Como tem havido uma certa distribuição do assunto Sea Gripen tanto nos tópicos navais como nas aéreas, achei por bem abrir este tópico específico sobre um novo caça naval para a MB.
Espero que possamos concentrar aqui todas as discussões tanto sobre o Gripen Naval, como evidentemente, outras soluções e/ou opções plausíveis de serem analisadas até que tenhamos de parte da MB e do GF uma decisão final sobre o assunto.
Creio que ainda teremos bastante tempo para discutir isso por aqui no fórum.
Deixo aqui para início de conversa uma notícia sobre o Sea Gripen onde destaco, na opinião do CEO do programa junto a SAAB, o real e principal "problema" por que passa este projeto.
boa leitura e boas discussões.
Saab apresenta o caça Sea Gripen na NAMEXPO 2013
![Imagem](http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/04/LAAD-2013-199a-580x386.jpg)
O Sea Gripen causou muito interesse durante a Feira de Material Bélico NAMEXPO 2013, que ocorreu em Kochi, na Índia. Tony Ogilvy, Gerente geral do programa internacional do Sea Gripen da SAAB, durante a sua apresentação sobre o avião, falou sobre os planos de desenvolvimento da aeronave.
Falando sobre a quarta sessão técnica “Desenvolvimento de sistemas de aviação e apoio sustentável de reparos ” no segundo dia do NAMEXPO2013, Ogilvy fez uma extensiva apresentaçãosobre a eventual versão naval do Gripen. Ogilvy destacou a importância do pequeno tamanho do aviãoe a sua versatilidade operacional tanto para porta-aviões convencionais (CATOBAR) como porta-aviões sem catapultas (STOBAR).
Ogilvy enfatizou a necessidade de ter “parceiros ativos” para desenvolver o programa do Sea Gripen.
FONTE: Gripen Blog (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
http://www.naval.com.br/blog/2013/10/01 ... expo-2013/
abs.