Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10561 Mensagem por Boss » Seg Dez 30, 2013 11:11 am

Btw, daquela nota do embaixador na França.
A Odebrecht e a DCNS assinaram memorando para instalar no Brasil uma empresa estratégica de defesa, com controle brasileiro, para construir e reparar navios de superfície, aprofundando a parceria naval iniciada com o ProSub.
Provavelmente é relacionado com o Prosuper. Ter algo com a Odebrecht é uma ajuda de peso para levar a concorrência.

Os outros concorrentes também já possuem algo com alguma empresa nacional ?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10562 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 30, 2013 2:19 pm

Pode ocorrer o mesmo que aconteceu quando a Dassault se juntou à Embraer para oferecer o Mirage 2000 br.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10563 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 30, 2013 2:44 pm

Boss escreveu:Btw, daquela nota do embaixador na França.
A Odebrecht e a DCNS assinaram memorando para instalar no Brasil uma empresa estratégica de defesa, com controle brasileiro, para construir e reparar navios de superfície, aprofundando a parceria naval iniciada com o ProSub.
Provavelmente é relacionado com o Prosuper. Ter algo com a Odebrecht é uma ajuda de peso para levar a concorrência.
Os outros concorrentes também já possuem algo com alguma empresa nacional ?
Não lembro agora de cabeça, mas salvo engano, todos os concorrentes tem parcerias, com maior ou menor grau de envolvimento de empresas nacionais em suas propostas, até por força dos requisitos do Prosuper.

E os franceses se adiantaram nesta questão, aliando-se a Oderbrecht, que por sua vez está fincando os dois pés juntos na área de defesa no Brasil. Ter empresas privadas nacionais deste quilate na área, é um bom sinal para todos.

Vou ver se acho quais são/seriam as parcerias dos ofertantes do Prosuper e posto aqui.

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10564 Mensagem por BrasilPotência » Seg Dez 30, 2013 8:27 pm

Todos são excelentes navios, a aguardar "a boa vontade" pelo momento "oportuno" para as aquisições. Mas ainda acho que essa vai para os Germanos. :P




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10565 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 30, 2013 9:06 pm

Se há tal acordo com a Odebrecht, já deu FREMM Francês.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10566 Mensagem por BrasilPotência » Seg Dez 30, 2013 11:15 pm

Não é má opção se considerarmos a Fremm ER.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10567 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 30, 2013 11:35 pm

FCarvalho escreveu:A Thales não está participando, só ou em conjunto, do Prosuper. A empresa francesa no programa é a DCNS.
O produto que interessaria a MB desta empresa em princípio é a I-Mast da Thales Nerdeland, para a CV-3.
Mas ainda não há decisão oficial e pública neste sentido, sobre sua adoção ou não.

abs.
Quem está na concorrência do PROSUPER? O Lord Nauta falou caso a Barroso vá de I-Mast é interessante uma comunalidade das futuras fragatas 6000 tons.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10568 Mensagem por Brasileiro » Seg Dez 30, 2013 11:57 pm

Esses navios franceses bem que podiam não ser tão carinhos.



abraços]




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10569 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 31, 2013 12:57 am

Mas acho até que estão na média. Veja:

FREMM: €592 milhões (Aquitaine) e €580 milhões (Bergamini).
Álvaro de Bazan (sua ultima versão): €834 milhões.
F-124 (segundo estimativas): €700 milhões aproximadamente.
De zeven provinciën: €600 milhões.
Type 26: entre £260-350 milhões.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10570 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 31, 2013 1:04 am

A Classe De Zeven Provincien utiliza os radares Smart-L e APAR.
Li que os holandeses estão modernizando estes sensores e o resultado final será:
Smart-L --> capaz de detectar mísseis balísticos a 2.000 km de distância
APAR --> vai superar 400 km de alcance (que parece ser a capacidade atual)

Ai eu pergunto:
O I-Mast oferecido no Prosuper possui capacidade superior? equivalente? ou inferior?

Eu quero acreditar que o I-Mast está sendo considerado apenas para as CV-03.
Mas se realmente existe o interesse, aguardo ansioso pela resposta da pergunta acima.
Se alguém souber eu agradeço muito.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10571 Mensagem por Olinda » Ter Dez 31, 2013 8:03 am

Luís Henrique escreveu:A Classe De Zeven Provincien utiliza os radares Smart-L e APAR.
Li que os holandeses estão modernizando estes sensores e o resultado final será:
Smart-L --> capaz de detectar mísseis balísticos a 2.000 km de distância
APAR --> vai superar 400 km de alcance (que parece ser a capacidade atual)

Ai eu pergunto:
O I-Mast oferecido no Prosuper possui capacidade superior? equivalente? ou inferior?

Eu quero acreditar que o I-Mast está sendo considerado apenas para as CV-03.
Mas se realmente existe o interesse, aguardo ansioso pela resposta da pergunta acima.
Se alguém souber eu agradeço muito.
Segundo o fabricante os radares da torre (mastro) I-Mast são derivados do Smart-L e APAR.

Chuto que seja uma versão mais "lite" do SMART-L, talvez por isso mais fácil de conseguir transferência de tecnologia, sem contar o menor preço.

Depois poderemos fazer como os holandeses e modernizar o equipamento, ou desenvolver uma versão superior.



https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... _12_HR.pdf

https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... 400_LR.pdf




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10572 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 31, 2013 8:54 am

Bom dia.

Na verdade, ele é derivado do Smart-S Mk2, que é uma versão menos capaz que o Smart-L.

Isso para o I-Mast 400.

Ainda há o I-Mast 500, em desenvolvimento.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10573 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 31, 2013 10:37 am

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:A Thales não está participando, só ou em conjunto, do Prosuper. A empresa francesa no programa é a DCNS.
O produto que interessaria a MB desta empresa em princípio é a I-Mast da Thales Nerdeland, para a CV-3.
Mas ainda não há decisão oficial e pública neste sentido, sobre sua adoção ou não.
abs.
Quem está na concorrência do PROSUPER? O Lord Nauta falou caso a Barroso vá de I-Mast é interessante uma comunalidade das futuras fragatas 6000 tons.
Sim há essa possibilidade. Os navios que estão sendo oferecidos, no caso dos europeus, penso, caso assim seja determinado pela MB, poderão usar a I-Mast. Mas primeiro temos de saber se esta torre irá mesmo ser adotada nas CV-3. Se sim, fica mais fácil para a MB requerer a integração desta torre nos navios do Prosuper, visando a maior comunalidade possível.
Ademais, os navios do Prosuper, é sempre bom lembrar, tem de atender aos requisitos da MB quanto a integração de todos os sistemas e armamentos solicitados pela MB. Portanto, os navios hora sendo oferecidos não serão exatamente iguais ao projeto original, mas adaptados aquilo que a MB necessita.
2013 acabou e já temos uma definição básica das características gerais sobre o projeto das CV-3. Falta saber na verdade agora se a I-Mast será adotada, ou não, e consequentemente, quais serão os sistemas de C4IRS adotados a partir dela, e seus armamentos. Feito isso, que penso deva ocorrer ainda no inicio do ano que vem, já teremos uma boa referencia para o que será a fragata de 6000 tons do Prosuper.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10574 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 31, 2013 10:48 am

Olinda escreveu:
Luís Henrique escreveu:A Classe De Zeven Provincien utiliza os radares Smart-L e APAR.
Li que os holandeses estão modernizando estes sensores e o resultado final será:
Smart-L --> capaz de detectar mísseis balísticos a 2.000 km de distância
APAR --> vai superar 400 km de alcance (que parece ser a capacidade atual)
Ai eu pergunto:
O I-Mast oferecido no Prosuper possui capacidade superior? equivalente? ou inferior?
Eu quero acreditar que o I-Mast está sendo considerado apenas para as CV-03.
Mas se realmente existe o interesse, aguardo ansioso pela resposta da pergunta acima.
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Segundo o fabricante os radares da torre (mastro) I-Mast são derivados do Smart-L e APAR.
Chuto que seja uma versão mais "lite" do SMART-L, talvez por isso mais fácil de conseguir transferência de tecnologia, sem contar o menor preço.
Depois poderemos fazer como os holandeses e modernizar o equipamento, ou desenvolver uma versão superior.
https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... _12_HR.pdf
https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... 400_LR.pdf
Não esquecer que por trás da idéia das I-Mast está o conceito de modularidade/flexibilidade, ou seja, este mastro em suas diversas versões, pode ser adaptado aos mais variados requisitos, e demandas, dos clientes em potencial.
Neste sentido, o seu diferencial reside justamente na sua capacidade de poder receber os sensores que melhor se encaixem nas necessidades de seus compradores.
Portanto, os radares que equiparão tais mastros, se vierem a ser escolhidos pela MB, para os escoltas do Prosuper, poderão ou não lançar mão destes radares.
Como disse acima, esperemos mais um pouco para ver como fica a configuração final das CV-3, e assim podermos ter um bom referencial de como poderão vir a ser as fragatas do Prosuper.

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10575 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 31, 2013 10:51 am

Pelo que pesquisei, temos o seguinte:

Smart-S --> alcance máximo de detecção de 250 km
Smart-L --> alcance máximo de detecção de 400 km
Smart-L com upgrade no software chamado ELR (extended long range) --> alcance máximo de detecção de 480 km

também falam que contra mísseis furtivos o S pode detectar a 50 km. O L a 65 km.
E li que em um exercício de mísseis balísticos da Us Navy um Smart L ELR detectou um míssil ARAV-B a 150 km.

Portanto, o Smart-L é o radar mais poderoso. Utilizado pela De Zeven Provincien, F-124 Sachen e um derivativo utilizado pelas Type-45 britânicas, pelas Horizon e será também utilizado na classe Queen Elisabeth de navio aerodromo.




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