Concordo, e é justamente por isso que levantei esta questão.knigh7 escreveu:Olá, Carvalho.FCarvalho escreveu: Isto é o que teremos de saber de parte da FAB e MB. Pois um projeto de caça leva, no mínimo, uns 10 anos entre os primeiros desenhos e conceitualização e o voo do protótipo, e posterior IOC/IOF. É só ver o Programa do KC-390. Não seira diferente com um caça de 5a G naval e nacional para 2028 e após.
Tomara, simplesmente não deixem para só pensar no assunto quando dezembro de 2028 chegar...![]()
abs.
Mas esse cenário que vc traçou de grande demora para a aquisição de caça de 5a geração apenas seria para o caso da FAB ingressar num projeto novo e, mesmo assim a MB atrelar seu caça com o da FAB.
Se a FAB optar por participar do PakFa ou da MiG, por exemplo, não terá esse demora. E se a FAB entrar no projeto da SAAB, a MB pode muito bem adquiri um F-35 C, um dos 2 citados, etc...
Adquirir um caça de 4,5G para operar de 2030, seria uma decisão extremamente criticável.
Eu duvido que a FAB decida alguma coisa sobre isto antes de 2025, e mesmo que entremos em algum projeto de caça novo por aí, e que não seja produto dos investimentos que serão feitos no FX.
Se a proposta do Gripen ganhou em todas as fases do FX nos relatórios da FAB, não foi porque era somente o mais baratinho de comprar e manter, mas porque os desdobramentos de sua aquisição, com uma boa probabilidade de certeza, convenceram a COPAC e ao alto cmdo da FAB a apostar no mesmo, no sentido de se obter, também, o conhecimento e os recursos necessários ao próximo passo, tal como reza a END, de passarmos para uma 5a G a partir da década de 2030.
Mas como defesa não é assunto sério no Brasil, eu prefiro colocar as barbas de molho e esperar.
Porque qualquer coisa e coisa nenhuma podem acontecer daqui até 2030. Inclusive um hipotético caça nacional de 5a G. Ou não.
abs.