TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70396 Mensagem por kirk » Sex Dez 20, 2013 11:47 pm

‘O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira’, diz Saab

EM ENTREVISTA AO SITE DE VEJA, VICE-PRESIDENTE DA COMPANHIA QUE VENCEU A LICITAÇÃO DOS CAÇAS AFIRMA QUE UMA BOA AERONAVE NÃO PRECISA SER 100% NACIONAL E AINDA ALFINETA SEUS CONCORRENTES: O GRIPEN É MELHOR


Na última quarta-feira, o governo brasileiro causou surpresa ao anunciar, após cerca de duas décadas de espera, o nome do fabricante dos caças que vão reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). As atuais aeronaves que servem a Aeronáutica são os sucateados Mirage 2000, que se aposentarão em 31 de dezembro. A sueca Saab foi a empresa escolhida para o contrato de cerca de 4,5 bilhões de dólares do Ministério da Defesa — e deverá desenvolver 36 caças para a FAB.

As aeronaves Gripen NG ainda estão no papel, o que as deixa atrás das concorrentes do contrato, Dassault (com o Rafale) e Boeing (com o Super Hornet F18), no quesito horas de voo. Mas o governo brasileiro insistiu que se tratava do melhor custo-benefício para o país, tendo em vista que o Gripen custará menos e sua manutenção é mais barata.

Após o anúncio da decisão, a companhia francesa e a americana demonstraram frustração, em notas enviadas à imprensa. Mas os franceses foram além, afirmando que o Gripen não pode nem ser comparado a um Rafale. Em entrevista ao site de VEJA, o vice-presidente de Aeronáutica da Saab, Lennart Sindahl, afirmou que a Dassault não tem razão. “Eles estão dizendo besteira. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro”, afirmou Sindahl. Confira trechos da entrevista.

A decisão do governo brasileiro os pegou de surpresa?

Não diria que foi completamente de surpresa. Mas nós estávamos começando a discutir a possibilidade de a decisão ser tomada no ano que vem. No dia do anúncio eu estava com a força aérea sueca fechando um contrato de venda de 60 aeronaves Gripen. No momento em que saí da reunião, comecei a receber mensagens do Brasil informando que algo havia acontecido sobre a questão dos caças. Duas horas depois, recebemos uma carta do governo afirmando que havíamos sido selecionados. Claro que ficamos muito felizes.

O Gripen é um caça que contém muitas partes feitas em outros países, como Estados Unidos. Alguns analistas dizem que metade da aeronave é estrangeira. Como vai se dar o processo de transferência de tecnologia considerando essa questão?

O Gripen é uma aeronave sueca no sentido em que estamos em total controle de sua tecnologia e produção. O que fazemos diferente com o Gripen é que selecionamos nossos fornecedores cuidadosamente em cada segmento. E é uma das razões que faz com que possamos produzir um caça tão bom quanto os outros, com o preço substancialmente mais favorável. A maior parte dos nossos concorrentes prioriza um produto 100% nacional. Mas isso também significa que o caça fica mais caro em todos os sentidos, inclusive na manutenção. Vou pegar o exemplo do trem de aterrissagem. Em vez de construirmos na Suécia, vamos ao maior e melhor fornecedor para comprá-lo. Vamos ao fabricante que só sabe fazer trem de aterrissagem. É um pouco o que a Embraer faz. Só assim se consegue sucesso no negócio da aeronáutica, quando se tem bons fornecedores. Poderíamos fazer tudo sozinhos, mas sairia muito mais caro e o resultado não é, necessariamente, melhor.

O fato de ser uma aeronave com tantos componentes de fora não tira da Saab o controle, de alguma forma, sobre essa tecnologia?

Não. Temos o total controle. Isso significa que quando trabalharmos com o Brasil, não haverá nada escondido dos olhos e ouvidos dos brasileiros. E ninguém precisará pedir permissão a outro país para modificar o produto. Os caças entregues à FAB serão de total controle dos brasileiros.

Mas as turbinas, que são parte importante da aeronave, por exemplo, são da GE.

Por mais estranho que pareça, a turbina de um caça é uma commodity. É possível comprá-la de muita gente. Isso significa que se a Saab precisar de uma turbina mais potente, ela vai até a GE e a encomenda. Já os franceses ficam à deriva porque não têm como comprar. Os únicos que usam a turbina do Rafale são os caças Rafale. Para melhorá-la, é preciso desenvolver uma nova. Nós temos uma longa tradição de trabalhar com turbinas americanas e nunca tivemos problemas de qualidade, fornecimento, restrições de exportação.

A Dassault reafirma que o Gripen é muito inferior ao Rafale. Em quê, exatamente?

Desculpe dizer, mas acho que os franceses estão dizendo besteira. Poderia sentar e discutir com eles todos os aspectos das duas aeronaves. Mas, no final, há um aspecto, apenas um, em que o Rafale é melhor: o fato de ele poder carregar armas nucleares. E o Gripen não. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro.

Como será o caça que vai equipar a FAB enquanto o Gripen não fica pronto?

Nós sabemos das negociações que estão sendo tomadas entre a FAB e a força aérea sueca. Há uma possibilidade de entregar caças Gripen CD ao Brasil, que é a geração anterior da aeronave, que é usada pela Suíça, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.

Quanto o Brasil vai pagar por isso?

Eu não sei. A discussão é entre as duas forças aéreas. É um negócio separado que não tem a ver com a Saab. E é difícil dizer o preço porque isso depende dos componentes dos caças. Se há armas incluídas no pacote, se há treinamento de pilotos. Esses detalhes nós ainda não sabemos.

A Saab vai financiar os caças para o Brasil?

Não se trata exatamente de um financiamento. Mas consta da proposta a possibilidade de o Brasil começar a pagar apenas quando a última aeronave for entregue, em 2024.

E o Brasil vai adotar essa cláusula?

Ainda não temos nada definido. Tudo será discutido em 2014.

A planta da Saab será em São Bernardo?

Ainda vamos selecionar as indústrias parcerias. O que sabemos é que teremos uma planta em conjunto com a Embraer e vamos trabalhar com a Akaer no design do Gripen. Teremos uma planta em São Bernardo, sim. Mas ainda não definimos que tipo de equipamento, exatamente, será fabricado lá.

FONTE: Veja (reportagem de Ana Clara Costa)
http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/o-gr ... -diz-saab/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70397 Mensagem por kirk » Sáb Dez 21, 2013 12:01 am

J.Ricardo escreveu:Estava me lembrando agora da ultima campanha eleitoral, os "visionários" diziam: se der Serra ele vai escolher o gripen, se der Dilma vai dar Rafale... como esse mundo dá voltas... :wink: [003]
Eita trup de profetas cambaleantes ... :lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70398 Mensagem por kirk » Sáb Dez 21, 2013 1:25 am

O impressionante Smart-Fighter da FAB

Em manobras de altas velocidades e G-F ... reparem na pequena distância para o pouso ...





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70399 Mensagem por hotm » Sáb Dez 21, 2013 9:34 am

Ja tentei procurar mas não encontro aquelas tabelas que comparam os tres caças do FX2?
Para um caça de papel como foi dito por muita gente deste forum, esta-se a sair muito bem o gripen NG.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70400 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 21, 2013 12:55 pm

kirk escreveu:‘O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira’, diz Saab

EM ENTREVISTA AO SITE DE VEJA, VICE-PRESIDENTE DA COMPANHIA QUE VENCEU A LICITAÇÃO DOS CAÇAS AFIRMA QUE UMA BOA AERONAVE NÃO PRECISA SER 100% NACIONAL E AINDA ALFINETA SEUS CONCORRENTES: O GRIPEN É MELHOR

A Saab vai financiar os caças para o Brasil?

Não se trata exatamente de um financiamento. Mas consta da proposta a possibilidade de o Brasil começar a pagar apenas quando a última aeronave for entregue, em 2024.
Me parece haver um desencontro de informações aqui. Na entrevista dada pelo MD/FAB falou-se que as aeronaves começariam a chegar em 2018 e que seriam entregues em lotes de 12 undes, o que significa que em 2020 todos os "NG-BR" deveriam estar aqui, e agora o vice da SAAB fala que a última aeronave a ser entregue só em 2024. :shock:

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70401 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Dez 21, 2013 1:27 pm

A FAB tem 7 esquadrões.
12 caças em cada um, fecha a conta.

Será que é isso?? :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70402 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 21, 2013 1:55 pm

Luis, na teoria, um grupo de caça da FAB tem, ou deveria ter, 36 caças, em seus 2 esquadrões. Este é/deveria ser o padrão.

Como a princípio estes caças são destinados a substituir os Mirage do GDA, que de grupo só teve o nome mesmo na sua história, não sabemos exatamente se todos estes Gripen irão compor de fato e de direito um grupo de caça em Anápolis, ou se irão ser distribuídos aos demais esquadrões.

Se valer a realidade histórica, 18 devem compor o GDA, formando um esquadrão, e os demais servirão para substituir os F-5M que deveriam começar a dar baixa já em 2017, coisa que não deve acontecer.

E a FAB possui 8 esquadrões de caça atualmente.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70403 Mensagem por saullo » Sáb Dez 21, 2013 2:28 pm

FCarvalho escreveu:Luis, na teoria, um grupo de caça da FAB tem, ou deveria ter, 36 caças, em seus 2 esquadrões. Este é/deveria ser o padrão.

Como a princípio estes caças são destinados a substituir os Mirage do GDA, que de grupo só teve o nome mesmo na sua história, não sabemos exatamente se todos estes Gripen irão compor de fato e de direito um grupo de caça em Anápolis, ou se irão ser distribuídos aos demais esquadrões.

Se valer a realidade histórica, 18 devem compor o GDA, formando um esquadrão, e os demais servirão para substituir os F-5M que deveriam começar a dar baixa já em 2017, coisa que não deve acontecer.

E a FAB possui 8 esquadrões de caça atualmente.

abs.
Correto, temos hoje:
GDA em Anápolis, em breve com Gripen C/D
1/2o GAvC no Rio de Janeiro, com F-5M
2/2o GAvC no Rio de Janeiro, com F-5M
1/14o em Canoas, com F-5M
1/4o em Manaus, com F-5M
1/16o no Rio de Janeiro, com A-1
1/10o em Santa Maria, com A-1/R-1
3/10 em Santa Maria, com A-1
São poucos aviões ao todo, teremos 12 Gripen C/D, 57 F-5M e 43 A-1M, totalizando 112 caças, pois os esquadrões do Rio de Janeiro na verdade tem dotação de apenas um esquadrão, por falta de aviões.
Faria uma mudanças, mandando o 1/16o para Natal e o 3/10o para Campo Grande, o que acham ?
Equiparia os dois equadrões do GAvC decentemente, seriam nossos esquadrões de cobertura e de caráter expedicionário, assim, quando a coisa ficasse complicada, partiriam aeronaves do GAvC em reforço, seja em nosso território ou em missões no exterior.
Manteria ao menos 16 aeronaves por esquadrão, o que chegaria a 128 aeronaves.
Fica um pouco complicado o caso dos AMX, já que 43 por 3 dá pouco mais de 14, mas com a chegada de mais Gripen a coisa iria se ajeitando.

Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70404 Mensagem por irlan » Sáb Dez 21, 2013 4:13 pm

Capaz de estenderem um pouco esse cronograma aí.Os AMX vão sair agora de lá da Embraer e ainda tem algum chão pela frente, a mesma coisa se aplica aos Tigers jordanianos.

Agora, cada esquadrão tem uma função?, como funciona isso?,tirando o M2000 que foi desativado ontem esse é o primeiro MultiRole da FAB, vão continuar dando funções designadas pra cada um? :?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70405 Mensagem por arcanjo » Sáb Dez 21, 2013 4:55 pm

21 de Dezembro, 2013 - 11:31 ( Brasília )
FRANÇA NÃO DESISTIRÁ DE VENDER O RAFALE, DIZ HOLLANDE

Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês

Imagem

Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula da União Europeia em Bruxelas, o presidente francês François Hollande voltou a defender o Rafale. O avião de combate perdeu a licitação no Brasil para o Gripen, da sueca Saab, escolhida para renovar os 36 caças da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Para Hollande, o Rafale continua sendo o "melhor avião."

O presidente francês disse que continuará defendendo o Rafale "sempre que tiver a oportunidade."

"É verdade que o Rafale é um bom avião. E isso supõe que eu o defenda sempre que puder, e que a empresa Dassault tente oferecer as melhores condições para que ele possa ser comprado", disse nesta sexta-feira em Bruxelas. "Mas nossos papéis são diferentes", ressaltou.

Nesta quinta-feira, o presidente francês declarou que já aguardava o fracasso das negociações do Rafale com o Brasil, mas ainda tinha esperanças de vender o avião de combate no exterior.

Nesta sexta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram que não concluirão a compra dos aviões da Eurofighter, concorrente direto do caça francês. O governo do país pretende renovar sua frota de 60 Mirages 2000-9. Uma boa notícia para a França, que volta à disputa.

"Não é porque os Emirados Árabes descartaram essa opção que o Rafale foi escolhido, ainda há outras propostas", comentou, prudente. A Índia, que poderia comprar 126 caças, também ainda está na mira do governo francês, mas não há previsão para a conclusão do contrato.

Brasil e França têm parceria importante na defesa, diz ministro

Apesar do fracasso das negociações com o Brasil, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, lembrou que os dois países possuem uma parceria importante no setor da Defesa, incluindo a construção de uma base naval e de quatro submarinos nucleares em Itaguai. O valor total da negociação é estimado em 6 bihões de euros.

O ministro da Defesa ainda declarou que o Brasil não era um "alvo prioritário" para a venda do Rafale.

Para a imprensa francesa, o fracasso da venda do caça tem um motivo claro : o governo brasileiro preferiu a opção mais barata –os 36 caças Gripen totalizam um investimento de cerca de 4,5 bilhões de dólares, enquanto o pacote inicial pelos aviões franceses chegou a US$ 8 bilhões.

Outro motivo é que o Brasil privilegia a defesa suas fronteiras marítimas, consideradas mais importantes do que as áreas na equação geopolítica mundial.

http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Hollande/


abraços


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70406 Mensagem por Clermont » Sáb Dez 21, 2013 8:42 pm

Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Comovente como um presidente francês que tem o mais baixo índice de aprovação na história de seu país - demonstrando que não sabe nem o que é melhor para a França - sabe "o que é melhor" para o Brasil.

Talharimmmm!!!

Onde está Talharim? Onde está o "Flagelo dos Franceses"?

Venha e demonstre a esta patética criatura gaulesa toda extensão de nosso desagrado!

:twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70407 Mensagem por suntsé » Sáb Dez 21, 2013 9:55 pm

Clermont escreveu:
Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Comovente como um presidente francês que tem o mais baixo índice de aprovação na história de seu país - demonstrando que não sabe nem o que é melhor para a França - sabe "o que é melhor" para o Brasil.

Talharimmmm!!!

Onde está Talharim? Onde está o "Flagelo dos Franceses"?

Venha e demonstre a esta patética criatura gaulesa toda extensão de nosso desagrado!

:twisted:
Estes franceses são patéticos, toscos mesmo. Os EUA tem mais senso de auto-critica do que eles. Os EUA reconheceram que o caso Snowden prejudicou os EUA no caso do FX-2. Mas a frança não sabe reconhecer as boladas nas costas que deram no Brasil em diversas ocasiões, principalmente na questão iraniana.

Grande parceria :roll: :roll: :roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70408 Mensagem por Wingate » Sáb Dez 21, 2013 10:01 pm

arcanjo escreveu:21 de Dezembro, 2013 - 11:31 ( Brasília )
FRANÇA NÃO DESISTIRÁ DE VENDER O RAFALE, DIZ HOLLANDE

Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês

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Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula da União Europeia em Bruxelas, o presidente francês François Hollande voltou a defender o Rafale. O avião de combate perdeu a licitação no Brasil para o Gripen, da sueca Saab, escolhida para renovar os 36 caças da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Para Hollande, o Rafale continua sendo o "melhor avião."

O presidente francês disse que continuará defendendo o Rafale "sempre que tiver a oportunidade."

"É verdade que o Rafale é um bom avião. E isso supõe que eu o defenda sempre que puder, e que a empresa Dassault tente oferecer as melhores condições para que ele possa ser comprado", disse nesta sexta-feira em Bruxelas. "Mas nossos papéis são diferentes", ressaltou.

Nesta quinta-feira, o presidente francês declarou que já aguardava o fracasso das negociações do Rafale com o Brasil, mas ainda tinha esperanças de vender o avião de combate no exterior.

Nesta sexta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram que não concluirão a compra dos aviões da Eurofighter, concorrente direto do caça francês. O governo do país pretende renovar sua frota de 60 Mirages 2000-9. Uma boa notícia para a França, que volta à disputa.

"Não é porque os Emirados Árabes descartaram essa opção que o Rafale foi escolhido, ainda há outras propostas", comentou, prudente. A Índia, que poderia comprar 126 caças, também ainda está na mira do governo francês, mas não há previsão para a conclusão do contrato.

Brasil e França têm parceria importante na defesa, diz ministro

Apesar do fracasso das negociações com o Brasil, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, lembrou que os dois países possuem uma parceria importante no setor da Defesa, incluindo a construção de uma base naval e de quatro submarinos nucleares em Itaguai. O valor total da negociação é estimado em 6 bihões de euros.

O ministro da Defesa ainda declarou que o Brasil não era um "alvo prioritário" para a venda do Rafale.

Para a imprensa francesa, o fracasso da venda do caça tem um motivo claro : o governo brasileiro preferiu a opção mais barata –os 36 caças Gripen totalizam um investimento de cerca de 4,5 bilhões de dólares, enquanto o pacote inicial pelos aviões franceses chegou a US$ 8 bilhões.

Outro motivo é que o Brasil privilegia a defesa suas fronteiras marítimas, consideradas mais importantes do que as áreas na equação geopolítica mundial.

http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Hollande/


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70409 Mensagem por eagle » Dom Dez 22, 2013 7:48 am

A FAB possui 07 esquadrões de caça se considerarmos que o 1º GavCa é na realidade um esquadrão apenas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70410 Mensagem por kirk » Dom Dez 22, 2013 11:13 am

Clermont escreveu:
Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Comovente como um presidente francês que tem o mais baixo índice de aprovação na história de seu país - demonstrando que não sabe nem o que é melhor para a França - sabe "o que é melhor" para o Brasil.

Talharimmmm!!!

Onde está Talharim? Onde está o "Flagelo dos Franceses"?

Venha e demonstre a esta patética criatura gaulesa toda extensão de nosso desagrado!

:twisted:
:lol: :lol: :lol:

Quem é esse Talharim ... diga a ele que já sou fã dele !!!




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