Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13802
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#181 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 20, 2013 6:44 pm

Talvez teremos os caças já ano que vem.




Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#182 Mensagem por Petry » Sex Dez 20, 2013 6:46 pm

Muito boa a análise do defense-aeroespace, e acho que o mais importante realmente é o que fez a Dilma mudar de ideia.




Almeida
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 12:18 pm

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#183 Mensagem por Almeida » Sex Dez 20, 2013 7:02 pm

Wolfgang escreveu:Alguém tem acompanhando nos outros fóruns de defesa da Am. do Sul as repercussões do desfecho do F-X?
Se possivel podiam botar aqui alguns links ou pelo menos nomes desses foruns,sempre tiver curiosidade de ver o que os povos dos outros paises pensam




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#184 Mensagem por Sterrius » Sex Dez 20, 2013 7:06 pm

Em grande parte concordo com a matéria. A realmente um fator de incognita grande na parte do que realmente teremos de tecnologia. E era esse o medo que fazia muitos votarem pelo rafale. O certo vs Duvidoso.

No final veremos, cabe ao Brasil mostrar suas habilidades de negociação e o quão fundo é seu bolso.

A parte da Suiça eu considero interessante mas não tão importante quanto a matéria declara. A maneiras de evitar ou negociar vários dos buracos colocados.

Quanto a embargos etc, esse risco é calculado e existe com qualquer uma das 3 opções. Na verdade o gripen menos, aqui a ainda uma chance (cara e não desejável) de mudar o projeto para algo que o Brasil deseje.

E a versão naval concordo que pro enquanto é sonho. Apesar que ja falamos isso do sub nuclear uns anos atrás. Então digamos que das 100 fichas vou guardar 1 pro azarão :lol: .




Editado pela última vez por Sterrius em Sex Dez 20, 2013 7:14 pm, em um total de 1 vez.
nelson38899
Júnior
Júnior
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 8:52 am

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#185 Mensagem por nelson38899 » Sex Dez 20, 2013 7:10 pm

Antes de mais espero que o Brasil com esta escolha compre bons reabastecedores para conseguir proteger todo o espaço aéreo.

Por outro lado, espero que parte da fuselagem e sistemas sejam produzidos em Portugal. Uma vez que da mesma forma que vamos substituir os nosso C130 pelos KC. Espero que o mesmo se passe com os F16. Pois o gripen é um caça ideal para nós.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#186 Mensagem por Sterrius » Sex Dez 20, 2013 7:15 pm

Antes de mais espero que o Brasil com esta escolha compre bons reabastecedores para conseguir proteger todo o espaço aéreo.


KC-390. Essa parte não temos nem que pensar pro Brasil.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#187 Mensagem por Penguin » Sex Dez 20, 2013 8:11 pm

Com relação aos custos, trecho de artigo do DID:

F-X2: Brazil Picks Saab’s JAS-39 Gripen-NG over Rafale, Super Hornet
Dec 19, 2013 20:18 UTC by Defense Industry Daily staff
The Gripen NG contract figure tracks exactly with previous reports by Folha de Sao Paolo, which means an additional $1.5 billion contract can be expected for long-term maintenance and support. Saab was the cheapest of the reported offers, beating Boeing ($5.8 billion) and Dassault ($8.2 billion, reportedly reduced) by significant margins. Once Edward Snowden’s revelations of NSA spying on Brazil’s government killed Boeing’s chances, there was no middle ground. The Rafale’s reported $10.2 billion purchase + maintenance total made it 70% more expensive than Saab’s Gripen. Brazil’s economic slowdown, and the Rousseff government’s focus on entitlement spending, made that cost chasm a big factor.
http://www.defenseindustrydaily.com/bra ... ram-04179/




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#188 Mensagem por alex » Sex Dez 20, 2013 8:24 pm

Entrei em outro forum para ver as reações sobre o Gripen e fiquei pasmo. O clima está pessimo. Viuvas do SH e do Rafale estão falando sobre embargos de motores do EUA e da tecnologia da Grã-Bretanha, sobre a Saab não poder cumprir suas promessas, que vão nos fazer engolir Sea Gripen, é um péssimo caça de curto alcance, etc. O diabo e o Gripen lá são a mesma coisa.
Só para concordar com eles: sim, o Gripen é um risco e trará problemas sim, é inevitavel.
Assim como o Rafale e o SH seriam riscos e nos trariam problemas( diferentes, mas problemas).
Assim como quando eu acordo e corro riscos para chegar de novo em minha casa a noite, sem sofrer um acidente ou passar desta para melhor :D
Se o risco de associação do Brasil com a Suecia é maior ou menor do que com os EUA ou a França, eu não sei, eu espero que a FAB saiba e tire o melhor proveito deste contrato.
Foi uma escolha da FAB e do governo, surpreendentemente, aprovada pelos meios de comunicação, pela maioria do povo brasileiro (aqueles que conseguem pensar direito) e, pasmem, sem contestação da oposição.
Vai dar certo? Quem sabe? Mas partir para um novo desafio já desejando que tudo dê errado não é a melhor estratégia.
Na nossa realidade econômica e politica é o melhor que podemos ter e será neles que uma nova geração de pilotos brasileiros manterá a defesa dos nossos céus. Pensem nisso quando a menos de uma semana nossas alternativas eram F-16 A/B/C/D do AMARG.

Bem vindo, Gripen.




general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#189 Mensagem por general-lee » Sex Dez 20, 2013 8:39 pm

Almeida escreveu:
Wolfgang escreveu:Alguém tem acompanhando nos outros fóruns de defesa da Am. do Sul as repercussões do desfecho do F-X?
Se possivel podiam botar aqui alguns links ou pelo menos nomes desses foruns,sempre tiver curiosidade de ver o que os povos dos outros paises pensam
procure no google-uruguay militaria - foro militar general.=




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#190 Mensagem por sapao » Sex Dez 20, 2013 8:56 pm

alex escreveu:Entrei em outro forum para ver as reações sobre o Gripen e fiquei pasmo. O clima está pessimo. Viuvas do SH e do Rafale estão falando sobre embargos de motores do EUA e da tecnologia da Grã-Bretanha, sobre a Saab não poder cumprir suas promessas, que vão nos fazer engolir Sea Gripen, é um péssimo caça de curto alcance, etc. O diabo e o Gripen lá são a mesma coisa.
Só para concordar com eles: sim, o Gripen é um risco e trará problemas sim, é inevitavel.
Assim como o Rafale e o SH seriam riscos e nos trariam problemas( diferentes, mas problemas).
Assim como quando eu acordo e corro riscos para chegar de novo em minha casa a noite, sem sofrer um acidente ou passar desta para melhor :D
Se o risco de associação do Brasil com a Suecia é maior ou menor do que com os EUA ou a França, eu não sei, eu espero que a FAB saiba e tire o melhor proveito deste contrato.
Foi uma escolha da FAB e do governo, surpreendentemente, aprovada pelos meios de comunicação, pela maioria do povo brasileiro (aqueles que conseguem pensar direito) e, pasmem, sem contestação da oposição.
Vai dar certo? Quem sabe? Mas partir para um novo desafio já desejando que tudo dê errado não é a melhor estratégia.
Na nossa realidade econômica e politica é o melhor que podemos ter e será neles que uma nova geração de pilotos brasileiros manterá a defesa dos nossos céus. Pensem nisso quando a menos de uma semana nossas alternativas eram F-16 A/B/C/D do AMARG.

Bem vindo, Gripen.
A nossa tendência e ter memoria curta, desconsiderando as torcidas pois quanto a isso não existe discussão.

Se formos quase 30 anos atrás, quando da criação da COPAC, o Brasil decidiu produzir um caça em conjunto com a Itália ao invés de comprar modelos já consagrados e testados em combate como o F-16 e A-4.
Para quem viveu a época, não tem como não sentir uma sensação de deja vu: nosso parceiro não tem capacidade, a aeronave ira sair muita cara, não conseguiremos desenvolver nada, vamos sofrer embargos... :D

A aeronave surgiu e irá operar ate 2030, pelo menos, com mais capacidade que qualquer aeronave semelhante na AL. E seu desenvolvimento foi um dos fatores primordiais que permitiu a EMBRAER adquirir conhecimentos que a levaram a ser o que é hoje.

Seria então o NG e MELHOR opção?
Depende, melhor para quem?
Eu considero que sendo uma das opções, traz vantagens e desvantagens que podem ser valoradas de inúmeras maneiras e sob inúmeros aspectos.
Mas para mim isso não é mais importante, já que a decisão foi tomada; o que importa e focarmos naquilo que podemos obter e como faremos para absorver as benesses de tal escolha, em vários segmentos: político, econômico, científico, tecnológico, militar, diplomático...

O resto e choro de viúva.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#191 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 20, 2013 9:41 pm

sapao escreveu:
alex escreveu:Entrei em outro forum para ver as reações sobre o Gripen e fiquei pasmo. O clima está pessimo. Viuvas do SH e do Rafale estão falando sobre embargos de motores do EUA e da tecnologia da Grã-Bretanha, sobre a Saab não poder cumprir suas promessas, que vão nos fazer engolir Sea Gripen, é um péssimo caça de curto alcance, etc. O diabo e o Gripen lá são a mesma coisa.
Só para concordar com eles: sim, o Gripen é um risco e trará problemas sim, é inevitavel.
Assim como o Rafale e o SH seriam riscos e nos trariam problemas( diferentes, mas problemas).
Assim como quando eu acordo e corro riscos para chegar de novo em minha casa a noite, sem sofrer um acidente ou passar desta para melhor :D
Se o risco de associação do Brasil com a Suecia é maior ou menor do que com os EUA ou a França, eu não sei, eu espero que a FAB saiba e tire o melhor proveito deste contrato.
Foi uma escolha da FAB e do governo, surpreendentemente, aprovada pelos meios de comunicação, pela maioria do povo brasileiro (aqueles que conseguem pensar direito) e, pasmem, sem contestação da oposição.
Vai dar certo? Quem sabe? Mas partir para um novo desafio já desejando que tudo dê errado não é a melhor estratégia.
Na nossa realidade econômica e politica é o melhor que podemos ter e será neles que uma nova geração de pilotos brasileiros manterá a defesa dos nossos céus. Pensem nisso quando a menos de uma semana nossas alternativas eram F-16 A/B/C/D do AMARG.

Bem vindo, Gripen.
A nossa tendência e ter memoria curta, desconsiderando as torcidas pois quanto a isso não existe discussão.

Se formos quase 30 anos atrás, quando da criação da COPAC, o Brasil decidiu produzir um caça em conjunto com a Itália ao invés de comprar modelos já consagrados e testados em combate como o F-16 e A-4.
Para quem viveu a época, não tem como não sentir uma sensação de deja vu: nosso parceiro não tem capacidade, a aeronave ira sair muita cara, não conseguiremos desenvolver nada, vamos sofrer embargos... :D

A aeronave surgiu e irá operar ate 2030, pelo menos, com mais capacidade que qualquer aeronave semelhante na AL. E seu desenvolvimento foi um dos fatores primordiais que permitiu a EMBRAER adquirir conhecimentos que a levaram a ser o que é hoje.

Seria então o NG e MELHOR opção?
Depende, melhor para quem?
Eu considero que sendo uma das opções, traz vantagens e desvantagens que podem ser valoradas de inúmeras maneiras e sob inúmeros aspectos.
Mas para mim isso não é mais importante, já que a decisão foi tomada; o que importa e focarmos naquilo que podemos obter e como faremos para absorver as benesses de tal escolha, em vários segmentos: político, econômico, científico, tecnológico, militar, diplomático...

O resto e choro de viúva.
Peraí Sapao.

Entre o projeto, idéias e a realidade da operação do AM-X vai uma distância enorme.

Se fomos pensar em memória curta, é bom lembrar que o AM-X está demorando 25 anos para ter um radar, o mesmo dito para mísseis ar-ar ativos na ponta das asas, passou um bom tempo 'ensacado' porque era mais caro para manutenir e sempre teve uma crise de identidade apoiada por uma péssima propaganda porque muita gente achava que era 'caça' mas nunca foi.

Etc etc etc etc.

Sim, é claro que existe o que você chama "choro de viúva", afinal de contas o tópico do F-X chegou a milhares de páginas porque as pessoas acima de tudo queriam o melhor para a FAB.

Então como só pode haver um vencedor, tem gente que vai reclamar sim, e isso tem que ser levado em consideração e respeitado, e se a pessoa não perder o controle por conta disso... faz parte do debate.

No mais, sim, temos que unir em torno da decisão do governo (seja qual for) e como é o Gripen, que venha o Gripen e será bem-vindo, mas mas mas mas mas mas, aquela matéria que eu coloquei do Defense-aerospace tem uns pontos bem pertinentes sobre o projeto que se deixarmos o 'fígado' de lado sabemos serem verdade (isso para torcedores "contra" e a "favor").

Sim, até que o primeiro esteja voando no Brasil com o Radar AESA que não existe ainda e com pedaços que agreguem valor (e não porca e parafuso e lataria) sendo produzidos no Brasil, todo questionamento é válido.

Você não acha? Ou vamos acreditar nos vendedores e nos planfetos?

PS: É claro... temos que dar o crédito para a SAAB que venceu a concorrência e precisa de tempo para se organizar, mas ficar de olho é importante também. ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#192 Mensagem por Sterrius » Sex Dez 20, 2013 10:42 pm

Entrei em outro forum para ver as reações sobre o Gripen e fiquei pasmo. O clima está pessimo. Viuvas do SH e do Rafale estão falando sobre embargos de motores do EUA e da tecnologia da Grã-Bretanha


Fariam pra provar que o F18 não foi a escolha certa? Com medo do poderoso gripen de derrubar F35 americanos? :lol:

Inglaterra faz o radar, assento ejetor e trem de pouso.
US não tem nenhum avionico no gripen que o super tucano/F5 já não tenha e o motor.

Eles podem até fazer um embargo seja la por qual razão mas eles não estão em domínio de nenhuma peça que não aja substitutos, seja no ocidente ou oriente. E isso também afetaria a Suecia e Suiça, não apenas o Brasil.

A tecnologia mais sensível que é a maior parte dos avionicos é praticamente Sueca e brasileira. O resto a Suécia, Suiça e Brasil vão arranjar onde for mais conveniente e apenas em ultimo caso desenvolver a própria peça.

Embargar só adia o inevitável e cria um concorrente indesejável. Ao menos nesses projetos apoiados por governos. E atrasar o projeto 1-2 anos não mudaria muito as coisas no grande plano das coisas.


E olha que eu era rafalista! Preferia o certo pelo duvidoso, mas não posso discutir que o duvidoso tem suas vantagens e que vale o risco, meu medo era mais relativo ao nosso governo que ao projeto em si.




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#193 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 20, 2013 10:57 pm

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: A nossa tendência e ter memoria curta, desconsiderando as torcidas pois quanto a isso não existe discussão.

Se formos quase 30 anos atrás, quando da criação da COPAC, o Brasil decidiu produzir um caça em conjunto com a Itália ao invés de comprar modelos já consagrados e testados em combate como o F-16 e A-4.
Para quem viveu a época, não tem como não sentir uma sensação de deja vu: nosso parceiro não tem capacidade, a aeronave ira sair muita cara, não conseguiremos desenvolver nada, vamos sofrer embargos... :D

A aeronave surgiu e irá operar ate 2030, pelo menos, com mais capacidade que qualquer aeronave semelhante na AL. E seu desenvolvimento foi um dos fatores primordiais que permitiu a EMBRAER adquirir conhecimentos que a levaram a ser o que é hoje.

Seria então o NG e MELHOR opção?
Depende, melhor para quem?
Eu considero que sendo uma das opções, traz vantagens e desvantagens que podem ser valoradas de inúmeras maneiras e sob inúmeros aspectos.
Mas para mim isso não é mais importante, já que a decisão foi tomada; o que importa e focarmos naquilo que podemos obter e como faremos para absorver as benesses de tal escolha, em vários segmentos: político, econômico, científico, tecnológico, militar, diplomático...

O resto e choro de viúva.
Peraí Sapao.

Entre o projeto, idéias e a realidade da operação do AM-X vai uma distância enorme.

Se fomos pensar em memória curta, é bom lembrar que o AM-X está demorando 25 anos para ter um radar, o mesmo dito para mísseis ar-ar ativos na ponta das asas, passou um bom tempo 'ensacado' porque era mais caro para manutenir e sempre teve uma crise de identidade apoiada por uma péssima propaganda porque muita gente achava que era 'caça' mas nunca foi.

Etc etc etc etc.

Sim, é claro que existe o que você chama "choro de viúva", afinal de contas o tópico do F-X chegou a milhares de páginas porque as pessoas acima de tudo queriam o melhor para a FAB.

Então como só pode haver um vencedor, tem gente que vai reclamar sim, e isso tem que ser levado em consideração e respeitado, e se a pessoa não perder o controle por conta disso... faz parte do debate.

No mais, sim, temos que unir em torno da decisão do governo (seja qual for) e como é o Gripen, que venha o Gripen e será bem-vindo, mas mas mas mas mas mas, aquela matéria que eu coloquei do Defense-aerospace tem uns pontos bem pertinentes sobre o projeto que se deixarmos o 'fígado' de lado sabemos serem verdade (isso para torcedores "contra" e a "favor").

Sim, até que o primeiro esteja voando no Brasil com o Radar AESA que não existe ainda e com pedaços que agreguem valor (e não porca e parafuso e lataria) sendo produzidos no Brasil, todo questionamento é válido.

Você não acha? Ou vamos acreditar nos vendedores e nos planfetos?

PS: É claro... temos que dar o crédito para a SAAB que venceu a concorrência e precisa de tempo para se organizar, mas ficar de olho é importante também. ;)

[]s
CB_Lima
Acho que todos tem o direito de ter choro, se tem muita gente que levanta dúvidas sobre o que está sendo feito no programa do Prosub, mesmo com todas as informações que tem sido divulgadas pela Marinha, por que também não é possível levantar dúvidas sobre um programa que mal começou a ser negociado e que ainda nem tem um avião voando com a versão final de sua estrutura.

Pessoalmente não era o meu favorito, preferia um bimotor para o FX-2, mas agora ele é o caça da FAB, dessa forma torço para que esse programa de aquisição dos aviões dê muito certo, que o segundo lote seja adquirido, que seja fabricado tudo o possível por aqui, inclusive sensores (radar) e parte dos motores, que esse projeto dê frutos e resulte em aviões de quinta geração, tanto pra Fab quanto para a MB, mas acho que todos que o desejarem, tem todo o direito de serem céticos e cobrarem sobre o que está feito da mesma forma que muitos são céticos sobre outros projetos que estão em andamento, mas que por não serem da sua precedência favorita, criam defeitos e defeitos sobre os programas.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#194 Mensagem por henriquejr » Sex Dez 20, 2013 10:59 pm

O pessoal da FAB estão a quase 15 anos analisando as propostas. Foram diversas viagens para conhecer os aviões, muitas horas de estudos e analises, tudo feito por quem realmente entende do assunto: pilotos de testes (com diversos cursos, inclusive no exterior), engenheiros de diversas áreas ligadas à aviação, etc... Acho que é, no minimo, muita pretensã achar que a FAB não sabia o que estava fazendo quando colocou o Gripen como finalista nos dois processos do FX, inclusive colocando este caça como o preferido!
Amigos, o Gripen também não era o MEU preferido, sempre gostei mais do SH, mas se quem entende do assunto colocou o Gripen como uma das opções que preenche os requisitos da concorrência, onde alguns queridinhos (Su-35, Mig-35, F-16) da maioria dos que estão criticando na primeira fase da concorrencia, então eu realmente acredito que foi a melhor escolha para o país e para a FAB!
Pior de tudo é acha que todas essas questões levantadas pelos críticos, como sendo um possível problema, não foram considerados pelos responsáveis do programa.

O gripen nunca foi o meu preferido, sem desconsiderar as suas qualidades, mas eu fiquei feliz pela escolha simplesmente porque confio que a FAB sabe o que está fazendo, ao contrário do que muitos pensam.




.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#195 Mensagem por NovaTO » Sáb Dez 21, 2013 12:08 am

FCarvalho escreveu:Duas questões a se pensar: CFT's e Empuxo Vetorado para os caças da FAB?

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/Gripen-CFT.jpg

abs.
Esse desenho era uma das propostas para o NG. Não emplacou, já que a solução encontrada foi alongar o caça e reacomodar os trens de pouso para aumentar a capacidade interna de combustível, sendo desnecessário os CFT's.

[]'s




Responder