kirk escreveu:Olá Walter !WalterGaudério escreveu:Poderemos esperar cerca de 25/30 F 16 block 40/42 vindos da USAF esse é o plano B atualmente. E é isso.
Não que eu não goste do F-16, belo caça, porém radar superado, pod de reabastecimento incompatível, sem off-sets, sem ToT, perna curta, meia vida útil, dependência de manutenção e ferramental ... pergunto:
Isso pode ser resolvido durante a modernização, com a adição de CFT's com sondas revo para probe.
Não seria melhor fechar com o Gripen ? ... início de pagamentos daqui a 8 anos ... autonomia de manutenção, overhaul completa dos reatores, autonomia de integração de armas e pods, definição de requisitos operacionais ... comunalidade com os EWs ... off-sets, co-propriedade, participação de nossa indústria, empregos ...
Mas o Gripen C/D ou A/B possui um alcance ainda menor, mas não sei sobre comunalidade com nossos E-99, pois os nossos, apesar do radar Erieye, o nosso opera no Data-Link BR e não no Link 16.
Será que a emenda não ficaria pior que o soneto ??? ... ou seja é mais fácil "explicar" pra população a segunda opção que a primeira, né não ?
abs
kirk
Alternativas para fim do FX2
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Re: Alternativas para fim do FX2
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Re: Alternativas para fim do FX2
Estamos falando de um caça para o Brasil, não para Liechtenstein.kirk escreveu: Não seria melhor fechar com o Gripen ?
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Re: Alternativas para fim do FX2
Eu nunca imaginei o PAK ser uma solucao para o F-X 2.Penguin escreveu:Vc disse certo...os russos recebem! E mesmo assim vão receber uma versão provisória, sem a turbina definitiva e sem os sistemas definitivos.Carlos Lima escreveu: Os russos recebem o PAK a partir de 2016.
[]s
CB_Lima
Os indianos já ajustaram seu cronograma para ter seus PAK-FA em operação para após-2022.
E Segundo o think tank russo The Centre for Analysis of World Arms Trade (http://www.armstrade.org/), os PAK-FA para exportação só estariam disponíveis depois de 2025! (http://indrus.in/articles/2011/09/07/ru ... 12953.html)
Esses cronogramas não são compatíveis com o FX-2. Mas podem ser com um futuro FX-3.
[]s
E para cada materia Indiana criticando, tem materias elogiando. Acho que 'e bom esperar por infos oficiais.
E quanto ao desenvolmento do PAK, todas as aeronaves de combate desde a 4 geracao nao ficam 'prontas' de primeira... 'e s'o olhar o F35 e at'e mesmo o F-22.
Mas acho que vc ja sabe disso...
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Re: Alternativas para fim do FX2
Fonte: http://www.aeroin.net/profiles/blogs/pa ... pUvRsSsim4Em sequência tivemos outra palestra ministrada em inglês, desta vez presencial com o piloto Gideon Singer, Israelense e atualmente é Diretor Técnico e Piloto de Testes do Gripen NG na sueca SAAB.
Comparativo de Capacidade e Custos dos caças atuais modernos em relação ao Gripen NG.
Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 26, 2013 11:14 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Eu não concordo com esse comparativo.
Su-35S e EF-2000 abaixo do Gripen NG? Isso me parece mais marketing.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Mais uma prova de que o PPT e o papel aceitam tudo.
[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2
O cara 'e do time de Marketing do Gripen NG.gabriel219 escreveu:Eu não concordo com esse comparativo.
Su-35S e EF-2000 abaixo do Gripen NG? Isso me parece mais marketing.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O gráfico mostra a relação entre capacidade operacional e custo ao longo da vida. Em si não tem nada de absurdo.
O problema é como mensurar a capacidade e o custo operacional. No mínimo vai precisar do relatório homogêneo de um operador com dados de todos os caças dentro dos critérios de desempenho e custo. Ainda assim com muitas previsões e considerações estatísticas e matemáticas. Os dados são bem complicados de conseguir e padronizar para ter algo útil.
Empresas tem dificuldade de calcular esses parâmetros para carros, caminhões e outros equipamentos patronizados com informações no mercado. Imagina para algo bem mais restrito e personalizado que são os caças e equipamentos militares. Por exemplo, como vai por na conta a integração de outra origem que não utilizado pela força aérea do país de origem, sendo necessária a Força interessada (o caso a FAB) arcar com os custos de integração e homologação. Ou custo de modernização que pode ser mais ou menos caro dependendo dos planos do país de origem.
O problema é como mensurar a capacidade e o custo operacional. No mínimo vai precisar do relatório homogêneo de um operador com dados de todos os caças dentro dos critérios de desempenho e custo. Ainda assim com muitas previsões e considerações estatísticas e matemáticas. Os dados são bem complicados de conseguir e padronizar para ter algo útil.
Empresas tem dificuldade de calcular esses parâmetros para carros, caminhões e outros equipamentos patronizados com informações no mercado. Imagina para algo bem mais restrito e personalizado que são os caças e equipamentos militares. Por exemplo, como vai por na conta a integração de outra origem que não utilizado pela força aérea do país de origem, sendo necessária a Força interessada (o caso a FAB) arcar com os custos de integração e homologação. Ou custo de modernização que pode ser mais ou menos caro dependendo dos planos do país de origem.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Vc não quer ver o obvio. Fazer o que?Carlos Lima escreveu:Eu nunca imaginei o PAK ser uma solucao para o F-X 2.Penguin escreveu: Vc disse certo...os russos recebem! E mesmo assim vão receber uma versão provisória, sem a turbina definitiva e sem os sistemas definitivos.
Os indianos já ajustaram seu cronograma para ter seus PAK-FA em operação para após-2022.
E Segundo o think tank russo The Centre for Analysis of World Arms Trade (http://www.armstrade.org/), os PAK-FA para exportação só estariam disponíveis depois de 2025! (http://indrus.in/articles/2011/09/07/ru ... 12953.html)
Esses cronogramas não são compatíveis com o FX-2. Mas podem ser com um futuro FX-3.
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E para cada materia Indiana criticando, tem materias elogiando. Acho que 'e bom esperar por infos oficiais.
E quanto ao desenvolmento do PAK, todas as aeronaves de combate desde a 4 geracao nao ficam 'prontas' de primeira... 'e s'o olhar o F35 e at'e mesmo o F-22.
Mas acho que vc ja sabe disso...
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CB_Lima
Não se está criticando o PAK. Até porque algo próximo a isso não é permitido na Rússia. Claro que sendo assim, pela imprensa russa se terá sempre uma visão cor-de-rosa desse programa. Mas algumas informações que não são propriamente críticas ao caça acabam eventualmente escapulindo e percebe-se que a coisa não é tão simples para os russos, assim como não é simples para ninguém.
Tem sido difícil para os EUA e parceiros, que investem bilhões e bilhões, desenvolver caças avançados. Tem sido difícil para todos que querem desenvolver caças avançados. Por que com os russos seria diferente? Aliás, não foi fácil para eles o desenvolvimento dos Mig-29 e Su-27 numa época em que tinham recursos para gastar...
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Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 26, 2013 10:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O que é óbvio Santiago?
Que programas de 5 geração ganham maturidade pouco a pouco? E que essas coisas levam tempo?
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Re: Alternativas para fim do FX2
Se a FAB já está pensando em F-16 do deserto como plano B, é porque essa porcaria de FX rompeu de vez qualquer barreira do bom senso... e está cavando o fundo do poço para tentar fazer uma visita informal ao capeta e tomar um xá no quinto dos infernos.
abs.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Que a Índia (segundo seu MD) planeja ter seus PAK operacionais apenas após-2022.Carlos Lima escreveu:
O que é óbvio Santiago?
Que programas de 5 geração ganham maturidade pouco a pouco? E que essas coisas levam tempo?
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CB_Lima
Que os PAK estarão disponíveis para exportação apenas após 2025.
Datas que me parecem bem razoáveis para o tamanho dos desafios que os russos e indianos terão pela frente.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Sei lá, mas as vezes acho que vocês botam fé demais na nossa política de defesa... tenho dificuldades em enxergar nosso GF bancando o montante de recursos que um projeto de 5ªG exige...
Para finalizar o FX já esta sendo um parto, imaginem a guerra que vai ser na hora de escolher um programa para entrar, ou vocês acham que não vai ter "n" países querendo nossos recursos para financiar seus projetos? Vai ter (hipoteticamente) russos, chineses, japoneses, coreanos, suecos, turcos, todos havidos por nossa participação... e os americanos, será que também não vão querer mais um no clube do F-35 (de prateleira) lá pelos idos de 2020?
Para finalizar o FX já esta sendo um parto, imaginem a guerra que vai ser na hora de escolher um programa para entrar, ou vocês acham que não vai ter "n" países querendo nossos recursos para financiar seus projetos? Vai ter (hipoteticamente) russos, chineses, japoneses, coreanos, suecos, turcos, todos havidos por nossa participação... e os americanos, será que também não vão querer mais um no clube do F-35 (de prateleira) lá pelos idos de 2020?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Alternativas para fim do FX2
A FAB vai comprar estas sucatas de F-16 com recursos próprios? No peito? E a grana para reformar e atualizar? Se é que terão isto!
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Alternativas para fim do FX2
Irão comprar também o aspirador de entulhos das pistas + a vassoura mecânica? Ou formarão aqueles mutirões de limpeza composto por todo o pessoal da base para limpar a pista a cada pouso ou decolagem?
Um abraço!
Fernando Augusto Terra