TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
‘O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira’, diz Saab
EM ENTREVISTA AO SITE DE VEJA, VICE-PRESIDENTE DA COMPANHIA QUE VENCEU A LICITAÇÃO DOS CAÇAS AFIRMA QUE UMA BOA AERONAVE NÃO PRECISA SER 100% NACIONAL E AINDA ALFINETA SEUS CONCORRENTES: O GRIPEN É MELHOR
Na última quarta-feira, o governo brasileiro causou surpresa ao anunciar, após cerca de duas décadas de espera, o nome do fabricante dos caças que vão reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). As atuais aeronaves que servem a Aeronáutica são os sucateados Mirage 2000, que se aposentarão em 31 de dezembro. A sueca Saab foi a empresa escolhida para o contrato de cerca de 4,5 bilhões de dólares do Ministério da Defesa — e deverá desenvolver 36 caças para a FAB.
As aeronaves Gripen NG ainda estão no papel, o que as deixa atrás das concorrentes do contrato, Dassault (com o Rafale) e Boeing (com o Super Hornet F18), no quesito horas de voo. Mas o governo brasileiro insistiu que se tratava do melhor custo-benefício para o país, tendo em vista que o Gripen custará menos e sua manutenção é mais barata.
Após o anúncio da decisão, a companhia francesa e a americana demonstraram frustração, em notas enviadas à imprensa. Mas os franceses foram além, afirmando que o Gripen não pode nem ser comparado a um Rafale. Em entrevista ao site de VEJA, o vice-presidente de Aeronáutica da Saab, Lennart Sindahl, afirmou que a Dassault não tem razão. “Eles estão dizendo besteira. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro”, afirmou Sindahl. Confira trechos da entrevista.
A decisão do governo brasileiro os pegou de surpresa?
Não diria que foi completamente de surpresa. Mas nós estávamos começando a discutir a possibilidade de a decisão ser tomada no ano que vem. No dia do anúncio eu estava com a força aérea sueca fechando um contrato de venda de 60 aeronaves Gripen. No momento em que saí da reunião, comecei a receber mensagens do Brasil informando que algo havia acontecido sobre a questão dos caças. Duas horas depois, recebemos uma carta do governo afirmando que havíamos sido selecionados. Claro que ficamos muito felizes.
O Gripen é um caça que contém muitas partes feitas em outros países, como Estados Unidos. Alguns analistas dizem que metade da aeronave é estrangeira. Como vai se dar o processo de transferência de tecnologia considerando essa questão?
O Gripen é uma aeronave sueca no sentido em que estamos em total controle de sua tecnologia e produção. O que fazemos diferente com o Gripen é que selecionamos nossos fornecedores cuidadosamente em cada segmento. E é uma das razões que faz com que possamos produzir um caça tão bom quanto os outros, com o preço substancialmente mais favorável. A maior parte dos nossos concorrentes prioriza um produto 100% nacional. Mas isso também significa que o caça fica mais caro em todos os sentidos, inclusive na manutenção. Vou pegar o exemplo do trem de aterrissagem. Em vez de construirmos na Suécia, vamos ao maior e melhor fornecedor para comprá-lo. Vamos ao fabricante que só sabe fazer trem de aterrissagem. É um pouco o que a Embraer faz. Só assim se consegue sucesso no negócio da aeronáutica, quando se tem bons fornecedores. Poderíamos fazer tudo sozinhos, mas sairia muito mais caro e o resultado não é, necessariamente, melhor.
O fato de ser uma aeronave com tantos componentes de fora não tira da Saab o controle, de alguma forma, sobre essa tecnologia?
Não. Temos o total controle. Isso significa que quando trabalharmos com o Brasil, não haverá nada escondido dos olhos e ouvidos dos brasileiros. E ninguém precisará pedir permissão a outro país para modificar o produto. Os caças entregues à FAB serão de total controle dos brasileiros.
Mas as turbinas, que são parte importante da aeronave, por exemplo, são da GE.
Por mais estranho que pareça, a turbina de um caça é uma commodity. É possível comprá-la de muita gente. Isso significa que se a Saab precisar de uma turbina mais potente, ela vai até a GE e a encomenda. Já os franceses ficam à deriva porque não têm como comprar. Os únicos que usam a turbina do Rafale são os caças Rafale. Para melhorá-la, é preciso desenvolver uma nova. Nós temos uma longa tradição de trabalhar com turbinas americanas e nunca tivemos problemas de qualidade, fornecimento, restrições de exportação.
A Dassault reafirma que o Gripen é muito inferior ao Rafale. Em quê, exatamente?
Desculpe dizer, mas acho que os franceses estão dizendo besteira. Poderia sentar e discutir com eles todos os aspectos das duas aeronaves. Mas, no final, há um aspecto, apenas um, em que o Rafale é melhor: o fato de ele poder carregar armas nucleares. E o Gripen não. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro.
Como será o caça que vai equipar a FAB enquanto o Gripen não fica pronto?
Nós sabemos das negociações que estão sendo tomadas entre a FAB e a força aérea sueca. Há uma possibilidade de entregar caças Gripen CD ao Brasil, que é a geração anterior da aeronave, que é usada pela Suíça, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.
Quanto o Brasil vai pagar por isso?
Eu não sei. A discussão é entre as duas forças aéreas. É um negócio separado que não tem a ver com a Saab. E é difícil dizer o preço porque isso depende dos componentes dos caças. Se há armas incluídas no pacote, se há treinamento de pilotos. Esses detalhes nós ainda não sabemos.
A Saab vai financiar os caças para o Brasil?
Não se trata exatamente de um financiamento. Mas consta da proposta a possibilidade de o Brasil começar a pagar apenas quando a última aeronave for entregue, em 2024.
E o Brasil vai adotar essa cláusula?
Ainda não temos nada definido. Tudo será discutido em 2014.
A planta da Saab será em São Bernardo?
Ainda vamos selecionar as indústrias parcerias. O que sabemos é que teremos uma planta em conjunto com a Embraer e vamos trabalhar com a Akaer no design do Gripen. Teremos uma planta em São Bernardo, sim. Mas ainda não definimos que tipo de equipamento, exatamente, será fabricado lá.
FONTE: Veja (reportagem de Ana Clara Costa)
http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/o-gr ... -diz-saab/
EM ENTREVISTA AO SITE DE VEJA, VICE-PRESIDENTE DA COMPANHIA QUE VENCEU A LICITAÇÃO DOS CAÇAS AFIRMA QUE UMA BOA AERONAVE NÃO PRECISA SER 100% NACIONAL E AINDA ALFINETA SEUS CONCORRENTES: O GRIPEN É MELHOR
Na última quarta-feira, o governo brasileiro causou surpresa ao anunciar, após cerca de duas décadas de espera, o nome do fabricante dos caças que vão reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). As atuais aeronaves que servem a Aeronáutica são os sucateados Mirage 2000, que se aposentarão em 31 de dezembro. A sueca Saab foi a empresa escolhida para o contrato de cerca de 4,5 bilhões de dólares do Ministério da Defesa — e deverá desenvolver 36 caças para a FAB.
As aeronaves Gripen NG ainda estão no papel, o que as deixa atrás das concorrentes do contrato, Dassault (com o Rafale) e Boeing (com o Super Hornet F18), no quesito horas de voo. Mas o governo brasileiro insistiu que se tratava do melhor custo-benefício para o país, tendo em vista que o Gripen custará menos e sua manutenção é mais barata.
Após o anúncio da decisão, a companhia francesa e a americana demonstraram frustração, em notas enviadas à imprensa. Mas os franceses foram além, afirmando que o Gripen não pode nem ser comparado a um Rafale. Em entrevista ao site de VEJA, o vice-presidente de Aeronáutica da Saab, Lennart Sindahl, afirmou que a Dassault não tem razão. “Eles estão dizendo besteira. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro”, afirmou Sindahl. Confira trechos da entrevista.
A decisão do governo brasileiro os pegou de surpresa?
Não diria que foi completamente de surpresa. Mas nós estávamos começando a discutir a possibilidade de a decisão ser tomada no ano que vem. No dia do anúncio eu estava com a força aérea sueca fechando um contrato de venda de 60 aeronaves Gripen. No momento em que saí da reunião, comecei a receber mensagens do Brasil informando que algo havia acontecido sobre a questão dos caças. Duas horas depois, recebemos uma carta do governo afirmando que havíamos sido selecionados. Claro que ficamos muito felizes.
O Gripen é um caça que contém muitas partes feitas em outros países, como Estados Unidos. Alguns analistas dizem que metade da aeronave é estrangeira. Como vai se dar o processo de transferência de tecnologia considerando essa questão?
O Gripen é uma aeronave sueca no sentido em que estamos em total controle de sua tecnologia e produção. O que fazemos diferente com o Gripen é que selecionamos nossos fornecedores cuidadosamente em cada segmento. E é uma das razões que faz com que possamos produzir um caça tão bom quanto os outros, com o preço substancialmente mais favorável. A maior parte dos nossos concorrentes prioriza um produto 100% nacional. Mas isso também significa que o caça fica mais caro em todos os sentidos, inclusive na manutenção. Vou pegar o exemplo do trem de aterrissagem. Em vez de construirmos na Suécia, vamos ao maior e melhor fornecedor para comprá-lo. Vamos ao fabricante que só sabe fazer trem de aterrissagem. É um pouco o que a Embraer faz. Só assim se consegue sucesso no negócio da aeronáutica, quando se tem bons fornecedores. Poderíamos fazer tudo sozinhos, mas sairia muito mais caro e o resultado não é, necessariamente, melhor.
O fato de ser uma aeronave com tantos componentes de fora não tira da Saab o controle, de alguma forma, sobre essa tecnologia?
Não. Temos o total controle. Isso significa que quando trabalharmos com o Brasil, não haverá nada escondido dos olhos e ouvidos dos brasileiros. E ninguém precisará pedir permissão a outro país para modificar o produto. Os caças entregues à FAB serão de total controle dos brasileiros.
Mas as turbinas, que são parte importante da aeronave, por exemplo, são da GE.
Por mais estranho que pareça, a turbina de um caça é uma commodity. É possível comprá-la de muita gente. Isso significa que se a Saab precisar de uma turbina mais potente, ela vai até a GE e a encomenda. Já os franceses ficam à deriva porque não têm como comprar. Os únicos que usam a turbina do Rafale são os caças Rafale. Para melhorá-la, é preciso desenvolver uma nova. Nós temos uma longa tradição de trabalhar com turbinas americanas e nunca tivemos problemas de qualidade, fornecimento, restrições de exportação.
A Dassault reafirma que o Gripen é muito inferior ao Rafale. Em quê, exatamente?
Desculpe dizer, mas acho que os franceses estão dizendo besteira. Poderia sentar e discutir com eles todos os aspectos das duas aeronaves. Mas, no final, há um aspecto, apenas um, em que o Rafale é melhor: o fato de ele poder carregar armas nucleares. E o Gripen não. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro.
Como será o caça que vai equipar a FAB enquanto o Gripen não fica pronto?
Nós sabemos das negociações que estão sendo tomadas entre a FAB e a força aérea sueca. Há uma possibilidade de entregar caças Gripen CD ao Brasil, que é a geração anterior da aeronave, que é usada pela Suíça, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.
Quanto o Brasil vai pagar por isso?
Eu não sei. A discussão é entre as duas forças aéreas. É um negócio separado que não tem a ver com a Saab. E é difícil dizer o preço porque isso depende dos componentes dos caças. Se há armas incluídas no pacote, se há treinamento de pilotos. Esses detalhes nós ainda não sabemos.
A Saab vai financiar os caças para o Brasil?
Não se trata exatamente de um financiamento. Mas consta da proposta a possibilidade de o Brasil começar a pagar apenas quando a última aeronave for entregue, em 2024.
E o Brasil vai adotar essa cláusula?
Ainda não temos nada definido. Tudo será discutido em 2014.
A planta da Saab será em São Bernardo?
Ainda vamos selecionar as indústrias parcerias. O que sabemos é que teremos uma planta em conjunto com a Embraer e vamos trabalhar com a Akaer no design do Gripen. Teremos uma planta em São Bernardo, sim. Mas ainda não definimos que tipo de equipamento, exatamente, será fabricado lá.
FONTE: Veja (reportagem de Ana Clara Costa)
http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/o-gr ... -diz-saab/
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eita trup de profetas cambaleantes ...J.Ricardo escreveu:Estava me lembrando agora da ultima campanha eleitoral, os "visionários" diziam: se der Serra ele vai escolher o gripen, se der Dilma vai dar Rafale... como esse mundo dá voltas...
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O impressionante Smart-Fighter da FAB
Em manobras de altas velocidades e G-F ... reparem na pequena distância para o pouso ...
Em manobras de altas velocidades e G-F ... reparem na pequena distância para o pouso ...
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ja tentei procurar mas não encontro aquelas tabelas que comparam os tres caças do FX2?
Para um caça de papel como foi dito por muita gente deste forum, esta-se a sair muito bem o gripen NG.
Para um caça de papel como foi dito por muita gente deste forum, esta-se a sair muito bem o gripen NG.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37992
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Me parece haver um desencontro de informações aqui. Na entrevista dada pelo MD/FAB falou-se que as aeronaves começariam a chegar em 2018 e que seriam entregues em lotes de 12 undes, o que significa que em 2020 todos os "NG-BR" deveriam estar aqui, e agora o vice da SAAB fala que a última aeronave a ser entregue só em 2024.kirk escreveu:‘O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira’, diz Saab
EM ENTREVISTA AO SITE DE VEJA, VICE-PRESIDENTE DA COMPANHIA QUE VENCEU A LICITAÇÃO DOS CAÇAS AFIRMA QUE UMA BOA AERONAVE NÃO PRECISA SER 100% NACIONAL E AINDA ALFINETA SEUS CONCORRENTES: O GRIPEN É MELHOR
A Saab vai financiar os caças para o Brasil?
Não se trata exatamente de um financiamento. Mas consta da proposta a possibilidade de o Brasil começar a pagar apenas quando a última aeronave for entregue, em 2024.
abs.
Carpe Diem
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A FAB tem 7 esquadrões.
12 caças em cada um, fecha a conta.
Será que é isso??
12 caças em cada um, fecha a conta.
Será que é isso??
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37992
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Luis, na teoria, um grupo de caça da FAB tem, ou deveria ter, 36 caças, em seus 2 esquadrões. Este é/deveria ser o padrão.
Como a princípio estes caças são destinados a substituir os Mirage do GDA, que de grupo só teve o nome mesmo na sua história, não sabemos exatamente se todos estes Gripen irão compor de fato e de direito um grupo de caça em Anápolis, ou se irão ser distribuídos aos demais esquadrões.
Se valer a realidade histórica, 18 devem compor o GDA, formando um esquadrão, e os demais servirão para substituir os F-5M que deveriam começar a dar baixa já em 2017, coisa que não deve acontecer.
E a FAB possui 8 esquadrões de caça atualmente.
abs.
Como a princípio estes caças são destinados a substituir os Mirage do GDA, que de grupo só teve o nome mesmo na sua história, não sabemos exatamente se todos estes Gripen irão compor de fato e de direito um grupo de caça em Anápolis, ou se irão ser distribuídos aos demais esquadrões.
Se valer a realidade histórica, 18 devem compor o GDA, formando um esquadrão, e os demais servirão para substituir os F-5M que deveriam começar a dar baixa já em 2017, coisa que não deve acontecer.
E a FAB possui 8 esquadrões de caça atualmente.
abs.
Carpe Diem
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2930
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 554 vezes
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Correto, temos hoje:FCarvalho escreveu:Luis, na teoria, um grupo de caça da FAB tem, ou deveria ter, 36 caças, em seus 2 esquadrões. Este é/deveria ser o padrão.
Como a princípio estes caças são destinados a substituir os Mirage do GDA, que de grupo só teve o nome mesmo na sua história, não sabemos exatamente se todos estes Gripen irão compor de fato e de direito um grupo de caça em Anápolis, ou se irão ser distribuídos aos demais esquadrões.
Se valer a realidade histórica, 18 devem compor o GDA, formando um esquadrão, e os demais servirão para substituir os F-5M que deveriam começar a dar baixa já em 2017, coisa que não deve acontecer.
E a FAB possui 8 esquadrões de caça atualmente.
abs.
GDA em Anápolis, em breve com Gripen C/D
1/2o GAvC no Rio de Janeiro, com F-5M
2/2o GAvC no Rio de Janeiro, com F-5M
1/14o em Canoas, com F-5M
1/4o em Manaus, com F-5M
1/16o no Rio de Janeiro, com A-1
1/10o em Santa Maria, com A-1/R-1
3/10 em Santa Maria, com A-1
São poucos aviões ao todo, teremos 12 Gripen C/D, 57 F-5M e 43 A-1M, totalizando 112 caças, pois os esquadrões do Rio de Janeiro na verdade tem dotação de apenas um esquadrão, por falta de aviões.
Faria uma mudanças, mandando o 1/16o para Natal e o 3/10o para Campo Grande, o que acham ?
Equiparia os dois equadrões do GAvC decentemente, seriam nossos esquadrões de cobertura e de caráter expedicionário, assim, quando a coisa ficasse complicada, partiriam aeronaves do GAvC em reforço, seja em nosso território ou em missões no exterior.
Manteria ao menos 16 aeronaves por esquadrão, o que chegaria a 128 aeronaves.
Fica um pouco complicado o caso dos AMX, já que 43 por 3 dá pouco mais de 14, mas com a chegada de mais Gripen a coisa iria se ajeitando.
Abraços
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Capaz de estenderem um pouco esse cronograma aí.Os AMX vão sair agora de lá da Embraer e ainda tem algum chão pela frente, a mesma coisa se aplica aos Tigers jordanianos.
Agora, cada esquadrão tem uma função?, como funciona isso?,tirando o M2000 que foi desativado ontem esse é o primeiro MultiRole da FAB, vão continuar dando funções designadas pra cada um?
Agora, cada esquadrão tem uma função?, como funciona isso?,tirando o M2000 que foi desativado ontem esse é o primeiro MultiRole da FAB, vão continuar dando funções designadas pra cada um?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
21 de Dezembro, 2013 - 11:31 ( Brasília )
FRANÇA NÃO DESISTIRÁ DE VENDER O RAFALE, DIZ HOLLANDE
Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula da União Europeia em Bruxelas, o presidente francês François Hollande voltou a defender o Rafale. O avião de combate perdeu a licitação no Brasil para o Gripen, da sueca Saab, escolhida para renovar os 36 caças da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Para Hollande, o Rafale continua sendo o "melhor avião."
O presidente francês disse que continuará defendendo o Rafale "sempre que tiver a oportunidade."
"É verdade que o Rafale é um bom avião. E isso supõe que eu o defenda sempre que puder, e que a empresa Dassault tente oferecer as melhores condições para que ele possa ser comprado", disse nesta sexta-feira em Bruxelas. "Mas nossos papéis são diferentes", ressaltou.
Nesta quinta-feira, o presidente francês declarou que já aguardava o fracasso das negociações do Rafale com o Brasil, mas ainda tinha esperanças de vender o avião de combate no exterior.
Nesta sexta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram que não concluirão a compra dos aviões da Eurofighter, concorrente direto do caça francês. O governo do país pretende renovar sua frota de 60 Mirages 2000-9. Uma boa notícia para a França, que volta à disputa.
"Não é porque os Emirados Árabes descartaram essa opção que o Rafale foi escolhido, ainda há outras propostas", comentou, prudente. A Índia, que poderia comprar 126 caças, também ainda está na mira do governo francês, mas não há previsão para a conclusão do contrato.
Brasil e França têm parceria importante na defesa, diz ministro
Apesar do fracasso das negociações com o Brasil, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, lembrou que os dois países possuem uma parceria importante no setor da Defesa, incluindo a construção de uma base naval e de quatro submarinos nucleares em Itaguai. O valor total da negociação é estimado em 6 bihões de euros.
O ministro da Defesa ainda declarou que o Brasil não era um "alvo prioritário" para a venda do Rafale.
Para a imprensa francesa, o fracasso da venda do caça tem um motivo claro : o governo brasileiro preferiu a opção mais barata –os 36 caças Gripen totalizam um investimento de cerca de 4,5 bilhões de dólares, enquanto o pacote inicial pelos aviões franceses chegou a US$ 8 bilhões.
Outro motivo é que o Brasil privilegia a defesa suas fronteiras marítimas, consideradas mais importantes do que as áreas na equação geopolítica mundial.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Hollande/
abraços
arcanjo
FRANÇA NÃO DESISTIRÁ DE VENDER O RAFALE, DIZ HOLLANDE
Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula da União Europeia em Bruxelas, o presidente francês François Hollande voltou a defender o Rafale. O avião de combate perdeu a licitação no Brasil para o Gripen, da sueca Saab, escolhida para renovar os 36 caças da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Para Hollande, o Rafale continua sendo o "melhor avião."
O presidente francês disse que continuará defendendo o Rafale "sempre que tiver a oportunidade."
"É verdade que o Rafale é um bom avião. E isso supõe que eu o defenda sempre que puder, e que a empresa Dassault tente oferecer as melhores condições para que ele possa ser comprado", disse nesta sexta-feira em Bruxelas. "Mas nossos papéis são diferentes", ressaltou.
Nesta quinta-feira, o presidente francês declarou que já aguardava o fracasso das negociações do Rafale com o Brasil, mas ainda tinha esperanças de vender o avião de combate no exterior.
Nesta sexta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram que não concluirão a compra dos aviões da Eurofighter, concorrente direto do caça francês. O governo do país pretende renovar sua frota de 60 Mirages 2000-9. Uma boa notícia para a França, que volta à disputa.
"Não é porque os Emirados Árabes descartaram essa opção que o Rafale foi escolhido, ainda há outras propostas", comentou, prudente. A Índia, que poderia comprar 126 caças, também ainda está na mira do governo francês, mas não há previsão para a conclusão do contrato.
Brasil e França têm parceria importante na defesa, diz ministro
Apesar do fracasso das negociações com o Brasil, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, lembrou que os dois países possuem uma parceria importante no setor da Defesa, incluindo a construção de uma base naval e de quatro submarinos nucleares em Itaguai. O valor total da negociação é estimado em 6 bihões de euros.
O ministro da Defesa ainda declarou que o Brasil não era um "alvo prioritário" para a venda do Rafale.
Para a imprensa francesa, o fracasso da venda do caça tem um motivo claro : o governo brasileiro preferiu a opção mais barata –os 36 caças Gripen totalizam um investimento de cerca de 4,5 bilhões de dólares, enquanto o pacote inicial pelos aviões franceses chegou a US$ 8 bilhões.
Outro motivo é que o Brasil privilegia a defesa suas fronteiras marítimas, consideradas mais importantes do que as áreas na equação geopolítica mundial.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Hollande/
abraços
arcanjo
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Comovente como um presidente francês que tem o mais baixo índice de aprovação na história de seu país - demonstrando que não sabe nem o que é melhor para a França - sabe "o que é melhor" para o Brasil.Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Talharimmmm!!!
Onde está Talharim? Onde está o "Flagelo dos Franceses"?
Venha e demonstre a esta patética criatura gaulesa toda extensão de nosso desagrado!
- suntsé
- Sênior
- Mensagens: 3167
- Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estes franceses são patéticos, toscos mesmo. Os EUA tem mais senso de auto-critica do que eles. Os EUA reconheceram que o caso Snowden prejudicou os EUA no caso do FX-2. Mas a frança não sabe reconhecer as boladas nas costas que deram no Brasil em diversas ocasiões, principalmente na questão iraniana.Clermont escreveu:Comovente como um presidente francês que tem o mais baixo índice de aprovação na história de seu país - demonstrando que não sabe nem o que é melhor para a França - sabe "o que é melhor" para o Brasil.Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Talharimmmm!!!
Onde está Talharim? Onde está o "Flagelo dos Franceses"?
Venha e demonstre a esta patética criatura gaulesa toda extensão de nosso desagrado!
Grande parceria
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ainda não cessou o Chororô gaulês???arcanjo escreveu:21 de Dezembro, 2013 - 11:31 ( Brasília )
FRANÇA NÃO DESISTIRÁ DE VENDER O RAFALE, DIZ HOLLANDE
Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Em entrevista coletiva após o encerramento da Cúpula da União Europeia em Bruxelas, o presidente francês François Hollande voltou a defender o Rafale. O avião de combate perdeu a licitação no Brasil para o Gripen, da sueca Saab, escolhida para renovar os 36 caças da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Para Hollande, o Rafale continua sendo o "melhor avião."
O presidente francês disse que continuará defendendo o Rafale "sempre que tiver a oportunidade."
"É verdade que o Rafale é um bom avião. E isso supõe que eu o defenda sempre que puder, e que a empresa Dassault tente oferecer as melhores condições para que ele possa ser comprado", disse nesta sexta-feira em Bruxelas. "Mas nossos papéis são diferentes", ressaltou.
Nesta quinta-feira, o presidente francês declarou que já aguardava o fracasso das negociações do Rafale com o Brasil, mas ainda tinha esperanças de vender o avião de combate no exterior.
Nesta sexta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram que não concluirão a compra dos aviões da Eurofighter, concorrente direto do caça francês. O governo do país pretende renovar sua frota de 60 Mirages 2000-9. Uma boa notícia para a França, que volta à disputa.
"Não é porque os Emirados Árabes descartaram essa opção que o Rafale foi escolhido, ainda há outras propostas", comentou, prudente. A Índia, que poderia comprar 126 caças, também ainda está na mira do governo francês, mas não há previsão para a conclusão do contrato.
Brasil e França têm parceria importante na defesa, diz ministro
Apesar do fracasso das negociações com o Brasil, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, lembrou que os dois países possuem uma parceria importante no setor da Defesa, incluindo a construção de uma base naval e de quatro submarinos nucleares em Itaguai. O valor total da negociação é estimado em 6 bihões de euros.
O ministro da Defesa ainda declarou que o Brasil não era um "alvo prioritário" para a venda do Rafale.
Para a imprensa francesa, o fracasso da venda do caça tem um motivo claro : o governo brasileiro preferiu a opção mais barata –os 36 caças Gripen totalizam um investimento de cerca de 4,5 bilhões de dólares, enquanto o pacote inicial pelos aviões franceses chegou a US$ 8 bilhões.
Outro motivo é que o Brasil privilegia a defesa suas fronteiras marítimas, consideradas mais importantes do que as áreas na equação geopolítica mundial.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Hollande/
abraços
arcanjo
Wingate
- eagle
- Júnior
- Mensagens: 95
- Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 11:03 am
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A FAB possui 07 esquadrões de caça se considerarmos que o 1º GavCa é na realidade um esquadrão apenas.
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Clermont escreveu:Comovente como um presidente francês que tem o mais baixo índice de aprovação na história de seu país - demonstrando que não sabe nem o que é melhor para a França - sabe "o que é melhor" para o Brasil.Rafale é "o melhor avião" para o Brasil, diz presidente francês
Talharimmmm!!!
Onde está Talharim? Onde está o "Flagelo dos Franceses"?
Venha e demonstre a esta patética criatura gaulesa toda extensão de nosso desagrado!
Quem é esse Talharim ... diga a ele que já sou fã dele !!!
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”