Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#631 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 15, 2014 12:23 am

Olha, se isso vai perdurar por 30, 40 anos eu não sei, nem ninguém.

Mas a FAB não seria ingênua em não ter pedido garantia quanto a isso do Gov. Americano. Aliás, naquele mesmo trechinho que eu coloquei da transcrição do depoimento na CRE sobre transf. de tecnologia, o Saito disse que pedia garantia dos governos sobre as propostas.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#632 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 15, 2014 12:42 am

Penguin escreveu:

As últimas encomendas do Mirage 2000 ocorreram em 2000 para Grécia e EAU.
De lá até o encerramento da produção em 2007 foram 8 anos sem novas encomendas e sucessivos fracassos em concorrências (Africa do Sul, Chile, Polônia e países da Europa central).
Os franceses até que esperaram que os Indianos selecionassem o Mirage 2000 numa compra direta, mas eles preferiram abriram uma concorrência internacional - MMRCA. Não deu para manter a produção do Mirage 2000 sem novas encomendas.
Pois é.
E a FAB, em 2001, já dizia que o Mirage era uma aeronave no limite de desenvolvimento (um Brigadeiro para a revista AeroMagazine numa matéria do Cosme Degenar Drumont, que costuma escrever para a T&D). E em 2003, um caça em fim de linha (Comandante Bueno).

E tem uns foristas por aí dizendo que a FAB tem julgamentos ideológicos travestidos de técnicos. Pelo que eu bem os conheço, aposto que eles não concordavam com a opinião da FAB no FX1...




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#633 Mensagem por Penguin » Qua Jan 15, 2014 12:59 am

Carlos Lima escreveu:Isso... o Dept de Estado Americano nunca interferiu em nenhum contrato, ainda mais com o overall de 36 turbinas por 30 / 40 anos. Quem são eles para perderem uma oportunidade capitalista como essa??

Devemos todos ficar mais aliviados agora, alguém sabe exatamente sobre detalhes desses contratos? Ainda mais os detalhes relativos a contratos que foram assinados antes mesmo da aeronave ser escolhida?

As vezes os Srs realmente me espantam. :shock:

Mas tudo bem... cautela nunca fez mal a ninguém e vou ficar aqui na minha, tomando nota dessas coisas até que os contratos sejam realmente assinados e vejamos quem fica com que parte do bolo.

Como eu já disse antes, eu torço para toda essa maravilha de relacionamento estar correta. ;)

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Desde a 2GM a FAB usa motores e turbinas americanas.
Nesse tempo, a FAB já sofreu algum embargo que afetasse a manutenção dessas turbinas?
Nunca li nada a respeito.

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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#634 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 15, 2014 1:10 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Isso... o Dept de Estado Americano nunca interferiu em nenhum contrato, ainda mais com o overall de 36 turbinas por 30 / 40 anos. Quem são eles para perderem uma oportunidade capitalista como essa??

Devemos todos ficar mais aliviados agora, alguém sabe exatamente sobre detalhes desses contratos? Ainda mais os detalhes relativos a contratos que foram assinados antes mesmo da aeronave ser escolhida?

As vezes os Srs realmente me espantam. :shock:

Mas tudo bem... cautela nunca fez mal a ninguém e vou ficar aqui na minha, tomando nota dessas coisas até que os contratos sejam realmente assinados e vejamos quem fica com que parte do bolo.

Como eu já disse antes, eu torço para toda essa maravilha de relacionamento estar correta. ;)

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Desde a 2GM a FAB usa motores e turbinas americanas.
Nesse tempo, a FAB já sofreu algum embargo que afetasse a manutenção dessas turbinas?
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#635 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 15, 2014 1:13 am

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu: Desde a 2GM a FAB usa motores e turbinas americanas.
Nesse tempo, a FAB já sofreu algum embargo que afetasse a manutenção dessas turbinas?
Nunca li nada a respeito.

[]s
Algum motor militar que fosse de fato tecnologicamente avançado?
Pois é,

Não precisava nem chegar no motor... não vinha o avião que queríamos. Acho melhor não voltarmos no "túnel do tempo" para procurar exemplos. ;)

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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#636 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 15, 2014 1:17 am

knigh7 escreveu:Olha, se isso vai perdurar por 30, 40 anos eu não sei, nem ninguém.

Mas a FAB não seria ingênua em não ter pedido garantia quanto a isso do Gov. Americano. Aliás, naquele mesmo trechinho que eu coloquei da transcrição do depoimento na CRE sobre transf. de tecnologia, o Saito disse que pedia garantia dos governos sobre as propostas.
Você e eu sabemos que até que os acordos sejam assinados a coisa pode mudar... e mesmo depois de assinados ficam ao gosto do Dept de Estado.

Um exemplo recente disso é o que aconteceu com determinados equipamentos do P-3 porque os EUA resolveram que o que obtivemos a licença para exportação original estavam 'avançados demais'.

Outro exemplo foi com a GE e as turbinas das corvetas Inhauma.

E por aí vai...

Alguém no Dept de Estado também achou que tínhamos problema...

Mas eu concordo em um ponto.

Se a FAB quiser conviver com isso... e pelo visto quer para tanto que escolheu o SHornet em primeiro lugar, então está ótimo e excelente. Mas não é porque o Gripen E é só "parcialmente" Americano que os riscos sumiram.

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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#637 Mensagem por Penguin » Qua Jan 15, 2014 1:21 am

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu: Desde a 2GM a FAB usa motores e turbinas americanas.
Nesse tempo, a FAB já sofreu algum embargo que afetasse a manutenção dessas turbinas?
Nunca li nada a respeito.

[]s
Algum motor militar que fosse de fato tecnologicamente avançado?
Humm...então a resposta é não.
Os F-16 da Venezuela teimam em continuar voando...




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#638 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 15, 2014 1:24 am

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu: Desde a 2GM a FAB usa motores e turbinas americanas.
Nesse tempo, a FAB já sofreu algum embargo que afetasse a manutenção dessas turbinas?
Nunca li nada a respeito.

[]s
Algum motor militar que fosse de fato tecnologicamente avançado?
Mas se fosse pelo avanço tecnológico, a vendas das turbinas nem seriam aprovadas:

Em relação à transferência de tecnologia, outra preocupação do governo brasileiro, os EUA argumentam que os jatos suecos e franceses contêm tecnologia americana - as turbinas dos jatos suecos são produzidas nos EUA e partes do jato francês também. "Eles têm tecnologia sensível que exigiu nossa aprovação para a venda ao Brasil", disse a fonte do governo americano.


fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 9927,0.htm




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#639 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 15, 2014 1:47 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:Olha, se isso vai perdurar por 30, 40 anos eu não sei, nem ninguém.

Mas a FAB não seria ingênua em não ter pedido garantia quanto a isso do Gov. Americano. Aliás, naquele mesmo trechinho que eu coloquei da transcrição do depoimento na CRE sobre transf. de tecnologia, o Saito disse que pedia garantia dos governos sobre as propostas.
Você e eu sabemos que até que os acordos sejam assinados a coisa pode mudar... e mesmo depois de assinados ficam ao gosto do Dept de Estado.

Um exemplo recente disso é o que aconteceu com determinados equipamentos do P-3 porque os EUA resolveram que o que obtivemos a licença para exportação original estavam 'avançados demais'.

Outro exemplo foi com a GE e as turbinas das corvetas Inhauma.

E por aí vai...

Alguém no Dept de Estado também achou que tínhamos problema...

Mas eu concordo em um ponto.

Se a FAB quiser conviver com isso... e pelo visto quer para tanto que escolheu o SHornet em primeiro lugar, então está ótimo e excelente. Mas não é porque o Gripen E é só "parcialmente" Americano que os riscos sumiram.

[]s
CB_Lima
Os americanos não revogaram em 2009 a aprovação da venda da última versão do Harpoon, mas sim a empresa não pode nos oferecer por causa do Depto de Estado.

Outra diferença foi que a FAB passou a exigir mais garantias (e tinha condições) no FX2 não apenas do Executivo Americano, mas também do Legislativo.
Por consequência teve aprovação do Departamento de Estado, do Departamento de Defesa, do Congresso (do líder da situação e da oposição) e do próprio Presidente.
Os caras iriam rasgar tudo isso?

Uma coisa é quando vc vai comprar um inercial, que não dá para solicitar tantas garantias, e também se embargar, vc compra de outro.
Outra coisa qdo vc trata de um caça ou de uma turbina.

No FX2, os governos dos países fornecedores, em objeto, os EUA, tiveram que aprovar as vendas.


E o que ocorreu com as LM2500 da MB? Essas turbinas são mais comuns que formiga. Tão em tudo quanto é lugar, estão no mundo inteiro. Isso daí tá mais para mais-uma-teoria-conspiratória-dos-EUA....




Editado pela última vez por knigh7 em Qua Jan 15, 2014 2:12 am, em um total de 1 vez.
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#640 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 15, 2014 1:49 am

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Algum motor militar que fosse de fato tecnologicamente avançado?
Humm...então a resposta é não.
Os F-16 da Venezuela teimam em continuar voando...
E são esses caças da FAV que vão para os exercícios internacionais...




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#641 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 15, 2014 2:00 am

Carlos Lima escreveu:
Bolovo escreveu: Algum motor militar que fosse de fato tecnologicamente avançado?
Pois é,

Não precisava nem chegar no motor... não vinha o avião que queríamos. Acho melhor não voltarmos no "túnel do tempo" para procurar exemplos. ;)

[]s
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Pois é. Se a gente voltar nesse túnel do tempo, para aquela época, a gente vai parar na Guerra da Lagosta.

É por isso que eu disse que não dá para NINGUÉM prever o que vai ocorrer daqui a 30 anos.

Os americanos deram trocentas garantias no FX2. Para a FAB, que lida com eles há 70 anos, essas garantias serviram.

E diga-se de passagem, era visível no FX1, no FX1,5 e no FX2 que a FAB não morria de amores por caças USA-FREE.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#642 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 15, 2014 2:10 am

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Algum motor militar que fosse de fato tecnologicamente avançado?
Humm...então a resposta é não.
Os F-16 da Venezuela teimam em continuar voando...
A Venezuela não é um país feudal igual muita gente pensa. Tem gente competente na FAV que conseguiu fazer esses F-16, que é um puta avião diga-se de passagem, voar até agora. Mas o tempo já está passando, tem F-16 que já virou peça de exibição pública e procuram o seu substituto urgentemente, sendo Rafale e Su-35 os mais cotados, segundo diz a imprensa. Eu sinceramente tenho problema nenhum com o motor do Gripen ser americano. Se a FAB escolheu, será assim. Só que temos que esclarecer algumas coisas, pois acho muito estranho esperarmos todo esse mar de bondade. Temos exemplos com nós e com outros países onde a administração americana, que pode mudar de vez em quando, pode atrapalhar o decorrer das coisas.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#643 Mensagem por Bourne » Qua Jan 15, 2014 3:13 am

Bolovo escreveu: A Venezuela não é um país feudal igual muita gente pensa. Tem gente competente na FAV que conseguiu fazer esses F-16, que é um puta avião diga-se de passagem, voar até agora. Mas o tempo já está passando, tem F-16 que já virou peça de exibição pública e procuram o seu substituto urgentemente, sendo Rafale e Su-35 os mais cotados, segundo diz a imprensa. Eu sinceramente tenho problema nenhum com o motor do Gripen ser americano. Se a FAB escolheu, será assim. Só que temos que esclarecer algumas coisas, pois acho muito estranho esperarmos todo esse mar de bondade. Temos exemplos com nós e com outros países onde a administração americana, que pode mudar de vez em quando, pode atrapalhar o decorrer das coisas.

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Bondade de verdade se acha nos baixos da relação e não nos altos. Aguardemos e veremos. Se bem que a grande parte da paranoia sobre equipamento americano é complicado devido a estar em todos os ramos nas FAs e ser extremamente relevante.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#644 Mensagem por Thor » Qua Jan 15, 2014 5:51 am

knigh7 escreveu:
Penguin escreveu: Humm...então a resposta é não.
Os F-16 da Venezuela teimam em continuar voando...
E são esses caças da FAV que vão para os exercícios internacionais...
E as notícias de missões reais da FAV mostram que foram realizadas por estes também. Interceptações de U2, de abates de aeronaves etc...




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#645 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 15, 2014 5:54 am

knigh7 escreveu: Os americanos não revogaram em 2009 a aprovação da venda da última versão do Harpoon, mas sim a empresa não pode nos oferecer por causa do Depto de Estado.

Outra diferença foi que a FAB passou a exigir mais garantias (e tinha condições) no FX2 não apenas do Executivo Americano, mas também do Legislativo.
Por consequência teve aprovação do Departamento de Estado, do Departamento de Defesa, do Congresso (do líder da situação e da oposição) e do próprio Presidente.
Os caras iriam rasgar tudo isso?

Uma coisa é quando vc vai comprar um inercial, que não dá para solicitar tantas garantias, e também se embargar, vc compra de outro.
Outra coisa qdo vc trata de um caça ou de uma turbina.

No FX2, os governos dos países fornecedores, em objeto, os EUA, tiveram que aprovar as vendas.


E o que ocorreu com as LM2500 da MB? Essas turbinas são mais comuns que formiga. Tão em tudo quanto é lugar, estão no mundo inteiro. Isso daí tá mais para mais-uma-teoria-conspiratória-dos-EUA....
Pois é,

Aí é aonde a "teoria" e a prática se mostram como sendo coisas distintas.

Em primeiro lugar, ninguém deve confiar no que congressista fala... principalmente nos Americanos e mais ainda se você deu "zero" de ajuda a campanha deles.

Em segundo lugar aqui nos EUA os Colégios eleitorais desses caras influenciam totalmente a vida 'política' deles, ou seja... eles podem olhar para um Brigadeiro da FAB ou um Senador Brasileiro e dizerem maravilhas e até assinar uns papéis, mas se o seu curral eleitoral ou de algum aliado se sentir ameaçado porque o Brasil vai fazer reforma de turbina e eles nos EUA perderão empregos (a nova paranóia nacional aqui nos EUA), eles chamam os seus 'contatos' no Dept de Estado, e agem por trás da moita para bloquear ou fazer downgrade para empurrar estoque de peça velha para países como o nosso.

E estampam uma desculpa de "equilíbrio regional" e outras bobagens da moda.

E por que isso? Primeiro porque não somos tão importantes assim no que diz respeito a 'votos', e Segundo que ao contrário de países como Israel ou Inglaterra nós não investimos no lobby desse povo... $$$

Aí vem um parentesis sobre a questão dos F-16 da Venezuela... por que estão voando? Porque os EUA compram petróleo da Venezuela e trocam afagos um com o outro por debaixo dos panos (pedaços de F-16 incluídos). Mas como ainda oficialmente estão "brigados", a coisa tem um certo limite, mas os aviões estão voando até aonde se sabe... ou seja... 404030330303 pesos e 400540302043020333030430 medidas. Afinal certamente tem muito posto de gasolina no sul dos EUA sendo abastecido com petróleo da Venezuela e consequentemente tem muito distrito que ganha $$ com isso. E aí? Vamos bloquear mesmo a venda de peças de motor de F-16 de primeira geração para a Venezuela? Eles que sejam felizes nos estoques de peça velha nos desertos Americanos... todo mundo ganha com isso :lol: .

No dia em que a comunidade brasileira de Boston e Miami se juntarem e fomarem um colégio eleitoral considerável para algum desses politicos aqui dos EUA, eu passo a acreditar mais no que eles escrevem sobre o Brasil... até lá... pelo menos para a imprensa aqui eles chamam a viagem ao Brasil de "Vacation" (Férias)... :lol:

Se niguém tiver a ilusão de que essas coisas são reais... ótimo... estamos fazendo uma compra cientes da realidade e isso é bom...

Mas se acharamos que existe um arco-íris vermelho, Azul e branco atrás da moita... lembrem-se... Mariazinha foi atrás da moita e voltou... diferente... :lol:

Essa é a realidade, gostando ou não.

E quanto a história a Inhauma, quem dera que fosse mais uma teoria da conspiração... ;).

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