Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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#526
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 2:34 am
E como eu disse na reunião oficial do COPAC foi dito que a coisa tá indo para 2020. O cara da SAAB já tinha dito que era 2020.
Eu só confirmei essas informações para o Gabriel. Essas coisas acontecem e é natural esses projetos não sairem nos prazos da "coletiva de imprensa".
Afinal agora que o papo ficou sério, acontece de tudo.
Então por favor... não tem ninguém aqui espalhando mentiras, ou "inventando", só estamos juntando as peças do que vai ser o Gripen na FAB.
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#527
Mensagem
por FCarvalho » Qui Jan 09, 2014 8:45 am
Seja lá o que for, e como for senhores, uma coisa é certa. A MB terá um caça comum com a FAB, seja ele um hipotético Gripen Naval, que estou quase que convencido o será, ou um caça tupiniquim de 5a G para depois dos anos 2030.
Um segundo tipo de caça para a MB está praticamente descartado, se a END for seguida a risca.
abs.
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gabriel219
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#528
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 10:11 am
Marechal-do-ar escreveu:gabriel219 escreveu:
E eu ainda errei, as 2 turbinas do Rafale fazem ele entregar 100kN de empuxo, pois uma entrega 50kN.
O Rafale tem 100kN de empuxo sem pós-combustor e 150kN com, a relação peso/empuxo dele é um pouco melhor que a do Gripen NG.
Mas não foi o que falei?
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#529
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 10:17 am
knigh7 escreveu:gabriel219 escreveu:Gostaria de colocar aqui o meu comentário lá no Naval:
Além disso, segundo o Lorde, o A-12 dará baixa em 2028.
Sendo assim, o Sea Gripen poderia operar tanto no novo NAe quanto no A-12.
Olá, Gabriel.
Vc tocou num aspecto pertinente: a operação no A-12.
As 2 catapultas Mitchell-Brown tem capacidade de lançamento de 33.000lb.(15 ton.)
Os elevadores também tem capacidade de 15.000ton. e dimensão para abarcar um caça das dimensões de um Gripen.
Existe a questão do aumento de peso para um caça navalizado. A diferença de peso de peso entre o Rafale M e o F3 é de apenas 500kg.
O peso
máximo de operação de GripenNG (não navalizado) é de 16,5 Ton. Uma versão naval desse caça, ao contrário dos outros 2 da short list, operaria com restrições irrelevantes no São Paulo.
Na verdade, a catapulta da proa, possui capacidade para 20 toneladas.
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#530
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 10:19 am
Carlos Lima escreveu:Luís Henrique escreveu:
Carlos, se eu não me engano, no Rafale que é um caça maior a diferença de peso entre o C e o M (naval) é de 500 kg.
No Gripen, que é menor, os 500 kg é pouco???
Amigo,
O Rafale já nasceu com diversas modificações que são comuns entre a versão naval e terrestre.
Em cima disso foram adicionados os 600 e tantos kilos.
Não vamos confundir um projeto que nasceu levando em consideração uma versão navalizada e um projeto que quer virar um 'do zero'.
São dois mundos diferentes.
[]s
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O Rafale C/D não tem as mesmas coisas que o Rafale M, se não teriam os mesmos pesos. O Rafale C/D possui Arrestos? Reforço no trem de pouso?
Segundo o que estás dizendo, o Rafale C/D é quase um caça naval.
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#531
Mensagem
por general-lee » Qui Jan 09, 2014 12:40 pm
Com a catapulta de vante com capacidade ate 20 ton o gripen naval tera poucas dificuldades de operar no opalâo.. sds
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gabriel219
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#532
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 1:36 pm
Isso de vante (valei proa
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).
Ele não terá poucas dificuldades, não terá NENHUMA dificuldade, pois, se caso aumentar 500 kg em relação ao peso do Gripen NG, terá 17 toneladas de MTOW.
Operará lisinho.
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#533
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 2:24 pm
gabriel219 escreveu:
O Rafale C/D não tem as mesmas coisas que o Rafale M, se não teriam os mesmos pesos. O Rafale C/D possui Arrestos? Reforço no trem de pouso?
Segundo o que estás dizendo, o Rafale C/D é quase um caça naval.
Como eu disse anteriomente sim o Rafale C e M compartilham muitas coisas em comum. O que acontece e que o Rafale M tem algumas diferencas para operacoes Navais, mas ambos tem Varias solucoes 'navais'. Por exemplo o motor... Para que ele seja retirado para manutencao ele nao sai para tras o que exigiria o dobro do comprimento da aeronave para retira-lo.
Como espaco e valioso em um PA ele sai para baixo.
E varios dos reforcos que a versao Naval precisa a versao terrestre ja tem. Ou seja a mesma linha de producao produz mais ou menos a mesma aeronave.
[]s
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#534
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 2:42 pm
E o F-35A e o F-35C são as mesmas aeronaves? Não. Muito menos o MiG-29 e o MiG-29K, ou até Su-27 e o Su-33.
Se deu para fazer um Su-27 operar em NAe's, um Gripen NG tem total potencial para o mesmo.
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#535
Mensagem
por FCarvalho » Qui Jan 09, 2014 3:05 pm
Desculpe cortar a conversa de vocês assim no meio, mas alguém poderia confirmar se a versão E do Gripen NG terá o mesmo comprimento da versão F, pois no site da SAAB informa que esta mesma será de 15,20mts, não diferenciando uma versão da outra.
E considerando que o Gripen NG está baseado numa célula de um Gripen D, é de se supor que este número indicado seja desta versão, já que a versão C possui 14,10mst de comprimento.
grato desde já.
abs,
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#536
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 3:06 pm
gabriel219 escreveu:E o F-35A e o F-35C são as mesmas aeronaves? Não. Muito menos o MiG-29 e o MiG-29K, ou até Su-27 e o Su-33.
Se deu para fazer um Su-27 operar em NAe's, um Gripen NG tem total potencial para o mesmo.
Coisas diferentes.
O F-35 tem algumas solucoes em comum. O Mig-29 e o Su-33 foi explicado pelo Bolovo paginas atras.
O Su-27 nao tem absolutamente nada a ver com o Gripen, mas Se vc quer colocar Assim os russos tiveram enormes problemas com o Su-33 para tanto que ele nunca passou operacionalmente de aeronave de Defesa Aerea com quase nenhuma capacidade multifuncao.
Sim... E claro que e possivel fazer um Gripen Naval. Eu so acho que por tudo que ja listei e comprar dor de cabeca a medio/longo prazo.
A MB tem outras prioridades do que pagar para desenvolver um aviao desses.
Mas esse sou eu.
[]s
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#537
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 3:07 pm
FCarvalho escreveu:Desculpe cortar a conversa de vocês assim no meio, mas alguém poderia confirmar se a versão E do Gripen NG terá o mesmo comprimento da versão F, pois no site da SAAB informa que esta mesma será de 15,20mts, não diferenciando uma versão da outra.
E considerando que o Gripen NG está baseado numa célula de um Gripen D, é de se supor que este número indicado seja desta versão, já que a versão C possui 14,10mst de comprimento.
grato desde já.
abs,
Tem que ver quando alguem pagar pelo desenvolvimento do F. Ate la fica a duvida.
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#538
Mensagem
por FCarvalho » Qui Jan 09, 2014 3:29 pm
Bom, a oferta da SAAB, por questão de lógica, obrigatoriamente deve incluir esta versão biposta nos US$ 4,5 bi da proposta sueca. Por conseguinte, seremos nós a pagar por isto, já incluso no valor do pacote.
abs.
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#539
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 3:38 pm
Carlos Lima escreveu:gabriel219 escreveu:E o F-35A e o F-35C são as mesmas aeronaves? Não. Muito menos o MiG-29 e o MiG-29K, ou até Su-27 e o Su-33.
Se deu para fazer um Su-27 operar em NAe's, um Gripen NG tem total potencial para o mesmo.
Coisas diferentes.
O F-35 tem algumas solucoes em comum. O Mig-29 e o Su-33 foi explicado pelo Bolovo paginas atras.
O Su-27 nao tem absolutamente nada a ver com o Gripen, mas Se vc quer colocar Assim os russos tiveram enormes problemas com o Su-33 para tanto que ele nunca passou operacionalmente de aeronave de Defesa Aerea com quase nenhuma capacidade multifuncao.
Sim... E claro que e possivel fazer um Gripen Naval. Eu so acho que por tudo que ja listei e comprar dor de cabeca a medio/longo prazo.
A MB tem outras prioridades do que pagar para desenvolver um aviao desses.
Mas esse sou eu.
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Quem está comparando o Su-33 com o Gripen?
Então você acha que seria melhor comprar que caça? Rafale? SH?
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#540
Mensagem
por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 3:40 pm
Carlos Lima escreveu:FCarvalho escreveu:Desculpe cortar a conversa de vocês assim no meio, mas alguém poderia confirmar se a versão E do Gripen NG terá o mesmo comprimento da versão F, pois no site da SAAB informa que esta mesma será de 15,20mts, não diferenciando uma versão da outra.
E considerando que o Gripen NG está baseado numa célula de um Gripen D, é de se supor que este número indicado seja desta versão, já que a versão C possui 14,10mst de comprimento.
grato desde já.
abs,
Tem que ver quando alguem pagar pelo desenvolvimento do F. Ate la fica a duvida.
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Mas como assim pagar o desenvolvimento da versão F? O que de tão desafiador há nisso?
A unica modificação seria diminuir o tanque de combustível para comportar um piloto. O que de desafiador e de caro há nisso? Onde é que nossa doutrina prevê a utilização APENAS de caças mono-postos?