EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
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- arcanjo
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
23 de dezembro de 2013
Aditivo de 2,7 milhões de euros para modernizar sensores dos E-99 da FAB
TERMO ADITIVO ASSINADO NO DIA 18 COM A SUECA SAAB ALTERA CLÁUSULAS E ACRESCENTA 2,7 MILHÕES À MODERNIZAÇÃO DE SENSORES DO E-99, CONTRATADA EM ABRIL DESTE ANO POR 39,8 MILHÕES DE EUROS
Abaixo, o Extrato do Termo Aditivo assinado no dia 18 pela COPAC e DCTA junto à sueca Saab, publicado na edição desta segunda-feira, 23 de dezembro, do Diário Oficial da União. Mais abaixo, está o Extrato de Inexigibilidade de Licitação para a aquisição dos equipamentos para modernização dos sensores embarcados das cinco aeronaves E-99 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) da FAB, publicado na edição de 3 de abril deste ano.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA A E R O E S PA C I A L
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 16/2013
Nº Processo: 67701.025763/2012-89. Espécie: Termo Aditivo de Contrato. Contratante: União, Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica – COMAER, representado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA e pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate – COPAC. Contratada: SAAB AB (PUBL) ELECTRONIC DEFENCE SYSTEMS. Nº do Termo Aditivo e Contrato Original: 1º Termo Aditivo ao Contrato de Despesa nº 001/DCTA-COPAC/2013.
Finalidade: a) Alterar as CLÁUSULAS: 3ª – PREÇO, 4ª – CUSTEIO, 5ª – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, 10ª – PRAZO, LOCAL E CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO PARA RECEBIMENTO, 11 – RECEBIMENTO DE ETAPAS, ACEITACÃO E RECEBIMENTO DEFINITIVO DO OBJETO DO CONTRATO, 12 – GARANTIA FINANCEIRA; 18 – DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL, e b) modificar os ANEXOS: I – CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, III – DETALHAMENTO DOS FORNECIMENTOS E SERVIÇOS, IV – METODOLOGIA DE ENTREGA E ACEITAÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS – MEA, VI – PROCEDIMENTOS DE IMPORTAÇÃO, VII – PROPRIEDADE INTELECTUAL, e VIII – ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA.
Amparo Legal: Inciso I e no §1º, inciso I, ambos do Art. 57 e Art. 65, inciso I, alínea “b”, contidos na Lei nº 8.666/93. Valor: Aumento de € 2.786.350,00. Programa: 2058. Ações: 20IH e 14SY. Naturezas da Despesa: 33.90.39, 33.90.52, 44.90.39 e 44.90.52. Data de assinatura: 18 de dezembro de 2013. Vigência: 26 de abril de 2017
O texto abaixo é da edição de 3 de abril de 2013. Para saber mais sobre o programa de modernização dos E-99 da FAB, para o qual os valores mostrados aqui são apenas uma parte do total a ser investido, clique nos links ao final.
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N 1/2013
No Processo: 67701.025763/2012-89. Objeto: Aquisição de bens para a modernização dos sensores aeroembarcados de 5 (cinco) aeronaves E-99. Autoridade Solicitante: Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Ailton dos Santos Pohlmann. Contratada: SAAB AB (PUBL) ELECTRONIC DEFENCE SYSTEMS. Justificativa: Fabricante original e exclusiva do bem atualmente instalado na aeronave. Valor: C = 39.881.925,00 (trinta e nove milhões, oitocentos e oitenta e um mil, novecentos e vinte e cinco euros) Amparo Legal: Inciso I do art. 25, da Lei nº 8.666/93.
FONTES: Diário Oficial da União edições de 3/4/2013 http://www.jusbrasil.com.br/diarios/526 ... 2013-pg-15 e de 23/12/2013 http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/ ... 23/12/2013
http://www.aereo.jor.br/2013/12/23/adit ... 99-da-fab/
abraços
arcanjo
Aditivo de 2,7 milhões de euros para modernizar sensores dos E-99 da FAB
TERMO ADITIVO ASSINADO NO DIA 18 COM A SUECA SAAB ALTERA CLÁUSULAS E ACRESCENTA 2,7 MILHÕES À MODERNIZAÇÃO DE SENSORES DO E-99, CONTRATADA EM ABRIL DESTE ANO POR 39,8 MILHÕES DE EUROS
Abaixo, o Extrato do Termo Aditivo assinado no dia 18 pela COPAC e DCTA junto à sueca Saab, publicado na edição desta segunda-feira, 23 de dezembro, do Diário Oficial da União. Mais abaixo, está o Extrato de Inexigibilidade de Licitação para a aquisição dos equipamentos para modernização dos sensores embarcados das cinco aeronaves E-99 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) da FAB, publicado na edição de 3 de abril deste ano.
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COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 16/2013
Nº Processo: 67701.025763/2012-89. Espécie: Termo Aditivo de Contrato. Contratante: União, Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica – COMAER, representado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA e pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate – COPAC. Contratada: SAAB AB (PUBL) ELECTRONIC DEFENCE SYSTEMS. Nº do Termo Aditivo e Contrato Original: 1º Termo Aditivo ao Contrato de Despesa nº 001/DCTA-COPAC/2013.
Finalidade: a) Alterar as CLÁUSULAS: 3ª – PREÇO, 4ª – CUSTEIO, 5ª – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, 10ª – PRAZO, LOCAL E CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO PARA RECEBIMENTO, 11 – RECEBIMENTO DE ETAPAS, ACEITACÃO E RECEBIMENTO DEFINITIVO DO OBJETO DO CONTRATO, 12 – GARANTIA FINANCEIRA; 18 – DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL, e b) modificar os ANEXOS: I – CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, III – DETALHAMENTO DOS FORNECIMENTOS E SERVIÇOS, IV – METODOLOGIA DE ENTREGA E ACEITAÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS – MEA, VI – PROCEDIMENTOS DE IMPORTAÇÃO, VII – PROPRIEDADE INTELECTUAL, e VIII – ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA.
Amparo Legal: Inciso I e no §1º, inciso I, ambos do Art. 57 e Art. 65, inciso I, alínea “b”, contidos na Lei nº 8.666/93. Valor: Aumento de € 2.786.350,00. Programa: 2058. Ações: 20IH e 14SY. Naturezas da Despesa: 33.90.39, 33.90.52, 44.90.39 e 44.90.52. Data de assinatura: 18 de dezembro de 2013. Vigência: 26 de abril de 2017
O texto abaixo é da edição de 3 de abril de 2013. Para saber mais sobre o programa de modernização dos E-99 da FAB, para o qual os valores mostrados aqui são apenas uma parte do total a ser investido, clique nos links ao final.
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N 1/2013
No Processo: 67701.025763/2012-89. Objeto: Aquisição de bens para a modernização dos sensores aeroembarcados de 5 (cinco) aeronaves E-99. Autoridade Solicitante: Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Ailton dos Santos Pohlmann. Contratada: SAAB AB (PUBL) ELECTRONIC DEFENCE SYSTEMS. Justificativa: Fabricante original e exclusiva do bem atualmente instalado na aeronave. Valor: C = 39.881.925,00 (trinta e nove milhões, oitocentos e oitenta e um mil, novecentos e vinte e cinco euros) Amparo Legal: Inciso I do art. 25, da Lei nº 8.666/93.
FONTES: Diário Oficial da União edições de 3/4/2013 http://www.jusbrasil.com.br/diarios/526 ... 2013-pg-15 e de 23/12/2013 http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/ ... 23/12/2013
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arcanjo
- gabriel219
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Com a sua modernização, o E-99 obterá sonda REVO também? Quais serão as capacidades aumentadas?
-
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Acho difícil, pois os contratos só falam na Saab, creio que a instalação de uma sonda Revo ficaria sobre responsabilidade da Embraer, mas mesmo assim acho pouco viável, devido as modificações estruturais que o avião teria que receber para receber essa sonda.
- Carlos Lima
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Exatobcorreia escreveu:Acho difícil, pois os contratos só falam na Saab, creio que a instalação de uma sonda Revo ficaria sobre responsabilidade da Embraer, mas mesmo assim acho pouco viável, devido as modificações estruturais que o avião teria que receber para receber essa sonda.
Só os indianos terão a sonda de REVO.
[]s
CB_Lima
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- gabriel219
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- Carlos Lima
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Tem uma lista algumas paginas atras, mas atualizacao do radar e eletronicos pois ja estao ficando antigos.gabriel219 escreveu:E em nossa modernização, o que contemplará?
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- Thor
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Os equipamentos do E-99 são da década de 90, e como sabemos, a grande maioria é composta de placas eletrônicas. É como nossos computadores antigos, depois de alguns anos, começam a dar problemas de contato, travamento, etc. E de lá para cá, muita coisa evoluiu em termos de processamento e tamanho.Carlos Lima escreveu:Tem uma lista algumas paginas atras, mas atualizacao do radar e eletronicos pois ja estao ficando antigos.gabriel219 escreveu:E em nossa modernização, o que contemplará?
[]s
CB
Eu chutaria que o que devem atualizar será mais relativo a troca de componentes e racks, o que diminuirá peso, espaço e proporcionará melhor processamento. Com isso, mais posições operacionais poderão ser instaladas, novas funcionalidades poderão ser incrementadas, melhoria do processamento, e subsequente alguma melhora na detecção. Talvez também recursos de autodefesa, tais como RWR, Chaff & Flare, MAWS, etc.
Na minha opinião, quanto a instalação de sonda revo, isso não é algo tão complexo, podendo ser incorporado via boletim de serviço, e não deverá ser incorporado nessa modernização por outros motivos.
E, conforme eu coloquei em um post anterior, um dos itens mais importantes numa aeronave de controle é a capacidade de gerenciar a batalha aérea.
Seria algo como, ao invés de uma equipe composta por x operadores, operando sistemas de 20 anos atrás e com recursos e funcionalidades iniciais limitados (seja por falta de tecnologia na época ou por inexperiência) e com apenas y rádios para controle, passassem agora a contar com 2x operadores, sistemas 5x mais rápidos, todas as funcionalidades ideias para a missão, 2y o número de rádios, com maior taxa de confiabilidade e melhor alcance e gerenciamento do radar.
Depois dessa escolha do Gripen, as capacidades do conjunto AEW+caça devem ficar melhor ainda, haja vista a experiência e a propriedade da SAAB nos sistemas.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- Carlos Lima
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- Guilherme
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Información proporcionada por los fabricantes:vanhalem escreveu:si pudieran poner folletos en lo posible se los agradeceria mucho, ya que en internet no hay mucha informacion al respecto.
http://www.embraerds.com/english/conten ... of_art.asp
http://www.embraerds.com/english/conten ... of_art.asp
http://www.saabgroup.com/en/Air/Airborn ... ieye_AEWC/
- REGATEANO
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Estive lendo os debates anteriores e quero registrar que a eventual substituição dos E/R-99 por E-190B2 não se justificaria no momento por dois fatores:
1 - As células ainda são novas.
2 - O custo de operação.
Infelizmente ainda somos o único país continental que opera F-5 na linha frente por um único motivo: Custo de operação!
A FAB não tem condições de operar aeronaves custosas!
Leia-se que até mesmo alguns AMX andam estocados.
Os M2000 deram baixa por conta do valor da manutenção.
Custo da hora de voo é tudo para a FAB, não se esqueçam disso...
É só uma opinão!
1 - As células ainda são novas.
2 - O custo de operação.
Infelizmente ainda somos o único país continental que opera F-5 na linha frente por um único motivo: Custo de operação!
A FAB não tem condições de operar aeronaves custosas!
Leia-se que até mesmo alguns AMX andam estocados.
Os M2000 deram baixa por conta do valor da manutenção.
Custo da hora de voo é tudo para a FAB, não se esqueçam disso...
É só uma opinão!
- denilson
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Duvida compartilhada, gabriel219, alguem sabe a resposta?gabriel219 escreveu:Com a sua modernização, o E-99 obterá sonda REVO também? Quais serão as capacidades aumentadas?
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Nao.denilson escreveu:Duvida compartilhada, gabriel219, alguem sabe a resposta?gabriel219 escreveu:Com a sua modernização, o E-99 obterá sonda REVO também? Quais serão as capacidades aumentadas?
Isso para a sonda de Revo seriam necessarias alteracoes demais nas celulas. A modernizacao aumentara as capacidades do radar e completa atualizacao dos sistemas eletronicos.
O E-99M sera uma excelente aeronave sem precisar do REVO.
[]s
CB
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Existe uma mínima possibilidade que seja da FAB solicitar mais E-99 nos anos vindouros, ou isto vai continuar a ser um eterno sonho de uma noite de verão que nunca termina... enquanto os E2 não vem?
abs.
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- Bolovo
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Acho que devemos ficar com os cinco E-99 e se for para aumentar frota ou substitui-los, ir na plataforma do E-190. E vender os E-99 para países amigos. Muitos se interessariam, afinal um sistema AEW novo é muito caro. Chutaria por cima: Colômbia, México e África do Sul. Mas isso é coisa pra daqui muitos anos...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
A frota atual de E-99 sabe-se há bastante tempo, não é, e nunca, foi suficiente para cobrir as necessidades mínimas de AEW da FAB. Fala-se em 15 a 18 aeronaves como sendo o necessário.
E já que não temos recursos e nem vontade, para chegar-se a esse número, e sendo a plataforma dos ERJ-145 bem mais baratas de se manter e comprar, haveria uma pequena porta de acesso para o aumento da frota atual, salvo decisão da FAB em favor de um E-195-E2 AEW no futuro. Só não se saberia em que prazo.
Como os atuais E-99 ainda vão durar, no mínimo, mais uns vinte anos, então isso de Embraer E-2 AEW só mesmo para depois de 2040 e tarará...
A não ser que a FAB arrume uma PAC e/ou um "program estratégico da defesa" para o governo, como um SISFRON e/ou SIGAAZ, ou até uma modernização dos SISCEAB, para subsidiar estes novos aviões via verbas de investimento no desenvolvimento do Brasil.
abs.
E já que não temos recursos e nem vontade, para chegar-se a esse número, e sendo a plataforma dos ERJ-145 bem mais baratas de se manter e comprar, haveria uma pequena porta de acesso para o aumento da frota atual, salvo decisão da FAB em favor de um E-195-E2 AEW no futuro. Só não se saberia em que prazo.
Como os atuais E-99 ainda vão durar, no mínimo, mais uns vinte anos, então isso de Embraer E-2 AEW só mesmo para depois de 2040 e tarará...
A não ser que a FAB arrume uma PAC e/ou um "program estratégico da defesa" para o governo, como um SISFRON e/ou SIGAAZ, ou até uma modernização dos SISCEAB, para subsidiar estes novos aviões via verbas de investimento no desenvolvimento do Brasil.
abs.
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