EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#286 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 10, 2014 3:11 pm

editado




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Jan 10, 2014 3:20 pm, em um total de 1 vez.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#287 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 10, 2014 3:19 pm

Se não me engano é deslocamento máximo, mas que só será corroborado quando todos os números finais do projeto da CV-3 forem oficialmente divulgados pala MB.
Pode haver neste sentido uma variação de uns 10% a 20% no peso final, para mais ou para menos, quando todos os itens forem definidos.
Estes 3000 mil são referenciais, tanto para o público leigo como para os profissionais da industria naval e dos escritórios de projeto, já eleitos (2) segundo post do talha aqui no navais. possam vislumbrar o que na verdade a MB espera destes navios em termos de capacidade.
A ver.

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#288 Mensagem por Paisano » Sex Jan 10, 2014 4:41 pm





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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#289 Mensagem por Hammer-Nikit » Sáb Jan 18, 2014 2:34 am

Novas corvetas brasileiras NÃO TERÃO o Thales IMast !

http://www.alide.com.br/joomla/capa/75- ... brasileira

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#290 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Jan 18, 2014 8:28 am

Uma pena. Espero que a MB encontre uma boa solução para o problema.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#291 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jan 18, 2014 10:22 am

Tanto faz.

O I-MAST é uma conveniência e não um milagre. Sem ele o navio pode ficar tão bom quanto com ele, apenas o trabalho de integração dos sistemas será um pouco maior, mas se o projeto for bem feito a operação depois não fará diferença. E tem a vantagem de permitir uma escolha mais livre tanto dos sistemas a serem adotados quanto da arquitetura geral do barco.

Um ponto a ficar atento é ao sistema de mísseis AAe. A maioria dos sistemas listados tendem a ter desempenho intermediário, tentando servir tanto para defesa aproximada anti-míssil quanto para a interceptação de aeronaves em distâncias um pouco mais longas (na faixa dos 20-25km). Não gosto muito de "patos" e não acredito que esta última aplicação tenha utilidade significativa em um cenário moderno pois aviões e helicópteros não vão se aproximar a menos de 40 ou 50 km do navio, portanto minha torcida é pelo sistema que tenha menor custo e melhor tempo de reação mesmo que em prejuízo do alcance, permitindo a instalação da maior quantidade possível de mísseis para prover uma defesa persistente contra ataques de mísseis e bombas por um custo razoável. Acho que o que mais se aproxima disso é o Barak, com orientação ACLOS. Mas seria bom saber a quantidade de canais de guiagem disponíveis. E eu gostaria de ver uma integração maior com a FAB e o EB nesta escolha, senão podemos acabar ficando com um sistema "exótico", isolado de todo o desenvolvimento dos sistemas AAe brasileiros (se é que este desenvolvimento realmente existirá). Seria triste em 10 ou 12 anos ver a MB com um estoque de mísseis da CV-3 mínimo em seus paióis enquanto um 57-E6, um Bolide, uma versão AAe do A-Darter ou do Piranha-II e mesmo um Paraná (seja ele o que for) estejam sendo produzidos no país.

Infelizmente com 3.000 ton acho que o navio será pequeno demais para um míssil de defesa de área realmente efetivo, isso vai ter que ficar para as fragatas de 6.000 ton.


Leandro G. Card




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#292 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 18, 2014 11:00 am

Sinceramente, a arrogância francesa continua a fazer estragos por aqui. É complicado...
Estão vendo as oportunidades escorrem por entre os dedos e nada fazem. :?
Ser orgulhoso do que se faz é uma coisa. Tornar-se burro e teimoso por causa de orgulho é outra coisa. :evil:

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#293 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jan 18, 2014 11:13 am

Interessante que estão levando em conta os radares nacionais, como o SABER M-200, que não é rotativo e pode muito bem ser instalado num mastro fixo:

http://tau.rghost.ru/37003919/image.png
http://i.imgur.com/Ngqyj.jpg

Quanto ao míssil, acredito que deva ser escolhido aquele que traga o melhor benefício na arena anti-míssil, e para isso, juntamente com o canhão 40 mm, o alcance em si não é o principal. Portanto acho que o Barak seria uma boa escolha, mas torço para que a Marinha considere a possibilidade do Pantsir naval, já que os próprios FN contarão com uma bateria terrestre.



abraços]




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#294 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 18, 2014 2:05 pm

O Pantsyr naval não está sendo considerado. Não ao menos neste momento, segundo a reportagem acima.
O que não significa que não poderá sê-lo depois. Por hora, os concorrentes são aqueles apontados pelo Alte Alípio.
No mais, se o pessoal das ffaa's estiverem em dia, e estão, com a END, meu palpite é que já deu Umkhonto. que pode e/ou interessa a todas as três forças.
É muito bom saber que a MB está investindo nesta questão dos radares na seara naval.
Azar dos franceses. Que engulam a suas teimosia e arrogância. [007]
A industria nacional agradece.

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#295 Mensagem por Alitson » Sáb Jan 18, 2014 3:43 pm

Chamem os israelenses e resolvam o problema, só a MB ainda não entendeu isso. :twisted:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#296 Mensagem por REGATEANO » Sáb Jan 18, 2014 7:09 pm

A Marinha quer desenvolver a tecnologia, tal qual no MAGE Defensor!




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#297 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 18, 2014 8:25 pm

A idéia é bem por aí. O projeto das CV-3 não é apenas um input na força naval, mas e também, creio, o empurrão que faltava para BID conseguir este algo a mais que nos faltava na realidade industrial, que é juntar a P&D com o comercial e o institucional.
As novas Barroso Mod irão nos proporcionar isso em partes. A outra fica por conta do PROSUPER e demais programas. :wink:

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#298 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 18, 2014 8:51 pm

LeandroGCard escreveu:Tanto faz.

O I-MAST é uma conveniência e não um milagre. Sem ele o navio pode ficar tão bom quanto com ele, apenas o trabalho de integração dos sistemas será um pouco maior, mas se o projeto for bem feito a operação depois não fará diferença. E tem a vantagem de permitir uma escolha mais livre tanto dos sistemas a serem adotados quanto da arquitetura geral do barco.

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Leandro G. Card
Quanto à Defesa Aérea eu acho que o objetivo com a CV-3 é cobrir o cenário que hoje as Niteroi cobrem.

Os navio de 6k Ton cobririam cenários que hoje não cobrimos.

Acho isso bem interessante para ser honesto.

[]s
CB_Lima




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#299 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 18, 2014 9:57 pm

Interessante a matéria da Alide.

Um dos detratores da FAB havia dado o exemplo que o Pantsir estava sendo considerado pelos escoltas da MB para mostrar que a MB, ao contrário da FAB, não tinha preconceito.

Nada como um dia após o outro.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#300 Mensagem por Hammer-Nikit » Dom Jan 19, 2014 3:05 am

O Pantsir naval é meio pesado e grande para as corvetas. Na Rússia seiu primeiro cliente é o NAe Kuznetsov... Na indústria russa, num nicho menor que o do Pantsir, existe uma torre naval combinada de mísseis com canhões chamada de Palma que é muito mais bem dimensionada para navios de escolta menores... Mais detalhes aqui: http://www.alide.com.br/joomla/componen ... aval-russa

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[]s Hammer




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