KC 137 da FAB aposentados
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
KC 137 da FAB aposentados
KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário
Após 27 anos de atividade, chegou a hora das aeronaves que levaram a Força Aérea Brasileira (FAB) para os quatro cantos do mundo se aposentarem. Os KC-137, versão militar do Boeing 707, saíram de atividade nesta quinta-feira (10/10), em solenidade realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ). Os aviões pertenciam ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário.
"Não lamentamos que o KC-137 se foi e, sim, nos rejubilamos pelos feitos da aeronave. Nas asas do avião, nós vemos o trabalho de nossa Força Aérea, da nossa gente e do país. Eu agradeço àqueles que voaram o KC-137 e o fizeram voar. E, agora, olhamos para o que o futuro nos reserva", disse o Comandante do Esquadrão Corsário, Rogelio Azevedo Ortiz.
Durante a cerimônia, foram entregues a menção "Destaque Operacional" platina, ouro e prata ao militares que possuem elevados níveis operacionais alcançados em missões do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Os ex-comandantes do Esquadrão Corsário e àqueles que atingiram o maior número de marcas de horas voadas também receberam homenagens na solenidade.
História do KC-137
Os KC-137 chegaram à FAB em meados dos anos 1980. Desde então, conquistaram um lugar na história da aviação nacional ao integrar as principais missões humanitárias promovidas pelo Brasil, além do resgate de brasileiros vítimas de guerras e catástrofes. A versatilidade das aeronaves permitiram sua aplicação tanto no transporte de tropas em missões de paz no Haiti, em Angola e no Timor Leste, como também em apoio a atividades científicas, desportivas e sociais de interesse do Brasil.
Entre 1986 e 1987, o Esquadrão Corsário recebeu quatro unidades Boeing KC-137 que pertenceram à empresa aérea VARIG e passaram por modificações na Boeing Military Aircraft Company, Wichita, no estado norte-americano do Kansas. Foram batizadas então de FAB-2401, FAB-2402, FAB-2403 e FAB-2404.
As aeronaves possuem como marca registrada a capacidade de reabastecimento em vôo (REVO), além de transporte de carga e de pessoal, o que representou uma significativa mudança no comportamento operacional e logístico de manipulação de cargas, potencial de REVO e operação de grande volume de passageiros na FAB.
Até 2005, o Boeing FAB-2401, ficou responsável pelo transporte do Presidente da República, quando foi substituído com a chegada do Airbus VC1A, o Santos-Dumont. A unidade, adaptada para a missão, realizou diversas viagens ao exterior em compromissos oficiais da presidência e de ministros de Estado.
Embora desativado como aeronave presidencial, os KC-137 concentraram a sua função estratégica no reabastecimento em voo de caças F-5EM, F-2000 Mirage e A1, graças à elevada capacidade de conduzir combustível (90.000 litros) à maior distância e maior altitude, com possibilidade de transferência de 1700 litros por minuto, e a atuação como aeronaves de transporte de longo alcance e grande capacidade.
Recentemente, a idade das aeronaves se fez presente pelos altos custos de manutenção, inclusive pelo excessivo consumo de combustível, bem como o barulho acima dos níveis permitidos na maioria dos aeroportos, em especial os europeus, realidade que culminou na decisão de parar de vez com a utilização do KC-137 na FAB. De todo modo, mesmo no chão, as insígnias nacionais e o "FORÇA AÉREA BRASILEIRA" gravado em sua fuselagem continuam a lembrar da importância estratégica que o KC-137 representou para o Brasil.
45 anos do Esquadrão Corsário
O Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, (2o/2oGT), o Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, completou 45 anos.
Nas mais de quatro décadas de atividade, o Esquadrão apoiou maciçamente o Correio Aéreo Nacional (CAN) e o Projeto Rondon, contribuindo para integração do país. Além disso, realizou missões de transporte aeroterrestre, incluindo missões humanitárias de resgate, socorro e de evacuação Aeromédica por ocasião de desastres naturais e conflitos, Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), transporte do Presidente da República e de autoridades.
A atividade de REVO, fundamental nas missões do Esquadrão, pode ser considerada como uma multiplicadora de força, uma vez que permite o deslocamento a grandes distâncias de aeronaves que, sem ela, necessitariam pousar em bases amigas para serem reabastecidas.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... Cors%E1rio
Após 27 anos de atividade, chegou a hora das aeronaves que levaram a Força Aérea Brasileira (FAB) para os quatro cantos do mundo se aposentarem. Os KC-137, versão militar do Boeing 707, saíram de atividade nesta quinta-feira (10/10), em solenidade realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ). Os aviões pertenciam ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário.
"Não lamentamos que o KC-137 se foi e, sim, nos rejubilamos pelos feitos da aeronave. Nas asas do avião, nós vemos o trabalho de nossa Força Aérea, da nossa gente e do país. Eu agradeço àqueles que voaram o KC-137 e o fizeram voar. E, agora, olhamos para o que o futuro nos reserva", disse o Comandante do Esquadrão Corsário, Rogelio Azevedo Ortiz.
Durante a cerimônia, foram entregues a menção "Destaque Operacional" platina, ouro e prata ao militares que possuem elevados níveis operacionais alcançados em missões do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Os ex-comandantes do Esquadrão Corsário e àqueles que atingiram o maior número de marcas de horas voadas também receberam homenagens na solenidade.
História do KC-137
Os KC-137 chegaram à FAB em meados dos anos 1980. Desde então, conquistaram um lugar na história da aviação nacional ao integrar as principais missões humanitárias promovidas pelo Brasil, além do resgate de brasileiros vítimas de guerras e catástrofes. A versatilidade das aeronaves permitiram sua aplicação tanto no transporte de tropas em missões de paz no Haiti, em Angola e no Timor Leste, como também em apoio a atividades científicas, desportivas e sociais de interesse do Brasil.
Entre 1986 e 1987, o Esquadrão Corsário recebeu quatro unidades Boeing KC-137 que pertenceram à empresa aérea VARIG e passaram por modificações na Boeing Military Aircraft Company, Wichita, no estado norte-americano do Kansas. Foram batizadas então de FAB-2401, FAB-2402, FAB-2403 e FAB-2404.
As aeronaves possuem como marca registrada a capacidade de reabastecimento em vôo (REVO), além de transporte de carga e de pessoal, o que representou uma significativa mudança no comportamento operacional e logístico de manipulação de cargas, potencial de REVO e operação de grande volume de passageiros na FAB.
Até 2005, o Boeing FAB-2401, ficou responsável pelo transporte do Presidente da República, quando foi substituído com a chegada do Airbus VC1A, o Santos-Dumont. A unidade, adaptada para a missão, realizou diversas viagens ao exterior em compromissos oficiais da presidência e de ministros de Estado.
Embora desativado como aeronave presidencial, os KC-137 concentraram a sua função estratégica no reabastecimento em voo de caças F-5EM, F-2000 Mirage e A1, graças à elevada capacidade de conduzir combustível (90.000 litros) à maior distância e maior altitude, com possibilidade de transferência de 1700 litros por minuto, e a atuação como aeronaves de transporte de longo alcance e grande capacidade.
Recentemente, a idade das aeronaves se fez presente pelos altos custos de manutenção, inclusive pelo excessivo consumo de combustível, bem como o barulho acima dos níveis permitidos na maioria dos aeroportos, em especial os europeus, realidade que culminou na decisão de parar de vez com a utilização do KC-137 na FAB. De todo modo, mesmo no chão, as insígnias nacionais e o "FORÇA AÉREA BRASILEIRA" gravado em sua fuselagem continuam a lembrar da importância estratégica que o KC-137 representou para o Brasil.
45 anos do Esquadrão Corsário
O Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, (2o/2oGT), o Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, completou 45 anos.
Nas mais de quatro décadas de atividade, o Esquadrão apoiou maciçamente o Correio Aéreo Nacional (CAN) e o Projeto Rondon, contribuindo para integração do país. Além disso, realizou missões de transporte aeroterrestre, incluindo missões humanitárias de resgate, socorro e de evacuação Aeromédica por ocasião de desastres naturais e conflitos, Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), transporte do Presidente da República e de autoridades.
A atividade de REVO, fundamental nas missões do Esquadrão, pode ser considerada como uma multiplicadora de força, uma vez que permite o deslocamento a grandes distâncias de aeronaves que, sem ela, necessitariam pousar em bases amigas para serem reabastecidas.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... Cors%E1rio
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Força Aérea Brasileira aposenta frota de aviões KC-137
Rio de Janeiro, 10 out (EFE).- A Força Aérea Brasileira (FAB) deu baixa nesta quinta-feira de sua frota oficial a quatro aviões KC-137, como eram conhecidas as aeronaves Boeing 707-345C-H adaptadas para fins militares e utilizadas como avião presidencial, para o transporte de tropas e para o abastecimento, em voo, de outras aeronaves. "Após 27 anos de atividade chegou a hora de aposentar os aviões que levaram a Força Aérea Brasileira a todo o mundo", explicou um comunicado divulgado hoje pela FAB. A aposentadoria foi oficializada em uma cerimônia na Base Aérea do Rio de Janeiro. Os quatro aviões foram adquiridos pela FAB entre 1986 e 1987, e pertenciam antes à Varig, que os utilizava para voos comerciais. As aeronaves foram transformadas em aparelhos para usos militares em Wichita (Texas) pela Boeing Military Aircraft Company. As remodelações tornaram possível o transporte carga e tropas, assim como o fornecimento de combustível para outros aviões. Segundo a FAB, essas aeronaves foram fundamentais em missões humanitárias e científicas, no resgate de brasileiros vítimas de guerras e catástrofes, e no transporte de material e tropas para as operações de paz da ONU com participação brasileira em países como Haiti, Angola e Timor Leste. Com capacidade para transportar até 90 mil litros de combustível, os aviões eram usados para abastecer em voo os caças F-5EM, F-2000 Mirage e A1. Um dos quatro aviões aposentados hoje, o FAB-2401, foi utilizado pela presidência entre 1986 e 2005, quando, após um incêndio em uma turbina, foi substituído por um Airbus VC1A. "A idade das aeronaves começou a se refletir nos altos custos de manutenção, inclusive pelo excessivo consumo de combustível, e pelo barulho, que está acima dos níveis permitidos pela maioria dos aeroportos", explicou a nota da FAB. EFE cm/apc/rsd
http://noticias.r7.com/internacional/fo ... 7-10102013
Rio de Janeiro, 10 out (EFE).- A Força Aérea Brasileira (FAB) deu baixa nesta quinta-feira de sua frota oficial a quatro aviões KC-137, como eram conhecidas as aeronaves Boeing 707-345C-H adaptadas para fins militares e utilizadas como avião presidencial, para o transporte de tropas e para o abastecimento, em voo, de outras aeronaves. "Após 27 anos de atividade chegou a hora de aposentar os aviões que levaram a Força Aérea Brasileira a todo o mundo", explicou um comunicado divulgado hoje pela FAB. A aposentadoria foi oficializada em uma cerimônia na Base Aérea do Rio de Janeiro. Os quatro aviões foram adquiridos pela FAB entre 1986 e 1987, e pertenciam antes à Varig, que os utilizava para voos comerciais. As aeronaves foram transformadas em aparelhos para usos militares em Wichita (Texas) pela Boeing Military Aircraft Company. As remodelações tornaram possível o transporte carga e tropas, assim como o fornecimento de combustível para outros aviões. Segundo a FAB, essas aeronaves foram fundamentais em missões humanitárias e científicas, no resgate de brasileiros vítimas de guerras e catástrofes, e no transporte de material e tropas para as operações de paz da ONU com participação brasileira em países como Haiti, Angola e Timor Leste. Com capacidade para transportar até 90 mil litros de combustível, os aviões eram usados para abastecer em voo os caças F-5EM, F-2000 Mirage e A1. Um dos quatro aviões aposentados hoje, o FAB-2401, foi utilizado pela presidência entre 1986 e 2005, quando, após um incêndio em uma turbina, foi substituído por um Airbus VC1A. "A idade das aeronaves começou a se refletir nos altos custos de manutenção, inclusive pelo excessivo consumo de combustível, e pelo barulho, que está acima dos níveis permitidos pela maioria dos aeroportos", explicou a nota da FAB. EFE cm/apc/rsd
http://noticias.r7.com/internacional/fo ... 7-10102013
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Desativação dos Mirage 2000
Desativação do KC 137
Defesa aérea a cargo de F-5
70% da frota no chão
Faltam poucos pregos para fechar o caixão.
Desativação do KC 137
Defesa aérea a cargo de F-5
70% da frota no chão
Faltam poucos pregos para fechar o caixão.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8981
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 303 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Se fosse m qualquer outro país eu acharia isso algo absurdo, mas como é no Brasil...rodrigo escreveu:Desativação dos Mirage 2000
Desativação do KC 137
Defesa aérea a cargo de F-5
70% da frota no chão
Faltam poucos pregos para fechar o caixão.
Combater o sucateamento das forças armadas só virou mais uma mentira a ser colocada no portfólio da sem-vergonhice eleitoreira que nos achaca de 4 em 4 anos.
Um abraço e t+
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Olha, se o Juscelino tivesse fuzilado uma renca entre 55 e 60, o Brasil e a FAB seriam diferentes...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Agora restaram dois KC-130. Se tiver um voando é milagre.
Rezar forte para o tio sam ou qualquer outro concorrente não sabotar o KC390. Senão essa capacidade será apenas uma boa lembrança.
Rezar forte para o tio sam ou qualquer outro concorrente não sabotar o KC390. Senão essa capacidade será apenas uma boa lembrança.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2930
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 553 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Falta começar assim:rodrigo escreveu:Desativação dos Mirage 2000
Desativação do KC 137
Defesa aérea a cargo de F-5
70% da frota no chão
Faltam poucos pregos para fechar o caixão.
Nunca antes na história desse país...se fez tão pouco perto do tanto que se fala...
Abraços
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2930
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 553 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
O que pode acontecer é nossos pilotos perderem a capacidade de missões REVO por falta de caças e reabastecedores.rodrigo escreveu:Agora restaram dois KC-130. Se tiver um voando é milagre.
Rezar forte para o tio sam ou qualquer outro concorrente não sabotar o KC390. Senão essa capacidade será apenas uma boa lembrança.
Já transportar político está sossegado.
Abraços
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8981
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 303 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
E justamente quando a defesa aérea de todo o país vai ficar a cargo do perna curta.saullo escreveu:O que pode acontecer é nossos pilotos perderem a capacidade de missões REVO por falta de caças e reabastecedores.rodrigo escreveu:Agora restaram dois KC-130. Se tiver um voando é milagre.
Rezar forte para o tio sam ou qualquer outro concorrente não sabotar o KC390. Senão essa capacidade será apenas uma boa lembrança.
Já transportar político está sossegado.
Abraços
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Não liguem para essas coisas senhores. Amanhã ou depois, passado os ventos da primavera de Outubro, a tia DR vai comprar um 'jatinho novinho' só para ela e de lambuja vai dar uns mimos para a FAB poder levar junto com ela - mas não necessariamente ao lado - toda a tropa do palanque.
E quem sabe depois de tudo o mais, ela ceda aos encantos brochatórios de um certo baixinho eslavo e mande encher a cesta de viajem com algumas novidades compradas num brechós de algum inverno lá pelos lados dos Urais.
Aí fica todo mundo feliz da vida...
abs.
E quem sabe depois de tudo o mais, ela ceda aos encantos brochatórios de um certo baixinho eslavo e mande encher a cesta de viajem com algumas novidades compradas num brechós de algum inverno lá pelos lados dos Urais.
Aí fica todo mundo feliz da vida...
abs.
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2190
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 225 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
bye bye ,ja vai tarde ! só aguardar os ´próximos substitutos do KC-X se é que vira
Gogogas !
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Eu gostaria de saber aonde está aquela turminha que falava que o PT salvaria as nossas FAs. Que o PSDB tinha ferrado tudo e que eles seriam a salvação...
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- jumentodonordeste
- Sênior
- Mensagens: 3226
- Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
- Localização: SP
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Alitson escreveu:Eu gostaria de saber aonde está aquela turminha que falava que o PT salvaria as nossas FAs. Que o PSDB tinha ferrado tudo e que eles seriam a salvação...
Essas conversas que envolvem partidos geralmente acabam em suspensão e corações partidos. Minha opinião é a pior, de ambos.
Vamos aguardar os próximos capítulos de mais essa novela...
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
As palavras "partido" e "desesperança" são sinônimos quando estão no governo.
Liga não, a tucanada faria a mesma coisa. O problema é estrutural e não partidário.
Liga não, a tucanada faria a mesma coisa. O problema é estrutural e não partidário.
-
- Avançado
- Mensagens: 451
- Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: KC 137 da FAB aposentados
Eu me lembro muito bem disso e acho que iremos ouvir mais ano que vem.Alitson escreveu:Eu gostaria de saber aonde está aquela turminha que falava que o PT salvaria as nossas FAs. Que o PSDB tinha ferrado tudo e que eles seriam a salvação...
O Brasil não tinha fechado com dois 767 retrofitados pela TAP em POA?