Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
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gabriel219
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#1786
Mensagem
por gabriel219 » Qui Nov 21, 2013 6:57 pm
Wingate escreveu:bcorreia escreveu:
Não creio que "esquecer" o MAN-1 seja uma boa ideia, até porque, além da versão lançada por navios, creio que também deverá haver versões embarcadas em helicopteros, aviões de ataque e lançados por tubos de torpedo de submarino assim como os Exocet, talvez não dê para fazer tudo isso com o Matador, até porque, ele deve ser maior e bem mais pesado que o MAN-1 (um Exocet pesa menos de 700 quilos, não creio que um Matador que só de explosivos tem 450 quilos tenha dimensões e peso próximos disso).
Pergunta: Hipoteticamente, não poderia ser instalado em plataformas fixas off-shore também, como proteção ao pré-sal?
Wingate
Com toda a certeza. Por isso que sou á favor de uma versão do AV-TM 300 anti-navio, pois poderia ser lançado do Astros FN também.
Um AV-TM 300 naval teria aplicações no Astros FN, Navios de superfície, aeronaves de asa fixa e até em Submarinos. Traria muitas vantagens frente ao MAN-1 que só está previsto para meios de superfície.
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LeandroGCard
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#1787
Mensagem
por LeandroGCard » Qui Nov 21, 2013 9:37 pm
gabriel219 escreveu:Os nossos sub's (SSK's e SSN) terão tubos de 533 mm. Isso é mais que o suficiente para lançar um AV-TM 300, com sistema de lançamento igual ao do SM-39.
Uma versão operada por Heli deveria ser menor, assim como o MAN-1 também deverá possuir uma versão menor para operar á partir de helis, pois um MAN-1 normal não operarar em um heli, assim como o Exocet.
Aeronaves de ataque podem lançar o AV-TM 300 e creio que haverá uma versão Ar-Sup do mesmo.
A versão que falei com ogiva de 450 kg e 2000 km de alcance é outra versão totalmente fora do AV-TM 300. As versões anti-navio que falo é retirada do AV-TM 300 com algumas modificações. Nada mais que isso.
Também acredito que com o desenvolvimento do AVMT a versão de lançamento naval (e eventualmente por submarino e de terra) do MAN-1 passa a ser irrelevante. Mas ainda seria importante a versão de lançamento aéreo por heli ou avião, tanto para uso na FAB quanto na MB.
O AVMT é grande demais para a maioria das aeronaves, e mesmo as que podem carregá-lo teriam restrições ao fazê-lo. Além disso o seu alcance maior só tem utilidade no caso de FT´s protegidas por NAe´s maiores ou em maior número, e neste caso nossa arma de escolha seriam os sub´s e não aeronaves. Já o MAN-1 permitiria o transporte de 2 ou mesmo 4 por aeronave sem muitos problemas, tornando muito mais simples saturar as defesas de FT´s com proteção aérea limitada.
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gabriel219
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#1788
Mensagem
por gabriel219 » Qui Nov 21, 2013 10:40 pm
Sim, pode ser também, mas poderia ser feita uma versão menor do AV-TM 300, pois a própria aeronave poderia manter o alcance (já teria uma boa velocidade e altitude no lançamento). Uma versão menor ainda poderia ter alcance de 300 km ou 250 km. Ambos poderiam ser satisfatórios.
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#1789
Mensagem
por LeandroGCard » Qui Nov 21, 2013 11:03 pm
gabriel219 escreveu:Sim, pode ser também, mas poderia ser feita uma versão menor do AV-TM 300, pois a própria aeronave poderia manter o alcance (já teria uma boa velocidade e altitude no lançamento). Uma versão menor ainda poderia ter alcance de 300 km ou 250 km. Ambos poderiam ser satisfatórios.
Uma versão menor do AVMT já seria praticamente o MAN-2, a versão do míssil da marinha com uma turbina, o que segundo foi divulgado já está previsto.
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#1791
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por LeandroGCard » Sex Nov 22, 2013 10:55 am
gabriel219 escreveu:Isso é oficial mesmo, haverá versão do AV-TM 300 para a MB???
Até onde sei não existe nenhuma previsão para isso, mas tecnicamente falando uma vez que o sistema de guiagem do MAN-1 e a estrutura/propulsão/controle do AVMT estejam funcionando esta seria uma evolução natural. A MB poderia rapidamente receber um míssil com 300 Km e alcance e 200 kg de ogiva, um desempenho superior ao esperado para o próprio Exocet Block-III (180 km e 165 kg) previsto para as novas escoltas de 6.000 ton, com um custo de desenvolvimento provavelmente menor, pois deve ser mais fácil trocar a eletrônica do AVMT do que a motorização do MAN-1.
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Luís Henrique
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#1792
Mensagem
por Luís Henrique » Sex Nov 22, 2013 11:43 am
LeandroGCard escreveu:gabriel219 escreveu:Isso é oficial mesmo, haverá versão do AV-TM 300 para a MB???
Até onde sei não existe nenhuma previsão para isso, mas tecnicamente falando uma vez que o sistema de guiagem do MAN-1 e a estrutura/propulsão/controle do AVMT estejam funcionando esta seria uma evolução natural. A MB poderia rapidamente receber um míssil com 300 Km e alcance e 200 kg de ogiva, um desempenho superior ao esperado para o próprio Exocet Block-III (180 km e 165 kg) previsto para as novas escoltas de 6.000 ton, com um custo de desenvolvimento provavelmente menor, pois deve ser mais fácil trocar a eletrônica do AVMT do que a motorização do MAN-1.
Leandro G. Card
Encontrei algumas referências que indicam 700 kg de peso para o AVMT-300.
Se for isto, não vejo porque falarmos mais em MAN-1. O Exocet MM40 block 1 pesa mais de 800 kg.
Alguém poderia confirmar o peso do Matador e também suas dimensões???
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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LeandroGCard
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#1793
Mensagem
por LeandroGCard » Sex Nov 22, 2013 12:59 pm
Luís Henrique escreveu:Encontrei algumas referências que indicam 700 kg de peso para o AVMT-300.
Se for isto, não vejo porque falarmos mais em MAN-1. O Exocet MM40 block 1 pesa mais de 800 kg.
Alguém poderia confirmar o peso do Matador e também suas dimensões???
Também já vi referências a este peso de 700 Kg para o AVMT, mas acredito que este valor veio das estimativas iniciais do projeto antigo, aquele com nariz rombudo, asas e tomadas de ar laterais:
O míssil proposto agora é muito diferente, então acho que as especificações serão bem outras:
Comparando com mísseis estrangeiros similares o AVMT terá alcance 50% maior do que por exemplo um RBS-15 ou um OTOMAT, com o motor e a ogiva na mesma faixa de potência/peso. Isso significa que ele deve ser um pouco mais pesado no lançamento do que estes mísseis que pesam 800 e 770 kg respectivamente. Eu chutaria algo entre 900 e 1000 kg.
Já o Exocet Block-3 é apresentado no site da MDBA como tendo 780 Kg no lançamento:
http://www.mbda-systems.com/mediagaller ... m40_ds.pdf
E o MAN-1 é sempre descrito como equivalente ao MM-40 block-II, que pesa 670 kg.
Leandro G. Card
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#1794
Mensagem
por gabriel219 » Sex Nov 22, 2013 2:39 pm
Mesmo assim pode ser embarcado em lançadores horizontais ou até verticais, pois maior que o SCALP Naval não deve ser mas acho 1 T muito para o míssil, pois o SCALP possui alcance de 500 km, ogiva de 450 kg e massa total de 1,230 kg. Creio que o AV-TM 300 tenha massa entre 800-950 kg.
Também acho ser a evolução natural, mas eu preferiria desenvolver uma versão menor do AV-TM 300 para aviação (lembrando que o SCALP Naval é bem mais massivo e ainda sim pode ser transportado por aeronaves de asa fixa) do que desenvolver toda a gama do MAN-1, que seria mais limitado.
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#1795
Mensagem
por FCarvalho » Sáb Abr 19, 2014 3:48 pm
Alguém saberia dizer este este veículo da Avibrás teria outro ouso que não servir de plataforma C2 nas baterias atuais do Astros III? Trata-se de um bldo de projeto modular, mas apesar disso, não se tem notícia de outras possibilidades de emprego para ele no EB ou em outras ffaa's, que não a cita acima. O que realmente me parece um desperdício de oportunidade, com tanta coisa acontecendo no mundo dos bldos sobre rodas por aí.
abs.
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#1796
Mensagem
por Bolovo » Sáb Abr 19, 2014 5:42 pm
Pra levar um AVMT ar-terra...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Lywis
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#1798
Mensagem
por Lywis » Seg Abr 21, 2014 6:09 pm
luidpossan escreveu:
lançamento do AV-MT 300
Onde? Quando? As imagens estão em qual sítio? Ou é montagem?
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henriquejr
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#1799
Mensagem
por henriquejr » Seg Abr 21, 2014 6:12 pm
Reparem que o estilo dele já mudou em relação ao modelo apresentado anteriormente. Ta bem parecido com o Harpoon.
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