#70241
Mensagem
por knigh7 » Qui Dez 19, 2013 12:32 am
Olha, pessoal,
Acho que todos percebiam que eu torcia para o SH...
A preocupação que eu tenho sobre o GripenNG se refere ao radar.
Dos 51 pontos não atingidos pelos requisitos do MMRCA (mas vale ressaltar que o conjunto de itens avaliados era na ordem de centenas) 46 foram do radar.Ou seja, basicamente ele foi desclassificado lá por causa daquele sistema. É claro que não de pode desconsiderar que parte desses itens do radar pela imaturidade desse sistema 'a época.
Essas questões de outros riscos pelo fato do caça estar em desenvolvimento, não são de relevantes óbices, inclusive não foi pela própria IAF.
A FAB tem seus requisitos de desempenho para o FX2. Tomara que a SAAB-SELEX atinjam ao que a FAB pretende para o radar da aeronave.
É provável mesmo que o Saito (e talvez outros do Alto Comando) preferissem o SH. Mas o Comandante, na CRE em agosto desse ano, ressaltou aspectos importantes para a FAB que só com a escolha do GripenNG poderia proporcionar, sem mencionar, diga-se de passagem esse caça.Mencionou, naquela reunião, dados bastante favoráveis ao SH. E minimizou a importância de ToTs nos quais não se participam do processo de desenvolvimento, fazendo uma crítica velada a proposta da Dassault. E a Boeing dizia que desejava desenvolver em parceria conosco novas tecnologias para a área.
Ou seja, a FAB, no Governo Dilma, quando não estava mais o Jobim, fortíssimo defensor do Rafale e o Lula, deixava claro que tanto o SH quanto o Gripen NG eram boas opções para ela.
Há 2 anos atrás eu postava mais no BM e relatei um encontro que eu tive com um ex-jornalista da Folha de S. Paulo, da trabalhara na Sucursal de Brasília.
É óbvio que eu levantei o assunto sobre o FX2, e sobre as matérias da Eliane Cantanhede, na qual ela dizia que o GripenNG havia sido o melhor avaliado pela COPAC.
Ele disse que a Eliane dizia lá dentro coisas como "vcs nem sabem de quem eu recebi o relatório!" (eles receberam o Sumário Executivo da avaliação (de 30 páginas) bem como a Peça Master (de cerca de 300 páginas dela), deixando evidente que recebera de alguém muito importante envolvido com o processo.
Bom, pelo menos pela COPAC, (do Alto Comando eu não saberia dizer), há boas evidências que o GripenNG fora o melhor avaliado.
Editado pela última vez por
knigh7 em Qui Dez 19, 2013 12:53 am, em um total de 1 vez.