CRUZEX 2013
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Re: CRUZEX 2013
O Irã já não conseguiu copiar o F-5?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- jambockrs
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Re: CRUZEX 2013
Meus prezados:
http://portaldefesa.com/site/thumbnail. ... icle_large
Que dispositivo é este sob a asa direita?
http://portaldefesa.com/site/thumbnail. ... icle_large
Que dispositivo é este sob a asa direita?
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Re: CRUZEX 2013
Não é só o trilho usado para prender mísseis e bombas ao avião?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- prp
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Re: CRUZEX 2013
Inclusive o Brasil vendeu 25 caças de superioridade aérea, Super Tucanos, para eles, sem problemas.Marechal-do-ar escreveu:Bem... A postura antiamericana é da boca pra fora, que eu me lembro os EUA continuam sendo o principal destino do petróleo venezuelano e a Venezuela não está na lista dos países com restrições a exportações.JL escreveu:Existe todo um mito, lenda ou exagero, talvez verdades sobre a tal "coleira", que os norte americanos impõem na venda e utilização dos seus armamentos. Mas como os F 16 da Venezuela estão voando na Cruzex, depois de tantos anos que este país adotou uma postura anti norte americana.
Seria interessante saber a reação dos EUA se ao invés de só lero lero houvesse ações anti EUA reais.
Pro Irã o serviço de atendimento ao cliente dos EUA não funciona muito bem...
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Re: CRUZEX 2013
Prezados,
Alguns comentários rápidos sobre o portões abertos deste ano da CRUZEX:
i) Minha máquina fotográfica quebrou (PUTZ!!);
ii) O sol estava bem mais ameno que da vez anterior;
iii) tinha gente pra caramba; deixei pro final da tarde e fiquei 1:15 h no trânsito pra chegar na BANT;
iv) a interação com as aeronaves estrangeiras foi mais restrita desta vez. Na anterior todos os caças, inclusive os franceses que não vieram nesta, estavam dispersos no meio da massa. Desta vez estavam distantes.
v) as filas para entrar no nosso C130 H e no C130 J, assim como no A1 eram intermináveis. Só pude olhar por fora.
vi) O nosso C130 está bem judiadinho. O C130 J canadense é outra aeronave, se comparado com nosso Hércules. Muito maior (mais longo, mais volume) e certamente mais moderno. Se de fato o C390 for da mesma categoria do C130 J (pelos comentários e publicações seria até um pouco maior) estaremos dando um salto absurdo em termos de aviação de transporte.
vii) das conversas rápidas que consegui com pilotos e operadores de nossas aves, as seguintes informações podem ser importantes (peço desculpas se forem redundantes):
a) O Poti (2/8) está com dotação de 09 helicópteros (falta a entrega de 03 portanto) e, segundo um Primeiro Tenente Piloto, a disponibilidade é excelente, as aeronaves são muito confiáveis e robustas e tem excelente alcance. A doutrina é para apenas ataque e nenhum treinamento em transporte, infiltração exfiltração foi feito. Segundo este mesmo piloto foram entregues mísseis ar superfície e inclusive já forma testados com sucesso (será mesmo???). O Mi35M me pareceu bastante rústico, bruto, menor do que eu imaginava. A carenagem atrás da saída de gases está parecendo o fogão a lenha da minha velha e querida vó!
O piloto disse que estão se desdobrando com a logística. Segundo ele o fato de estarem baseados em PV está criando problemas sérios de logística!
Completo depois as informações.
Abraço a todos.
Wsantana.
b)
Alguns comentários rápidos sobre o portões abertos deste ano da CRUZEX:
i) Minha máquina fotográfica quebrou (PUTZ!!);
ii) O sol estava bem mais ameno que da vez anterior;
iii) tinha gente pra caramba; deixei pro final da tarde e fiquei 1:15 h no trânsito pra chegar na BANT;
iv) a interação com as aeronaves estrangeiras foi mais restrita desta vez. Na anterior todos os caças, inclusive os franceses que não vieram nesta, estavam dispersos no meio da massa. Desta vez estavam distantes.
v) as filas para entrar no nosso C130 H e no C130 J, assim como no A1 eram intermináveis. Só pude olhar por fora.
vi) O nosso C130 está bem judiadinho. O C130 J canadense é outra aeronave, se comparado com nosso Hércules. Muito maior (mais longo, mais volume) e certamente mais moderno. Se de fato o C390 for da mesma categoria do C130 J (pelos comentários e publicações seria até um pouco maior) estaremos dando um salto absurdo em termos de aviação de transporte.
vii) das conversas rápidas que consegui com pilotos e operadores de nossas aves, as seguintes informações podem ser importantes (peço desculpas se forem redundantes):
a) O Poti (2/8) está com dotação de 09 helicópteros (falta a entrega de 03 portanto) e, segundo um Primeiro Tenente Piloto, a disponibilidade é excelente, as aeronaves são muito confiáveis e robustas e tem excelente alcance. A doutrina é para apenas ataque e nenhum treinamento em transporte, infiltração exfiltração foi feito. Segundo este mesmo piloto foram entregues mísseis ar superfície e inclusive já forma testados com sucesso (será mesmo???). O Mi35M me pareceu bastante rústico, bruto, menor do que eu imaginava. A carenagem atrás da saída de gases está parecendo o fogão a lenha da minha velha e querida vó!
O piloto disse que estão se desdobrando com a logística. Segundo ele o fato de estarem baseados em PV está criando problemas sérios de logística!
Completo depois as informações.
Abraço a todos.
Wsantana.
b)
- Poti Camarão
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Re: CRUZEX 2013
Estou hoje em casa e as decolagens estão a todo instante. Acredito que hoje está sendo o dia mais intenso da Cruzex 2013 até aqui.
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Re: CRUZEX 2013
Caro Poti Camarão,
Você esteve nos Portões Abertos?? O que achou??
Hoje de fato tem muito voo passando aqui por Lagoa Nova. Acho que todos os Dragon Fly estão em operação. F16 e A1 também.
At.
Wsantana.
Você esteve nos Portões Abertos?? O que achou??
Hoje de fato tem muito voo passando aqui por Lagoa Nova. Acho que todos os Dragon Fly estão em operação. F16 e A1 também.
At.
Wsantana.
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Re: CRUZEX 2013
Prezados,
Aqui vai a parte II dos meus comentários sobre o Portões Abertos da CRUZEX:
vii) das conversas rápidas que consegui com pilotos e operadores de nossas aves, as seguintes informações podem ser importantes (peço desculpas se forem redundantes):
b) Sobre o futuro do GDA em Anápolis, conversei mais demoradamente com um mecânico graduado (1 sgt) sobre o futuro deles e ele disse o seguinte: os M2000 estão em ótimo estado e com boa disponibilidade (de fato o M2000 em exposição me causou uma ótima impressão: limpo, pintura aparentando nova tanto quanto as do A1 e do F5) e vão voar muito até final de janeiro próximo, quando todos darão baixa. Segundo o sgt os custos de manutenção estão proibitivos, inviabilizando a continuidade da operação.
Ainda segundo nosso sgt o esquadrão não será desativado, permanecendo em standby aguardando a compra de novos aviões, que segundo ele estão pra chegar logo (?????? Será que vem tampão por aí??????). Enquanto não chegam os "novos" um elemento (isto mesmo, apenas um elemento) de F5-M vai fazer rodízio para o alerta 24 h.
c) Sobre o A1-M fica evidente que o avião passou por uma bela "repaginada", com diversos sensores na fuselagem e o probe! Conversei rapidamente com um mecânico (1 sgt) que disse que o avião modernizado ajuda muito a manutenção, que ficou muito mais simplificada. Ele confirmou o que provavelmente todos já sabiam ou desconfiavam: não houver qualquer tipo de intervenção no motor.
d) sobre o C95-M, me chamou a atenção a nova pintura. Fiquei com a impressão de que a célula em exposição passou por uma grande intervenção. Estava aparentando nova.
Como considerações finais:
i) fizeram falta a não exposição do H36 e do C105 (que andou voando aqui em Natal este dias), e dos nossos SuperTucanos. Os E-99 também não estavam presentes.
ii) Chama a atenção a diferença entre nossa aviação de caça (M2000, F5-M e A1-M) e os F16 (USAF, FAV e FACh). Mesmo os F16-FAV, apesar de seus 30 anos de operação (conforme emblema pintado no leme) aparentavam excelente estado de conservação. Impossível não cair naquele velha ladainha: ... o Chile tem isto, tem aquilo, a Venezuela idem, a Colômbia ...., o Peru......
iii) por fim, fez muita falta a ausência da FUMAÇA.
Att.
Wsantana.
Aqui vai a parte II dos meus comentários sobre o Portões Abertos da CRUZEX:
vii) das conversas rápidas que consegui com pilotos e operadores de nossas aves, as seguintes informações podem ser importantes (peço desculpas se forem redundantes):
b) Sobre o futuro do GDA em Anápolis, conversei mais demoradamente com um mecânico graduado (1 sgt) sobre o futuro deles e ele disse o seguinte: os M2000 estão em ótimo estado e com boa disponibilidade (de fato o M2000 em exposição me causou uma ótima impressão: limpo, pintura aparentando nova tanto quanto as do A1 e do F5) e vão voar muito até final de janeiro próximo, quando todos darão baixa. Segundo o sgt os custos de manutenção estão proibitivos, inviabilizando a continuidade da operação.
Ainda segundo nosso sgt o esquadrão não será desativado, permanecendo em standby aguardando a compra de novos aviões, que segundo ele estão pra chegar logo (?????? Será que vem tampão por aí??????). Enquanto não chegam os "novos" um elemento (isto mesmo, apenas um elemento) de F5-M vai fazer rodízio para o alerta 24 h.
c) Sobre o A1-M fica evidente que o avião passou por uma bela "repaginada", com diversos sensores na fuselagem e o probe! Conversei rapidamente com um mecânico (1 sgt) que disse que o avião modernizado ajuda muito a manutenção, que ficou muito mais simplificada. Ele confirmou o que provavelmente todos já sabiam ou desconfiavam: não houver qualquer tipo de intervenção no motor.
d) sobre o C95-M, me chamou a atenção a nova pintura. Fiquei com a impressão de que a célula em exposição passou por uma grande intervenção. Estava aparentando nova.
Como considerações finais:
i) fizeram falta a não exposição do H36 e do C105 (que andou voando aqui em Natal este dias), e dos nossos SuperTucanos. Os E-99 também não estavam presentes.
ii) Chama a atenção a diferença entre nossa aviação de caça (M2000, F5-M e A1-M) e os F16 (USAF, FAV e FACh). Mesmo os F16-FAV, apesar de seus 30 anos de operação (conforme emblema pintado no leme) aparentavam excelente estado de conservação. Impossível não cair naquele velha ladainha: ... o Chile tem isto, tem aquilo, a Venezuela idem, a Colômbia ...., o Peru......
iii) por fim, fez muita falta a ausência da FUMAÇA.
Att.
Wsantana.
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Re: CRUZEX 2013
Só posso escrever um único comentário: Parabéns a FAB e todo o seu pessoal pelo brilhante exercício e capacidade de organização, somente posso lamentar não ver mais caças de porte nas cores da FAB. E sim nas cores chilenas e venezuelanas.
Todos sabem das minhas criticas aos F5, no que se refere a idade da célula e principalmente no seu diminuto tamanho, muito pequeno para as necessidades atuais. Inclusive foi publicada na net, no site http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=32117 , fotos do pessoal de manutenção trocando a turbina do F 5 e outra de um mecânico da USAF na cauda do F16, a diferença é absurda e o F5 é um caça anão. Sobram os Mirage 2000, que estão indo embora e não tem a capacidade BVR desejada, visto que os seus mísseis Matra Super 530 necessitam de iluminação contínua do radar para disparo. Mas vamos ter esperança que na próxima CRUZEX as cores verde e amarela tenham um caça que fará inveja aos nossos parceiros sul americanos.
Se alguém souber como foi o desempenho das diferentes aeronaves fará um grande favor em postar. Apesar de que parece que é o segredo dos deuses.
Todos sabem das minhas criticas aos F5, no que se refere a idade da célula e principalmente no seu diminuto tamanho, muito pequeno para as necessidades atuais. Inclusive foi publicada na net, no site http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=32117 , fotos do pessoal de manutenção trocando a turbina do F 5 e outra de um mecânico da USAF na cauda do F16, a diferença é absurda e o F5 é um caça anão. Sobram os Mirage 2000, que estão indo embora e não tem a capacidade BVR desejada, visto que os seus mísseis Matra Super 530 necessitam de iluminação contínua do radar para disparo. Mas vamos ter esperança que na próxima CRUZEX as cores verde e amarela tenham um caça que fará inveja aos nossos parceiros sul americanos.
Se alguém souber como foi o desempenho das diferentes aeronaves fará um grande favor em postar. Apesar de que parece que é o segredo dos deuses.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: CRUZEX 2013
wsantana
o h36 não foi exposto assim como o e-99, pq não se encontra na bant e o c-105 acredito que tenha sido pelo espaço e pelo mesmo foi utilizado no lançamento de paraquedista.
e em relação a algumas coisa tenho minhas dúvidas...
o h36 não foi exposto assim como o e-99, pq não se encontra na bant e o c-105 acredito que tenha sido pelo espaço e pelo mesmo foi utilizado no lançamento de paraquedista.
e em relação a algumas coisa tenho minhas dúvidas...
EDITADO POR PAISANO!!!
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Re: CRUZEX 2013
Alerta para a “obsolescência” das forças aéreas latino-americanas
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Luiz Padilha
11/11/2013
Especialistas de defesa dizem que a maioria dos países da região não investem o suficiente em aviões de combate
Historicamente, a América Latina é um dos continentes que menos se gasta em defesa. Enquanto na década de 70, 80 e 90, houve um investimento significativo para comprar materiais no estado da arte, nos últimos anos a realidade tem sido muito diferente . Segundo o slogan do ‘El Mercurio’, as forças aéreas na região estão em fase de obsolescência...
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=32533
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Luiz Padilha
11/11/2013
Especialistas de defesa dizem que a maioria dos países da região não investem o suficiente em aviões de combate
Historicamente, a América Latina é um dos continentes que menos se gasta em defesa. Enquanto na década de 70, 80 e 90, houve um investimento significativo para comprar materiais no estado da arte, nos últimos anos a realidade tem sido muito diferente . Segundo o slogan do ‘El Mercurio’, as forças aéreas na região estão em fase de obsolescência...
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Re: CRUZEX 2013
As soluções de nossos problemas estão aí, leasing se 12 Su-35S ou Su-27SM3, compra de 36 Su-35S e acordi de cooprodução e participação no PAK-FA. Será tão difícil isso?
Dá um belo upgrade no BNS São Paulo e até equipa-lo com alguns MiG-29K modificado para ser operado por catapulta e está bom demais.
Isso tudo ficaria por menos de US$ 6 Bilhões, contando com armamento, treinamento e até adaptação aos mesmos. É quase o F-X2.
Dá um belo upgrade no BNS São Paulo e até equipa-lo com alguns MiG-29K modificado para ser operado por catapulta e está bom demais.
Isso tudo ficaria por menos de US$ 6 Bilhões, contando com armamento, treinamento e até adaptação aos mesmos. É quase o F-X2.
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Re: CRUZEX 2013
Senhores reparem nesta fotografia de um A 37 da Colômbia, lá na Cruzex. Tem pintado ao lado da cabine algumas marcas de missão, interessante tem 03 silhuetas de Pucará e umas 08 silhuetas de bombas. Será o indicativo de 03 abates simulados de Pucará.
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-c ... uso-3-.jpg
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-c ... uso-3-.jpg
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- denilson
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Re: CRUZEX 2013
Quando????prp escreveu:Inclusive o Brasil vendeu 25 caças de superioridade aérea, Super Tucanos, para eles, sem problemas.
O Super Tucano é um dos sonhos de consumo da FAV.
- Thor
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Re: CRUZEX 2013
Dificilmente iriam pintar silhuetas na aeronave em se tratando de exercícios. Eu chutaria que isso se refere a 3 aeronaves ilícitas abatidas e algumas bombas lançadas em missões reais.JL escreveu:Senhores reparem nesta fotografia de um A 37 da Colômbia, lá na Cruzex. Tem pintado ao lado da cabine algumas marcas de missão, interessante tem 03 silhuetas de Pucará e umas 08 silhuetas de bombas. Será o indicativo de 03 abates simulados de Pucará.
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-c ... uso-3-.jpg
Brasil acima de tudo!!!