EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#241 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 25, 2013 9:17 pm

Bolovo escreveu:
Lord Nauta escreveu:Existe uma forte tendencia em se adotar o mastro integrado, neste caso o I Mast 100 em função de uma futura padronização com as fragatas de 6.000 ton.


Sds


Lord Nauta
Não conheço nenhuma fragata de 6000 tons que utilize hoje a família Thales I-Mast...

O mastro I-Mast 400 no momento equipa os NaPaOc holandeses de 3.750 ton da classe Holland. No caso brasileiro existe a possibilidade de equipar as novas corvetas (série 100) e futuras fragatas (série 400) em atendimento a requisitos da MB.
Para manter a operação continuada do MH-16 e preciso que o hangar tenha capacidade de acondicionar a aeronave.

Sds


Lord Nauta




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alex
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#242 Mensagem por alex » Qua Dez 25, 2013 9:38 pm

E os patrulha oceânicos? Serão construídos do projeto da classe Amazonas, uma versao da Barroso ou de projeto a ser adquirido na licitação do prosuper? As notícias estão um pouco confusas neste projeto.




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Wingate
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#243 Mensagem por Wingate » Qui Dez 26, 2013 3:11 pm

Lord Nauta escreveu: Sobre o projeto Corveta:


''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
:mrgreen:

Sds


Lord Nauta
Caro colega Lord Nauta,

Talvez minha pergunta seja off-topic neste momento mas a MB não teria hoje algum interesse em desenvolver em conjunto com empresas/países estrangeiros um motor naval diesel nacional para aplicações civis e militares?

Antecipadamente grato por eventuais comentários,

Wingate




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#244 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 26, 2013 4:08 pm

Wingate escreveu:
Lord Nauta escreveu: Sobre o projeto Corveta:


''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
:mrgreen:

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Caro colega Lord Nauta,

Talvez minha pergunta seja off-topic neste momento mas a MB não teria hoje algum interesse em desenvolver em conjunto com empresas/países estrangeiros um motor naval diesel nacional para aplicações civis e militares?

Antecipadamente grato por eventuais comentários,

Wingate


A MTU do Brasil já possui uma linha completa de motores navais, que inclusive são utilizados em navios da MB.


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#245 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 26, 2013 4:11 pm

alex escreveu:E os patrulha oceânicos? Serão construídos do projeto da classe Amazonas, uma versao da Barroso ou de projeto a ser adquirido na licitação do prosuper? As notícias estão um pouco confusas neste projeto.
Sobre os NaPaOc:


''Os demais Navios poderão ser da mesma Classe, com eventuais adaptações, caso o Reino Unido seja o país selecionado em licitação internacional. No entanto, em função das especificações técnicas bem definidas, outros países participantes estarão habilitados a construir, no Brasil, mediante parceria com estaleiros nacionais, navios com as mesmas características'' :mrgreen:


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#246 Mensagem por Olinda » Sex Dez 27, 2013 12:45 pm

Lord Nauta escreveu:
alex escreveu:E os patrulha oceânicos? Serão construídos do projeto da classe Amazonas, uma versao da Barroso ou de projeto a ser adquirido na licitação do prosuper? As notícias estão um pouco confusas neste projeto.
Sobre os NaPaOc:


''Os demais Navios poderão ser da mesma Classe, com eventuais adaptações, caso o Reino Unido seja o país selecionado em licitação internacional. No entanto, em função das especificações técnicas bem definidas, outros países participantes estarão habilitados a construir, no Brasil, mediante parceria com estaleiros nacionais, navios com as mesmas características'' :mrgreen:


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Caro Lord Nauta,

Foi adquirido junto aos NaPaOc classe amazonas o seu respectivo projeto? Caso afirmativo, poderiam ser utilizadas algumas caracteristicas (dados, especificações, tecnicas) no projeto da CV 3?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#247 Mensagem por Lord Nauta » Sex Dez 27, 2013 4:50 pm

Olinda escreveu:
Lord Nauta escreveu: Sobre os NaPaOc:


''Os demais Navios poderão ser da mesma Classe, com eventuais adaptações, caso o Reino Unido seja o país selecionado em licitação internacional. No entanto, em função das especificações técnicas bem definidas, outros países participantes estarão habilitados a construir, no Brasil, mediante parceria com estaleiros nacionais, navios com as mesmas características'' :mrgreen:


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Caro Lord Nauta,

Foi adquirido junto aos NaPaOc classe amazonas o seu respectivo projeto? Caso afirmativo, poderiam ser utilizadas algumas caracteristicas (dados, especificações, tecnicas) no projeto da CV 3?


São navios de projetos diferentes. Entretanto soluções mais modernas de construção podem ser analisadas e caso viável serem utilizadas.


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#248 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jan 02, 2014 3:32 pm

O que seria essa CCB???




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#249 Mensagem por Paisano » Qui Jan 02, 2014 4:40 pm

J.Ricardo escreveu:O que seria essa CCB???
Corvetas Classe Barroso. :wink:




motumbo
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#250 Mensagem por motumbo » Sex Jan 03, 2014 8:55 am

Perguntar não ofende: Quanto tempo vai demorar para sair do forno? 16 anos tb?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#251 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jan 03, 2014 9:47 am

Paisano escreveu:
J.Ricardo escreveu:O que seria essa CCB???
Corvetas Classe Barroso. :wink:
[066]

Putz, ontem ainda estava sob efeito da mardita...

Mas quando li a mensagem parecia que se referia especificamente a uma nova classe de 3000t...




Não temais ímpias falanges,
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#252 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jan 03, 2014 10:10 am

J.Ricardo escreveu:
Paisano escreveu: Corvetas Classe Barroso. :wink:
[066]

Putz, ontem ainda estava sob efeito da mardita...

Mas quando li a mensagem parecia que se referia especificamente a uma nova classe de 3000t...
Se tiver mesmo 3.000 ton será sim uma nova classe, baseada na Barroso assim como a Barroso é baseada nas Inhaúma.


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#253 Mensagem por talharim » Sex Jan 03, 2014 2:27 pm

Com 3.000 ton prefiro classifica-la de Fraveta .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#254 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 03, 2014 5:06 pm

Caras, o talha precisa levar um prêmio de exortação à boa esculhambação da língua portuguesa.... :lol: :lol: :lol:

Essa foi a mais sensacional do ano. E olha que só tem 3 dias... :mrgreen:

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#255 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 03, 2014 5:09 pm

LeandroGCard escreveu:
J.Ricardo escreveu: [066]
Putz, ontem ainda estava sob efeito da mardita...
Mas quando li a mensagem parecia que se referia especificamente a uma nova classe de 3000t...
Se tiver mesmo 3.000 ton será sim uma nova classe, baseada na Barroso assim como a Barroso é baseada nas Inhaúma.
Leandro G. Card
Estou cá pensando se este valor seria para deslocamento carregada, ou vazia. Porque se for esta última, para um navio de apenas 110 ms, imagine-se a quanto não chegará... :roll:

abs.




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