Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3256 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 25, 2013 3:05 pm

Bom, não sou especialista Túlio, mas pelo tanto que eu já li por aí, e por aqui :wink: , creio que a questão que define se um avião é tático ou estratégico seja bem mais a missão do que o vetor em si.

Quando coloquei esta questão do peso, é porque nós estamos de certa forma tão roboticamente adestrados a entender avião tático como sinõnimo de C-130, que fica as vezes difícil entender, ou aceitar, que seja, que uma aeronave do porte de um A400M ou An-70 com suas 37/47 toneladas de carga e até um Kawasaki C-2 japonês, possam ser vistos como aviões táticos.

Acho que na verdade as coisas agora estão mudando de rumo e de padrão, e também de pensamento e doutrina, no caso desta parcela da aviação militar, com aeronaves como estas, que pela primeira vez, sem se tratar de um modelo russo/soviético, estão concorrendo direta ou indiretamente com o C-130 Hércules, e mais, desafiando os padrões estabelecidos por este como referência mundial nos últimos 60 anos.

Creio que daqui por diante teremos que começar a repensar os nossos conceitos sobre a aviação militar de transporte.

abs. [009]




Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3257 Mensagem por sapao » Dom Ago 25, 2013 4:16 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu: Me parece que uma aeronave com uma capacidade de carga de 35 ton de média, não seria exatamente uma aeronave tática, e menos ainda de tamanho equivalente ao C-130 que pretende substituir. É só observar o exemplo do A400 e do próprio KC-390. Ou do projeto indo-russo MTA.

Não estou tentando descontextualizar mas este parágrafo em particular me chamou a atenção: até que ponto um Cargo é "tático"? Afinal, uma de suas funções "táticas" é transportar blindados 8 x 8 e estes não param de aumentar em tamanho e peso.

A meu ver, 35 toneladas não descaracterizam um Cargo como Tático mas sim lhe aumentam o leque de opções. 8-]
Gauderio,
tem a ver também com raio de ação. Quando pensamos em algo estratégico é algo que seria capaz de fazer diferença no nível... estratégico!!! :D
O problema é que ai cada um tem as suas necessidades, e portanto suas definições: para nós seria estratégico transportar 50/60 toneladas de Roraima até o Rio grande do Sul sem escalas, enquanto tático seria de Boa Vista até o PEF de Surucucu. Mas se fizermos a mesma comparação, por exemplo com Israel, vermos que as definições deles de tático e estratégico são completamente diferentes.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61498
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#3258 Mensagem por Túlio » Ter Ago 27, 2013 3:33 pm

Mas importam as nossas, não? A MEU VER - friso isso, para variar - precisamos de meios que transportem o que precisarmos e, para nossa sorte ou azar, isso PODE implicar cargas volumosas, pesadas e a longo alcance. Por exemplo, um 390 transportaria nonstop e sem REVO um Guarani 6 x 6, ou 8 x 8 com 105 - NUNCA vou gostar desse nome, parece coisa de paraguaio - pelo trajeto que citaste, Sapão véio? Isso faz do 390 o que, tático ou estratégico, para NÓS?

Pelo que PENSO ter entendido, a TÁTICA é o - ou um, sei lá eu - meio para alcançar o objetivo da ESTRATÉGIA. Assim, o que faz, no NOSSO contexto, um Cargo ser tático ou estratégico? Alcance, carga ou ambos? E como se situa o 390 no contexto?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3259 Mensagem por sapao » Sex Ago 30, 2013 11:21 pm

No meu entender ele estaria no meio termo: não é tático como o C-295 e nem estratégico como o KC-135 o que é uma desvantagem. Mas de certo modo pode operar um pouco na área de ambos o que não deixa de ser uma vantagem




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3260 Mensagem por kirk » Sáb Ago 31, 2013 1:04 am

Túlio escreveu:Mas importam as nossas, não? A MEU VER - friso isso, para variar - precisamos de meios que transportem o que precisarmos e, para nossa sorte ou azar, isso PODE implicar cargas volumosas, pesadas e a longo alcance. Por exemplo, um 390 transportaria nonstop e sem REVO um Guarani 6 x 6, ou 8 x 8 com 105 - NUNCA vou gostar desse nome, parece coisa de paraguaio - pelo trajeto que citaste, Sapão véio? Isso faz do 390 o que, tático ou estratégico, para NÓS?

Pelo que PENSO ter entendido, a TÁTICA é o - ou um, sei lá eu - meio para alcançar o objetivo da ESTRATÉGIA. Assim, o que faz, no NOSSO contexto, um Cargo ser tático ou estratégico? Alcance, carga ou ambos? E como se situa o 390 no contexto?
Penso que o que determine classificar um vetor de tático ou estratégico tem haver sim com suas capacidades, mas sobretudo tem haver com as CAPACIDADES que ele pode proporcionar dentro da doutrina da Força Aérea e dos objetivo estratégicos e táticos de seu emprego.

Somente considerando o fato de ser um projeto Nacional com requisitos elaborados pela FAB, para atendimento de inúmeras demandas, idealizado para operar nos cenários mais diversificados do território brasileiro, já o torna sem dúvida ESTRATÉGICO.

Mas que dizer das CAPACIDADES ? Transporte Militar, lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, Combate a incêndio florestal, Busca e resgate, REVO ... reconfiguração para transporte das mais variadas cargas, alcance suficiente para atuação em toda a América do Sul ... para os objetivos Brasileiros sem dúvida é Estratégico.

Se o objetivo brasileiro fosse levar tropas e armamentos para o outro lado do planeta (com os EEUUs) o KC-390 seria tático e o C-17 estratégico, porém como o objetivo brasileiro não passa por esse requisito o C-17 não seria estratégico para o Brasil ... e por esse motivo não está em nossos planos.

É o que eu penso.

Abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3261 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 09, 2013 1:49 pm

COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - AVIAÇÃO

09 de Novembro, 2013 - 10:50 ( Brasília )
EMBRAER ESPERA TER CLIENTE DO KC-390 ATÉ JUNHO DE 2014; PODE SER ESTRANGEIRO

O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve estar fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar.

"A expectativa é de que a gente tenha algum cliente, que não necessariamente seja o Brasil, até o primeiro semestre do ano que vem", disse Aguiar, após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda firme inicial pela aeronave.

Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de 2 bilhões de dólares, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca firmaram acordos preliminares para aquisição potencial, em conjunto, de 60 novos aviões de carga da Embraer. Mas nenhum pedido firme foi assinado até o momento.

METAS NA DEFESA

Aguiar disse também que a Embraer Defesa & Segurança está perto de superar suas metas de 2013. A companhia estimou no começo do ano que teria receita de 1,25 bilhão a 1,35 bilhão de dólares na área de Defesa e Segurança no atual exercício.

"Estamos muito próximos disso (superar a meta). Estamos correndo atrás para fazer isso", disse o executivo, ressaltando que o quarto trimestre é, historicamente, o melhor para o setor de aeronáutica.

http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... trangeiro/

obs: eu não consigo imaginar maior mico do que este de uma empresa brasileira desenvolver com dinheiro público sob os auspícios do GF/FAB, uma aeronave como esta, e não ser a própria FAB a prime contractor.
Mas como estamos no Brasil... :evil: :oops:




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13896
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2388 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3262 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 25, 2013 6:30 pm





Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1923
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#3263 Mensagem por arcanjo » Qua Dez 18, 2013 11:59 am

18 de Dezembro, 2013 - 00:10 ( Brasília )

Entrevista com Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390
EMBRAER Defesa e Segurança
São José dos Campos - SP


Imagem

http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... ma-KC-390/


abraços


arcanjo




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3264 Mensagem por Boss » Sex Dez 20, 2013 3:38 am

Já tinham postado isso ?

Imagem

Além de tudo, achei interessante a resposta da última pergunta. Então se houver interessado...




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3265 Mensagem por artenobre » Ter Mar 11, 2014 8:17 am

se voa este ano, deve ta praticamente pronto né?




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3266 Mensagem por BrasilPotência » Ter Mar 11, 2014 11:45 am

Bom...Disseram que a Embraer enviou um comunicado a Fadea dizendo que o primeiro protótipo atrasaria, aliás me pergunto, não seria porque foi a Fadea que atrasou as entregas das peças? Quem disse foi uma fonte Argentina com acesso a Fadea, bom se for verdade ou mentira em breve saberemos. Tomara que o primeiro protótipo fique pronto este ano mesmo.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1923
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#3267 Mensagem por arcanjo » Qui Mar 20, 2014 3:47 pm

19 de março de 2014
Aero Vodochody, da República Tcheca, envia primeira fuselagem traseira de KC-390 para a Embraer

Segundo nota publicada pela empresa tcheca Aero Vodochody na terça-feira, 18 de março, foi enviada à brasileira Embraer a maior aeroestrutura já produzida na República Tcheca: a primeira fuselagem traseira destinada ao jato militar de transporte KC-390.

Para o envio dessa parte da aeronave à Embraer, terceira maior fabricante aeronáutica do mundo, foi necessário utilizar um cargueiro russo AN-124 Ruslan, fabricado na Ucrânia pela Antonov. A fuselagem traseira do KC-390, enviada na terça-feira, tem dimensões de 6,5 x 4,5 x 3,3 metros, segundo a empresa tcheca.

No programa do KC-390, a Aero Vodochody tem sob sua responsabilidade a entrega da fuselagem traseira, da rampa de carga, de todas as portas da cabine e do bordo de ataque fixo – para este último item, a empresa também é responsável pelo projeto e desenvolvimento. O contrato de fornecimento de partes estruturais do KC-390 foi assinado em 2011 com a Embraer. O primeiro voo do novo jato é esperado para este ano, e a entrada em operação é prevista para 2016.

Imagem

FONTE / IMAGEM: Aero Vodochody http://www.aero.cz/news/119/en

http://www.aereo.jor.br/2014/03/19/aero ... a-embraer/



20/3/2014
Fuselagem traseira do KC-390 chega é entregue em Viracopos pela Aero Vodochody

O Antonov An-124, um dos maiores cargueiros do mundo, trouxe na terça-feira a seção traseira da fuselagem do protótipo do KC-390 da Embraer. Produzida pela Aero Vodochody, a peça pesa 4,5 toneladas, medindo 4,5m x 6,5m x 3,3m.

A fabricante da República Tcheca vai fornecer também as portas da aeronave, rampa de carga e os bordos de ataque do KC-390.

Esta não foi a primeira vez que o Antonov An-124 pousou em Viracopos. O avião possui 73,3m de envergadura, 68,9m de comprimento e transportar até 230 toneladas de cargas. A aeronave pousou às 17h21 em Viracopos, após um voo direto de 12 horas. Depois do desembarque, a fuselagem foi transportada de carreta para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O An-124 decolou de Viracopos ontem.

Imagem

http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=3359

abçs

arcanjo




lordlex
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 168
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:09 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3268 Mensagem por lordlex » Qui Mar 20, 2014 8:29 pm

pq tantas partes sendo construídas fora? a embraer nao tem capacidade de produzi-las aqui?
nao fica mais caro contrui-las fora e depois transportar tantas peças?=P




Editado pela última vez por lordlex em Qui Mar 20, 2014 8:34 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3269 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 20, 2014 8:33 pm

lordlex escreveu:pq tantas partes sendo construídas fora? a embraer nao tem capacidade de produzi-las aqui?
nao fica mais caro contrui-las fora e depois transportar tantas peças =P
Parcerias.

Esses sao parceiros de risco do programa, o que garantem encomendas iniciais desses paises e investimento $$$ no projeto.

Capacidade a Embraer tem, para tanto que ela fez todo o projeto da aeronave. ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2184
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3270 Mensagem por gogogas » Qui Mar 20, 2014 8:52 pm

Excelente noticia ! Na torcida para o voo inaugural do KC -390 :mrgreen:




Gogogas !
Responder