Sem falar na baixa dos f5.marcelo bahia escreveu:Exato!![]()
Sds.
Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3023 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38980
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5989 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
E quem sabe, dias desses, perto de vocês também cabeça...
Afinal somos todos irmãos, amigos, parentes e mais algumas coisinhas....
abs.
Afinal somos todos irmãos, amigos, parentes e mais algumas coisinhas....
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
abs.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3023 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
A FAP só vai substituir os F-16 quando eu estiver a sete palmos debaixo do chão...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38980
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5989 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19174
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Material da Selex sobre o decoy ativo para mísseis orientados por rádio frequência recentemente escolhido pela SAAB para equipar o GripenNG:
http://www.selex-es.com/documents/73744 ... ochure.pdf
http://www.selex-es.com/documents/73744 ... ochure.pdf
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19174
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Olá, pessoal.
Só para esclarecer. Está sendo objeto de preocupação num outro espaço frequentado por alguns aqui o seguinte trecho extraído de um texto de uma publicação suíça no tocante ao raio de ação do Gripen:
http://www.lematin.ch/suisse/suisse-veu ... y/25116550
Segue abaixo a tabela divulgada pelo departamento de Defesa e Proteção Civil da Suíça:
![Imagem](http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/513/zfy6.jpg)
http://www.aereo.jor.br/2012/02/14/cole ... versao-cd/
Portanto, não se trata dos testes da aeronave Demonstradora, mas sim quando ainda era objeto de avaliação a versão C/D.
E vale ressaltar que o aumento do combustível interno ficou em 45%, passando dos 2.400kg para 3.500kg, e não em 40%.
E ainda: com o objetivo do supercruseiro equipado com mísseis, como já verificado na aeroanve demonstrasora (supercruise a mach 1,2 (1.481km/h) com 4 mísseis), com essa velocidade, o GripenNG poderia ser empregado na grande maioria das vezes sem empregar a pós-combustão, com exceção se tivesse de ser empregado a partir de Manaus, onde se faz necessário o uso dos tanques externos.
Só para esclarecer. Está sendo objeto de preocupação num outro espaço frequentado por alguns aqui o seguinte trecho extraído de um texto de uma publicação suíça no tocante ao raio de ação do Gripen:
La mission du mercredi 13 août 2008 promettait pourtant d’être simple. Un avion au nord des Alpes vole en direction du Tessin et il s’agit de l’intercepter. Pour ce faire, l’équipe d’évaluation a placé le Gripen D immatriculé 39-822 en alerte sur la base militaire de Sion. Le tarmac est sec, il fait grand beau. Aux commandes de l’avion de chasse, le pilote d’essai suisse Peter Merz, alias «Pablo»; derrière lui, celui de Saab, le fabricant du Gripen, pour veiller à ce que tout se déroule bien. Après avoir décollé comme prévu à 15?h?32, l’avion suédois passe en vitesse supersonique pour se stabiliser à Mach 1,42. Mais tout à coup, en pleine phase d’approche: «Bingo Fuel»! Le voyant de l’alarme carburant placé sur la gauche du cockpit montre qu’il faut interrompre la mission et rentrer à la base.
Le Gripen est arrivé de justesse au contact du F/A-18 à intercepter, mais n’a pas pu intervenir et a dû se poser à Emmen (LU). Au sol, le chef des Forces aériennes suisses Markus Gygax est stupéfait: exclu d’acheter une telle casserole volante. En comparaison, le Rafale français, testé dans les mêmes conditions deux mois plus tard, a réalisé l’interception, est rentré à Sion, et a encore pu réaliser avec succès un autre exercice. Sur les vingt-six vols d’essai effectués à l’époque par le Gripen, l’avion a atterri quatre fois avec la réserve de fuel en dessous du minimum de sécurité.
http://www.lematin.ch/suisse/suisse-veu ... y/25116550
Segue abaixo a tabela divulgada pelo departamento de Defesa e Proteção Civil da Suíça:
![Imagem](http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/513/zfy6.jpg)
http://www.aereo.jor.br/2012/02/14/cole ... versao-cd/
Portanto, não se trata dos testes da aeronave Demonstradora, mas sim quando ainda era objeto de avaliação a versão C/D.
E vale ressaltar que o aumento do combustível interno ficou em 45%, passando dos 2.400kg para 3.500kg, e não em 40%.
E ainda: com o objetivo do supercruseiro equipado com mísseis, como já verificado na aeroanve demonstrasora (supercruise a mach 1,2 (1.481km/h) com 4 mísseis), com essa velocidade, o GripenNG poderia ser empregado na grande maioria das vezes sem empregar a pós-combustão, com exceção se tivesse de ser empregado a partir de Manaus, onde se faz necessário o uso dos tanques externos.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
E bom deixar claro que ate que a aeronave de verdade voe o que temos e muita especulacao, espectativas e muito marketing.
Como sempre Filtro = ON nunca atrapalha.
[]s
CB
Como sempre Filtro = ON nunca atrapalha.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19174
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Não tem nada de especulação. Esse é um dos propósitos traçados para o projeto desde o início, super cruise com 4 mísseis (necessário para missões de interceptação/defesa aérea) que aliás foi provado pela aeronave demo, tendo levado inclusive jornalistas juntos para demonstrar.
Um alcance com combustível interno com 10% de reserva dá 2.250km.
Aliás aquele alcance de 2.500km era ainda quando se pretendia colocar 40% a mais de combustível. Hoje em dia, está em 45%.
Pode-se até dar um desconto "por não estar pronto". Pode-se interceptar a 1000km de distância a 1.500km/h a velocidade contínua. Ótimo.
Um alcance com combustível interno com 10% de reserva dá 2.250km.
Aliás aquele alcance de 2.500km era ainda quando se pretendia colocar 40% a mais de combustível. Hoje em dia, está em 45%.
Pode-se até dar um desconto "por não estar pronto". Pode-se interceptar a 1000km de distância a 1.500km/h a velocidade contínua. Ótimo.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Um caça sem supercruise não possui essa capacidade.knigh7 escreveu:Não tem nada de especulação. Esse é um dos propósitos traçados para o projeto desde o início, super cruise com 4 mísseis (necessário para missões de interceptação/defesa aérea) que aliás foi provado pela aeronave demo, tendo levado inclusive jornalistas juntos para demonstrar.
Um alcance com combustível interno com 10% de reserva dá 2.250km.
Aliás aquele alcance de 2.500km era ainda quando se pretendia colocar 40% a mais de combustível. Hoje em dia, está em 45%.
Pode-se até dar um desconto "por não estar pronto". Pode-se interceptar a 1000km de distância a 1.500km/h a velocidade contínua. Ótimo.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Pois é !Carlos Lima escreveu:E bom deixar claro que ate que a aeronave de verdade voe o que temos e muita especulacao, espectativas e muito marketing.
Como sempre Filtro = ON nunca atrapalha.
[]s
CB
Mas também ficar duvidando de TUDO e "filtrando "TUDO ... não demonstra nenhum equilíbrio ... fica parecendo mais um "chororô engasgado" do "clube das viúvas inconsoláveis" ...
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Sds
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Não dúvido de tudo... eu acredito que o Gripen chegará no Brasil em 2020 e acredito que teremos que pagar por ele na medida em que fomos comprando a aeronave. Eu acredito que ele não mete medo, mas impoe respeito e que será a nova aeronave de combate do Brasil pelos próximos 40 anos pelo menos sem essa ilusão de 5 geração.
![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
[]s
CB_Lima
![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62208
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6507 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Carlos Lima escreveu:Não dúvido de tudo... eu acredito que o Gripen chegará no Brasil em 2020 e acredito que teremos que pagar por ele na medida em que fomos comprando a aeronave. Eu acredito que ele não mete medo, mas impoe respeito e que será a nova aeronave de combate do Brasil pelos próximos 40 anos pelo menos sem essa ilusão de 5 geração.
[]s
CB_Lima
Frase infeliz essa do Brig. Saito. Deu azo a todo tipo de tergiversação maliciosa. Para quem ler com isenção - coisa meio rara hoje em dia - a mensagem é clara: "não mete medo", ou seja, não estamos em uma corrida armamentista nem interessados em atacar algum vizinho; "impõe respeito", ou seja, é uma formidável máquina de guerra (leia-se "vem que tem!").
E concorcdo com o FCarvalho, tem que vir Gripen C/D para o pessoal - não apenas pilotos mas a tchurma da graxa também - ir aprendendo, se acostumando, fazendo relatórios e ajudando a criar o "nosso" Gripen.
E fim de chororô. Eu mesmo gosto mais da Marreta do Diabo mas se é Gripen que a FAB vai ter, então é o MEU caça. Nosso, a rigor, pois todos somos escorchados com impostos salgadíssimos. É bueno ver que alguma coisa de bão está sendo feita com o tutu que me tomaram na marra...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Não esquecer o final da frase: Sem esta ilusão de 5° geração. E pelos próximos 40 anos.Túlio escreveu:Frase infeliz essa do Brig. Saito. Deu azo a todo tipo de tergiversação maliciosa. Para quem ler com isenção - coisa meio rara hoje em dia - a mensagem é clara: "não mete medo", ou seja, não estamos em uma corrida armamentista nem interessados em atacar algum vizinho; "impõe respeito", ou seja, é uma formidável máquina de guerra (leia-se "vem que tem!").Carlos Lima escreveu:Não dúvido de tudo... eu acredito que o Gripen chegará no Brasil em 2020 e acredito que teremos que pagar por ele na medida em que fomos comprando a aeronave. Eu acredito que ele não mete medo, mas impoe respeito e que será a nova aeronave de combate do Brasil pelos próximos 40 anos pelo menos sem essa ilusão de 5 geração.
[]s
CB_Lima
E concorcdo com o FCarvalho, tem que vir Gripen C/D para o pessoal - não apenas pilotos mas a tchurma da graxa também - ir aprendendo, se acostumando, fazendo relatórios e ajudando a criar o "nosso" Gripen.
E fim de chororô. Eu mesmo gosto mais da Marreta do Diabo mas se é Gripen que a FAB vai ter, então é o MEU caça. Nosso, a rigor, pois todos somos escorchados com impostos salgadíssimos. É bueno ver que alguma coisa de bão está sendo feita com o tutu que me tomaram na marra...
Comentários?
Leandro G. Card