Alternativas para fim do FX2
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Re: Alternativas para fim do FX2
Se for pela qualidade, os Typhoons semi-novos seriam a melhor opção.
Porém, se o custo e facilidade de encontrar upgrades forem fundamentais, os F16 são de longe a melhor opção. Inclsuive servem como substitutos de emergência para os F5.
Porém, se o custo e facilidade de encontrar upgrades forem fundamentais, os F16 são de longe a melhor opção. Inclsuive servem como substitutos de emergência para os F5.
- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Dentre todos os usadões e semi-novos citados (MiG-29, Su-27, F-16...), o que mais gosto é do EF-2000. Se achar mais 4 deles, dá para formar 2 GDA's dignos.
Estão por 14/45 milhões de euros cada, está bem barato para o vetor e não deve estar muito usado. Talvez a própria Espanha possa até liberar mais 4 para completar 2 GDA's com 12 caças cada.
Uma boa solução, há curto prazo, seria caçar e comprar 36 ou 48 F-16 (incluindo os que seriam destinados ao Egito, novos) e moderniza-los para o padrão Block 52 (não precisaria modernizar os F-16 que iriam para o Egito) e comprar os 20 EF-2000 Espanhóis (tenta arrumar mais 4 que fica ótimo).
Desse jeito podemos ter tempo até 2025 para ter nosso caça de 5ª geração (creio que o EF-2000 possa operar até 2030).
Estão por 14/45 milhões de euros cada, está bem barato para o vetor e não deve estar muito usado. Talvez a própria Espanha possa até liberar mais 4 para completar 2 GDA's com 12 caças cada.
Uma boa solução, há curto prazo, seria caçar e comprar 36 ou 48 F-16 (incluindo os que seriam destinados ao Egito, novos) e moderniza-los para o padrão Block 52 (não precisaria modernizar os F-16 que iriam para o Egito) e comprar os 20 EF-2000 Espanhóis (tenta arrumar mais 4 que fica ótimo).
Desse jeito podemos ter tempo até 2025 para ter nosso caça de 5ª geração (creio que o EF-2000 possa operar até 2030).
Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Nov 26, 2013 7:54 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O F-16 não tem um upgrade para o radar AESA?
A questão não é se o Brasil pode entrar num programa de caça de 5ª geração, como o PAK-FA, pois ele pode entrar em qualquer programa. A questão é com o que o Brasil pode contribuir e o que o Brasil pode adquirir.
O que eu sinto em relação ao PAK-FA é que muitos esperam que o Brasil entre, faça determinada coisas e adquira o conhecimento de desenvolver, projetar e manufaturar um radar, uma turbina e etc. Coisa que eu não acredito. A questão é qual a relação entre "DINHEIRO x TEMPO x CONHECIMENTO" temos que investir para desenvolver determinada incumbência num determinado tempo.
Eu acredito que o mais importante não é entrar num projeto de 5ª geração agora e sim aumentar a participação do que já conhecemos. Escolher um vetor, seja de 4ª ou 5ª, e nós desenvolvermos um futuro MLU para ele. Eu acredito que o principal conhecimento esteja aí. Nós poderíamos ter feito isso mais "ferozmente" no F-5, AMX e A-4. Se alguns anos atrás nós tivéssemos estipulado que dominar o desensolvimento de radares, motores e etc como fundamental, poderíamos ter desenvolvido algo aqui.
Me agrada muito em pegar EF-2000 T-1 e pensarmos num MLU para alguma data futura e até lá, investir no que se é necessário.
A questão não é se o Brasil pode entrar num programa de caça de 5ª geração, como o PAK-FA, pois ele pode entrar em qualquer programa. A questão é com o que o Brasil pode contribuir e o que o Brasil pode adquirir.
O que eu sinto em relação ao PAK-FA é que muitos esperam que o Brasil entre, faça determinada coisas e adquira o conhecimento de desenvolver, projetar e manufaturar um radar, uma turbina e etc. Coisa que eu não acredito. A questão é qual a relação entre "DINHEIRO x TEMPO x CONHECIMENTO" temos que investir para desenvolver determinada incumbência num determinado tempo.
Eu acredito que o mais importante não é entrar num projeto de 5ª geração agora e sim aumentar a participação do que já conhecemos. Escolher um vetor, seja de 4ª ou 5ª, e nós desenvolvermos um futuro MLU para ele. Eu acredito que o principal conhecimento esteja aí. Nós poderíamos ter feito isso mais "ferozmente" no F-5, AMX e A-4. Se alguns anos atrás nós tivéssemos estipulado que dominar o desensolvimento de radares, motores e etc como fundamental, poderíamos ter desenvolvido algo aqui.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Taiwan está modernizando seus F-16A/B com radar AESA americano...
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Re: Alternativas para fim do FX2
Os russos recebem o PAK a partir de 2016.gabriel219 escreveu:Mas ninguém falou isso, por isso que cito que, SE entrarmos esse ano no PAK-FA, teremos o nosso protótipo lá para 2024 e a aeronave operacional lá para 2030.
Mas, por enquanto, está bem mais concreto do que o FS2020, que ainda é uma incógnita.
Há o KF-X da CS, mas com a compra de 40 F-35A, não sei se esse projeto irá para frente.
Outros programas ainda são pequenos esboços de algumas empresas.
Temos também o Mikoyan LMFS, que, segundo a própria empresa, está em desenvolvimento, mas eles estão se empenhando mais no MiG-35.
F-35A fora OTAN só e 2025 e olhe lá.
Então o único que nos ofereceu participação e o mais concreto que podemos participar é o PAK-FA.
Sobre os Indianos, a principal coisa que eles reclamam é que não querem que a Rússia venda sua versão. Além disso, o PAK Indiano, é bem diferente do PAK-FA Russo. Novos materiais serão empregados, deverá ser 2 pilotos, o que terão que mudar mais a estrutura da aeronave e estão querendo colocar o BrahMos no seu PAK.
Ou seja, o PAK Indiano é bem mais complexo que o Russo e deverá demorar ainda mais.
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Re: Alternativas para fim do FX2
WalterGaudério escreveu:Poderemos esperar cerca de 25/30 F 16 block 40/42 vindos da USAF esse é o plano B atualmente. E é isso.
Que triste
B de B...sta!
Esses F-16 estão """"Muito"""" no osso!!
Sério mesmo!
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Re: Alternativas para fim do FX2
Pessoal, alguém sabe por quanto a Espanha irá vender seus EF-2000, pois encontro fontes relatando de 45 milhões até 14 milhões de euros.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Provavelmente o valor mais alto.gabriel219 escreveu:Pessoal, alguém sabe por quanto a Espanha irá vender seus EF-2000, pois encontro fontes relatando de 45 milhões até 14 milhões de euros.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Se o cronograma do FX-2 tivesse sido seguido com maior rigidez, o processo não estaria tão esculhambado.Bourne escreveu:Errado!!!Penguin escreveu: Para se chegar ao ponto atual, levou-se anos negociando e pressionando essas 3 empresas (Dassault, Saab e Boeing) e seus respectivos governos (França, Suécia e EUA). Houve uma competição entre os 3 para se chegar ao nível atual de ToT e offsets. Se jogarmos tudo fora e iniciarmos um novo FX2.1 com uma única empresa, vamos gastar anos negociando tudo de novo com essa nova empresa e essa nova empresa não terá concorrência ou "maiores incentivos" para forçá-la a fazer concessões e melhorar sua proposta.
Opinião sua.
A estrutura de cooperação e incentivos é muito mais complexa de ter mais de uma empresa. Se pode efetuar uma negociação direta e por meio de barganha atingir objetivos melhores do que se a mesma negociação tivesse três ou mais candidatos. Além de ninguém te obrigar a dizer sim e qualquer coisa. Existe a possibilidade teórica e legal (no caso do Brasil) de abandonar as negociações se não foram satisfeitos critérios mínimos que se espera.
Não há nenhum indício de que as negociações do FX2 não chegaram a um bom termo.
Há sim, uma indecisão infinita por parte do GF em realmente fechar o negócio.
O Brasil pode realmente cancelar o FX-2 na hora que quiser. É um direito. Mas não o fez e nem há indícios que vá fazer isso. Inclusive no recente Livro Branco da Defesa consta o FX-2.
Não se negocia com uma empresa e governo. Dada a complexidade do equipamento, manutenção e tecnologia se mantém sub acordos e interações com centenas ou milhares de empresas e centros de pesquisa. Cada ponto ou ToT possui uma longa cadeia de negociações e planejamento para ser transferida. Não é uma pílula mágica como muitos políticos e leigos da imprensa golpista acham.
E vamos jogar todo esse esforço feito, que consumiu milhares de horas do Governo, instituições e empresas (MD, FAB, MDIC, MRE, centros de pesquisa, empresas etc etc) fora?! Por que razão? Só porque vc acha que o FX-2 caducou?!
O próprio processo do FX começou errado, está envelhecido e envenenado por todos tipo de influencia política escusa. Os concorrentes não são os melhores e é hora de reconsiderar novas opções. Seja do PAk, F35 ou participação em algum novo projeto. Escolher uma solução defasada e que não mais condiz com o momento atual para passar credibilidade e "adiantar" as coisas é no mínimo um crime contra as futuras gerações e ideia de planejamento de longo prazo.
Sou a favor que nos integremos a um projeto de 5a geração. Mas em paralelo ao FX-2.
Um FX-3 de 5a geração será relativamente mais complexo e arriscado que o FX-2 e tomará provavelmente mais tempo e recursos que o FX-2 para ser desenvolvido. Se há toda essa amarração com o FX-2, imagino a problemática que enfrentaremos com um FX-3 de 5a geração. Corremos um sério risco de que os F-5 e AMX deem baixa e fiquemos esperando a finalização do FX-3.
Além disso, o FX-2 já está com tudo relativamente encaminhado e negociado para se discutir a assinatura de um contrato (+1 ano). Só falta a PR tomar uma decisão e implementá-lo.
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Alternativas para fim do FX2
Olá Walter !WalterGaudério escreveu:Poderemos esperar cerca de 25/30 F 16 block 40/42 vindos da USAF esse é o plano B atualmente. E é isso.
Não que eu não goste do F-16, belo caça, porém radar superado, pod de reabastecimento incompatível, sem off-sets, sem ToT, perna curta, meia vida útil, dependência de manutenção e ferramental ... pergunto:
Não seria melhor fechar com o Gripen ? ... início de pagamentos daqui a 8 anos ... autonomia de manutenção, overhaul completa dos reatores, autonomia de integração de armas e pods, definição de requisitos operacionais ... comunalidade com os EWs ... off-sets, co-propriedade, participação de nossa indústria, empregos ...
Será que a emenda não ficaria pior que o soneto ??? ... ou seja é mais fácil "explicar" pra população a segunda opção que a primeira, né não ?
abs
kirk
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: Alternativas para fim do FX2
Mesmo valendo US$ 61 milhões cada e um Su-35S valendo US$ 65 milhões cada (aeronave completa, com seus sistemas, mas sem armamentos), ainda vale a pena, pois estão em pronto emprego e são excelentes aeronaves.
Para agradar todo mundo poderíamos fazer:
1) Leasing de 12 Su-35S + compra de 36 Su-35M (fabricados aqui para substituir os F-16 em meados de 2026-2027, deixando os EF-2000 fazendo o papel dos F-16 e o Su-35S rende os EF-2000 na missão de DA).
2) Compra de 20 EF-2000 T1 monopostos + 4 EF-2000 T1/T2 bipostos, que faram missão de defesa aérea em 2 GDA's (2ª GDA em Manaus e 3ª GDA em Canoas, enquanto o 1ª GDA ficaria com o Leasing do Su-35S).
3) Compra de 36 F-16A/B ou C/D de algum estoque por ai e os Egípcios para cumprir missão nos GAv Ca (substituindo os F-5M, com um GAv Ca criado em Belém e outro transferido para Salvador, dando para formar 3 GAv Ca).
4) Acordo para participação no projeto do PAK-FA.
Apesar do pesadelo logístico que seria (creio que nem tanto assim, daria para adaptar tudo, pois nenhum caça, fora os F-5M e AMX A-1M, podem "conversar" com nossos sistemas devido ao Data-Link BR, mas o problema maior seria as peças).
Teríamos, há curto prazo (2-3 anos), uma frota com 72 caças excelentes e nos daria um tempo até 2032 para o desenvolvimento de nosso caça de 5ª Geração, que já deveria está voando.
Já que é para sonhar, então ...
Para agradar todo mundo poderíamos fazer:
1) Leasing de 12 Su-35S + compra de 36 Su-35M (fabricados aqui para substituir os F-16 em meados de 2026-2027, deixando os EF-2000 fazendo o papel dos F-16 e o Su-35S rende os EF-2000 na missão de DA).
2) Compra de 20 EF-2000 T1 monopostos + 4 EF-2000 T1/T2 bipostos, que faram missão de defesa aérea em 2 GDA's (2ª GDA em Manaus e 3ª GDA em Canoas, enquanto o 1ª GDA ficaria com o Leasing do Su-35S).
3) Compra de 36 F-16A/B ou C/D de algum estoque por ai e os Egípcios para cumprir missão nos GAv Ca (substituindo os F-5M, com um GAv Ca criado em Belém e outro transferido para Salvador, dando para formar 3 GAv Ca).
4) Acordo para participação no projeto do PAK-FA.
Apesar do pesadelo logístico que seria (creio que nem tanto assim, daria para adaptar tudo, pois nenhum caça, fora os F-5M e AMX A-1M, podem "conversar" com nossos sistemas devido ao Data-Link BR, mas o problema maior seria as peças).
Teríamos, há curto prazo (2-3 anos), uma frota com 72 caças excelentes e nos daria um tempo até 2032 para o desenvolvimento de nosso caça de 5ª Geração, que já deveria está voando.
Já que é para sonhar, então ...
Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Nov 26, 2013 8:24 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Vc disse certo...os russos recebem! E mesmo assim vão receber uma versão provisória, sem a turbina definitiva e sem os sistemas definitivos.Carlos Lima escreveu:Os russos recebem o PAK a partir de 2016.gabriel219 escreveu:Mas ninguém falou isso, por isso que cito que, SE entrarmos esse ano no PAK-FA, teremos o nosso protótipo lá para 2024 e a aeronave operacional lá para 2030.
Mas, por enquanto, está bem mais concreto do que o FS2020, que ainda é uma incógnita.
Há o KF-X da CS, mas com a compra de 40 F-35A, não sei se esse projeto irá para frente.
Outros programas ainda são pequenos esboços de algumas empresas.
Temos também o Mikoyan LMFS, que, segundo a própria empresa, está em desenvolvimento, mas eles estão se empenhando mais no MiG-35.
F-35A fora OTAN só e 2025 e olhe lá.
Então o único que nos ofereceu participação e o mais concreto que podemos participar é o PAK-FA.
Sobre os Indianos, a principal coisa que eles reclamam é que não querem que a Rússia venda sua versão. Além disso, o PAK Indiano, é bem diferente do PAK-FA Russo. Novos materiais serão empregados, deverá ser 2 pilotos, o que terão que mudar mais a estrutura da aeronave e estão querendo colocar o BrahMos no seu PAK.
Ou seja, o PAK Indiano é bem mais complexo que o Russo e deverá demorar ainda mais.
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Os indianos já ajustaram seu cronograma para ter seus PAK-FA em operação para após-2022.
E Segundo o think tank russo The Centre for Analysis of World Arms Trade (http://www.armstrade.org/), os PAK-FA para exportação só estariam disponíveis depois de 2025! (http://indrus.in/articles/2011/09/07/ru ... 12953.html)
Esses cronogramas não são compatíveis com o FX-2. Mas podem ser com um futuro FX-3.
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Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 26, 2013 8:26 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Parece que é mesmo 45 milhões de euros cada.gabriel219 escreveu:Pessoal, alguém sabe por quanto a Espanha irá vender seus EF-2000, pois encontro fontes relatando de 45 milhões até 14 milhões de euros.
http://www.strategicdefenceintelligence ... air_force/Undisclosed military sources were quoted by Flightglobal as saying that the proposal was valued at an estimated EUR45 million for each aircraft.
Seria uma barganha, desde que o GF garantisse um aumento da verba para custear a operação dessas aeronaves que são reconhecidamente custosas de operar.
Eu sou a favor da extinção do GTE e do redirecionamento dos recursos gastos na sua operação para o GDA + Typhoon. Países sérios com cobertor curto fazem isso, colocam autoridades para voar em aviões de carreira ao invés de comprometer as operações essenciais de uma Força Aérea. Questão de prioridades.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Penguin, se extinguir o GTE, vai dar para comprar uns 144 PAK-FA + 216 F-35A para o LOW.Penguin escreveu:Parece que é mesmo 45 milhões de euros cada.gabriel219 escreveu:Pessoal, alguém sabe por quanto a Espanha irá vender seus EF-2000, pois encontro fontes relatando de 45 milhões até 14 milhões de euros.
http://www.strategicdefenceintelligence ... air_force/Undisclosed military sources were quoted by Flightglobal as saying that the proposal was valued at an estimated EUR45 million for each aircraft.
Seria uma barganha, desde que o GF garantisse um aumento da verba para custear a operação dessas aeronaves que são reconhecidamente custosas de operar.
Eu sou a favor da extinção do GTE e o redirecionamento dos recursos gastos na sua operação para o GDA + Typhoon. Países sérios fazem isso, colocam autoridades para voar em aviões de carreira ao invés de comprometer as operações essenciais de uma Força Aérea. Questão de prioridades.
Infelizmente isso NUNCA irá acontece, se não, como assistiram os jogos da Copa e iram para o Litoral, comendo caviar e lagosta ???
O orçamento nosso dá para ter a 7ª potência militar, mas para isso, precisamos retirar imediatamente as pensões e aposentadorias do orçamento de Defesa para o Ministério da Previdência.
Pelo que pedem no EF-2000, está barato e ainda dá para modifica-lo e deixar mais "tunado", como aviônicos "Brasraelenses", com direito até a AESA (poderíamos colocar até o mesmo radar nos F-16), diplay de tela única (acho o glass cockpit muito simples) e HMDS.
Além disso, tanto o F-16 quanto o EF-2000 usam o AIM-120, de preferência, AIM-120C-7 e até Meteor. Além de Storm Shadow, Brimstone e entre outros.
24 EF-2000 + 48 F-16 (ambos modernizados ainda mais com radares AESA) seria o negócio da década e 12 (leasing) + 36 Su-35S/M + 24 EF-2000 + 36 F-16 seria o negócio do século (para nós).
A FAB poderia dizer: "olha GF, vamos fazer tais acordos com Espanhóis e EUA por 24 EF-2000 e 36 F-16, para agradar sua parte, aceitamos Leasing de 12 Su-35S + fabricação nacional de outros 36, além de aceitarmos participar do programa do PAK-FA, com isso, podem finalizar o F-X2 que estaremos supridos até 2032-34, quando nosso caça de 5ª Geração estará quase entrando em operação. Então, com isso, vocês podem vender isso na campanha, atenderemos vocês a qualquer hora para GTE e ainda daremos caviar e vinho safra de 19 e PQP, com tanto que façam o acordo com os Russos e disponibilizem mais verba para nós, além de tirar as previdências militares do orçamento de Defesa e passa-lo para o MP.
Assim todos ficamos satisfeitos".
Talvez possa até ter acordo.