Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#1 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Nov 26, 2013 12:14 am

Gostaria que foristas interessados colocassem neste tópico informações sobre os 3 radares de nossos principais vetores de caca e ataque. A4M , F5M e AMXM. E debatêssemos sobre quais são melhores em alcance, desempenho e módulos aéreos, terrestres, navais, look down e todas os demais devaneios e informações pertinentes a um debate. Nao vou colocar inicialmente meus dados para nao influenciar.

Qual deles poderíamos eleger como o mais completo , o de maior alcance e tb o melhor em cada modulo de atuação (naval, ataque terrestre e interceptacao)

Grato.
Marcos RIbeiro




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#2 Mensagem por irlan » Ter Nov 26, 2013 11:59 am

Que eu saiba são todos de origem israelense...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7612
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2562 vezes
Agradeceram: 1036 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#3 Mensagem por J.Ricardo » Ter Nov 26, 2013 12:04 pm

O radar do AMX é um projeto ítalo-brasileiro.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#4 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 26, 2013 12:16 pm

O radar do F-5M é um GRIFO-F da italiana Selex Galileo.

PDF:


O radar do A-4M é um IAI/Elta ELM-2032 israelense.

PDF:


O radar do A-1M é um ítalo-brasileiro Mectron/Selex Galileo SCP-01 Scipio

http://www.mectron.com.br/scp-1.asp


Os dados são ridículos, mas é o que tem de oficial.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#5 Mensagem por Alitson » Ter Nov 26, 2013 7:12 pm

O A-4M argentino usa uma versão local do APG-66, o ARG-1, não forcem...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#6 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 26, 2013 7:25 pm

Como assim não forcem?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#7 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 26, 2013 7:51 pm

O ARG-1 é uma versão Bemmmmmmmmmmmmmmmmmm downgraded do APG-66.

Feito sob especificações inglesas... 8-]

:cry:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#8 Mensagem por Penguin » Ter Nov 26, 2013 8:44 pm

Carlos Lima escreveu:O ARG-1 é uma versão Bemmmmmmmmmmmmmmmmmm downgraded do APG-66.

Feito sob especificações inglesas... 8-]

:cry:

[]s
CB_Lima
Mitos y verdades sobre el ARG-1

http://www.taringa.net/comunidades/avio ... ARG-1.html

ARG-1 es un APG-66 ó un APG-66(V)2…?
Ni uno ni otro. En los componentes físicos o hardware, el ARG-1 comparte componentes tanto de uno como de otro radar, en tanto en el componente electrónico o software, originalmente correspondía al APG-66 aunque ha sido modificado a la par del soft del (V)2.

Código Liberado: mito o verdad..?
Nuevamente ni una cosa ni la otra. El código (source code) llegó “semi-cerrado”, fue cuestión de poder acceder al mismo, analizarlo y luego sí proceder a realizar modificaciones tanto en sus modos operativos como en la integración de distintos tipos de armas. El soft original era bastante básico y casi se lo desarrolló a lo máximo que permite el hard.

Este desarrollo lo convierte al ARG-1 en APG-66(V)2 ?
No, se puede decir que es una “versión avanzada” del APG-66, pero por limitaciones de hard no lo convierte en un (V)2. El tamaño de la antena y disponer de 1 Kw menos de potencia de emisión marcan las principales diferencias y limitaciones entre un modelo y otro. Y ello repercute entre otras cosas, en el alcance de detección útil del radar.

Mejorando el soft se puede compensar la menor potencia y el menor tamaño de la antena ?
No, se obtiene un mejoramiento de la calidad en el tratamiento de la señal y otras cosas, pero el alcance siempre estará limitado a la relación entre el área o superficie de la antena y la potencia de emisión. Si la sección de la proa del A-4 sería más ovalada, cabría una antena unos centímetros más amplia y cada centímetro de más representa varios kilómetros de detección adicionales. Cuando se publicita al AT-63 con el radar APG-67 es casi un chiste ya que es lo mismo que utilizar un enorme telescopio pero la abertura es del tamaño de un botón. El tamaño de la proa importa y muchísimo.

Hoy el A-4AR puede disparar un misil BVR ?
Definitivamente no. En el caso de un AIM-120, el misil una vez disparado no es totalmente autónomo como se dice, sino que requiere recibir información del avión lanzador para actualizar su unidad de navegación y eso es posible solamente con un equipo de transmisión de datos de doble vía o Datalink, del cual los A-4AR no disponen. Además se requiere el soft correspondiente para que el radar y el sistema de navegación del avión suministren la información que el misil necesita antes de proceder al disparo, y el soporte físico del arma o afuste con el plug.

Con dichos elementos, entonces podría disparar por ejemplo un AIM-120 ?
Contando con dichos elementos no hay inconveniente para ello, y sería algo que realmente me gustaría ver, las emisiones del radar son bastantes discretas, es un avión que está en su salsa maniobrando y volando bajo, puede ser una combinación muy buena y una desagradable sorpresa para el enemigo.

Pero el A-4 no es un caza ?
Cuando tenés el blanco enganchado y salió un misil hacia él, mucho no cuenta desde dónde realizaste el lanzamiento. Las puntos flacos del A-4 se pueden convertir en puntos a favor si se combinan algunas técnicas operativas. Todos anhelamos un caza moderno, pero no se puede despreciar ni menos subestimar una CAP de dos A-4 armados con 120 y Sidewinder.

El ARG-1 puede guiar misiles aire-suelo ?
Hoy el radar proporciona blocks de información para una gran variedad de armas guiadas. Cada arma en particular necesita del radar determinados datos y ésa información está disponible e incluso algunos modelos están homologados, lo que no está son las armas y el soft individual de cada misil.

Qué se puede mejorar o actualizar del radar ?
Las actuales capacidades son suficientes, se puede afirmar que están sobredimensionadas en relación a la plataforma y al armamento. El radar no necesita ninguna actualización, sino darle herramientas, ésto es armamento. Incorporar al sistema A-4 uno o dos modelos de armas guiadas, implica de modo automático duplicar o triplicar el potencial ofensivo del avión. La única mejora deseable sería una antena de mayor tamaño pero eso no es posible.

Es posible conocer números sobre los alcances de detección del radar ?
En una operación aire-aire el radar es el principal medio para detectar la presencia de otra aeronave, pero no el único. Una adecuada combinación entre un sistema activo como es un radar y uno pasivo como lo es un sistema RWR proporcionan un tiempo muy interesante de reacción, ya que a veces la distancia poco importa, sino el tiempo. Quien ve o escucha primero, posiblemente pueda disparar primero, en tal sentido las distancias de detección son muy relativas, influyen e intervienen muchos factores. Hablar de 40, 60 o 100 km no significa mucho, ya que cuanto más tiempo se permanezca en silencio, más posibilidades de éxito hay. No es conveniente avisar con tanta anticipación que uno está ahí.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#9 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 26, 2013 9:30 pm

ARG-1 versao avancada do APG-66???

:shock: :lol: :lol: :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#10 Mensagem por Alitson » Ter Nov 26, 2013 9:37 pm

essa tb forçou...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#11 Mensagem por Penguin » Ter Nov 26, 2013 10:44 pm

Alitson escreveu:essa tb forçou...
Tem que dar o desconto, o autor é argentino :mrgreen:
Nada contra los hermanos.




Editado pela última vez por Penguin em Qua Nov 27, 2013 12:01 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#12 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 26, 2013 11:51 pm

Pois é...

Entonces voltamos a afirmação original...

ARG-1 = APG-66 Bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm Downgraded! ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#13 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Nov 27, 2013 2:10 am

Carlos Lima escreveu:Pois é...

Entonces voltamos a afirmação original...

ARG-1 = APG-66 Bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm Downgraded! ;)

[]s
CB_Lima
Carlos poderíamos dizer que dos 3 radares de nossos cacas o mais poderoso e de maior alcance, e o ELTA dos futuros A4, mas mesmo assim estao abaixo do argh-1 argentinos, mesmo ele sendo downgraded como vc falou?

O ELTA e usado tb nos kfir c2, c7 e c10, fadado lavi e copiado pelo j10, consideraria o scipio do AMX o pior de todos porém nacional e otimizado para ataque ao solo , pra quem atacava sem radar, agora esta muito bom, o do f5M acho razoável em tudo , o mais moderno de todos os 3, com eletrônica e resistência a interferência muito bons, porém com alcance inferior ao ELTA pois tem antena menor para caber no ridículo cone do nosso bicudo f5M.
Gostaria de sua opiniao sobre o que falei e sobre os 3 grato.
Marcos Ribeiro




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#14 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 27, 2013 3:35 am

Olha amigo,

Para saber "o melhor" tem algumas coisas que vão além da situação ideal que o fabricante coloca, e como você citou o tamanho do 'prato' do radar já influencia bastante o radar, assim como potência de transmissão e não sei se alguém revelaria como são esses dados no F-5M ou no A-4M.

Mas, em teoria, o radar dos A-4M até por serem os mais recentes, tem a chance de serem muito bons, assim como os dos nossos F-5 (pelo que me lembro o radar do A-4M operaria melhor no dia-a-dia de um PAviões por suportar mais aquele ambiente). Já o radar do A-1M é especializado para missões ar-superfície, e com isso pode ser que seja melhor nesses perfis de missão do que os do A-4/F-5, mas não seja tão bom em missões ar-ar.

O problema do ARG-1 é que além de ser bem mais antigo, ele sofre pelo fato de ter nascido como APG-66 e ter várias de suas funcionalidades retiradas para satisfazer os ingleses. O resultado disso certamente além de ser bem aquém, pode ter defeitos e limitações únicas que só realmente uma análise de perto poderia determinar o tamanho dos problemas dele.

Se eu for chutar, eu ficaria com o radar do A-4, seguido do F-5, e depois o A-1 para missões ar-ar e A-1/A-4/F-5 para missões ar-terra.

Mas é chute mesmo para ser honesto :D !

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Comparação de radares F-5MxA-4MxAMXM

#15 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 27, 2013 3:36 am

Alitson escreveu:O A-4M argentino usa uma versão local do APG-66, o ARG-1, não forcem...
A-4M nos referimos ao Skyhawk da MB. Ninguém falou em Argentina.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder