gabriel219 escreveu:Bem, se você acha melhor comprar dos outros e depender de fornecimento de peças deles do que fabricar sob licença então...kirk escreveu: Fabricar sob licença não acrescenta nada a ind. nacional, é uma relação de subserviência ... e finalmente não queremos DE FORMA NENHUMA sermos iguais a Índia ... muito pelo contrário ...
Aliás, não entendo "mesmo" porque defender tanto uma relação com a russia ... os caras não compram um único parafuso da ind. aeroespacial brasileira ... seu único interesse é aumentar sua área de influência e nosso dim dim, claro ... o máximo que fazem é comprar carne e mesmo assim vivem vetando frigoríficos com a nítida intenção de baixar os preços ... bah ... porque tanta lambeção com esses russos ????
Já os gringos são o "cão" ... porém somente de NOVOS e-jets já compraram mais de seissentos ... sim 600 aviões ... fora os contratos de modelo antigos cuja carteira de pedidos gringos ainda tá cheia ...
pelamor ... brasileiro tem tendência a masoquismo mesmo ... o que será que querem com isso ??? que viremos uma Cuba ou Venezuela ???
sds
kirk
"Fabricar sob licença" não demanda fabricação de nada ... é somente montagem de peças ... isso é assim em todos os casos de fabricação sob licença ... desde os sukoys da india aos F-16 fabricados em vários lugares do mundo ... continuaremos a depender de fornecedores, nesse caso dependendo do humor de um único fabricante ...
Ué, para comprar dos outros precisamos primeiro vender a eles? Não entendi onde está isso no requisito do F-X2. Vendemos alguma coisa, de nossa tecnologia Aeroespacial para Suécia?
Penso que se for para defender cegamente um país fabricante, que pelo menos o mesmo prestigie também nossa indústria ... ou certo estão os russos, que preferiram se estrumbicar naquele sukoy-100 que PRETENDIA concorrer com a Embraer ??? ... a suécia também não é compradora de nossos produtos, mas já tivemos boa experiência no E/R-99 AEW&C, bem como, foi a única que propôs co-propriedade do avião no FX-2 ... coisa MUITO superior a fabricar sob licença ...
Ninguém está de lambeção com os russos, agora se prefere um caça chipado, que a transferência de tecnologia vai depender do humor de seu congresso, além da oferta também ser cara é melhor do que desenvolver e conjunto e coproduzir um caça de 5ª geração, você que sabe.
Mas quando foi que os russos nos ofereceram fabricação conjunto do PAK ??? ... como vc pode garantir que aviões russos não venham "chipado" ??? desenvolver O QUÊ ??? já não tá voando 5 protótipos ??? ... nas buenas Gabriel, tá cansativo ler teus posts defendendo tudo que é coisa russa como um mantra sagrado ... ok, respeito suas opiniões ... mas, tá ficando chato essa sua viajação na maionese, meu amigo ...
Nossa, vamos virar Cuba porque falei sobre o PAK-FA? Então se comprarmos os F/A-18E/F, invadiremos 2 países e engordaremos 300 kg? Se comprarmos o Rafale, invadiremos algum território marítimo estrangeiro e pescaremos lagosta ou mandaremos tropas para nossas colônias (se não tivermos, compramos os F/A-18E/F, fazemos colônias e depois compramos o Rafale)? Se comprarmos o Gripen, seremos os melhores em fazer vidros?
O que eu quis dizer Gabriel, é que a russia, o gov. russo, ainda enchergam o mundo como se fosse superpotência dividindo o globo entre eles e os EEUUs ... perderam o trono, mas não a majestade ... querem voltar a ser protagonistas ... e um passo decisivo para isso é o que se convém chamar de "área de influência" ... e é a única coisa que esses caras se interessam ... citei Cuba e Venezuela e poderia incluir Nicarágua ... todos governos de esquerda, marxistas radicias e ante-americanos ... estão na área de influência da russia e recebem "visitinhas" de TU-22, navios de guerra ...
E o que trouxe de benefício para esses países "caírem nas graças" da russia ??? ... miséria, fome, crise de reabastecimento, pobreza, dependência de ajuda externa, ditadores, imprensa amordaçada, etc, etc, etc ... é isso mesmo que queremos para nós ??? ... acha mesmo que isso é somente ideologia minha ??? ... será coincidência que todos os países que viveram ou vivem sob influência russa tão na "merla" ??? ... Coréia do Norte, por exemplo ... agora Gabriel já que gosta tanto dos ursos dos urais ... cita aí pra nóis um único país que se deu bem depois de uma relação com a Rússia ...
Não entendi a lógica, estamos comprando aeronaves ou ideologia?
Estendo essa pergunta ao amigo ... porque somente americano é chipado?? ... porque russo tá oferecendo até as calcinhas ??? ...
Alternativas para fim do FX2
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Re: Alternativas para fim do FX2
Vamos tentar esclarecer um ponto de vista então.
[] kirk
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Re: Alternativas para fim do FX2
Pena que bombardear Brasília, o Paço do Planalto com a Dilma dentro, não fará nada pra mudar a situação atual da FAB, ainda que isso ocorresse, os mandatários seguintes dariam um jeito de cabar completamente com a aviação de caça da FAB. É pessoal, não há saída, a FAB está com seus dias contados. EB comprando Su-30MKBR em breve pra substituir essa força de pecuaristas e frete aéreo.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Desculpe, mas estou lendo MUITO mais ideologia do que assunto bélico.Bem, se você acha melhor comprar dos outros e depender de fornecimento de peças deles do que fabricar sob licença então...
"Fabricar sob licença" não demanda fabricação de nada ... é somente montagem de peças ... isso é assim em todos os casos de fabricação sob licença ... desde os sukoys da india aos F-16 fabricados em vários lugares do mundo ... continuaremos a depender de fornecedores, nesse caso dependendo do humor de um único fabricante ...
Ah, então prefere fabricar um F-16 do que um Su-30MKI? Beleza então.
Ué, para comprar dos outros precisamos primeiro vender a eles? Não entendi onde está isso no requisito do F-X2. Vendemos alguma coisa, de nossa tecnologia Aeroespacial para Suécia?
Penso que se for para defender cegamente um país fabricante, que pelo menos o mesmo prestigie também nossa indústria ... ou certo estão os russos, que preferiram se estrumbicar naquele sukoy-100 que PRETENDIA concorrer com a Embraer ??? ... a suécia também não é compradora de nossos produtos, mas já tivemos boa experiência no E/R-99 AEW&C, bem como, foi a única que propôs co-propriedade do avião no FX-2 ... coisa MUITO superior a fabricar sob licença ...
QUEM ESTÁ DEFENDENDO CEGAMENTE UM PAÍS? ME DIZ QUEM?
Por favor, leia com atenção. Perceberá que falo em "Participar do PAK-FA" e não se juntar com a Rússia. Você prefere ver nós de caça de 5ª geração ou um de 4,5ª geração?
Co-propriedade? Desde quando? O que está sendo falado é desenvolver em conjunto e fabricar parte das peças aqui. Agora isso não é fabricar sob-licença, mas para caça Russo é?
Na minha opinião, nem um e nem outro é fabricar sob-licença e isso NUNCA deveria ser algo ruim e sim algo ótimo, pois aprenderíamos MUITO mais coisas do que comprar uma aeronave e ainda deixar PENSAREM se transferem o mínimo de tecnologia.
Ninguém está de lambeção com os russos, agora se prefere um caça chipado, que a transferência de tecnologia vai depender do humor de seu congresso, além da oferta também ser cara é melhor do que desenvolver e conjunto e coproduzir um caça de 5ª geração, você que sabe.
Mas quando foi que os russos nos ofereceram fabricação conjunto do PAK ??? ... como vc pode garantir que aviões russos não venham "chipado" ??? desenvolver O QUÊ ??? já não tá voando 5 protótipos ??? ... nas buenas Gabriel, tá cansativo ler teus posts defendendo tudo que é coisa russa como um mantra sagrado ... ok, respeito suas opiniões ... mas, tá ficando chato essa sua viajação na maionese, meu amigo ...
Quando? http://www.aereo.jor.br/2013/10/14/russ ... caca-t-50/.
Inclusive o próprio Diplomata (não Ministro) Celso Amorim relatou tal conversa com os Russos.
Desenvolver o quê? Bem, os Indianos estão desenvolvendo a versão deles certo? Quantos protótipos estão voando? Nenhum. Porque o nosso tem que ser a versão da VVS? Porque não uma versão nossa, igual o que a Índia está desenvolvendo?
Viajem na maionese é achar que a Boeing vai transferir toda a tecnologia do F/A-18. A Boeing já, pelo menos, já cogitou a hipótese de montar algo do F/A-18 aqui? Se cogitasse seria mais credível, pois vem de um país qual o agrada?
Nossa, vamos virar Cuba porque falei sobre o PAK-FA? Então se comprarmos os F/A-18E/F, invadiremos 2 países e engordaremos 300 kg? Se comprarmos o Rafale, invadiremos algum território marítimo estrangeiro e pescaremos lagosta ou mandaremos tropas para nossas colônias (se não tivermos, compramos os F/A-18E/F, fazemos colônias e depois compramos o Rafale)? Se comprarmos o Gripen, seremos os melhores em fazer vidros?
O que eu quis dizer Gabriel, é que a russia, o gov. russo, ainda enchergam o mundo como se fosse superpotência dividindo o globo entre eles e os EEUUs ... perderam o trono, mas não a majestade ... querem voltar a ser protagonistas ... e um passo decisivo para isso é o que se convém chamar de "área de influência" ... e é a única coisa que esses caras se interessam ... citei Cuba e Venezuela e poderia incluir Nicarágua ... todos governos de esquerda, marxistas radicias e ante-americanos ... estão na área de influência da russia e recebem "visitinhas" de TU-22, navios de guerra ...
Mas porque não podem? O dono do mundo tem que ser o EUA? Porque não podem aumentar seu poderio Militar? Só o EUA pode?
A Índia hoje é o quê?
E o que trouxe de benefício para esses países "caírem nas graças" da russia ??? ... miséria, fome, crise de reabastecimento, pobreza, dependência de ajuda externa, ditadores, imprensa amordaçada, etc, etc, etc ... é isso mesmo que queremos para nós ??? ... acha mesmo que isso é somente ideologia minha ??? ... será coincidência que todos os países que viveram ou vivem sob influência russa tão na "merla" ??? ... Coréia do Norte, por exemplo ... agora Gabriel já que gosta tanto dos ursos dos urais ... cita aí pra nóis um único país que se deu bem depois de uma relação com a Rússia ...
Caírem nas graças dos Russos? São só compra de caças. Será mesmo que isso afetaria nossa mente ou trariam uma máquina de lavagem cerebral e nos transformariam em comunistas do dia para noite?
Sobre a crise de fornecimento, você se relaciona a o que?
Um país que seu deu bem? China. Posso citar outro? Índia. Posso citar mais um outro? Argélia.
Não entendo essa paranoia sobre compra de caças Russos. Quando é falado na hipótese ai vem: "ai nosso Deus, viramos comunistas", "seremos mizeráveis".
O engraçado é que a Rússia tem uma economia MUITO melhor que a nossa, infraestrutura melhor que a nossa, poderio melhor que o nosso e entre outros.
Queríamos nós que o Brasil tivesse o que a Rússia tem.
Não entendi a lógica, estamos comprando aeronaves ou ideologia?
Estendo essa pergunta ao amigo ... porque somente americano é chipado?? ... porque russo tá oferecendo até as calcinhas ??? ...
Não vi ninguém reclamando sobre a impossibilidade de mexer em um caça que comprou da Rússia ou de outro país sozinho, a não ser que faça com o fornecedor.
Mas vão vir as mesmas desculpas:
"Caça Russo não conversa com os nossos" Pergunto, QUAL caça no mundo, retirando os nossos, podem acessar o Data-Link BR e o futuro Data-Link BR2? Nenhum.
"Caça Russo tem maquinário diferente para manutenção". Ué, será que o maquinário do F-5M é IDÊNTICO ou do Rafale, Gripen NG e do F/A-18?
"Caça Russo é caro de operar e é grande demais". Barato mesmo é o Rafale e barato e pequeno (quase do tamanho de um F-15).
Não entendo como ideologia pode se misturar com assunto do tipo. Já conseguiram estragar a trilogia e agora aqui também?
Cada um aqui que sua opinião e sempre respeitei qualquer uma, mesmo não concordando, agora dizer que compra de caça tem que ser determinado pelo país de origem e por usa ideologia, estão de brincadeira.
- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Pow, o pessoal pegou pesado rsrs.
Quando disse Revolta Popular, não quis dizer "decapitação, mata esses traidores, vamos tomar o poder". Até que não seria uma má ideia, mas digo fazer manifestações, mas não em avenidas, mas sim nas cedes dos Governos. Não há nada pior para as eleições, pois o povo Brasileiro é "maria-vai-com-as-outras".
É só ver nos tempos das manifestações, em julho. A aprovação da DR era de 50% e depois caiu para 34%. Depois que acabou e começou a falar que ia ter isso e aquilo (até agora nem um esboço para tentar começar a fazer algo houve) aumenta novamente.
Mas isso teria que ser 1 mês antes das eleições. Não seria só pedir para fazer algo, mas mostrar o que eles não fizeram
Quando disse Revolta Popular, não quis dizer "decapitação, mata esses traidores, vamos tomar o poder". Até que não seria uma má ideia, mas digo fazer manifestações, mas não em avenidas, mas sim nas cedes dos Governos. Não há nada pior para as eleições, pois o povo Brasileiro é "maria-vai-com-as-outras".
É só ver nos tempos das manifestações, em julho. A aprovação da DR era de 50% e depois caiu para 34%. Depois que acabou e começou a falar que ia ter isso e aquilo (até agora nem um esboço para tentar começar a fazer algo houve) aumenta novamente.
Mas isso teria que ser 1 mês antes das eleições. Não seria só pedir para fazer algo, mas mostrar o que eles não fizeram
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Re: Alternativas para fim do FX2
Descansem dessa merda, guardem a cabeça para 2015, só lá terão o que discutir. Ainda assim, mais baseado em esperança do que realidade.
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Re: Alternativas para fim do FX2
kirk escreveu:É pessoal ... tudo indica que Lê Jaquê, se strumbiquê !!!
Lobby inconveniente
Franceses se reúnem com Lula para pressionar Dilma a comprar os caças Rafale, mas o governo praticamente descarta essa possibilidade
A presença do presidente da Dassault, Éric Trappier, na comitiva do francês François Hollande durante visita ao Brasil na semana passada poderia passar como um fato absolutamente normal, já que em eventos como esse é necessário que ocorram encontros de empresários de ambos os países em busca de acordos comerciais. Também seria natural que nos encontros oficiais, com a presidenta Dilma Rousseff e seus auxiliares, Hollande e Trappier procurassem retomar os entendimentos com o Brasil para vender o Rafale, caça supersônico produzido pela Dassault e que já foi tido como o favorito na disputa pela modernização da Força Aérea Brasileira. No entanto, o empenho dos franceses em vender seu peixe passou dos limites e se tornou inconveniente quando a questão deixou os gabinetes e passou para as salas de visitas em conversas particulares com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma evidente tentativa de buscar pressionar a presidenta Dilma, pois, como é sabido, Lula foi o principal defensor do Rafale.
Apesar do apoio do ex-presidente e da prometida transferência de tecnologia, o avião francês nunca contou com a aprovação da FAB e dos setores econômicos do governo, por ser o mais caro entre os concorrentes tanto na aquisição como na manutenção. Além disso, caso optasse pelo caça francês, o Brasil teria de refazer boa parte de seus hangares. Apesar dos acertos com a França, Lula deixou a decisão para Dilma, que tem outros planos. Até dois meses atrás, era dada como certa a compra dos caças americanos F-18. Um acordo com o presidente Barack Obama havia assegurado a transferência de tecnologia desejada pelo Brasil. O negócio só não foi anunciado por causa do escândalo das espionagens americanas, e Hollande busca agora se aproveitar disso. Na Aeronáutica, porém, nossos aviadores avaliam que chegou a hora de o governo considerar a compra do sueco Gripen, um avião que poderá ser desenvolvido em boa parte no Brasil.
Mário Simas Filho
http://www.istoe.com.br/reportagens/339 ... ONVENIENTE
"o avião francês nunca contou com a aprovação da FAB..."
Porque foi selecionado como finalista?
"Na Aeronáutica, porém, nossos aviadores avaliam que chegou a hora de o governo considerar a compra do sueco Gripen, um avião que poderá ser desenvolvido em boa parte no Brasil."
O que falta desenvolver com o prototipo sendo construido?
- Olinda
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Re: Alternativas para fim do FX2
Em minha opinião a questão de colaboração no projeto do PAK-FA se aplica ao GRIPEN-NG, com o agravante que o avião só existirá se encontrar algum comprador externo. Se o Rafale é caro por que até o momento apenas a França comprou /encomendou (aproximadamente 300 unidades) imagina um GRIPEN-NGFCarvalho escreveu:Gabriel, não temos nada a colaborar no PAK-FA, a não ser em dólares, que os russos parecem estar precisando, e muito, para terminar o desenvolvimento do projeto. Isto é fato. Eles não precisam de nós para nada neste caça. Tem sim necessidade de que se vendam algumas undes a mais para além do mercado russo/indiano, a fim de que o projeto de pague, e dê o retorno financeiro desejado o mais breve possível. Por isso até o interesse de convidar o Brasil para "participar do desenvolvimento" do PAK-FA.
A verdade é que eles contam, só eles para acreditar nisso mesmo, no mercado futuro de caças do Brasil, que teoricamente passa de pouco mais de uma centena de undes no médio/longo prazo. Isso para qualquer industria aeronáutica é um pacote e tanto.
De outra forma, pelas infos recentes que se tem visto por aí em relação ao FX, fica claro que o FX és muerto por obra e vontade da digníssima sra presidenta, que nunca escondeu a má vontade em ter de decidir sobre o assunto. Então, vamos "ficar a ver navios", pelo menos, até 2016, quando todas as desculpas para a falta de verbas, crises financeiras e outros gastos prioritários tiverem passado.
Até lá é o que eu disse. A FAB vai de F-5 Fuderator até o último cair. É mais fácil a DR comprar 60 KC-390 como comentei no tópico do Y-20, no ano que vem, do que ela se dignar decidir por algum caça para a FAB.
Lamentável, mas esta é a nossa triste e patética realidade. Fazer o quê...
abs.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Olinda, concordo consigo. Quanto a questão de participação no desenvolvimento dos caças.
O problema é que no caso dos suecos, pelo visto não teremos mais o que fazer, ou oferecer, a não ser $$, pois o mesmo já estará praticamente pronto em 2/3 anos. E se uma decisão do FX for para daqui este tempo, então nem se fala.
A mesma coisa com os russos. O PAK-FA entra em produção em 2016 para a força aérea russa. O que temos a oferecer? Nada, além de $$.
No mais, como já disse aqui, a idéia do GF é deixar o processo morrer por inanição. E depois, lá para 2016 em diante, se vê o que se pode fazer.
Com o perigo de que se os F-5 ainda estiverem voando, o processo pode ser deixado para mais um pouco além das eleições de 2018.
abs.
O problema é que no caso dos suecos, pelo visto não teremos mais o que fazer, ou oferecer, a não ser $$, pois o mesmo já estará praticamente pronto em 2/3 anos. E se uma decisão do FX for para daqui este tempo, então nem se fala.
A mesma coisa com os russos. O PAK-FA entra em produção em 2016 para a força aérea russa. O que temos a oferecer? Nada, além de $$.
No mais, como já disse aqui, a idéia do GF é deixar o processo morrer por inanição. E depois, lá para 2016 em diante, se vê o que se pode fazer.
Com o perigo de que se os F-5 ainda estiverem voando, o processo pode ser deixado para mais um pouco além das eleições de 2018.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O Rafale custa o preço de uma caça moderno atual, apesar de começar a ter conceitos defasados em relação a projetos recentes, vislumbrando o processo de inicio de planejamento para um substituto.
Os franceses venderam mais de um centena como compra inicial para Índia. No geral, a produção fecha em torno de 400 unidades, o que hoje em dia é muita coisa.
O Gripen-NG não chega perto desses números. É um projeto e olhando para trás. Não tem como comparar com o PAK ou "mini-pak", F35 e outros.
Para projetos não tem dinheiro por que não prioridade. Simples assim. Se comprar mais que 36 unidades do FX, com todos os armamentos, manutenção e infraestrutura necessária para operação será muito. Participar da parceria de alguma coisa só em sonho. Ou faz como em outros programas em que o Brasil insiste para entrar, assina o contrato e nunca deposita o dinheiro, nem mesmo atende o telefone para dizer que mudou de ideia.
Os franceses venderam mais de um centena como compra inicial para Índia. No geral, a produção fecha em torno de 400 unidades, o que hoje em dia é muita coisa.
O Gripen-NG não chega perto desses números. É um projeto e olhando para trás. Não tem como comparar com o PAK ou "mini-pak", F35 e outros.
Para projetos não tem dinheiro por que não prioridade. Simples assim. Se comprar mais que 36 unidades do FX, com todos os armamentos, manutenção e infraestrutura necessária para operação será muito. Participar da parceria de alguma coisa só em sonho. Ou faz como em outros programas em que o Brasil insiste para entrar, assina o contrato e nunca deposita o dinheiro, nem mesmo atende o telefone para dizer que mudou de ideia.
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Re: Alternativas para fim do FX2
É verdade aquela capacidade do Gripen de decolar de estradas?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Alternativas para fim do FX2
Isso é capacidade inerente a todo caça sueco desde a guerra fria. Mas o negócio é a qualidade de uma estrada sueca.irlan escreveu:É verdade aquela capacidade do Gripen de decolar de estradas?
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: Alternativas para fim do FX2
YepSkyway escreveu:Isso é capacidade inerente a todo caça sueco desde a guerra fria. Mas o negócio é a qualidade de uma estrada sueca.irlan escreveu:É verdade aquela capacidade do Gripen de decolar de estradas?
E 'rodopista' ate o Xavante fazia...
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Re: Alternativas para fim do FX2
Poderia ser uma daquelas pistas clandestinas amazônicas?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Alternativas para fim do FX2
Nao.irlan escreveu:Poderia ser uma daquelas pistas clandestinas amazônicas?
Ali so Cessna ou Caravan e olhe la... Talvez Super Tucano.
Essas pistas suecas Sao na verdade praticamente aeroportos dentro da rodovia com um asfalto de qualidade encontrado em poucos lugares no Brasil.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O Gripen-NG pode tudo, pode até decolar na vertical e diretamente para a velocidade de dobra (ao menos pelo que o pessoal do marketing diz).irlan escreveu:Poderia ser uma daquelas pistas clandestinas amazônicas?
No fundo acho que o Brasil só terá caças novos e em uma quantidade razoável quando a Embraer os tiver em seu portfólio.