Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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saullo
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#316 Mensagem por saullo » Qui Dez 26, 2013 11:37 am

cabeça de martelo escreveu:Estou duas semanas de férias e práticamente não acedi à net. Quando regresso o que vejo? O Governo Brasileiro FINALMENTE decidiu-se! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Parabéns Brasil, FAB e DB! :D
Então era você que estava zicando a escolha...
Foi só sair de férias e a escolha foi efetivada.
Tire mais férias, quem sabe decidem nossos novos escoltas no período. [003] [003] [003]

Abraços




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#317 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 26, 2013 12:34 pm

A Troika não deixa!... :(




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
kirk
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#318 Mensagem por kirk » Qui Dez 26, 2013 12:57 pm

Bolovo escreveu:
Helton2042 escreveu:Acho que não deve ser nenhum dos dois, me parece que a pintura que o GDA iria aplicar em suas aeronaves era um padrão totalmente cinza, infelizmente com a curta carreira do Mirage não houve empenho em modificar o padrão francês.
Mas hoje isso eu duvido. O Mirage 2000 veio pra ser um caça de interceptação. O Gripen NG não. GDA, GAv, GAvCa... é tudo a mesma porcaria. Imagino que vai ser no padrão verde/cinza...
Se me permitem, vai uma opinião !

o primeiro lote de 36 aeronaves não será parte de um único esquadrão, serão 3 esquadrões de 12 aeronaves ou no mínimo 2 esquadrões de 18 ... a prioridade sabemos que será o GDA, tradicionalmente se utiliza de cinza escuro (M-III), demais esquadrões verde e cinza.

Penso que o lote de 12 caças tampões virão no padrão de cores da flypvanet, parecido com o GDA e estarão alocados em Anápolis ... vale ressaltar que mesmo os C/Ds são caças originariamente de 4aG, muito superiores, mesmo em interceptação, nossos M-2000 sobretudo se vierem com fácil integração aos AEW&C (E-99), bem como sua capacidade full de NCW ... significa que além de estarem conectados a nossos EWs, estarão também comunicando-se com todo o sistema de radares e defesa ante-aérea e Cindacta ... elevando-se substancialmente nossa capacidade de DEFESA.

O GF tomou uma decisão estratégica e na minha humilde opinião ... a mais acertada possível.

Sds
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#319 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 26, 2013 1:25 pm

São meios de identificação de aeronaves e não meios de camuflagem.

O padrão da maquete seria o mesmo do F-2000, que a FAB não desejo pintar.

Uma aeronave só pode ser camuflada a mais de 20 km, por causa de nossa visão monocromática a partir desta distância. Já em dogfight é identificação de aeronave há curta distância e muitas vezes pode confundir sua aeronave com a outra por suas formas ou até camuflagem.

Coisa parecida aconteceu entre F-15C e MiG-25 no Iraque.

Mas também há fotos do A-29 voando baixo e até camufla bem.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#320 Mensagem por capsantanna » Qui Dez 26, 2013 3:39 pm

Petry escreveu:Acho que vai ser um padrão assim:

Imagem
Neste caso, prefiro um contraste maior.

Mas eu gostei do padrão utilizado nos desenhos do Sea Gripen
Imagem
Se tivesse que optar, escolheria o padrão do Sea Gripen também. O padrão pixel é mais efetivo.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#321 Mensagem por general-lee » Qui Dez 26, 2013 4:34 pm

cabeça de martelo escreveu:A Troika não deixa!... :(
tem neve ai ,ou voçe é mesmo um pé frio..kkkkkkk feliz ano novo-cabeçâo...sds




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#322 Mensagem por J.Ricardo » Qui Dez 26, 2013 6:30 pm

particularmente sempre gostei do padrão sudeste-asiáticos dos 1ºs F-5...

Embora esta já esteja bem gasta ela se confunde bem com o ambiente nacional (tirando Amazônia).
Imagem

Mas descarto completamente este esquema nos futuros AJ-39... Nestes prefiro o esquema verde-cinza...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#323 Mensagem por Carcará » Sex Dez 27, 2013 11:04 am

Informações interessantes, principalmente em relação ao SeaGripen.

GloboNews Alexandre Garcia

Especialistas discutem defesa nacional e investimentos nas Forças Armadas

O Brasil acabou de comprar uma nova frota de caças Gripen. Nos últimos 15 anos, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica vêm sofrendo desgaste em seu equipamento sem reposição, o que desfalca o poder de dissuasão do país.


http://globotv.globo.com/globo-news/glo ... s/3041042/




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#324 Mensagem por MILEO » Sex Dez 27, 2013 11:19 am

Pessoal, alguém sabe quais as principais diferenças básicas do Gripen C/D para o NG? Não precisa ser nada muito detalhado, só para efeito de comparação.




kirk
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#325 Mensagem por kirk » Sex Dez 27, 2013 12:37 pm

MILEO escreveu:Pessoal, alguém sabe quais as principais diferenças básicas do Gripen C/D para o NG? Não precisa ser nada muito detalhado, só para efeito de comparação.
Vou tentar !

O Gripen NG foi pensado com o primeiro objetivo de aumentar seu raio de combate e capacidade de carga paga, é digno de nota que a decisão da Saab foi tomada logo após participar do FX do Brasil (até 2003) ... há informações que venceu a concorrência na ocasião, porém foi muito criticado em razão de sua baixa autonomia, agravada pela ausência de pod de revo.

Como já era necessário a atualização de aviônicos, sensores, foi pensada uma aeronave que pudesse ser utilizada por países com grande território, surgindo a nova geração ...

Assim, podemos destacar :

- Raio de Combate :

- 1.300 km, com seis misseis ar-ar + comb. externo com 30 minutos voando em área de combate.
- Ferry range - maior distância percorrida com comb. interno + externo = 4.070 km
- Ferry Range apenas com combustível interno = 2.500 km

- Motor

- F-414G com mais potência e mais econômico aumentando o empuxo.
- capacidade de supercruise - manter vôo supersônico sem pós combustor (econômia de comb)

- Capacidade de carga bélica

- Aumento de 2 pontos duros (cabide de armas) passando a 10 cabides
- aumento de capacidade de carga para 7,5 toneladas

- Radar

- Radar AESA Raven - PS05 (saab / selex galileo)

- Aviônicos

- atualização de todos os sensores, sistema computacional que opera de forma modular (facilitando atualização e MLU)
- sistemas de contra-medidas tudo novo e atualizado (o que tem de melhor no mercado)

Basicamente, puxando pela memória é o que me lembro ... vamos torcer para a AKAER fazer um design mais ousado, alterando as entradas de ar e formado do "nariz" com objetivos de aprimorar e aumentar a capacidade furtiva da aeronave (baixo RCS)

Sds
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#326 Mensagem por Thor » Sex Dez 27, 2013 12:50 pm

MILEO escreveu:Pessoal, alguém sabe quais as principais diferenças básicas do Gripen C/D para o NG? Não precisa ser nada muito detalhado, só para efeito de comparação.
Melhor motorização, cerca de 20% mais potente, o que possibilita melhor aceleração, curvas sustentadas, e capacidade de supercruise (acima de Mach 1 sem afterburner).
Aumento de 40% de combustível interno, possibilitando maior alcance e permanência on station.
Radar AESA, em estado de arte, com maior alcance, resolução espacial e modos avançados de imageamento, entre outros, além de aumento do bore sight (cerca de 200º) e proteção eletrônica.
Melhoria das capacidades de troca de dados entre os participantes (net centric warfare).
Maior gama de armamentos, com inclusão de mais pontos duros sob as asas.
IRST (Sensor termal e visual).
Melhoria dos aviônicos, com melhoria de integração e fusão de dados.
Que eu lembrei agora, foi isso, mas pode-se imaginar que esse é projeto mais moderno de caça de geração 4, com melhoria em todos os aspectos do projeto do Gripen C/D.
Abraços




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#327 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Dez 27, 2013 12:52 pm

kirk escreveu: Basicamente, puxando pela memória é o que me lembro ... vamos torcer para a AKAER fazer um design mais ousado, alterando as entradas de ar e formado do "nariz" com objetivos de aprimorar e aumentar a capacidade furtiva da aeronave (baixo RCS)

Sds
kirk
Particularmente, acho muito difícil que isto aconteça.


Abraços,

Wesley




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#328 Mensagem por Thor » Sex Dez 27, 2013 1:21 pm

gabriel219 escreveu:São meios de identificação de aeronaves e não meios de camuflagem.

O padrão da maquete seria o mesmo do F-2000, que a FAB não desejo pintar.

Uma aeronave só pode ser camuflada a mais de 20 km, por causa de nossa visão monocromática a partir desta distância. Já em dogfight é identificação de aeronave há curta distância e muitas vezes pode confundir sua aeronave com a outra por suas formas ou até camuflagem.

Coisa parecida aconteceu entre F-15C e MiG-25 no Iraque.

Mas também há fotos do A-29 voando baixo e até camufla bem.
Gabriel, concordo que seja uma maneira de padronizar ou identificar as aeronaves da FAB, e essas ficam até mais bonitas assim, entretanto, a camuflagem existe para dificultar a visualização e identificação pelo inimigo.
Para as aeronaves que realizam incursões a baixa altura, o padrão de camuflagem com tons de verde é excelente. A mescla com azul/cinza possibilita o uso também em regiões molhadas (mar, rios, lagos ou pantanal).
Quanto ao que disse sobre 20 km e o tal de visão monocromática, desconheço a teoria dessa premissa. Na prática, um piloto com boa vista (ou com hipermetropia leve) consegue ver uma outra aeronave de pequeno porte a no máximo 8 Nm (uns 15 km) se estiver bem treinado e essa se apresentará como um pingo desse "i" que está vendo em sua tela agora. Quando a distancia para busca visual e identificação (abaixo de 2 Nm), a camuflagem faz uma enorme diferença. Muitas vezes uma aeronave camuflada passa abaixo de sua aeronave, a menos de uma milha, e não é percebida, se possuir uma boa camuflagem.
E alguns podem pensar: mas pra que isso, se hoje em dia nem precisa ver, basta lançar um BVR...?
Numa guerra real, não é qualquer país e em qualquer conflito que um comandante do TO ou o líder da nação definirá ROE (regras de engajamento) sem identificação positiva do inimigo ou o mesmo esteja cometendo um ato hostil comprovado, principalmente na fase inicial, antes da beligerância pesada.
Abraços




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#329 Mensagem por NovaTO » Sex Dez 27, 2013 1:32 pm

Thor escreveu:
MILEO escreveu:Pessoal, alguém sabe quais as principais diferenças básicas do Gripen C/D para o NG? Não precisa ser nada muito detalhado, só para efeito de comparação.
Melhor motorização, cerca de 20% mais potente, o que possibilita melhor aceleração, curvas sustentadas, e capacidade de supercruise (acima de Mach 1 sem afterburner).
Aumento de 40% de combustível interno, possibilitando maior alcance e permanência on station.
Radar AESA, em estado de arte, com maior alcance, resolução espacial e modos avançados de imageamento, entre outros, além de aumento do bore sight (cerca de 200º) e proteção eletrônica.
Melhoria das capacidades de troca de dados entre os participantes (net centric warfare).
Maior gama de armamentos, com inclusão de mais pontos duros sob as asas.
IRST (Sensor termal e visual).
Melhoria dos aviônicos, com melhoria de integração e fusão de dados.
Que eu lembrei agora, foi isso, mas pode-se imaginar que esse é projeto mais moderno de caça de geração 4, com melhoria em todos os aspectos do projeto do Gripen C/D.
Abraços
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#330 Mensagem por NovaTO » Sex Dez 27, 2013 1:43 pm

FIGHTERCOM escreveu:
kirk escreveu: Basicamente, puxando pela memória é o que me lembro ... vamos torcer para a AKAER fazer um design mais ousado, alterando as entradas de ar e formado do "nariz" com objetivos de aprimorar e aumentar a capacidade furtiva da aeronave (baixo RCS)

Sds
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Particularmente, acho muito difícil que isto aconteça.


Abraços,

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Seria muito bom se o NG implicasse nesse design, desde que claro, significasse mais furtividade. :wink:

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