LeandroGCard escreveu:Luís Henrique escreveu:Concordo. Apenas destaco que os +30 km seria para o Unkhonto IR com alcance estendido e seria o míssil antiaéreo para defesa de ponto.
Para defesa de ponto este alcance é excessivo, e implica em um míssil muito caro (ainda mais se usar sensor IIR sofisticado), o que acabaria levando à se economizar mísseis, tudo o que não se pode nem pensar em um sistema de defesa de ponto que visa deter ataques de saturação com armamento inteligente. Os mísseis adequados para este tipo de tarefa são bem menores e mais simples, algo como o RAM ou o 9M311 do Kashtan.
Creio que a MB não pretenda instalar mísseis antiaéreos para defesa de área nas corvetas, ou estou enganado?
O Unkhonto R (radar) seria um projeto totalmente novo, por isto li sobre os 10 anos para seu desenvolvimento, mas poderia ter um alcance bem maior, que seria o mais adequado para defesa de área.
Para corvetas talvez um sistema como este fosse adequado, se elas forem ser utilizadas em águas fechadas. No nosso caso, com o litoral "liso" que temos, não sei se seria realmente algo útil ou apenas transmitiria uma sensação de falsa segurança. Na minha opinião melhor adotar um dos dois sistemas listados acima, ou algo semelhante que poderíamos desenvolver sozinhos ou com apoio de alguém (seriam sistemas bem mais simples que o próprio Umkhonto, sem seeker ou com seeker simplificado, sem lançamento vertical e de menor alcance).
Sobre o restante dos seus comentários, era o caso de ver em detalhes. A questão das especificações seria muito importante, teria que ser algo muito bem pensado inclusive para evitar exatamente passar a impressão (pelo menos inicial) de que o fornecedor de tecnologia estaria desenvolvendo um futuro concorrente. E também ajudaria muito a disposição clara para se desenvolver algo com ou sem ajuda externa, pois se isso fica claro as empresas e países estrangeiros acabam cedendo, como ocorreu no caso do MAN-1 (se não se pode vencê-los, una-se a eles).
Leandro G. Card
Com relação ao míssil antiaéreo para defesa de ponto, eu concordo com você.
Porém parece que a MB e outras marinhas estão seguindo um caminho diferente.
Talvez, veja estou dizendo talvez, a ameaça de mísseis anti-navio supersônicos e em breve hipersônicos seja um dos motivadores deste aumento de alcance e complexidade nos mísseis antiaéreos para defesa de ponto.
Eu sempre achei o Aster-15 um desperdício. Custa quase o mesmo que um Aster-30 e possui 1/4 do alcance. Mas a França utilizará este míssil para defesa de ponto.
Existem mais exemplos por ai.
Um míssil com o Brahmos percorre 10 km em cerca de 12 segundos.
Sabemos que os mísseis anti-navio mais modernos realizam manobras evasivas na fase final de engajamento.
Talvez queiram ter a capacidade de disparar um segundo míssil, caso o primeiro não destrua a ameaça.
Talvez precisam deste alcance maior para terem maiores chances contra um ataque de saturação.
Veja, um detalhe MUITO INTERESSANTE.
Os requisitos para o sistema antiaéreo de média altura foram alterados recentemente.
Os requisitos diziam que o míssil deveria ter um alcance eficaz de até 30 km. A primeira vez que foi divulgado estes requisitos eu comentei que o Pantsir possui alcance de 20 km e estaria fora das especificações, como a maioria dos contendores.
Nos novos requisitos que foram divulgados a pouco tempo, teve várias alterações. Não sei se você chegou a ler, mas agora a questão da aerotransportabilidade deixou de ser obrigatório e passou a ser desejável, etc. O alcance do míssil foi reduzido de 30 km para 20 km. (opa, agora o Pantsir está dentro).
Mas a versão naval o requisito de alcance igual ou superior a 30 km PERMANECE.
Ou seja, pelos requisitos, se fecharmos com os russos, usaremos o Pantsir do jeito que conhecemos apenas no exército e força aérea.
Na marinha será uma nova versão com 30 km de alcance.
Coincidências à parte, já li que a Rússia está desenvolvendo uma nova versão do Pantsir que teria MAIS MÍSSEIS e alcance maior.
Talvez o Pantsir naval seja o Pantsir 2 e este tenha 24 mísseis, em vez de 12 e 30 km em vez de 20.
De qualquer forma, mesmo sendo um míssil com sistema aclos, mais simples que o unkhonto IIR, terá um alcance equivalente à esta versão de alcance estendido que estávamos falando.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.