Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Prezados amigos,
Gostaria muito que a opção do Sea Gripen fosse viável, factível e real. Não somente pelas aeronaves em si, mas pelo o que agregaria de trabalhos de projetos em engenharia para Embraer e a indústria Brasileira.
Mas a realidade não me permite acreditar.
No espaço temporal que se propõem projetar, ensaiar, adquirir e fabricar o dito avião (com todos os seus enormes custos agregados), a nossa Marinha irá precisar convencer o GF a desembolsar bilhões e bilhões de dólares para tocar inúmeros projetos (atuais e futuros), concomitantes, para tirar a mesma da penúria.
Senão vejamos:
Fragatas de 6000 tons;
Corvetas Barroso Mod II;
Navios de Apoio Lógisticos;
Navios Patrulhas 1800;
Navios Patrulhas 500;
Navios Patrulhas Fluviais;
Navios Afíbios;
Navios Hifrográficos;
Meios para os Fuzileiros Navais,
Helicópteros de Instrução;
Modernização dos Lynxs;
Modernização dos AF-1
Modernização e Aquisição C-2/S2
Etc, etc, etc
Será que haverá espaço, verba e prioridade para embarcarmos neste novo projeto? Em qual ordem de prioridade nós colocaríamos o Sea Gripen na lista acima?
E olha que na lista acima não coloquei o ProSub (que abocanha um volume enorme de verbas federais) e a própria razão de ser do Sea Gripen, o ProNAe (que penso, será próximo ou tão vultuoso em termos de recursos quanto o ProSub).
Grande Abraço,
“Carcará” Mascarenhas
Gostaria muito que a opção do Sea Gripen fosse viável, factível e real. Não somente pelas aeronaves em si, mas pelo o que agregaria de trabalhos de projetos em engenharia para Embraer e a indústria Brasileira.
Mas a realidade não me permite acreditar.
No espaço temporal que se propõem projetar, ensaiar, adquirir e fabricar o dito avião (com todos os seus enormes custos agregados), a nossa Marinha irá precisar convencer o GF a desembolsar bilhões e bilhões de dólares para tocar inúmeros projetos (atuais e futuros), concomitantes, para tirar a mesma da penúria.
Senão vejamos:
Fragatas de 6000 tons;
Corvetas Barroso Mod II;
Navios de Apoio Lógisticos;
Navios Patrulhas 1800;
Navios Patrulhas 500;
Navios Patrulhas Fluviais;
Navios Afíbios;
Navios Hifrográficos;
Meios para os Fuzileiros Navais,
Helicópteros de Instrução;
Modernização dos Lynxs;
Modernização dos AF-1
Modernização e Aquisição C-2/S2
Etc, etc, etc
Será que haverá espaço, verba e prioridade para embarcarmos neste novo projeto? Em qual ordem de prioridade nós colocaríamos o Sea Gripen na lista acima?
E olha que na lista acima não coloquei o ProSub (que abocanha um volume enorme de verbas federais) e a própria razão de ser do Sea Gripen, o ProNAe (que penso, será próximo ou tão vultuoso em termos de recursos quanto o ProSub).
Grande Abraço,
“Carcará” Mascarenhas
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14007
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 777 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Há sim, desenvolver o Sea Gripen pode ter o mesmo custo que comprar Rafales.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Concordo !!Carcará escreveu:Prezados amigos,
Gostaria muito que a opção do Sea Gripen fosse viável, factível e real. Não somente pelas aeronaves em si, mas pelo o que agregaria de trabalhos de projetos em engenharia para Embraer e a indústria Brasileira.
Mas a realidade não me permite acreditar.
No espaço temporal que se propõem projetar, ensaiar, adquirir e fabricar o dito avião (com todos os seus enormes custos agregados), a nossa Marinha irá precisar convencer o GF a desembolsar bilhões e bilhões de dólares para tocar inúmeros projetos (atuais e futuros), concomitantes, para tirar a mesma da penúria.
Senão vejamos:
Fragatas de 6000 tons;
Corvetas Barroso Mod II;
Navios de Apoio Lógisticos;
Navios Patrulhas 1800;
Navios Patrulhas 500;
Navios Patrulhas Fluviais;
Navios Afíbios;
Navios Hifrográficos;
Meios para os Fuzileiros Navais,
Helicópteros de Instrução;
Modernização dos Lynxs;
Modernização dos AF-1
Modernização e Aquisição C-2/S2
Etc, etc, etc
Será que haverá espaço, verba e prioridade para embarcarmos neste novo projeto? Em qual ordem de prioridade nós colocaríamos o Sea Gripen na lista acima?
E olha que na lista acima não coloquei o ProSub (que abocanha um volume enorme de verbas federais) e a própria razão de ser do Sea Gripen, o ProNAe (que penso, será próximo ou tão vultuoso em termos de recursos quanto o ProSub).
Grande Abraço,
“Carcará” Mascarenhas
Tem muito trabalho a ser feito e desenvolver um aviao naval nao acho prioridade.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14007
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 777 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Ué, se for assim não temos dinheiro para comprar aeronaves de aviação fixa.
O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.
O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Isso e bobagem... Nao e torcer contra o Gripen. E simplesmente achar que o dinheiro poderia ser investido em outras coisas.gabriel219 escreveu:Ué, se for assim não temos dinheiro para comprar aeronaves de aviação fixa.
O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14007
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 777 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Investido em quê? Novas aeronaves? No futuro não terá SH, pois a linha de produção dele vai fechar ainda nesta década.
Só terá Rafale M e MiG-29K, que é absurdamente caro.
Já o Sea Gripen, que seria certamente bem mais barato que o Rafale M, ainda poderia operar no A-12 com restrições mínimas e operando lisinho na catapulta de vante. Ainda poderíamos ter 2 NAe's até a chegada do 2ª do PRONAe.
A aquisição de 48 Rafales's M, com o preço de 2011 de US$ 103 milhões (cotação de hoje), seria US$ 4,944 Bilhões. Isso falando só as aeronaves, sem mísseis, sem integração de armas, sem ToT (talvez nem precise) ou coisa parecida, apenas compra de prateleira.
Se for o F-35C (mesma quantidade) dá US$ 9,571 Bilhões, nas mesmas condições, sem armamentos algum ou qualquer tipo de integração.
Será que o desenvolvimento do Sea Gripen seria algo maior que US$ 3 Bilhões?
Só terá Rafale M e MiG-29K, que é absurdamente caro.
Já o Sea Gripen, que seria certamente bem mais barato que o Rafale M, ainda poderia operar no A-12 com restrições mínimas e operando lisinho na catapulta de vante. Ainda poderíamos ter 2 NAe's até a chegada do 2ª do PRONAe.
A aquisição de 48 Rafales's M, com o preço de 2011 de US$ 103 milhões (cotação de hoje), seria US$ 4,944 Bilhões. Isso falando só as aeronaves, sem mísseis, sem integração de armas, sem ToT (talvez nem precise) ou coisa parecida, apenas compra de prateleira.
Se for o F-35C (mesma quantidade) dá US$ 9,571 Bilhões, nas mesmas condições, sem armamentos algum ou qualquer tipo de integração.
Será que o desenvolvimento do Sea Gripen seria algo maior que US$ 3 Bilhões?
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Torcer eu torço para o E.C. Bahia! Aqui eu apenas debato e analiso a realidade atual e do que nós vamos nos deparar nos próximos 10 a 20 anos, longe de ser o dono da verdade.Carlos Lima escreveu:Isso e bobagem... Nao e torcer contra o Gripen. E simplesmente achar que o dinheiro poderia ser investido em outras coisas.gabriel219 escreveu:Ué, se for assim não temos dinheiro para comprar aeronaves de aviação fixa.
O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.
[]s
CB
Infelizmente nesse período o que EU vislumbro é a Marinha correndo atrás de verba para tocar o projeto de sua força de superfície (tentando ir além do primeiro lote do Prosuper e da Barroso ModII), manutenção das verbas para tocar o Prosub, substituir e/ou modernizar suas aviação de asa rotativa, colocar a sua Capitânia para navegar da melhor forma possível e extrair o máximo dos AF-1M e os COD/REVO.
Acredito quando tivermos um Navio Aeródromo novo (Deus queira que seja menos do que 20 anos) , a única linha de produção aberta será a do F-35C e/ou do PAK-FA (se vier a existir uma versão naval) e o início de operação de alguns UCAVS. Além de vários F-18 Super Hornet dando baixa (e sopa), doidos para serem modernizados pela Embraer com o máximo de equipamentos similares com o Gripen BR.
Grande Abraço
"Carcará" Mascarenhas
Editado pela última vez por Carcará em Qui Jan 09, 2014 4:35 pm, em um total de 1 vez.
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Será que já não desvirtuamos o tópico por demais??
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Obrigado por ter copiado a sua resposta para o tópico correto !!Carcará escreveu:Será que já não desvirtuamos o tópico por demais??
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Esta sim já seria uma possibilidade interessante também.Carcará escreveu:Além de vários F-18 Super Hornet dando baixa (e sopa), doidos para serem modernizados pela Embraer com o máximo de equipamentos similares com o Gripen BR.
Leandro G. Card
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Também acho que a MB vai de SH, e já tinha dito isso aqui, quando comentei sobre a amistosidade entre Embraer, Saab e Boeing. Outro ponto importante, e que deve ser levado em consideração, é que Gripen e SH compartilham do mesmo propulsor, que por ser um dos elementos mais críticos de um caça, é importantíssimo que haja uma única cadeia logística, principalmente se este contrato de aquisição do Gripen pela FAB trouxer para o país um centro de manutenção da F440 para o Brasil.
.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14007
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 777 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Sim, tudo bem, a MB vai de SH, mas qual? Não terá disponíveis, pois a linha de fabricação irá fechar ainda esta década e a US Navy não abrirá mão de nenhum.
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Com a entrada do F-35 uma parte dos SH deve ser dado baixa, e outros deverão ser modernizados e complementarão os F-35. Lembre-se que a proposta da Boeing previa a transferência de alguns SH usados para a FAB, na forma de empréstimo.
.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14007
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 777 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
Não Henrique, o SH não dará baixa e nem será substituído pelo F-35C. A US Navy falou isso 5 vezes.
Os F-35C substituirão alguns F/A-18C/D e complementaram os SH.
O SH só começará ser substituído por volta de 2035. E olhe ainda que a US Navy quer modernizar todos os seus SH para o padrão ASH.
Os F-35C substituirão alguns F/A-18C/D e complementaram os SH.
O SH só começará ser substituído por volta de 2035. E olhe ainda que a US Navy quer modernizar todos os seus SH para o padrão ASH.
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2
No meu entender o Sea Gripen só deve ter o Go ahead após a assinatura do contrato do A-13. O que deve acontecer no máximo em 2016, se quiserem ter o PA operacional em 2028.
[]'s
[]'s