Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Petry
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3766 Mensagem por Petry » Sex Nov 29, 2013 2:22 pm

O que se fala da participação do projeto do Gripen NG não vale para o PAK-FA?

Eu vejo neste tópico que determinados argumentos não valem para o Gripen NG e valem para o PAK-FA. Esse tal "participar do desenvolvimento" da SAAB não vale, mas da Suhkoi vale. Gostaria de saber o por que disto.

Eu acredito que realmente não se tenha muito o que desenvolver no Gripen NG, parece que o mais pesado já foi, agora é mais a perfumaria, o mesmo com o PAK-FA e seus cinco protótipo, tirando o motor (que parece levar uns bons anos ainda), mas que deve ficar restrito ao desenvolvimento russo, não querendo repassar isso para outras nações.
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Olinda
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3767 Mensagem por Olinda » Sex Nov 29, 2013 2:22 pm

Alcantara escreveu:
Carlos Lima escreveu: Levando em consideração que o Gripen NG já está em desenvolvimento e com o protótipo sendo construído. Cadê o Brasil executando de verdade participações nesses estágios citados pelo PowerPoint?

Estamos fazendo 40% do desenvolvimento do avião? Já estamos começando a produzir os pedaços do protótipo? etc etc etc.

40% de que? Já que quase metade do avião é made in USA (motor e outros sistemas). Fazer rebite de asa? e parafusar fuselagem? O que se aprende com isso?

Como eu disse... dependendo de quem fala ... eu continuo, só rindo. :lol:

[]s
CB_Lima
Pois eu não sei do que você está rindo.
Se isso que você está dizendo estiver acontecendo, é por incopetência DO BRASIL, e não por incapacidade dos suécos de cumprir o que foi acordado. Construir "on job" "40% da aeronave" foi o ofertado pela SAAB no início do programa Gripen NG, láááá trás. O Brasil é que retardou a sua decisão (de entrar ou não no projeto) e ficou para trás, e não o andamento do projeto do NG.

Se agora não existir mais "40% do projeto" a ser projetado/construído, debite a quem de direito.
Justamente por isso (não tem mais o que projetar), hoje, as condições que tornavam o Gripen-NG uma das melhores opões não são mais válidas.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3768 Mensagem por Alcantara » Sex Nov 29, 2013 2:29 pm

Carlos Lima escreveu:Hoje a realidade é que seja lá quem escolhermos dos 3 ""hoje"", não será uma decisão tão boa e tão vantajosa quanto seria em 2009.

[]s
CB_Lima
Nesse ponto, Carlos Lima, concordo em gênero, número e grau.
Fica impraticável seguir um cronograma de atividades quando se posterga "ad infinitum" a inserção em um programa de engenharia.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3769 Mensagem por ninjanki » Dom Dez 01, 2013 2:59 pm

FCarvalho escreveu:Quantos KC-390 dá para comprar com cada Rafale? :roll:

abs.
Quantos KC-390 dá para derrubar com cada Rafale? :-)
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3770 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 01, 2013 3:04 pm

ninjanki escreveu:
FCarvalho escreveu:Quantos KC-390 dá para comprar com cada Rafale? :roll:
abs.
Quantos KC-390 dá para derrubar com cada Rafale? :-)
boa pergunta... [018]
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3771 Mensagem por kirk » Dom Dez 01, 2013 9:31 pm

ninjanki escreveu:
FCarvalho escreveu:Quantos KC-390 dá para comprar com cada Rafale? :roll:

abs.
Quantos KC-390 dá para derrubar com cada Rafale? :-)
Se tiverem protegidos por Gripen e E/99 ... nenhum ! :mrgreen:

Afinal não foram capazes de aguentar nem mesmo F-5M + E-99 ... :lol: :lol: :lol:

Touchê petitgatô !!!!

kirk
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3772 Mensagem por Túlio » Seg Dez 02, 2013 3:37 am

Pergunto: tá assim de gente falando (e se babando) em F-16 como TAMPAX-FIGHTER para a FAB, já que caça novo (escolham o modelo) tá brabo. O que custaria em peso (se fosse feito um MLU) e grana para novos sensores (como radar AESA e IRST) e as necessárias alterações no FBW? Pois o CG iria mais para a frente, não?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3773 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Dez 02, 2013 7:55 am

Túlio, o FBW é basicamente um software, esse tipo de alteração não deve ser difícil, além do mais, o CG mais para a frente aumenta a estabilidade, deixa a vida do FBW mais fácil.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3774 Mensagem por Bourne » Seg Dez 02, 2013 1:12 pm

Como se mexer em software fosse fácil.

As empresas que oferecem o projeto de modernização devem ter os dados para fazer as alterações. Os F16 são como gol, tudo mundo sabe mexer e tunar. :mrgreen:
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3775 Mensagem por bcorreia » Seg Dez 02, 2013 4:07 pm

kirk escreveu:
ninjanki escreveu: Quantos KC-390 dá para derrubar com cada Rafale? :-)
Se tiverem protegidos por Gripen e E/99 ... nenhum ! :mrgreen:

Afinal não foram capazes de aguentar nem mesmo F-5M + E-99 ... :lol: :lol: :lol:

Touchê petitgatô !!!!

kirk
O Problema ai é se no meio do caminho algum KC-390 não soltar umas bombas no cargueiro que traria esses Gripens pra cá :|
Marechal-do-ar escreveu:Túlio, o FBW é basicamente um software, esse tipo de alteração não deve ser difícil, além do mais, o CG mais para a frente aumenta a estabilidade, deixa a vida do FBW mais fácil.
Depende do ajuste, se forem apenas ajuste nos parametros, com ajuda de documentação e suporte do fabricante não é assim tão difícil, mas se forem mudanças mais profundas no firmware responsável pelo FBW, não é assim tão fácil não, ainda mais sem acesso aos códigos fonte e documentação do fabricante.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3776 Mensagem por LeandroGCard » Seg Dez 02, 2013 4:13 pm

Túlio escreveu:Pergunto: tá assim de gente falando (e se babando) em F-16 como TAMPAX-FIGHTER para a FAB, já que caça novo (escolham o modelo) tá brabo. O que custaria em peso (se fosse feito um MLU) e grana para novos sensores (como radar AESA e IRST) e as necessárias alterações no FBW? Pois o CG iria mais para a frente, não?
O CG não necessariamente iria para a frente, muitos dos sistemas mais modernos (como provavelmente acontece com as antenas AESA e certamente é o caso dos computadores de bordo) pesam menos e não mais do que os sistemas mais antigos que iriam substituir. De qualquer forma, é bem provável que ajustes nos comandos precisariam ser feitos de qualquer jeito, nem que fosse para integrar armas nacionais como o MAN-1 e a SBMK. Mas isso a Embraer já domina, pode dar trabalho mas não seria nenhum mistério.

Agora, a questão do custo seria mais séria. Re-equipar totalmente um F-16 "antiguinho" para deixá-lo na condição mais atualizada possível sem dúvida vai custar algumas dezenas de milhões por unidade, fora o custo de aquisição das células. Talvez por isso valha mais a pena partir para a compra de unidades dos modelos A/B (reformar a estrutura custa bem menos que a eletrônica) pelo preço "do casco", do que tentar comprar modelos mais modernos (e caros) para tentar atualizar menos coisa nos sistemas.


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Re: Alternativas para fim do FX2

#3777 Mensagem por Justin Case » Seg Dez 02, 2013 4:29 pm

Amigos, boa tarde.

Não conheço modernização que tenha alterado significativamente o conceito de controle de voo, trazendo um avião que operava estável para uma operação instável com FBW. Assim, busca-se a manutenção dos limites originais para o CG.
Sobre os efeitos de modernizações com relação ao CG, esses são muito variáveis. Se possível, devem permitir que o CG seja mantido na posição original, sem adição de lastro. Alguns dos efeitos relativos a radar e aviônicos:
1. Uma antena AESA pesa muito mais do que uma antena tradicional, pela adição de numerosos componentes (esse peso está em posição bem frontal, afetando significativamente o momento).
2. Antena AESA fixa permite aliviar algum peso, pela retirada dos componentes que proporcionavam movimento ao conjunto. Uma AESA com movimento seria extremamente pesada.
3. Antena AESA requer melhoria no sistema de refrigeração, o que também acrescenta peso.
4. Aviônicos em geral estão muito mais leves, mas também são agora mais numerosos.
5. Aviões ainda mais antigos quase não tinham aviônicos e passarão a ter. Isso representa certamente aumento de peso e falta de espaço.
Abraços,

Justin
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3778 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 03, 2013 1:58 am

O grande problema para a resolução do FX2 é que, pelos acontecimentos dos últimos meses, as opções do FX2 significativamente mais baratas (entenda-se GrienNG e SH) ficaram bem mais difíceis. E a Dilma é mão de vaca, sendo pouco provável que opte pelo Rafale.

E a possibilidade de virem o Su-35BM está mais do que clara pelas autoridades que está descartada. E a entrada para um projeto de 5a geração também está mais do que claro que é para um futuro, mais futuro ainda, portanto, sua entrada em serviço.

Em vista dessas coisas, acho que pode acabar no final das contas vindo bagulhos do deserto...que, infelizmente, é uma certa "tradição" na FAB [081] [081] [081]
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3779 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 03, 2013 7:27 am

knigh7 escreveu:O grande problema para a resolução do FX2 é que, pelos acontecimentos dos últimos meses, as opções do FX2 significativamente mais baratas (entenda-se GrienNG e SH) ficaram bem mais difíceis. E a Dilma é mão de vaca, sendo pouco provável que opte pelo Rafale.

E a possibilidade de virem o Su-35BM está mais do que clara pelas autoridades que está descartada. E a entrada para um projeto de 5a geração também está mais do que claro que é para um futuro, mais futuro ainda, portanto, sua entrada em serviço.

Em vista dessas coisas, acho que pode acabar no final das contas vindo bagulhos do deserto...que, infelizmente, é uma certa "tradição" na FAB [081] [081] [081]
Mas bem que poderia vir caças da Península Ibérica.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3780 Mensagem por Bourne » Ter Dez 03, 2013 7:43 am

Liga não.

Os Typhoons estão em promoção por toda a Europa. Não dá para cancelar as compras por parar a linha de produção e evolução do projeto. Não tem dinheiro para manter os recentes operando em conjunto com os novos. A solução é estocar ou vender os mais antigos para reduzir os gastos e manter a forças aéreas com capacidade de combate elevada.

Porém, pelo jeito não adianta sonhar. Se vier algo é os mais "balatinhos". Nesse caso os F16.
Trancado