira. A India tem um Paquistão e uma China às portas e já houve de facto confrontos com esses países 8que até têm ADM).
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