A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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FCarvalho
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Re: A-12

#11566 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 18, 2014 1:53 pm

Carlos Lima escreveu:
J.Ricardo escreveu:Espero que EU esteja errado, mas desenvolver um caça "novo" para comprar apenas duas dezenas e ainda sem futuro comercial (quem mais vai comprar esta versão naval?) me parece caro sim...
Yep.
Nao faz sentido... mas 'e a minha opiniao. ;)
[]s
CB_Lima
O custo de um Gripen naval, na teoria, poderia ser diluído na solicitação/desenvolvimento de um segundo lote do Gripen NG para a FAB, que seria uma espécie de Block II, e que obviamente terá de ser solicitado/negociado antes da entrega final do primeiro lote. Ou seja, a aprtir de 2020/2022.
A perspectiva da marinha, via PAEMB, é apenas receber - que é diferente de adquirir, tempos e verbos diferentes - o primeiro lote de 24 caças navais somente a partir de 2020, não lembro a data exata agora. Mas será por volta de 2023/2025.
E se for assim, eventuais modificações para um Gripen naval, que já possuirá um alto índice de comunalidade com a versão terrestre, segundo a própria SAAB, e que possam interessar à FAB, além de passíveis de serem aplicados nas aeronaves do segundo lote, 'comunalizando' mais ainda ambas as versões, já ajudaria muito a balancear os custos.
Caso a FAB deseje mesmo um segundo lote do Gripen NG, que poderia ser de, digamos, 54 aeronaves, para cobrir 3 esquadrões de caça, substituindo assim todos os F-5EM, em SC, CO e MN, somados aos 24 da aviação naval, tenderia a diluir, em certo sentido, os custos de investimento, já que não estaríamos comprando apenas duas dezenas de caças, mas quase uma centena.
Eu tenho cá para mim, que se a END for mesmo seguida a risca, e com aquela maquete na LAAD'13, o negócio do caça naval, para a MB, fechou ali.
Duvido que os suecos tenham levado uma maquete daquelas para simplesmente deixar o stand deles mais bonitinho e enfeitado... :roll:
Ou mesmo chamar o alto cmdo da MB para visitá-lo e depois simplesmente dizer: - "olha que que legal que a gente fez! Pra vocês! Surpresa!..." :?
A MB, assim entendo, com certeza tem mais e melhores informações sobre a real situação desta versão do Gripen, desde lá, e o que de fato é e/ou virá a ser. E se eles sabem de alguma coisa a mais, então todas as possibilidades estão abertas. Inclusive a que apontei acima. Ou a de um futuro caça naval tupiniquim de 5a G derivado do projeto do Gripen. Ou nada disso. Ou ainda uma simples compra de oportunidade, ou a aquisição de um projeto externo. Enfim, há mais soluções do que problemas nesta questão.
Então é esperar para ver o que acontece até o final do ano.
Porque se não acontecer nada, o máximo que vamos ter de fazer é esperar esta década acabar para saber afinal o que vai rolar.
Até lá, quem (sobre)viver, verá. :mrgreen:

abs.




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Re: A-12

#11567 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 18, 2014 6:44 pm

E amigo... Infelizmente nao acho que as coisas funcionam assim, mas tudo bem. Alem de eu achar um exercicio de disperdicio de $$.

Vamos ver no que da...

:)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: A-12

#11568 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 18, 2014 8:38 pm

Carlos Lima escreveu:E amigo... Infelizmente nao acho que as coisas funcionam assim, mas tudo bem. Alem de eu achar um exercicio de disperdicio de $$.
Vamos ver no que da...
:)
[]s
CB
Meu caro amigo e desconfiado Lima, :wink:
Eu também sou por aquele ditado que diz que "quando a esmola é demais, o santo desconfia..."
Mas eu tenho cá para mim, ao logo dos anos, entendido que nesse negócio de defesa, não se joga no curto prazo e menos ainda apenas no custos.
Tem muito mais coisas envoltas num negócio do tipo. E principalmente quando interesses de Estado/governo estão envolvidos. O que não é pouca coisa.
No nosso caso, como disse aí em cima, vamos ter de aguardar os acontecimentos até o final do ano. E chegando lá, pode acontecer tudo e mais um pouco, como simplesmente nada. Até o Gripen NG não ser comprado. :mrgreen:
Em todo caso, penso que agora que temos um caça, enfim, escolhido, e sabendo de algumas posições/pensamentos sobre o assunto em relação a MB, acredito devemos trabalhar agora com todas as hipóteses, sem descartar nenhuma a priori.
Simplesmente porque ainda não temos informações em qtde e qualidade suficiente para descarta nenhuma hipótese.
Quando houver mais e melhores infos a respeito dos desdobramentos das negociações, aí sim teremos a possibilidade de começar a descarta essa ou aquela possibilidade.
Antes disso, tudo e nada é apenas achismo nosso. Que por acaso podem estar certos... ou não.

abs.




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Re: A-12

#11569 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 18, 2014 10:38 pm

Pessoal, vocês leram sobre a MB pretender 2 NAe's? Vocês leram também que a MB quer 48 caças?




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Re: A-12

#11570 Mensagem por Marino » Sáb Jan 18, 2014 11:10 pm

gabriel219 escreveu:Pessoal, vocês leram sobre a MB pretender 2 NAe's? Vocês leram também que a MB quer 48 caças?
Sim.
É só ver o PAEMB.




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Re: A-12

#11571 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 18, 2014 11:43 pm

Então porque alguns ainda insistem que só seriam duas dezenas de Sea Gripens?




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Re: A-12

#11572 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 19, 2014 12:29 am

Mesmo que fosse uma dezena, para valer a pena ou não, quanto custa navalisar um caça? Não é um avião novo, é o mesmo Gripen com reforço estrutural, em tempos de CAD isso não deve custar os bilhões que alguns devem pensar...




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Re: A-12

#11573 Mensagem por gabriel219 » Dom Jan 19, 2014 12:56 am

É exatamente o que falo. Mas parece que alguns acham que mais de US$ 4 bilhões (48 Rafale M sem NADA) ou mais de US$ 9 bilhões (F-35C com NADA) é mais barato que navalizar 48 Gripens NG.




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Re: A-12

#11574 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 19, 2014 1:04 am

Desenvolver um caça naval do Zero é caro.

Ninguém sabe o custo de compra e um Gripen Naval... certamente sera mais caro do que um Gripen E. E em cima disso tem todos os custos de desenvolvimento... voar protótipos, qualificar, etc.

E depois manter esses aviões...

É o que eu acho, que vai sair caro e não compensa.

Mas essa é a minha opinião.

[]s
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Re: A-12

#11575 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 19, 2014 1:08 am

O problema eu acho que nem seja a grana, mas sim o tempo. Sim, a MB quer ter dois porta-aviões. Mas vamos pensar que o primeiro, o que substituíra o São Paulo, estará provavelmente entrando em operação no final da próxima década, ou seja, daqui uns 15 anos. E o segundo navio, que vai ficar sediado na segunda esquadra, será ainda mais tarde, digamos que daqui uns 20~25 anos, ou seja, pós 2030. E os 48 novos caças serão para esses dois porta-aviões, 24 para cada ala aérea, e esses aviões serão entregues quase que coincidentemente com a incorporação desses novos navios. Ou seja, pensando assim, temos que ter uma linha de produção aberta para 48 caças num período de uns dez anos a partir de 2028, que é quando o São Paulo dará baixa, sendo assim, estaremos recebendo os últimas unidades lá por 2030 e pouco. Agora pense no gap tecnológico que vai existir entre os atuais caças e os de 2030~2040. É nesse contexto que vc está colocando o Gripen. As marinhas do mundo vão estar indo de F-35C, J-31 naval, PAK-FA naval etc e a gente vai estar indo de Sea Gripen. Por esses motivos, sou contra, vetaria essa idéia, pois ela é anacrônica.




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Re: A-12

#11576 Mensagem por gabriel219 » Dom Jan 19, 2014 1:36 am

J-31 Naval? Onde visse isso? A China quer navalizar o J-20. PAK-FA Naval é uma possibilidade.

E o A-12 não precisaria dar baixa assim não. Um Sea Gripen decidido e iniciado esse ano, ficaria pronto para operar até mesmo no A-12 e depois mais uma encomenda para o próximo NAe.




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Re: A-12

#11577 Mensagem por gabriel219 » Dom Jan 19, 2014 1:37 am

Carlos Lima escreveu:Desenvolver um caça naval do Zero é caro.

Ninguém sabe o custo de compra e um Gripen Naval... certamente sera mais caro do que um Gripen E. E em cima disso tem todos os custos de desenvolvimento... voar protótipos, qualificar, etc.

E depois manter esses aviões...

É o que eu acho, que vai sair caro e não compensa.

Mas essa é a minha opinião.

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Do zero??? Onde???




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Re: A-12

#11578 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 19, 2014 10:52 am

O SEA GRIPEN já tem projeto de prancheta e se a MB entrar em tratativas esse ano, as navalizações já poderiam entrar num GRIPEN DEMONSTRADOR a partir do segundo semestre ano que vem; pois o projeto não está do zero como as pessoas pensam, eles já tem tudo pensado pra execução.



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Re: A-12

#11579 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 19, 2014 10:54 am

Pra quem ainda acha que o projeto SEA GRIPEN está no ZERO:

F-X2: Escolha do Brasil pelo Gripen reascende o Sea Gripen
Publicado em 20/12/2013 por Giordani em Militar
Conceito do Sea Gripen ganha força com o resultado do F-X2.
Conceito do Sea Gripen ganha força com o resultado do F-X2.
A decisão do Brasil de adquirir o Saab JAS 39 Gripen E (antigo NG) para satisfazer o seu programa de substituição de caça (F- X2) deu vida nova ao conceito Sea Gripen.

Falando sob condição de anonimato a JANE´s, uma fonte da SAAB disse que o acordo para 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira “abre um novo campo de possibilidades” para o Sea Gripen, tendo a Marinha do Brasil um requisito para 24 aviões capazes de operar a partir do porta-aviões São Paulo.

Tendo como alvo os requisitos navais de brasileiros e indianos, a SAAB tem agora uma presença industrial em um desses países, dando-lhe um ponto de apoio de valor inestimável para promover o seu Sea Gripen.

Além das oportunidades oferecidas pelo acordo F- X2, a fonte disse a Jane´s de que as discussões com a Índia estão ocorrendo nos bastidores. “Houve uma conversa com a Marinha da Índia, que está estudando o Sea Gripen em detrimento do Tejas naval, acrescentando que o interesse da Marinha indiana com o Sea Gripen nunca foi embora.”

Revelado pela SAAB em 2010, o conceito do Sea Gripen apresenta uma série de melhorias navalisadas sobre a base do Gripen E (NG) para torná-lo adequado para operações de transporte (uso em porta-aviões). Estes incluem um trem de pouso reforçado, freios maiores e um gancho de cauda reforçado.

Maquete do Sea Gripen no A-12 São Paulo. (Imagem: bestfighter4canada)
Maquete do Sea Gripen no A-12 São Paulo. (Imagem: bestfighter4canada)
O Gripen já tem um grande número de atributos para as operações embarcadas, tais como a alta capacidade de pouso de precisão, trem de pouso alto, velocidade e controle de inclinação muito preciso, fuselagem reforçada e melhor proteção contra a corrosão. Seu trem de pouso e fuselagem já é capaz de uma taxa de afundamento (absorção hidráulica de choques mecânicos) de 15 pés/s, embora isso tenha de ser aumentado para 25 pés/s para operações embarcadas.

O Sea Gripen não será equipado com a barra de lançamento no trem dianteiro, permitindo ao SG operar com e sem rampa (sky jump), tornando-se uma opção adequada para os navios da Marinha indiana (Viraat e Vikramaditya) e no futuro porta-aviões de fabricação própria, bem como da Marinha do Brasil São Paulo (deve-se notar que o falta de uma “sky jump” neste navio pode apresentar problemas em termos de peso máximo de decolagem do Sea Gripen )

Segundo a fonte, a Saab concluiu todos os estudos de viabilidade para o Sea Gripen e agora “apenas necessita de um cliente para financiar o desenvolvimento e a produção”. Enquanto o anúncio do F- X2 do Brasil ainda não oferece isso, suas implicações poderiam ser muito fortuitas para o conceito. Como a fonte relatou, “O negócio brasileiro não muda nada (para o Sea Gripen), mas pode ajudar muito”.

FONTE: Jane´s




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Re: A-12

#11580 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 19, 2014 10:58 am

Fase 1 do projeto do Sea Gripen está perto de ser completada

Imagem

A Jane’s divulgou, na semana passada que a Saab está perto de terminar a fase 1 de estudos de projeto para uma versão do caça multitarefa Gripen NG (nova geração) capaz de operar em porta-aviões. As informações foram passadas à IHS Jane’s pela própria Saab.

Após anos de trabalho de design preliminar e de estudos de viabilidade, os planos para o Sea Gripen serão concretizados no final deste mês de agosto pela equipe formada por engenheiros suecos e britânicos. A informação foi dada por Tony Ogilvy, diretor geral de aeronáutica e chefe do centro de projeto do Sea Gripen na Saab do Reino Unido (Saab UK).

FONTE: Jane’s




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