TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Pablo Maica
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#70186 Mensagem por Pablo Maica » Qua Dez 18, 2013 8:46 pm

gabriel219 escreveu:Sinceramente, me desculpe o momento legado (de lag mesmo :mrgreen: ), o que significa meus 2 cents?

É tipo "é apenas minha opinião de m..." :mrgreen:



Um abraço e t+ :D




JL
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70187 Mensagem por JL » Qua Dez 18, 2013 8:54 pm

ACABOU ! Não acredito? Bem Deus salve o Gripen! Vida nova ao novo caça, tomará que não reine tanto quanto o velho F 5, pois tem até cara de F 5. Mas sem dúvida é a opção com a melhor jeitão de caça para FAB, a mais econômica em tudo. Creio que para o Brasil acabará sendo bem melhor que as outras duas opções. Vida longa ao Gripen.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70188 Mensagem por Paisano » Qua Dez 18, 2013 9:00 pm

Alívio, uma leve decepção e uma enorme esperança em relação aos demais projetos das FAAs. :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70189 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 18, 2013 9:04 pm

angelogalvao escreveu:o Gripen tem só 800 km de alcance mesmo?
Não, isso é o raio de alcance do Gripen C/D. A do Gripen NG é estimado em 1500 km, sendo alcance total chegando há 4000 km.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70190 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 18, 2013 9:06 pm

Eu queria mesmo é o Su-35S, mas o Gripen é muito bom e ainda poderemos fazer desenvolvimentos á partir dele.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70191 Mensagem por Justin Case » Qua Dez 18, 2013 9:08 pm

Amigos,

Todos sabem que eu sempre defendi que, nesse programa F-X2, a FAB pudesse receber o caça mais capaz disponível e o melhor retorno pelo investimento.
Porém, temos que reconhecer que essa solução estava limitada também pela disponibilidade e prioridade financeira estabelecida pelo Governo. Comentei sempre que a seleção de qualquer um dos concorrentes, em um projeto bem conduzido, poderia permitir que a FAB alcançasse uma capacidade militar adequada, pelo menos no âmbito regional.
Após essa decisão tão aguardada do F-X2, resta torcer e trabalhar para que o Gripen NG BR consiga atender a todas expectativas e cumprir com vantagem tudo aquilo que foi ofertado.
Parabéns à SAAB pelo trabalho realizado no esforço técnico e comercial.
Parabéns à FAB por ter obtido uma decisão que, esperamos, possa lhe restituir uma capacidade mínima para cumprir sua missão.
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70192 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Dez 18, 2013 9:10 pm

Quero chamar atenção para as diferenças entre as notas oficiais:
Dassault: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=34793

Nos últimos 15 anos, a Dassault Aviation e seus parceiros SNECMA (Safran Group) e THALES, reunidos noo Consórcio RAFALE Internacional, trabalhou no Brasil para promover o MIRAGE 2000 para o chamado F-X, e o RAFALE para o F-X2. Levamos por uma determinação de cooperar a longo prazo com a indústria brasileira, especialmente com a EMBRAER. Transferência de tecnologia irrestrita e parcerias científicas, técnicas e industriais exigidos pelo Brasil, apresentando entre os fortes argumentos em favor da proposta RAFALE International, que contou com o total apoio das autoridades francesas.

Lamentamos que a escolha foi a favor de Gripen, um avião equipado com muitos itens de equipamento de origem de terceiros, especialmente dos EUA, e que não pertence à mesma categoria do RAFALE. O Gripen é um caça monomotor e mais leve, inferior a categoria do RAFALE em termos de desempenho e, portanto, na de custo. Esta lógica financeira não leva em conta o custo-benefício do RAFALE ou o nível de tecnologia oferecido.
Depois ainda vão perguntar por que os franceses perderam, por que eles não vendem pra lugar nenhum... Posicionamento no mínimo antiético e arrogante.
Boeing: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=34792

A Boeing está ciente sobre o anúncio do governo brasileiro de que o caça F/A-18E/F Super Hornet não foi selecionado para participar das negociações contratuais da concorrência F-X2. Embora decepcionante para a Boeing, a decisão, de forma alguma, diminui o comprometimento da empresa em expandir sua presença, ampliar suas parcerias e apoiar as necessidades do Brasil em termos de segurança. Nas próximas semanas, nós trabalharemos com a Força Aérea Brasileira (FAB) para entender melhor sua decisão.

Nossa participação na concorrência F-X2 ofereceu a oportunidade de estabelecer parcerias importantes e colaboração com a indústria e o governo brasileiro, as quais continuaremos a expandir independentemente da decisão do F-X2.
Por isso que são mestres na área comercial e de marketing.

Quanta diferença...




Vinicius Pimenta

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70193 Mensagem por lordlex » Qua Dez 18, 2013 9:12 pm

gabriel219 escreveu:Eu queria mesmo é o Su-35S, mas o Gripen é muito bom e ainda poderemos fazer desenvolvimentos á partir dele.
Su 35 jamais o Brasil ja teve muitos problemas com equipamento russo pra começar com o Mi35 eles sao pessimos na logistica e no pos venda .Governo ja ate afirmou q nao dificilmente comprara mais equipamento russo.

as compras atuais como o pantsir etc sao compras politicas ,no caso do pantsir foi por causa de desquilibrio da balança comercial com a Russia.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70194 Mensagem por Lucas Lasota » Qua Dez 18, 2013 9:15 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Todos sabem que eu sempre defendi que, nesse programa F-X2, a FAB pudesse receber o caça mais capaz disponível e o melhor retorno pelo investimento.
Porém, temos que reconhecer que essa solução estava limitada também pela disponibilidade e prioridade financeira estabelecida pelo Governo. Comentei sempre que a seleção de qualquer um dos concorrentes, em um projeto bem conduzido, poderia permitir que a FAB alcançasse uma capacidade militar adequada, pelo menos no âmbito regional.
Após essa decisão tão aguardada do F-X2, resta torcer e trabalhar para que o Gripen NG BR consiga atender a todas expectativas e cumprir com vantagem tudo aquilo que foi ofertado.
Parabéns à SAAB pelo trabalho realizado no esforço técnico e comercial.
Parabéns à FAB por ter obtido uma decisão que, esperamos, possa lhe restituir uma capacidade mínima para cumprir sua missão.
Abraços,

Justin
Em todos esses anos de discussões centradas, acaloradas e muitas vezes em forma de torcida, nos mais diversos sítios, você Justim, foi talvez o mais razoável, técnico e verdadeiramente humano defensor do Rafale. Apesar de não concordar com a sua escolha, aprendi muito com seus inúmeros comentários, que eram autênticas aulas.

Um abraço




kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70195 Mensagem por kirk » Qua Dez 18, 2013 9:16 pm

Perguntas & Respostas sobre a definição do Programa F-X2

Aquisição da aeronave GRIPEN-NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)

1 – O que motivou a escolha dos caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)?

A motivação teve caráter técnico. A partir da análise realizada pela FAB, chegou-se à conclusão de que a aeronave sueca era a melhor opção, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista de custo. Dos três finalistas da concorrência, o caça sueco apresentou o melhor preço. Pesaram também na escolha aspectos relativos à transferência de tecnologia e às contrapartidas comerciais (offsets) oferecidas pela proposta sueca. A propósito do assunto, eis o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END):

“Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de preferir a opção que minimize a dependência tecnológica ou política em relação a qualquer fornecedor que, por deter componentes do avião a comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa participação, inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil”.

2 - Quantos caças serão adquiridos e qual o valor total da aquisição?

A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.

3 – Como ocorrerão as negociações contratuais e quando se iniciam os desembolsos?

Com a decisão tomada, iniciam-se agora as discussões relativas aos contratos comercial e de suporte logístico. Também serão tratados os detalhes do acordo de offset entre a FAB e a empresa vencedora. Paralelamente, serão iniciadas as tratativas relativas ao contrato de financiamento, que cobrirá toda a aquisição. O prazo previsto para os acertos relativos a essa primeira etapa é de nove a doze meses. Portanto, não haverá desembolso imediato de recursos orçamentários.

4 – Quando deverá ser assinado o contrato de compra e quando a FAB receberá as primeiras unidades?

A primeira aeronave tem previsão de chegada em torno de 48 meses após a assinatura do contrato de financiamento que deve ocorrer em dezembro de 2014. Considerando que os prazos serão cumpridos, a primeira aeronave deverá ser incorporada à FAB no final de 2018.

5 – E até lá, como será feita a defesa aérea brasileira?

Até a chegada dos Gripen NG, a defesa aérea ficará, principalmente, a cargo dos caças F5-M que foram recentemente modernizados pela Embraer. Além disso, existe a possibilidade de o país vencedor do FX-2 colocar à disposição da FAB, como solução intermediária, um quantitativo de caças Gripen, modelo CD, para reforço da proteção do espaço aéreo brasileiro, em condições e prazos a serem definidos.

6 – O contrato de aquisição cobre apenas a compra dos aviões?

O contrato cobrirá também a logística inicial, o treinamento de pilotos e mecânicos e a aquisição de simuladores de voo. O contrato também contempla, como visto, os projetos de transferência de tecnologia e de offset, alinhado com o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END).

7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?

A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.

8 – Qual a função dos novos caças no contexto da defesa aérea brasileira?

A tarefa primordial da FAB no contexto amplo da defesa é manter a soberania no espaço aéreo nacional para defender o País, impedindo o uso desse espaço para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais. Para realizar essa tarefa, a Força precisa dispor de capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, com recursos de detecção, interceptação e destruição. Os caças Gripen NG são aviões supersônicos multimissão que cumprirão tarefas de interceptação, interdição e eventual destruição de alvos que possam atentar contra a soberania nacional. As aeronaves são projetadas para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. Elas também são dotadas de um sistema de reabastecimento em voo que permitirá a realização da defesa do espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil.

9 – A aeronave já existe? Quais outros países a operam?

O Gripen existe, hoje, nas versões A, B C e D. O Gripen NG (NEW GENERATION) é uma evolução tecnológica destas duas últimas consagradas versões. O desenvolvimento do modelo NG deverá proporcionar à indústria brasileira ganhos diversos advindos da transferência de tecnologia inédita para o setor aeroespacial. Um dos aspectos a serem destacados nesse campo é a abertura dos códigos-fonte dos sistemas de armas que serão utilizados na aeronave. Entre os países cujas forças aéreas já operam com o Gripen podemos citar a Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.

http://www.defesa.gov.br/index.php/comp ... -respostas




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70196 Mensagem por Sniper » Qua Dez 18, 2013 9:25 pm

Dia histórico!!

A 11 anos aguardo por esta definição!

Independente de preferências pessoais estou muito feliz. :D

Viva a FAB! Viva o Brasil! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70197 Mensagem por henriquejr » Qua Dez 18, 2013 9:26 pm

O forum dos hermanos está fora do ar? Desde de tarde que tento acessar mas não consigo. To doido pra ver a repercussão do anuncio por la!

Pena que o Saorbats não existe mais, queria muito ver aqueles chilenos loucos falando besteira!




.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70198 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Dez 18, 2013 9:28 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Quero chamar atenção para as diferenças entre as notas oficiais:
Dassault: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=34793

Nos últimos 15 anos, a Dassault Aviation e seus parceiros SNECMA (Safran Group) e THALES, reunidos noo Consórcio RAFALE Internacional, trabalhou no Brasil para promover o MIRAGE 2000 para o chamado F-X, e o RAFALE para o F-X2. Levamos por uma determinação de cooperar a longo prazo com a indústria brasileira, especialmente com a EMBRAER. Transferência de tecnologia irrestrita e parcerias científicas, técnicas e industriais exigidos pelo Brasil, apresentando entre os fortes argumentos em favor da proposta RAFALE International, que contou com o total apoio das autoridades francesas.

Lamentamos que a escolha foi a favor de Gripen, um avião equipado com muitos itens de equipamento de origem de terceiros, especialmente dos EUA, e que não pertence à mesma categoria do RAFALE. O Gripen é um caça monomotor e mais leve, inferior a categoria do RAFALE em termos de desempenho e, portanto, na de custo. Esta lógica financeira não leva em conta o custo-benefício do RAFALE ou o nível de tecnologia oferecido.
Depois ainda vão perguntar por que os franceses perderam, por que eles não vendem pra lugar nenhum... Posicionamento no mínimo antiético e arrogante.
Boeing: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=34792

A Boeing está ciente sobre o anúncio do governo brasileiro de que o caça F/A-18E/F Super Hornet não foi selecionado para participar das negociações contratuais da concorrência F-X2. Embora decepcionante para a Boeing, a decisão, de forma alguma, diminui o comprometimento da empresa em expandir sua presença, ampliar suas parcerias e apoiar as necessidades do Brasil em termos de segurança. Nas próximas semanas, nós trabalharemos com a Força Aérea Brasileira (FAB) para entender melhor sua decisão.

Nossa participação na concorrência F-X2 ofereceu a oportunidade de estabelecer parcerias importantes e colaboração com a indústria e o governo brasileiro, as quais continuaremos a expandir independentemente da decisão do F-X2.
Por isso que são mestres na área comercial e de marketing.

Quanta diferença...
Se os franceses tem essa postura publicamente, o que não pensar nos bastidores. Com relação à postura da Boeing, inteligente por sinal, não é nenhuma surpresa. Além do mais, o FX-2 não é o fim. Muita coisa precisa ser resolvida nos próximos anos, pois quando a FAB estiver recebendo os Gripens NG em 2018, os nossos F-5 estarão dando baixa. O que vamos fazer, comprar mais Gripens ou partir para o desenvolvimento de um caça de quinta geração? A Boeing está preparando o terreno...


Abraços,

Wesley




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70199 Mensagem por gogogas » Qua Dez 18, 2013 9:29 pm

henriquejr escreveu:O forum dos hermanos está fora do ar? Desde de tarde que tento acessar mas não consigo. To doido pra ver a repercussão do anuncio por la!

Pena que o Saorbats não existe mais, queria muito ver aqueles chilenos loucos falando besteira!
estão numa inveja daquelas ;;;;frequento alguns fóruns estrangeiros ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70200 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 18, 2013 9:37 pm

lordlex escreveu:
gabriel219 escreveu:Eu queria mesmo é o Su-35S, mas o Gripen é muito bom e ainda poderemos fazer desenvolvimentos á partir dele.
Su 35 jamais o Brasil ja teve muitos problemas com equipamento russo pra começar com o Mi35 eles sao pessimos na logistica e no pos venda .Governo ja ate afirmou q nao dificilmente comprara mais equipamento russo.

as compras atuais como o pantsir etc sao compras politicas ,no caso do pantsir foi por causa de desquilibrio da balança comercial com a Russia.
Que problemas com o Mi-35? O problema foi causado por nós mesmos, pois atrasamos pagamentos do Mi-35 e ainda havia um carregamento de peças do mesmo parado no porto de Santos.

Péssima logística e pós-venda? Será que Colômbia, Argélia, Peru, Índia, China e entre outros países reclamam? Nenhum até hoje reclamou sobre o pós-venda Russo. Na Colômbia a disponibilidade de seus helis são quase 100%, segundo os próprios.

Isso acontecia no tempo quanto a URSS foi extinta e a Rússia teve muitos problemas para cumprir contratos.

O Governo afirmou que dificilmente comprará equipamentos Russos? De onde você retirou isso?

Os próprios Militares faram que o Pantsir-S1 é o melhor sistema da categoria dele e com o melhor custo x benefício.

Essas informações são infundadas.




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