Brigada de Infantaria Paraquedista
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5901 vezes
- Agradeceram: 3325 vezes
Re: Artigo Brigada de Infantaria Paraquedista
Cabeça, por curiosidade. A quantas anda a fama das tropas pqdt's alemães hoje em dia frente as outras ffaa's europeias? Os caras ainda 'metem medo' em alguém, ou são somente considerados como mais uma boa tropa, e nada mais?
abs.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1179 vezes
- Agradeceram: 2953 vezes
A tropa Alemã não mete medo a ninguém, quem mete é a Merkel, até o Segal tem medo dela!
Agora a sério, eu nunca lidei directamente com militares alemães, mas as suas unidades Pára-quedistas parecem-me muito boas, apesar de totalmente direccionadas para a guerra convencional. O grande problema que os militares alemães são as fortes restrições (ROE) impostas pelo poder politico. Isso viu-se no Afeganistão quando a KSK foram relegadas para as missões da tanga pelo comando Norte-Americano (Coligação).
Agora a sério, eu nunca lidei directamente com militares alemães, mas as suas unidades Pára-quedistas parecem-me muito boas, apesar de totalmente direccionadas para a guerra convencional. O grande problema que os militares alemães são as fortes restrições (ROE) impostas pelo poder politico. Isso viu-se no Afeganistão quando a KSK foram relegadas para as missões da tanga pelo comando Norte-Americano (Coligação).
- FCarvalho
- Sênior
Pois é. Eu particularmente acredito que as ffaa's alemães ainda são as melhores adestradas e equipadas do velho continente, mas como no nosso caso aqui no Brasil, carecem de todo tipo de restrição política no caso de engajamento real em combate. E isto, mais do que qualquer coisa, faz falta à melhor das tropas, de qualquer país. Afinal, há coisas na guerra que nenhum treinamento no mundo, por melhor que seja, poderá trazer em termos de aprendizado e experiência para um exército que não o combate real.
E penso é justamente aí que eles se perdem em termos operacionais. Me parece que o trauma com a guerra ainda é algo continente na Alemanha, afora a questão da própria cultura de pacifismo que se formou nestes anos todos, além é claro, de um certo anti-militarismo quase que sectário da sociedade alemã.
Eu tenho visto alguns vídeos de tropas alemães em combate no Afeganistão, e em comparação com outras tropas europeias, que também vi em ação, os alemães, apesar de bem equipados, treinados e armados, aparentemente tem demonstrado mais dificuldades em lidar com a realidade da guerra. E isso mesmo em relação a soldados profissionais. Chego a crer que a base psicológica deles não é das melhores, embora o material/recursos seja sempre de primeira.
Na verdade eu lembro daquela velha máxima romana que diz "quanto mais você soa na paz, menos você sangra na guerra." Isto parece-me não estar funcionando integralmente para as tropas alemães de hoje.
Ou estarei eu enganado?
abs.
E penso é justamente aí que eles se perdem em termos operacionais. Me parece que o trauma com a guerra ainda é algo continente na Alemanha, afora a questão da própria cultura de pacifismo que se formou nestes anos todos, além é claro, de um certo anti-militarismo quase que sectário da sociedade alemã.
Eu tenho visto alguns vídeos de tropas alemães em combate no Afeganistão, e em comparação com outras tropas europeias, que também vi em ação, os alemães, apesar de bem equipados, treinados e armados, aparentemente tem demonstrado mais dificuldades em lidar com a realidade da guerra. E isso mesmo em relação a soldados profissionais. Chego a crer que a base psicológica deles não é das melhores, embora o material/recursos seja sempre de primeira.
Na verdade eu lembro daquela velha máxima romana que diz "quanto mais você soa na paz, menos você sangra na guerra." Isto parece-me não estar funcionando integralmente para as tropas alemães de hoje.
Ou estarei eu enganado?
abs.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
Os Franceses e os Britânicos são o topo, não os Alemães. Não estou só a falar de equipamento/armamento, mas sim da formação/treino e acima de tudo da experiência real de combate que as Forças Armadas desses dois países têm. Os Franceses só no que fazem em áfrica já dava para compilar-se enciclopédias inteiras de informação.
- FCarvalho
- Sênior
Pois é aqui que eu acho que a porca torce o rabo. Se estes países tem hoje o melhor do melhor em termos de equipamento e treinamento, é porque construíram suas bases a partir do melhor treinamento que há: o real.cabeça de martelo escreveu:Os Franceses e os Britânicos são o topo, não os Alemães. Não estou só a falar de equipamento/armamento, mas sim da formação/treino e acima de tudo da experiência real de combate que as Forças Armadas desses dois países têm. Os Franceses só no que fazem em áfrica já dava para compilar-se enciclopédias inteiras de informação.
Os alemães, e nem nós aqui temos isso. Aliás, só muito recentemente os alemães foram ao Afeganistão, pela primeira vez fora das fronteiras europeias, onde só operaram praticamente sob os auspícios da OTAN e/ou ONU.
Cá para nós, não que eu admita que tenhamos que sair por aí arrumando guerras para justificar mais e melhores equipamentos e recursos, longe de mim, mas isso é fator preponderante na hora de se decidir o que comprar e o que desenvolver em um exército.
O EB sabe bem disso, pois afinal, somente depois da Minustah é que se começou a mudar muitas das práticas e doutrinas arcaicas orientadas em nossos manuais d emprego, tanto em termos materiais quanto operacionais. Muitas coisas mudaram, e estão a mudar inclusive na BgdaPqdt à luz das experiências reais que nossos soldados estão tendo lá fora nestes últimos 10 anos. Assim como os próprios alemães.
Daí que estas mudanças vieram para melhor, já que o nosso isolamento doutrinal aqui sempre nos deixou em relativa situação adversa no que diz respeito ao que de mais moderno exite nas práticas militares mundo afora.
Posso dizer, neste sentido, antes tarde do que nunca. Talvez dái a pressa do EB em poder participar do máximo possível de ações a mando da ONU. Elas estão sendo a nossa grande escola para a modernização humana e material não só do EB, como das demais ffaa's brasileiras. Ainda bem que é assim.
abs.
Carpe Diem
- Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Vai ser bem difícil retirar essa cultura pacifista propositalmente introduzida na sociedade Alemã (Traumas da 2 GM). No Japão está sendo também.
Ambas as Nações são grandes potências econômicas e poderiam facilmente rivalizar com EUA no aspecto militar se assim o quisessem. Mas, não existem motivos para isso.
Abraços.
Ambas as Nações são grandes potências econômicas e poderiam facilmente rivalizar com EUA no aspecto militar se assim o quisessem. Mas, não existem motivos para isso.
Abraços.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- FCarvalho
- Sênior
Alemães e japoneses, mesmo tendo desenvolvido uma cultura pacifista endógena às suas sociedades, tem ffaa's muto mais bem preparadas e equipadas que as nossas, seja por questão do entorno estratégico em que se encontram, seja principalmente, por já terem enraizado também uma cultura de defesa muito bem estabelecida e assimilada durante os séculos de sua história.
E o grande diferencial. Estes povos tem memória, histórica e cultural, e das boas. Coisa que por aqui...
abs.
E o grande diferencial. Estes povos tem memória, histórica e cultural, e das boas. Coisa que por aqui...
abs.
Carpe Diem
-
- Avançado
- Agradeceu: 45 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
cabeça, o pessoal pqdt na terrinha usam boinas verdes, ao invés das tradicionais vermelhas e assemelhados?
abs.
abs.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
Afirmativo.
Os Pára-quedistas foram a primeira tropa em Portugal a usar a Boina como indumentária e por causa do governo de então que era tudo menos amigável aos "vermelhos", o MDN de então decidiu que a Boina teria de ser verde.
Já os nossos Fuzileiros (Marinha) quando foram levantados de novo também queriam envergar a Boina Verde tal e qual os Royal Marine Commandos Britânicos (o nosso curso baseia-se no deles), mas como já havia uma tropa a usar passaram a usar a Boina Azul Ferrete.
Os Rangers (Força de Operações Especiais) foram a primeira tropa do Exército a envergar a Boina, usavam a Boina castanha, mas como todo o Exército passou a fazer o mesmo, passaram nos anos 80 a usar a Boina Verde numa outra tonalidade.
Os Comandos... esses tiveram Boinas de todas as cores, actualmente usam a Boina Vermelha como os vossos Páras.
Os Pára-quedistas foram a primeira tropa em Portugal a usar a Boina como indumentária e por causa do governo de então que era tudo menos amigável aos "vermelhos", o MDN de então decidiu que a Boina teria de ser verde.
Já os nossos Fuzileiros (Marinha) quando foram levantados de novo também queriam envergar a Boina Verde tal e qual os Royal Marine Commandos Britânicos (o nosso curso baseia-se no deles), mas como já havia uma tropa a usar passaram a usar a Boina Azul Ferrete.
Os Rangers (Força de Operações Especiais) foram a primeira tropa do Exército a envergar a Boina, usavam a Boina castanha, mas como todo o Exército passou a fazer o mesmo, passaram nos anos 80 a usar a Boina Verde numa outra tonalidade.
Os Comandos... esses tiveram Boinas de todas as cores, actualmente usam a Boina Vermelha como os vossos Páras.
- FCarvalho
- Sênior
obrigado pela explicação.
Por aqui salvo engano, tem um portaria do EB, me parece, que determina que as cores das boinas irão resumir-se a 2 ou 3, se muito. Mas os pqdt's irão continuar com a sua tradicional boina vermelha.
Acho bem melhor do que o padrão atual, que tem uma miríade de cores que acabam por vezes dificultando mais do que ajudando na identificação das respectivas tropas.
Aliás, foi mais fácil par ao EB mudar a cor das boinas do que tirar o mais que tradicional rajado da farda. Esse aí vai durar ainda muuuitos anos...
Tempos modernos esses...
abs.
Por aqui salvo engano, tem um portaria do EB, me parece, que determina que as cores das boinas irão resumir-se a 2 ou 3, se muito. Mas os pqdt's irão continuar com a sua tradicional boina vermelha.
Acho bem melhor do que o padrão atual, que tem uma miríade de cores que acabam por vezes dificultando mais do que ajudando na identificação das respectivas tropas.
Aliás, foi mais fácil par ao EB mudar a cor das boinas do que tirar o mais que tradicional rajado da farda. Esse aí vai durar ainda muuuitos anos...
Tempos modernos esses...
abs.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
"Memo" para mim mesmo, não falar com Páras na activa...o estomago já não aguenta muito mais!
- cabeça de martelo
- Sênior