Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#556 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 7:36 pm

gabriel219 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Ok Gabriel,

Entendi voce entao. Voce acha que desenvolver uma aeronave que nunca foi naval e transforma-la em uma aeronave naval e mais barato do que comprar uma aeronave naval ja pronta.

Ta certo :D

[029]

[]s
CB
Carlos, ainda não estendeste o ponto em que quero chegar.

Será mesmo que a conversão do Gripen NG seria mais cara do que US$ 3 Bilhões?
Eu acho que sim.

Entre efetivar a conversão, fazer protótipos voar, testar, testar, testar, resolver problemas, testar, testar, testar, integrar coisas BR adaptadas para o uso naval e ainda encomendar esses aviões.

Mas esse sou eu. ;)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

#557 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 7:45 pm

Mais do que US$ 3 Bilhões? Acho muito, mas muito difícil.

Se estamos pagando US$ 4,5 Bilhões para um pacote completo e desenvolver realmente do zero o Gripen NG, porque a conversão dele para naval daria mais que US$ 3 Bilhões?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#558 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 7:51 pm

gabriel219 escreveu:Mais do que US$ 3 Bilhões? Acho muito, mas muito difícil.

Se estamos pagando US$ 4,5 Bilhões para um pacote completo e desenvolver realmente do zero o Gripen NG, porque a conversão dele para naval daria mais que US$ 3 Bilhões?
Bom Gabriel,

Só o tempo dirá.

Enquanto isso ficamos com o dito pelo não dito aguardando as novidades. ;)

E lembre-se. Não estamos desenvolvendo o Gripen NG do Zero. O protótipo do Gripen E já está sendo fabricado antes mesmo do fim da nossa concorrência (ou seja, um montão de etapas relativas à industrialização e linha de produção já estão resolvidos, ou pelo menos já estão encaminhados e sendo avaliados durante a construção do protótipo. Ainda resta trabalho a ser feito... mas o demonstrador voa já a algum tempo.

Fazer uma aeronave naval é um trabalho bastante complexo. Converter uma aeronave para uso Naval não é brincadeira também.

Mas vamos aguardar...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#559 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 09, 2014 7:59 pm

Por deus, de onde vcs tiram esses valores? Meu irmão foi fazer o seguro do carro hoje e foram horas discutindo preço do carro e tudo mais, de um treco que vende milhares e todo mundo já sabe o preço. Como que vcs conseguem estimar algo que não existe, onde não se faz ideia de praticamente nada...?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#560 Mensagem por Penguin » Qui Jan 09, 2014 8:12 pm

Se houver uma decisão estratégica de que o Brasil deverá "aprender" a desenvolver caças navais, o Sea Gripen provavelmente será o melhor caminho. Provavelmente o único. Se quiser comprar um caça pronto, quando o novo PA estiver em contrução, haverá algumas opções: SH usados, Rafale usados, F-35B/C, Tejas Naval

A Índia entendeu que ela deveria aprender isso e está desenvolvendo o Tejas Naval a partir de um caça "terrestre".
Imagem
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... more-power

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
gabriel219
Sênior
Sênior

#561 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 8:18 pm

Bolovo escreveu:Por deus, de onde vcs tiram esses valores? Meu irmão foi fazer o seguro do carro hoje e foram horas discutindo preço do carro e tudo mais, de um treco que vende milhares e todo mundo já sabe o preço. Como que vcs conseguem estimar algo que não existe, onde não se faz ideia de praticamente nada...?
Tenta multiplicar 48.US$ 103 Milhões (no caso do Rafale M) e 48.US$ 199 Milhões (F-35C).

Sobre o Sea Gripen, só estou perguntando se o desenvolvimento de 48 aeronaves seria maior que US$ 3 Bilhões.

Tente voltar um pouco na conversa.

Bolovo
Sênior
Sênior

#562 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 09, 2014 8:25 pm

Eu não vou voltar nada! Até porque acho que a discussão já se deu por encerrada. Quem acha que seria bom, acha que seria bom. Quem acha que não seria bom, continua achando que não seria bom, como é o meu caso. E nada nesse mundo mudará isso, afinal quem está debatendo páginas e páginas são quase as mesmas pessoas. Pra quem tá nela e pra quem tá de fora vendo, já ficou algo massante e repetitivo. Estamos discutindo o sexo dos anjos.

gabriel219
Sênior
Sênior

#563 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 8:25 pm

Penguin, o problema é que NÃO vai haver nenhum SH disponível, a não ser que a US Navy abra mão de algum NAe e sobre SH.

Como sabemos, o F-35C substituirá apenas os F/A-18C/D e os SH substituirão o resto. Quem substituirá os F/A-18E/F serão os da concorrência F/A-XX, que está pra lá de 2035.

gabriel219
Sênior
Sênior

#564 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 8:29 pm

Bolovo escreveu:Eu não vou voltar nada! Até porque acho que a discussão já se deu por encerrada. Quem acha que seria bom, acha que seria bom. Quem acha que não seria bom, continua achando que não seria bom, como é o meu caso. E nada nesse mundo mudará isso, afinal quem está debatendo páginas e páginas são quase as mesmas pessoas. Pra quem tá nela e pra quem tá de fora vendo, já ficou algo massante e repetitivo. Estamos discutindo o sexo dos anjos.
Então pelo menos tente entender o que estávamos falando antes de vir perguntando "onde tiraram esses números?".

Se não quiser entrar no debate, há uma opção chamada "não comentar". É bastante útil nesses casos. Também existe a opção de não ler.

Bolovo
Sênior
Sênior

#565 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 09, 2014 8:46 pm

Fui meio idiota, foi mal. Tô acompanhando sim, mas esse número tinha passado batido por mim. Eu só acho que a gente tá debatendo e debatendo em cima do nada. Pra começar a gente nem sabe o comprimento do avião sueco. Uma coisa tão simples, mas a gente não sabe. O que eu acho é que devemos esperar o Gripen NG ficar pronto primeiro e ver o que a MB vai pensar disso tudo. Não acho que a MB vá atrás de um caça antes de decidir o PRONAE.

gabriel219
Sênior
Sênior

#566 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 8:52 pm

Relaxa :D .

Sim, mas o problema é que as opções da MB se resumem a Sea Gripen, Rafale M ou F-35C. O SH só será substituído em 2035 e olhe lá.

Como já partiremos para 5ª geração em meados de 2025 ou até mais, creio que a opção mais barata das alternativas seria o mais indicado, pois depois seriam substituídos ou complementados por caças de 5ª geração mesmo.

Não creio que a conversão do Gripen NG para Sea Gripen custe mais que US$ 3 Bilhões. Creio que a MB já esteja de olho e a FAB já sabe disso.

Talvez nossa versão venha já com os reforços, só bastando algumas modificações ali e aqui para otimiza-lo para operar em NAe's, já que a versão da FAB não precisará de algumas coisas navais, como arrestos.

Abs.

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#567 Mensagem por Carcará » Qui Jan 09, 2014 9:24 pm

Só deixando claro que não sou contra nem a favor, muito pelo contrário!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Carcará
Sênior
Sênior

#568 Mensagem por Carcará » Qui Jan 09, 2014 9:32 pm

Só penso que as necessidades da nossa Armada são tantas e tão custosas que quando chegar a vez dos nossos Almirantes se debruçarem sobre esse assunto.....

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

gabriel219
Sênior
Sênior

#569 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 9:33 pm

Se és neutro (nem á favor e nem contra), como pode ser muito pelo contrário :? :mrgreen: [101] ???

Carcará
Sênior
Sênior

#570 Mensagem por Carcará » Qui Jan 09, 2014 9:40 pm

Não sei! Só sei que foi assim! By Chicó

Responder