Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#226 Mensagem por NovaTO » Sáb Dez 21, 2013 12:38 pm

Vale lembrar que a Embraer tem vários países clientes do ST. Mas não tinha um caça de alta perfomance para completar o portifólio. Agora vai ter, e vai ter também um cargueiro militar. Vejo boas perspectivas para o futuro. :wink:

[]'s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37608
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3226 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#227 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 21, 2013 1:47 pm

Eu continuo achando que o futuro "caça de exportação" da Embraer sera o 5a G tupiniquim.

Ou vocês acham que algum país - a não ser aqueles pobres ou miseráveis por natureza - vai querer comprar caças de 4,5aG de 2025 em diante, quando todo mundo que pode estará comprando os seus 5a G? :|

Pensem senhores. Daqui a 10 anos, caças de 5a G não serão tão ou mais impressionantes quanto o supomos agora. Pelo contrário. O que o F-16 era nos anos 1970's, não o era mais vinte e poucos anos depois.

Atentem para as entrelinhas do que o MD andou falando nos últimos tempos, e vocês vão entender o porque do Gripen NG, ter vencido na FAB, e também, na seara politica o FX.

A coisa toda tem de ser vista no longo prazo. Para além de 2020.

O Gripen NG é o nosso "tampão" do FX. O caça principal está por vir. E já tem uma encomenda de, pelo menos, 108 aeronaves novinhas garantidas para as próximas décadas. Para não falar da Aviação Naval. 8-]

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#228 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 21, 2013 2:06 pm

Espero que sim.

Exportar "f16 sueco" para um mundo que combate com F35, PAK e outros vai ser duro. Se tive um projeto viável e com vantagens sobre outros caças do mesmo nível tenológico, as possibilidades de exportação se alargam. A possibilidade de vender para atuais utilizadores de F16 e Mirage é factível. Não descartaria Chile, Peru, Colômbia e México.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#229 Mensagem por henriquejr » Sáb Dez 21, 2013 4:00 pm

FCarvalho escreveu:Eu continuo achando que o futuro "caça de exportação" da Embraer sera o 5a G tupiniquim.

Ou vocês acham que algum país - a não ser aqueles pobres ou miseráveis por natureza - vai querer comprar caças de 4,5aG de 2025 em diante, quando todo mundo que pode estará comprando os seus 5a G? :|

Pensem senhores. Daqui a 10 anos, caças de 5a G não serão tão ou mais impressionantes quanto o supomos agora. Pelo contrário. O que o F-16 era nos anos 1970's, não o era mais vinte e poucos anos depois.

Atentem para as entrelinhas do que o MD andou falando nos últimos tempos, e vocês vão entender o porque do Gripen NG, ter vencido na FAB, e também, na seara politica o FX.

A coisa toda tem de ser vista no longo prazo. Para além de 2020.

O Gripen NG é o nosso "tampão" do FX. O caça principal está por vir. E já tem uma encomenda de, pelo menos, 108 aeronaves novinhas garantidas para as próximas décadas. Para não falar da Aviação Naval. 8-]

abs.



Carvalho, hoje quantos países da região dispõe de caças de 3 geração modernos? Peru (M2000 e Mig-29), Venezuela (F-16A), Chile (F-16M). Quantos tem caças de 4G? Chile (16C/D B50+), Venezuela (Su-30) e agora o Brasil (F-39). Todo o resto da frota do continente é formada por caças antigos, modernizados ou não (Miragem III e família, Kfir, F-5, A-37, etc...). Você realmente acha que daqui a 10 anos os 5 geração se tornarão populares por aqui? Daqui pra lá, o Gripen NG será o mesmo que um F-16 das ultimas versões é hoje: um caça moderno e acessível.




.
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#230 Mensagem por irlan » Sáb Dez 21, 2013 4:06 pm

Oque vai acontecer com o Gripen depois que a versão NG sair?, vão continuar desenvolvendo coisas novas pra ele ou vão colocar em escanteio?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#231 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Dez 21, 2013 4:24 pm

Depois de 72 h sem internet graças a uma tempestade que mandou meu modem "pras cucuias" (justo na decisão do fx2!... :evil: ), dou MEUS PARABÉNS PRINCIPALMENTE PARA A FAB E SECUNDARIAMENTE PARA A SAAB PELA VITÓRIA DO GRIPEN, NOSSO NOVO CAÇA!

Torço de coração para que de tudo certo, para que haja tampões o mais breve possível (torço para os 20 % de chances dito por um oficial da FAB de termos tampões ainda para 2014 se concretizem), para que além dos 36 NG-BR venham mais, que além de aeronaves novas seja aumentado e muito as horas de voo/treinamento, que a médio/longo prazos seja aumentada a quantidade de aeronaves aew distribuídas pelo país, o que em dupla com um avião moderno como o Gripen, auxiliado por futuros reabastecedores, proporcionará enfrentar qualquer inimigo no cenário sul-americano e também que se aumente a longo prazo o número de aeronaves até chegar aos 108 desejados pela FAB e 48 para a MB.

Creio que a decisão do FX-2, apesar de dura com franceses e, principalmente com americanos, não trará prejuízos nas relações bilaterais entre nossos países. Primeiro em relação a França, pelo expressivo programa envolvendo a MB. Pelos EUA, creio que a pressão mundial, principalmente da UE e do Brasil, mais pressões das gigantes de informática americanas e até da justiça federal de lá que criticou a postura exagerada da espionagem de lá, sejam suficientes para frear e mudar os ares. Creio que compras via fms, sobretudo de BH's irão, a médio prazo serem implementadas. Não sei se algo usado para a MB pode vir também.

Creio que a parceria com a SAAB, cimenta as futuras chances de F-35, Pak-Fa ou outro vetor que não seja uma parceria entre nós, suecos e eventuais outros parceiros a longo prazo desenvolverem aeronave tripulada de nova geração e ucavs.

Creio que a par das aeronaves novas, que gradativamente serão implantadas, NÃO ESQUEÇAMOS, NEM APÓS OS EVENTOS ESPORTIVOS, de implementar e manter EM TODOS OS NÍVEIS, uma efetiva defesa aae, o que pode ser feita com material russo.

Devemos também implementar ainda mais a parceria com a África do Sul, país que já utiliza o Gripen e tem importante programa de mísseis.

Grande abraço a todos já antecipando votos de feliz Natal e feliz 2014 a todos os foristas e seus familiares.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#232 Mensagem por suntsé » Sáb Dez 21, 2013 4:54 pm

A SAAB ganhará muito prestigio internacional por causa da vitória. Fornecer caças para um país continente como o Brasil, não é para qualquer um. A probabilidade de mais países comprarem o GRIPEN é grande.




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1918
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 816 vezes
Contato:

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#233 Mensagem por arcanjo » Sáb Dez 21, 2013 5:07 pm

20/12/2013
F-X2: Escolha do Brasil pelo Gripen reascende o Sea Gripen

Imagem
Conceito do Sea Gripen ganha força com o resultado do F-X2

por Giordani

A decisão do Brasil de adquirir o Saab JAS 39 Gripen E (antigo NG) para satisfazer o seu programa de substituição de caça (F- X2) deu vida nova ao conceito Sea Gripen.

Falando sob condição de anonimato a JANE´s, uma fonte da SAAB disse que o acordo para 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira “abre um novo campo de possibilidades” para o Sea Gripen, tendo a Marinha do Brasil um requisito para 24 aviões capazes de operar a partir do porta-aviões São Paulo.

Tendo como alvo os requisitos navais de brasileiros e indianos, a SAAB tem agora uma presença industrial em um desses países, dando-lhe um ponto de apoio de valor inestimável para promover o seu Sea Gripen.

Além das oportunidades oferecidas pelo acordo F- X2, a fonte disse a Jane´s de que as discussões com a Índia estão ocorrendo nos bastidores. “Houve uma conversa com a Marinha da Índia, que está estudando o Sea Gripen em detrimento do Tejas naval, acrescentando que o interesse da Marinha indiana com o Sea Gripen nunca foi embora.”

Revelado pela SAAB em 2010, o conceito do Sea Gripen apresenta uma série de melhorias navalisadas sobre a base do Gripen E (NG) para torná-lo adequado para operações de transporte (uso em porta-aviões). Estes incluem um trem de pouso reforçado, freios maiores e um gancho de cauda reforçado.

Imagem
Maquete do Sea Gripen no A-12 São Paulo. (Imagem: bestfighter4canada)

O Gripen já tem um grande número de atributos para as operações embarcadas, tais como a alta capacidade de pouso de precisão, trem de pouso alto, velocidade e controle de inclinação muito preciso, fuselagem reforçada e melhor proteção contra a corrosão. Seu trem de pouso e fuselagem já é capaz de uma taxa de afundamento (absorção hidráulica de choques mecânicos) de 15 pés/s, embora isso tenha de ser aumentado para 25 pés/s para operações embarcadas.

O Sea Gripen não será equipado com a barra de lançamento no trem dianteiro, permitindo ao SG operar com e sem rampa (sky jump), tornando-se uma opção adequada para os navios da Marinha indiana (Viraat e Vikramaditya) e no futuro porta-aviões de fabricação própria, bem como da Marinha do Brasil São Paulo (deve-se notar que o falta de uma “sky jump” neste navio pode apresentar problemas em termos de peso máximo de decolagem do Sea Gripen )

Segundo a fonte, a Saab concluiu todos os estudos de viabilidade para o Sea Gripen e agora “apenas necessita de um cliente para financiar o desenvolvimento e a produção”. Enquanto o anúncio do F- X2 do Brasil ainda não oferece isso, suas implicações poderiam ser muito fortuitas para o conceito. Como a fonte relatou, “O negócio brasileiro não muda nada (para o Sea Gripen), mas pode ajudar muito”.

FONTE: Jane´s
http://www.cavok.com.br/blog/?p=74295#more-74295


abraços

arcanjo




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#234 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Dez 21, 2013 5:32 pm

interessante a breve opinião do novo comandante da baan sobre os futuros Gripen (os créditos da reportagem estão errados nomeando o comandante da base como se fosse o comandante da aeronáutica).

=====================

Mudanças de aeronaves que fazem segurança do espaço aéreo brasileiro movimenta Anápolis

(...)

Fonte: G1/Tv Anhanguera

http://g1.globo.com/videos/goias/jatv-2 ... s/3033087/




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#235 Mensagem por Wingate » Sáb Dez 21, 2013 5:52 pm

Reuters - 21/12/2013

Recusa brasileira de jato da Boeing abala fabricantes nos EUA

A decisão do Brasil de não comprar o jato de combate americano F/A-18 Super Hornet, e sim o projeto de seu rival sueco, atingiu nesta semana a cidade rural de Alton, no Missouri, onde a empresa familiar de Chet Sisco fabrica peças para aviões da Boeing há quase quatro décadas.

O Super Hornet, fornecido por vendedores de todo o Missouri, parecia prestes a obter o contrato de mais de US$ 4 bilhões do Brasil. Mas as revelações de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) espionou a presidente Dilma Rousseff ajudaram a matar o acordo no último minuto.

A recusa brasileira do Super Hornet e a perda de um grande contrato de F-15s com a Coreia do Sul no mês passado ameaçam as linhas de produção na área de St. Louis que empregam funcionários da Boeing, fornecedores e a qualidade do crédito do município.

Nos níveis de produção atuais, o Super Hornet sairia de linha em 2016, e os F-15 dois anos depois. A Boeing e seus fornecedores vinham contando com acordos militares no exterior para ampliar a vida dos dois aviões, mas as pressões orçamentárias estão atrasando os fechamentos de contrato em alguns mercados cruciais, além de reduzir compras nos Estados Unidos.

"Certamente estamos preocupados com o desfecho disso", declarou Chet Sisco, gerente-geral da Central Ozark Machine Inc., que emprega 25 pessoas e obtém cerca de 85% de seu trabalho fabricando peças de alumínio e titânio para Super Hornets e F-15s.

O Super Hornet, cujo maior cliente é a Marinha dos EUA, sustenta cerca de um terço dos 15 mil empregados da Boieng no Missouri. O avião e outros negócios da empresa fornecem cerca de um bilhão de dólares em encomendas anuais para quase 700 fornecedores no Missouri.

-----------------

São as consequências de determinadas ações tomadas contra nações outrora tidas como amigas... :roll:

Wingate




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#236 Mensagem por alex » Sáb Dez 21, 2013 6:44 pm

Mas o maior fator não foi o cancelamento de uma encomenda da US navy de 36 superhornet?




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#237 Mensagem por Sterrius » Sáb Dez 21, 2013 6:59 pm

O Gripen tem vários componentes britânicos, então a Argentina já está de fora dessa


Unico componente que encrenca é o radar. Aqui nem a argentina vai querer.

O trem de pouso e assento ejetor eu falho em ver a Inglaterra encrencar, não são tecnologias realmente perigosas ou fora do alcance dos argentinos em outros mercados ocidentais.


Quanto ao Sea Gripen a Saab faz parecer facil :lol: .
Mas se a india entrar junto eu não duvido que se torne realidade, pq ae tudo muda de figura.




hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceram: 85 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#238 Mensagem por hades767676 » Sáb Dez 21, 2013 7:04 pm

Wingate escreveu:Reuters - 21/12/2013

Recusa brasileira de jato da Boeing abala fabricantes nos EUA

A decisão do Brasil de não comprar o jato de combate americano F/A-18 Super Hornet, e sim o projeto de seu rival sueco, atingiu nesta semana a cidade rural de Alton, no Missouri, onde a empresa familiar de Chet Sisco fabrica peças para aviões da Boeing há quase quatro décadas.

O Super Hornet, fornecido por vendedores de todo o Missouri, parecia prestes a obter o contrato de mais de US$ 4 bilhões do Brasil. Mas as revelações de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) espionou a presidente Dilma Rousseff ajudaram a matar o acordo no último minuto.

A recusa brasileira do Super Hornet e a perda de um grande contrato de F-15s com a Coreia do Sul no mês passado ameaçam as linhas de produção na área de St. Louis que empregam funcionários da Boeing, fornecedores e a qualidade do crédito do município.

Nos níveis de produção atuais, o Super Hornet sairia de linha em 2016, e os F-15 dois anos depois. A Boeing e seus fornecedores vinham contando com acordos militares no exterior para ampliar a vida dos dois aviões, mas as pressões orçamentárias estão atrasando os fechamentos de contrato em alguns mercados cruciais, além de reduzir compras nos Estados Unidos.

"Certamente estamos preocupados com o desfecho disso", declarou Chet Sisco, gerente-geral da Central Ozark Machine Inc., que emprega 25 pessoas e obtém cerca de 85% de seu trabalho fabricando peças de alumínio e titânio para Super Hornets e F-15s.

O Super Hornet, cujo maior cliente é a Marinha dos EUA, sustenta cerca de um terço dos 15 mil empregados da Boieng no Missouri. O avião e outros negócios da empresa fornecem cerca de um bilhão de dólares em encomendas anuais para quase 700 fornecedores no Missouri.

-----------------

São as consequências de determinadas ações tomadas contra nações outrora tidas como amigas... :roll:

Wingate
Nunca passou pela minha cabeça que esse tijolo ganharia, o governo do PT é altamente anti-americano, a Boeing deveria saber disso.




Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#239 Mensagem por Petry » Sáb Dez 21, 2013 7:40 pm

hades767676 escreveu:
Wingate escreveu:Reuters - 21/12/2013

Recusa brasileira de jato da Boeing abala fabricantes nos EUA

A decisão do Brasil de não comprar o jato de combate americano F/A-18 Super Hornet, e sim o projeto de seu rival sueco, atingiu nesta semana a cidade rural de Alton, no Missouri, onde a empresa familiar de Chet Sisco fabrica peças para aviões da Boeing há quase quatro décadas.

O Super Hornet, fornecido por vendedores de todo o Missouri, parecia prestes a obter o contrato de mais de US$ 4 bilhões do Brasil. Mas as revelações de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) espionou a presidente Dilma Rousseff ajudaram a matar o acordo no último minuto.

A recusa brasileira do Super Hornet e a perda de um grande contrato de F-15s com a Coreia do Sul no mês passado ameaçam as linhas de produção na área de St. Louis que empregam funcionários da Boeing, fornecedores e a qualidade do crédito do município.

Nos níveis de produção atuais, o Super Hornet sairia de linha em 2016, e os F-15 dois anos depois. A Boeing e seus fornecedores vinham contando com acordos militares no exterior para ampliar a vida dos dois aviões, mas as pressões orçamentárias estão atrasando os fechamentos de contrato em alguns mercados cruciais, além de reduzir compras nos Estados Unidos.

"Certamente estamos preocupados com o desfecho disso", declarou Chet Sisco, gerente-geral da Central Ozark Machine Inc., que emprega 25 pessoas e obtém cerca de 85% de seu trabalho fabricando peças de alumínio e titânio para Super Hornets e F-15s.

O Super Hornet, cujo maior cliente é a Marinha dos EUA, sustenta cerca de um terço dos 15 mil empregados da Boieng no Missouri. O avião e outros negócios da empresa fornecem cerca de um bilhão de dólares em encomendas anuais para quase 700 fornecedores no Missouri.

-----------------

São as consequências de determinadas ações tomadas contra nações outrora tidas como amigas... :roll:

Wingate
Nunca passou pela minha cabeça que esse tijolo ganharia, o governo do PT é altamente anti-americano, a Boeing deveria saber disso.
Será? Acho que se não tivesse esse caso Snowden hoje estaríamos anunciando o F-18.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#240 Mensagem por irlan » Sáb Dez 21, 2013 7:52 pm

Caro, com tranferência de tecnologia duvidosa e teriamos que pagar para integrar o nosso sistema de armas..

Sem contar que não tem muito oque fazer no Super Hornet.




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Responder