Eu tambem nâo estava acreditando que a base de Floripa iria fechar.....menos mal..sdssapao escreveu:Nenhuma das duas vai fechar, assim como Fortaleza e Santos não fecharam e nem foram "perdidas"...FCarvalho escreveu:Enquanto isso no mundo real...
Enquanto o Gripen não chega, FAB fecha bases para economizar
22 de dezembro de 2013
DEPOIS DE FORTALEZA E SANTOS, AFONSOS E FLORIANÓPOLIS PODEM PARAR
Chico Otávio
http://www.aereo.jor.br/2013/12/22/enqu ... conomizar/
21 de Dezembro, 2013 - 10:50 ( Brasília )
Aviação
FAB AFASTA CONTROLADORES APÓS AVIÃO FAZER MANOBRA PARA EVITAR BATIDA NO AR
Voo da Azul saía de Viracopos, em Campinas, sentido Rio de Janeiro. Aeronáutica instaurou investigação interna após incidente nesta quinta-feira.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ida-no-ar/
Floripa mantem e em Afonsos as unidades foram deslocadas por causa da restrição do espaço aéreo, principalmente agora, que inviabilizava uma saída por instrumentos por exemplo.
E o Campo dos Afonsos e MUITO maior do que a Base dos Afonsos. NADA mais ira sair do Campo, muito pelo contrario, outras unidades que não possuem aeronaves irão ocupar o local fisico das unidades aéreas.
FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
Até onde sei, pode ser que mude o ano e tudo mude!!!
Sei que Floripa foi cogitada para ser uma base mista, com unidades de outras forças; e até mesmo ser passada para outra subordinação.
Mas me parece que com a construção do Hospital isso foi deixado de lado.
Afonsos tem a UNIFA com inúmeras unidades sediadas ali, sem nenhuma previsão de mudança.
Sei que Floripa foi cogitada para ser uma base mista, com unidades de outras forças; e até mesmo ser passada para outra subordinação.
Mas me parece que com a construção do Hospital isso foi deixado de lado.
Afonsos tem a UNIFA com inúmeras unidades sediadas ali, sem nenhuma previsão de mudança.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: FAB NEWS
DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO
E BÉLICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 2/2014 - UASG 120195
Nº Processo: 67106001244201325 . Objeto: Prestação de Serviços de
reparo, com fornecimento de material e assistência técnica em suporte
às operações dos helicópteros FAB MI-35M, incluindo os motores
VK-2500. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art.
25º, Inciso I da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Impossibilidade
de competição, por se tratar de empresa fornecedora exclusiva,
por meio de Decreto Presidencial Russo. Declaração de Inexigibilidade
em 17/05/2013. MARCELO ESTEVAM BARBOSA. Ordenador
de Despesas. Ratificação em 03/01/2014. PAULO JOAO
CURY. Diretor da Dirmab. Valor Global: R$ 69.915.000,00. CNPJ
CONTRATADA : Estrangeiro ROSOBORONEXPORT JSC.(SIDEC - 03/01/2014) 120195-00001-2013NE800246
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reparo, com fornecimento de material e assistência técnica em suporte
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Re: FAB NEWS
O VK-2500 é uma versão bastante modificada e mais potente do TV3-117 para regiões muito quentes e/ou muito altas...gabriel219 escreveu:Motores VK-2500??? Achei que era o Klimov T-V3.
http://en.wikipedia.org/wiki/Klimov_VK-2500
http://en.wikipedia.org/wiki/Klimov_TV3-117
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Re: FAB NEWS
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONVITE No- 2/CABE/2014
Modalidade: Convite Nº02/CABE/2014; OBJETO: aquisição de 10
(dez) aeronaves (Planadores) de instrução incluindo treinamento de
pilotos, treinamento de técnicos para: montagem dos planadores, inspeção
programada e manutenção da aeronave, conforme Especificação
Técnica Nº 001/26AEPA-1/2013. ENTREGA DOS DOCUMENTOS
E PROPOSTAS: dia 06 de março de 2014, até às 14:00 h;
DATA DA ABERTURA DA HABILITAÇÃO: 06/03/2014, às 14:00
h. INFORMAÇÕES: De 2ª a 6ª, das 13:00 às 17:30 h, na Seção de
Licitações e Contratos, localizada em 16, Great James Street, Holborn
- Londres - WC1N 3DP - UK, telefones 0044 (20) 7440-4355, 7440-
4320 e 7440-4345; RETIRADA DO EDITAL: Comissão Aeronáutica
Brasileira na Europa, localizado no endereço acima citado ou pelo
website: www.bace.org.uk.
À COMISSÃO
CENTRO LOGÍSTICO
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CONVITE No- 2/CABE/2014
Modalidade: Convite Nº02/CABE/2014; OBJETO: aquisição de 10
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pilotos, treinamento de técnicos para: montagem dos planadores, inspeção
programada e manutenção da aeronave, conforme Especificação
Técnica Nº 001/26AEPA-1/2013. ENTREGA DOS DOCUMENTOS
E PROPOSTAS: dia 06 de março de 2014, até às 14:00 h;
DATA DA ABERTURA DA HABILITAÇÃO: 06/03/2014, às 14:00
h. INFORMAÇÕES: De 2ª a 6ª, das 13:00 às 17:30 h, na Seção de
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4320 e 7440-4345; RETIRADA DO EDITAL: Comissão Aeronáutica
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Re: FAB NEWS
Essa medida deverá melhorar ainda mais a disponibilidade da BANT para sediar grandes operações, já que o trafego de aeronaves.militares não concorrerá com o trafego civil. Acho que isso trará de volta as apresentações aéreas durante os Portões Aberto.
.
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Re: FAB NEWS
E aqueles materiais todos do terminal? Ficarao para a FAB, a INFRAERO vai levar, o que vai acontecer?
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Re: FAB NEWS
27 de janeiro de 2014
Helicóptero EC725 da FAB completa mil horas de voo
AERONAVE REALIZOU IMPORTANTES MISSÕES NA REGIÃO NORTE DO PAÍS, COMO BUSCAS, RESGATES E TRANSPORTE MÉDICO DE URGÊNCIA
A unidade do helicóptero EC725 entregue pela Helibras à Força Aérea Brasileira, denominado H-36 FAB 8510, completou mil horas de voo com um expressivo balanço das atividades desempenhadas. Com foco em transporte aéreo logístico e resgate sobre o mar e a selva, o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação Falcão da FAB, sediado em Belém (PA), que opera o EC725, está sempre à disposição para atender aos chamados recebidos utilizando a aeronave.
“Desde que o helicóptero chegou já realizamos diversas atividades, como um combate a incêndio em Macapá (AP), alertas SAR (de Busca e Resgate), missões presidenciais, treinamento e duas missões muito importantes para nós: uma de transporte médico de urgência e outra de busca e resgate de uma aeronave desaparecida na região”, conta o Major Mário Jorge Siqueira Oliveira, chefe da seção de Operações do 1º do 8º GAV.
A missão de transporte médico de urgência aconteceu no dia 8 de novembro de 2013, ocasião em que o Esquadrão comemorou 41 anos. A equipe foi acionada para resgatar um indígena que havia sido picado por uma cobra venenosa. O EC725 voou até a aldeia Najaty, a mais de 240 quilômetros de Macapá. “Devido à sua velocidade e capacidade de carga, o helicóptero chegou ao destino em apenas uma hora e meia e realizou com sucesso o resgate do paciente, mesmo em condições difíceis”, ressalta o Major. Sem espaço para pouso na aldeia, a tripulação infiltrou um médico e um homem SAR pelo guincho da aeronave e, após 30 minutos de sobrevoo, içou os tripulantes e a vítima, um homem de 41 anos, que foi imediatamente encaminhado para a capital do Estado.
Já o alerta de busca e resgate foi acionado em setembro para localizar uma aeronave que decolara de Belém e havia perdido contato com a torre de comando após relatos de fumaça no motor. “Todos os indícios levavam a crer que havia ocorrido uma queda, e 10 minutos após o alerta o helicóptero já estava voando para o último local em que a aeronave foi identificada no radar”, diz o major Mário. A tripulação logo encontrou a aeronave, ao identificar o foco de fumaça na mata, mas a rotação do EC725 aumentava as chamas, e os homens de resgate tiveram que descer em uma clareira próxima, mas infelizmente não havia sobreviventes.
A agilidade da aeronave e capacitação dos soldados mostrou que tais fatores são decisivos para garantir segurança e auxílio, não somente em áreas extremas, mas onde for necessário atuar. Para o Capitão Eduardo de Araújo Silva, comandante do EC725 em uma das missões, o helicóptero trouxe maior eficiência ao grupo. “Utilizamos nossa nova aeronave da melhor forma para cumprir a missão com excelência. Há pouco tempo, atividades semelhantes seriam mais complexas e desgastantes, mas hoje conseguimos ser mais eficazes com os recursos do helicóptero”.
A FAB já conta com quatro helicópteros EC725 em serviço e receberá outros 14 nos próximos anos.
DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica / FOTO: Esquadrão Falcão/ FAB
http://www.aereo.jor.br/2014/01/27/heli ... as-de-voo/
Helicóptero EC725 da FAB completa mil horas de voo
AERONAVE REALIZOU IMPORTANTES MISSÕES NA REGIÃO NORTE DO PAÍS, COMO BUSCAS, RESGATES E TRANSPORTE MÉDICO DE URGÊNCIA
A unidade do helicóptero EC725 entregue pela Helibras à Força Aérea Brasileira, denominado H-36 FAB 8510, completou mil horas de voo com um expressivo balanço das atividades desempenhadas. Com foco em transporte aéreo logístico e resgate sobre o mar e a selva, o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação Falcão da FAB, sediado em Belém (PA), que opera o EC725, está sempre à disposição para atender aos chamados recebidos utilizando a aeronave.
“Desde que o helicóptero chegou já realizamos diversas atividades, como um combate a incêndio em Macapá (AP), alertas SAR (de Busca e Resgate), missões presidenciais, treinamento e duas missões muito importantes para nós: uma de transporte médico de urgência e outra de busca e resgate de uma aeronave desaparecida na região”, conta o Major Mário Jorge Siqueira Oliveira, chefe da seção de Operações do 1º do 8º GAV.
A missão de transporte médico de urgência aconteceu no dia 8 de novembro de 2013, ocasião em que o Esquadrão comemorou 41 anos. A equipe foi acionada para resgatar um indígena que havia sido picado por uma cobra venenosa. O EC725 voou até a aldeia Najaty, a mais de 240 quilômetros de Macapá. “Devido à sua velocidade e capacidade de carga, o helicóptero chegou ao destino em apenas uma hora e meia e realizou com sucesso o resgate do paciente, mesmo em condições difíceis”, ressalta o Major. Sem espaço para pouso na aldeia, a tripulação infiltrou um médico e um homem SAR pelo guincho da aeronave e, após 30 minutos de sobrevoo, içou os tripulantes e a vítima, um homem de 41 anos, que foi imediatamente encaminhado para a capital do Estado.
Já o alerta de busca e resgate foi acionado em setembro para localizar uma aeronave que decolara de Belém e havia perdido contato com a torre de comando após relatos de fumaça no motor. “Todos os indícios levavam a crer que havia ocorrido uma queda, e 10 minutos após o alerta o helicóptero já estava voando para o último local em que a aeronave foi identificada no radar”, diz o major Mário. A tripulação logo encontrou a aeronave, ao identificar o foco de fumaça na mata, mas a rotação do EC725 aumentava as chamas, e os homens de resgate tiveram que descer em uma clareira próxima, mas infelizmente não havia sobreviventes.
A agilidade da aeronave e capacitação dos soldados mostrou que tais fatores são decisivos para garantir segurança e auxílio, não somente em áreas extremas, mas onde for necessário atuar. Para o Capitão Eduardo de Araújo Silva, comandante do EC725 em uma das missões, o helicóptero trouxe maior eficiência ao grupo. “Utilizamos nossa nova aeronave da melhor forma para cumprir a missão com excelência. Há pouco tempo, atividades semelhantes seriam mais complexas e desgastantes, mas hoje conseguimos ser mais eficazes com os recursos do helicóptero”.
A FAB já conta com quatro helicópteros EC725 em serviço e receberá outros 14 nos próximos anos.
DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica / FOTO: Esquadrão Falcão/ FAB
http://www.aereo.jor.br/2014/01/27/heli ... as-de-voo/
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Re: FAB NEWS
Outra vez esta conversa...
Aviação Militar
FAB fecha bases por falta de recursos
Militares se mostram preocupados com os constantes cortes no orçamento
Da redação em 28 de Janeiro de 2014 às 13:37
O crítico período que as forças armadas passam contrasta com os investimentos feitos na renovação de meios. Mesmo comemorando a finalização do F-X2, a FAB enfrenta a dura realidade de fechar diversas bases aéreas e unidades. À primeira vista, a mudança pode parecer que existe um novo nível de profissionalização, já que atualmente não se faz necessário um grande número de bases aéreas. Porém, na realidade tais mudanças não foram feitas após um processo estratégico, mas sim na necessidade de reduzir drasticamente os custos. Por exemplo, a FAB determinou o fim das operações aéreas na Base Aérea de Santos, que operava o 1º/11º GAv e que foi deslocado para a Base Aérea de Natal. O mesmo destino teve o 1º/5º GAv, que deixou Fortaleza.
Muitos militares tem se mostrado preocupados com a eminente desativação da Base Aérea do Campo dos Afonsos, considerado o berço da FAB. Além do aspecto emocional e histórico, os militares temem que a base seja completamente desativada e com isso se perca boa parte da capacidade operacional. No Afonsos estava o 1º/2º GT, que opera os C-130 Hercules e o 3º/8º GAv com os Super Puma. O primeiro foi deslocado para a Base Aérea do Galeão, onde já está o 1º/1º GT, que também utiliza os C-130. Já o segundo foi deslocado para a Base Aérea de Santa Cruz, lar do lendário Senta Pua. A desativação do Afonsos compromete parte da logística da FAB e muitos oficiais acreditam que o movimento deveria ser inverso “Era mais lógico desativar o Galeão, que opera em conjunto com o aeroporto internacional”, afirma um brigadeiro que pediu anonimato. “No Afonsos a FAB tem muito mais liberdade operacional e espaço para crescer”, completa.
Por ora, ninguém sabe o que vai acontecer com o Museu Aeroespacial (Musal), o maior museu aeronáutico do hemisfério sul, caso o Afonsos seja completamente desativado.
Florianópolis também deverá ver sua base aérea ser desativada, o que comprometerá seriamente a capacidade de patrulha marítima brasileira. Alguns interlocutores no Ministério da Defesa afirmam que existe a possibilidade da Marinha do Brasil assumir futuramente as missões de patrulha marítima, mas que tal medida requer um entendimento entre as duas forças e a capacitação da Marinha nesse tipo de missão.
A situação das forças armadas é considerada preocupante por diversos analistas políticos e estrategistas. Além da perda de unidades e bases aéreas, o mais grave vem sendo sentido no campo operacional. Atualmente os pilotos de caça da FAB raramente conseguem acumular 150 horas de voo ao longo de um ano. Número considerado mínimo para manter a proficiência de voo, embora tal resultado não permita manter qualquer condição de adestramento de combate aos aviadores.
Enquanto o Brasil comemora alguns bons resultados em programas de modernização que estavam parados a mais de uma década, nos bastidores as três forças lutam para manter sua sobrevivência.
fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/f ... _1332.html
Aviação Militar
FAB fecha bases por falta de recursos
Militares se mostram preocupados com os constantes cortes no orçamento
Da redação em 28 de Janeiro de 2014 às 13:37
O crítico período que as forças armadas passam contrasta com os investimentos feitos na renovação de meios. Mesmo comemorando a finalização do F-X2, a FAB enfrenta a dura realidade de fechar diversas bases aéreas e unidades. À primeira vista, a mudança pode parecer que existe um novo nível de profissionalização, já que atualmente não se faz necessário um grande número de bases aéreas. Porém, na realidade tais mudanças não foram feitas após um processo estratégico, mas sim na necessidade de reduzir drasticamente os custos. Por exemplo, a FAB determinou o fim das operações aéreas na Base Aérea de Santos, que operava o 1º/11º GAv e que foi deslocado para a Base Aérea de Natal. O mesmo destino teve o 1º/5º GAv, que deixou Fortaleza.
Muitos militares tem se mostrado preocupados com a eminente desativação da Base Aérea do Campo dos Afonsos, considerado o berço da FAB. Além do aspecto emocional e histórico, os militares temem que a base seja completamente desativada e com isso se perca boa parte da capacidade operacional. No Afonsos estava o 1º/2º GT, que opera os C-130 Hercules e o 3º/8º GAv com os Super Puma. O primeiro foi deslocado para a Base Aérea do Galeão, onde já está o 1º/1º GT, que também utiliza os C-130. Já o segundo foi deslocado para a Base Aérea de Santa Cruz, lar do lendário Senta Pua. A desativação do Afonsos compromete parte da logística da FAB e muitos oficiais acreditam que o movimento deveria ser inverso “Era mais lógico desativar o Galeão, que opera em conjunto com o aeroporto internacional”, afirma um brigadeiro que pediu anonimato. “No Afonsos a FAB tem muito mais liberdade operacional e espaço para crescer”, completa.
Por ora, ninguém sabe o que vai acontecer com o Museu Aeroespacial (Musal), o maior museu aeronáutico do hemisfério sul, caso o Afonsos seja completamente desativado.
Florianópolis também deverá ver sua base aérea ser desativada, o que comprometerá seriamente a capacidade de patrulha marítima brasileira. Alguns interlocutores no Ministério da Defesa afirmam que existe a possibilidade da Marinha do Brasil assumir futuramente as missões de patrulha marítima, mas que tal medida requer um entendimento entre as duas forças e a capacitação da Marinha nesse tipo de missão.
A situação das forças armadas é considerada preocupante por diversos analistas políticos e estrategistas. Além da perda de unidades e bases aéreas, o mais grave vem sendo sentido no campo operacional. Atualmente os pilotos de caça da FAB raramente conseguem acumular 150 horas de voo ao longo de um ano. Número considerado mínimo para manter a proficiência de voo, embora tal resultado não permita manter qualquer condição de adestramento de combate aos aviadores.
Enquanto o Brasil comemora alguns bons resultados em programas de modernização que estavam parados a mais de uma década, nos bastidores as três forças lutam para manter sua sobrevivência.
fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/f ... _1332.html
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Re: FAB NEWS
Essa eu quero ver.
COBERTURA ESPECIAL - EVENTOS - SEGURANÇA
30 de Janeiro, 2014 - 08:55 ( Brasília )
GOVERNO QUER ESTENDER LEI DO ABATE PARA COPA
Ainda há divergência sobre solução jurídica para aplicar norma nas áreas onde houver jogos
O governo decidiu estender o alcance da Lei do Abate aos grandes eventos que o país irá sediar, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Hoje, a legislação, que prevê a derrubada de um avião com o tiro de destruição, é aplicada apenas em casos de narcotráfico, especialmente nas regiões de fronteira. Com a nova diretriz, o tiro de destruição poderá ser dado para proteger os eventos previstos nas 12 cidades-sede.
O Ministério da Defesa, a FAB e o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas discutem como vai se dar a cobertura jurídica para, num caso extremo, ter que se abater uma aeronave, por exemplo, que ameace um jogo do Mundial deste ano. A Lei do Abate está em vigor desde 2004.
O entendimento da FAB é que se faz necessário a presidente Dilma Rousseff baixar um decreto deixando claro que a lei pode também ser utilizada nos grandes eventos. O entendimento no Ministério da Defesa é o de que talvez não seja necessário a publicação de um decreto. Para dirimir as dúvidas, a Advocacia Geral da União (AGU) foi acionada.
No caso de uma aeronave invadir esse espaço, o procedimento será semelhante ao que ocorre com aviões suspeitos de narcotráfico na Amazônia. Primeiro, são feitas imagens da aeronave, de seu prefixo, matrícula e tentar identificá-lo. Se tiver irregular, o caça se aproxima e emite sinais visuais. Se o piloto não responder, o avião suspeito será interceptado e terá sua rota alterada.
Se ainda assim o piloto não atender, o caça pode disparar, primeiro, tiros de advertência. Se a aeronave for considerada hostil, estará sujeita ao tiro de destruição, que é autorizado pela presidente da República. Nos grandes eventos, o governo criará uma zona aérea de exclusão, de acesso extremamente restrito. Essa zona seria dividida em cores, ainda a serem definidas, mas o espaço de cor vermelha é o geraria o alerta.
Na Copa das Confederações, um avião invadiu uma área de exclusão, em Brasília, e foi obrigada a desviar seu rumo. Foi durante a abertura da competição. Ela foi abordada por um A-29 Super Tucano, a 90 quilômetros de Brasília e teve a rota desviada.
Sindicato da PF prevê falta de agentes
O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio de Araújo Boundens, disse que a PF não tem efetivo suficiente para fazer a segurança de todas as delegações estrangeiras na Copa e garantir pleno funcionamento da instituição.
Segundo ele, algumas áreas ficarão descobertas. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse que o plano de segurança da Copa está bem estruturado. (Colaborou Jailton de Carvalho)
http://www.defesanet.com.br/eventos/not ... para-Copa/
COBERTURA ESPECIAL - EVENTOS - SEGURANÇA
30 de Janeiro, 2014 - 08:55 ( Brasília )
GOVERNO QUER ESTENDER LEI DO ABATE PARA COPA
Ainda há divergência sobre solução jurídica para aplicar norma nas áreas onde houver jogos
O governo decidiu estender o alcance da Lei do Abate aos grandes eventos que o país irá sediar, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Hoje, a legislação, que prevê a derrubada de um avião com o tiro de destruição, é aplicada apenas em casos de narcotráfico, especialmente nas regiões de fronteira. Com a nova diretriz, o tiro de destruição poderá ser dado para proteger os eventos previstos nas 12 cidades-sede.
O Ministério da Defesa, a FAB e o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas discutem como vai se dar a cobertura jurídica para, num caso extremo, ter que se abater uma aeronave, por exemplo, que ameace um jogo do Mundial deste ano. A Lei do Abate está em vigor desde 2004.
O entendimento da FAB é que se faz necessário a presidente Dilma Rousseff baixar um decreto deixando claro que a lei pode também ser utilizada nos grandes eventos. O entendimento no Ministério da Defesa é o de que talvez não seja necessário a publicação de um decreto. Para dirimir as dúvidas, a Advocacia Geral da União (AGU) foi acionada.
No caso de uma aeronave invadir esse espaço, o procedimento será semelhante ao que ocorre com aviões suspeitos de narcotráfico na Amazônia. Primeiro, são feitas imagens da aeronave, de seu prefixo, matrícula e tentar identificá-lo. Se tiver irregular, o caça se aproxima e emite sinais visuais. Se o piloto não responder, o avião suspeito será interceptado e terá sua rota alterada.
Se ainda assim o piloto não atender, o caça pode disparar, primeiro, tiros de advertência. Se a aeronave for considerada hostil, estará sujeita ao tiro de destruição, que é autorizado pela presidente da República. Nos grandes eventos, o governo criará uma zona aérea de exclusão, de acesso extremamente restrito. Essa zona seria dividida em cores, ainda a serem definidas, mas o espaço de cor vermelha é o geraria o alerta.
Na Copa das Confederações, um avião invadiu uma área de exclusão, em Brasília, e foi obrigada a desviar seu rumo. Foi durante a abertura da competição. Ela foi abordada por um A-29 Super Tucano, a 90 quilômetros de Brasília e teve a rota desviada.
Sindicato da PF prevê falta de agentes
O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio de Araújo Boundens, disse que a PF não tem efetivo suficiente para fazer a segurança de todas as delegações estrangeiras na Copa e garantir pleno funcionamento da instituição.
Segundo ele, algumas áreas ficarão descobertas. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse que o plano de segurança da Copa está bem estruturado. (Colaborou Jailton de Carvalho)
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Re: FAB NEWS
Creio que a Infraero e as cias aéreas retirarão as partes que lhes interessam e o restante da infraestrutura deverá ser adaptada pela FAB para se adequar as suas necessidades. Acho que a FAB utilizará o terminal para o CAN, que atualmente utiliza um pequeno terminal dentro da BANT, com uma pequena sala VIP, terminal de passageiros e cargas bem restritos, para uma unidade que recebe todos os anos diversas comissões internacionais, nos exercícios que realiza, alem dos frequentes pousos de aeronaves de autoridades publicas, entre eles o Presidencial.alcmartin escreveu:E aqueles materiais todos do terminal? Ficarao para a FAB, a INFRAERO vai levar, o que vai acontecer?
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Re: FAB NEWS
Conexão FAB 30/01/2014
Revista Eletrônica - Fev. 2014
O Conexão FAB destaca a primeira reunião realizada em janeiro entre os governos da Suécia e Brasil sobre a compra dos 36 caças Gripen NG. Você vai ver conhecer também o projeto Acauã, o protótipo de usado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para desenvolver tecnologias de automação usadas em veículos aéreo não tripulados.
http://www.youtube.com/watch?v=_dRRE9uCSq0
Revista Eletrônica - Fev. 2014
O Conexão FAB destaca a primeira reunião realizada em janeiro entre os governos da Suécia e Brasil sobre a compra dos 36 caças Gripen NG. Você vai ver conhecer também o projeto Acauã, o protótipo de usado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para desenvolver tecnologias de automação usadas em veículos aéreo não tripulados.
http://www.youtube.com/watch?v=_dRRE9uCSq0
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”