#2359
Mensagem
por flavio pereira montes » Seg Set 09, 2013 10:08 pm
A exemplo da aeronave AM-X, o seu Radar de bordo SCP-01 é um programa binacional Brasil/Itália, viabilizado através da parceria entre a MECTRON e a empresa italiana SELEX Galileo.
O programa do Radar SCP-01 foi iniciado em meados da década de 80 com recursos da Aeronáutica Brasileira. Coube à MECTRON, em março de 2.000, assumir a responsabilidade pela conclusão do seu desenvolvimento. Dando sequência ao programa, foram firmados posteriormente contratos para produção seriada, bem como desenvolvimento e fabricação de toda sua logística.
O SCP-01 é um radar multifunção, projetado para ser instalado a bordo da aeronave AM-X e operar como principal sensor de seu subsistema de armamento. Sua função é a detecção, rastreio e medidas de ângulos, distâncias e velocidades de alvos nos seguintes modos de operação:
Ar-ar (AIR);
Combate ar-ar (ACM);
Ar-mar (SEA);
Distância solo (AGR); e
Mapeamento solo (MAP).
Dentro da parceria binacional Brasil/Itália, a empresa italiana SELEX Galileo é responsável pelo desenvolvimento das unidades Transmissor e Processador. A MECTRON é responsável pelas unidades Antena, Servo-Antena, Receptor e Painel de Controle, além do frame cablado.
Radar SCP-01 instalado na aeronave AM-X
Utilizando a mais alta tecnologia no processamento de sinais radar, o SCP-01 é um equipamento de baixo consumo elétrico e reduzidas dimensões, associados a elevados requisitos de alcance e precisão.
Na versão original dos AM-Xs da Força Aérea Brasileira, denominada A-1, a interface do Radar com o piloto é realizada através da unidade Painel de Controle e do "HDD – Head Down Display" da aeronave, onde são apresentadas marcas, escalas, símbolos e mensagens geradas pelo próprio radar em sobreposição ao seu sinal de vídeo.
Na versão denominada A-1M, resultante da modernização de meia-vida (MLU – "Mid-Life Upgrade") dos AM-Xs da FAB, programa de responsabilidade da EMBRAER, o radar estará totalmente integrado a um "MFCD – Multi-Function Color Display" e demais aviônicos a serem implementados.