MILEO escreveu:Pessoal, alguém sabe quais as principais diferenças básicas do Gripen C/D para o NG? Não precisa ser nada muito detalhado, só para efeito de comparação.
Vou tentar !
O Gripen NG foi pensado com o primeiro objetivo de
aumentar seu raio de combate e capacidade de carga paga, é digno de nota que a decisão da Saab foi tomada logo após participar do FX do Brasil (até 2003) ... há informações que venceu a concorrência na ocasião, porém foi muito criticado em razão de sua baixa autonomia, agravada pela ausência de pod de revo.
Como já era necessário a atualização de aviônicos, sensores, foi pensada uma aeronave que pudesse ser utilizada por países com grande território, surgindo a nova geração ...
Assim, podemos destacar :
- Raio de Combate :
- 1.300 km, com seis misseis ar-ar + comb. externo com 30 minutos voando em área de combate.
- Ferry range - maior distância percorrida com comb. interno + externo = 4.070 km
- Ferry Range apenas com combustível interno = 2.500 km
- Motor
- F-414G com mais potência e mais econômico aumentando o empuxo.
- capacidade de supercruise - manter vôo supersônico sem pós combustor (econômia de comb)
- Capacidade de carga bélica
- Aumento de 2 pontos duros (cabide de armas) passando a 10 cabides
- aumento de capacidade de carga para 7,5 toneladas
- Radar
- Radar AESA Raven - PS05 (saab / selex galileo)
- Aviônicos
- atualização de todos os sensores, sistema computacional que opera de forma modular (facilitando atualização e MLU)
- sistemas de contra-medidas tudo novo e atualizado (o que tem de melhor no mercado)
Basicamente, puxando pela memória é o que me lembro ... vamos torcer para a AKAER fazer um design mais ousado, alterando as entradas de ar e formado do "nariz" com objetivos de aprimorar e aumentar a capacidade furtiva da aeronave (baixo RCS)
Sds
kirk