Que nada Kirk,
Eu lamento que a SAAB que atua no Brasil é diferente da SAAB que eu conheci em outras situações. Eu acho que esse marketing todo poderia ser muito melhor direcionado, mas eles acham que nós somos Af. do Sul e adotaram essa estratégia de "encher os olhos" para "esvaziar os bolsos (dos bobos)", embora eu ache que não há necessidade disso.
Mas enfim, é daquelas coisas que eu espero que esteja errado, mas sei que não estou.
Só para citar um exemplo.
• Processo de transferência “on the job training” – Aprender fazendo;
• Responsabilidade por 40% das atividades de desenvolvimento realizados por empresas brasileiras;
• Participação em todas as atividades de desenvolvimento;
• Produção de 80% da estrutura da aeronave (asas, segmentos da fuselagem, portas, etc.) por empresas brasileiras, para todos os Gripens NG a serem produziodos, inclusive os da Suécia;
• Aviônica produzida no Brasil
Levando em consideração que o Gripen NG já está em desenvolvimento e com o protótipo sendo construído. Cadê o Brasil executando de verdade participações nesses estágios citados pelo PowerPoint?
Estamos fazendo 40% do desenvolvimento do avião? Já estamos começando a produzir os pedaços do protótipo? etc etc etc.
40% de que? Já que quase metade do avião é made in USA (motor e outros sistemas). Fazer rebite de asa? e parafusar fuselagem? O que se aprende com isso?
Como eu disse... dependendo de quem fala ... eu continuo, só rindo.
[]s
CB_Lima