Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Luís Henrique
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2686 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 30, 2013 10:55 am

Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.

Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.

Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década... :evil: :evil: :evil: :evil:
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2687 Mensagem por J.Ricardo » Seg Set 30, 2013 11:16 am

Boss escreveu:O certo é que, deram piti que o Lula "atropelou" o processo e escolheu o Rafale, mas agora possuem o maior tempo do mundo para pegar o processo e enfiar no c*.
E desde quando o "rabo" balança o "cachorro"?
Informações posteriores mostram que o Rafale não vingou mesmo por conta da posição Francesa no acordo Irã/Brasil+Turquia e não por "pitis" de ministro/brigadeiro...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2688 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 30, 2013 11:36 am

Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Em outras palavras, com requisitos modestos qualquer m**** atende.
Luís Henrique escreveu:Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
O Rafale é um ótimo caça, sem dúvida o melhor dos três finalistas, adoraria vê-lo nas cores da FAB e tal apesar da proposta francesa na época ser um pouco cara o avião era muito bom, ainda assim, mesmo para um especialista em aviões militares como o Lula uma escolha tão rápida é surpreendente, não sei que informação que os outros que criticam tem, o que ouvi é, a Embraer/Dassault financiou a campanha do Lula e a escolha do Rafale seria uma compensação, por isso a escolha tão rápido pelo ainda inexperiente Lula.

Se é verdade ou não? Não sei, os partidos são obrigados a declarar de onde vem o dinheiro das campanhas, não é? Houve doação da Embraer/Dassault para o PT?

Enquanto gostaria do Rafale uma decisão assim não agrada, é o tão criticado rouba mas faz.
Luís Henrique escreveu:Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.
Mas a opção político/estratégica favorece a quem exatamente? Talvez esse fosse justamente o problema...
Luís Henrique escreveu:Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década... :evil: :evil: :evil: :evil:
Acredite, existem problemas maiores do que F-5M por mais uma década, na minha opinião corrupção é um desses problemas, quero que a FAB seja equipada com um caça bom hoje e que continuará sendo bom no futuro assim como um plano de longo prazo, mas não quero que isso dependa de conchavos políticos, como já disse a um tempo atrás, melhor uma escolha 100% técnica.
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Thor
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2689 Mensagem por Thor » Seg Set 30, 2013 12:04 pm

Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.

Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.

Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década... :evil: :evil: :evil: :evil:
Já que ele escolheu o Rafale e "determinou" o prosseguimento nas negociações, por que não liberou a "bufunfa" e não estamos voando o Rafale ainda?
Nem estou falando sobre o modo de anuncio do "vencedor/escolhido" pelo BRASIL.
Eu tenho minhas dúvidas quanto a promessas de politico em palanque, principalmente com holofotes.
E assim caminha o Brasil. Quem sabe mereçamos mesmo uns meros F-5 de terceira mão e uns Lineage, Legacy, Phenom, E-190 e A320 no GTE.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2690 Mensagem por bcorreia » Seg Set 30, 2013 2:07 pm

Thor escreveu:
Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.

Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.

Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década... :evil: :evil: :evil: :evil:
Já que ele escolheu o Rafale e "determinou" o prosseguimento nas negociações, por que não liberou a "bufunfa" e não estamos voando o Rafale ainda?
Nem estou falando sobre o modo de anuncio do "vencedor/escolhido" pelo BRASIL.
Eu tenho minhas dúvidas quanto a promessas de politico em palanque, principalmente com holofotes.
E assim caminha o Brasil. Quem sabe mereçamos mesmo uns meros F-5 de terceira mão e uns Lineage, Legacy, Phenom, E-190 e A320 no GTE.
Abraços
Talvez porque ele tenha se assustado com os valores, ou talvez porque ele tenha ficado puto com o mimimi do "qualquer um serve" :?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2691 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 30, 2013 3:06 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Em outras palavras, com requisitos modestos qualquer m**** atende.
Luís Henrique escreveu:Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
O Rafale é um ótimo caça, sem dúvida o melhor dos três finalistas, adoraria vê-lo nas cores da FAB e tal apesar da proposta francesa na época ser um pouco cara o avião era muito bom, ainda assim, mesmo para um especialista em aviões militares como o Lula uma escolha tão rápida é surpreendente, não sei que informação que os outros que criticam tem, o que ouvi é, a Embraer/Dassault financiou a campanha do Lula e a escolha do Rafale seria uma compensação, por isso a escolha tão rápido pelo ainda inexperiente Lula.

Se é verdade ou não? Não sei, os partidos são obrigados a declarar de onde vem o dinheiro das campanhas, não é? Houve doação da Embraer/Dassault para o PT?

Enquanto gostaria do Rafale uma decisão assim não agrada, é o tão criticado rouba mas faz.
Luís Henrique escreveu:Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.
Mas a opção político/estratégica favorece a quem exatamente? Talvez esse fosse justamente o problema...
Luís Henrique escreveu:Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década... :evil: :evil: :evil: :evil:
Acredite, existem problemas maiores do que F-5M por mais uma década, na minha opinião corrupção é um desses problemas, quero que a FAB seja equipada com um caça bom hoje e que continuará sendo bom no futuro assim como um plano de longo prazo, mas não quero que isso dependa de conchavos políticos, como já disse a um tempo atrás, melhor uma escolha 100% técnica.

Duvido. O que foi noticiado é que a Embraer queria o Gripen porque resultava em maior participação nacional.
Já no final do FX2 foi noticiado que a Embraer queria o Super Hornet devido a parcerias estratégicas firmadas entre as duas companhias.
Agora você está colocando uma teoria (que eu sei que não é sua) que a vitória da Dassault seria mais interessante para a Embraer e o Lula teria batido o martelo devido à dinheiro para a campanha.

Só tem dois problemas:
1) o Lula NÃO fechou nada. Se fosse realmente uma dívida de campanha, ele mandaria todo mundo para aquele lugar e teria fechado o negócio
2) não vejo esta preferência da Embraer pelo caça francês. E novamente, o noticiado foi justamente o contrário.

Agora decisões 100% técnicas neste nível de equipamento militar não existe.
Nós temos que comprar do parceiro mais confiável.
Se fosse apenas a questão técnica e o custo/benefício os europeus teriam uma indústria bélica bem menor e os chineses já teriam inundado o mundo com o JF-17.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2692 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 30, 2013 3:10 pm

Thor escreveu:
Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.

Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.

Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década... :evil: :evil: :evil: :evil:
Já que ele escolheu o Rafale e "determinou" o prosseguimento nas negociações, por que não liberou a "bufunfa" e não estamos voando o Rafale ainda?
Nem estou falando sobre o modo de anuncio do "vencedor/escolhido" pelo BRASIL.
Eu tenho minhas dúvidas quanto a promessas de politico em palanque, principalmente com holofotes.
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Abraços
Devido à questões políticas.
Um político toma decisões por aquilo que acha correto e também por aquilo que não lhe causará problemas políticos.
Devido a todo o escândalo que surgiu após a declaração, justamente dizendo que ele (Lula) tinha tomado a decisão antes do relatório final, que tinha passado por cima da FAB, etc. Fora os vazamentos de relatórios que diziam que o Gripen era o vencedor, que o Rafale era o último lugar. etc. etc. etc.

Eu creio que tudo isto colaborou para o Lula voltar atrás. Ele não quis entrar nesta guerra e com isto perder credibilidade/votos.

Depois disto, teve problemas com a França e ai melou de vez.

Da mesma forma foi noticiado em 2010 que o Brasil iria produzir 18 FREMM italianas, depois tivemos problemas com a Itália e o negócio afundou.

Assim que as coisas funcionam, mas no caso do FX2 parece que teve uma GRANDE ajuda de pessoas dentro da força para MELAREM o negócio com o caça francês.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2693 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 30, 2013 3:32 pm

Luís Henrique escreveu:Duvido. O que foi noticiado é que a Embraer queria o Gripen porque resultava em maior participação nacional.
Já no final do FX2 foi noticiado que a Embraer queria o Super Hornet devido a parcerias estratégicas firmadas entre as duas companhias.
Agora você está colocando uma teoria (que eu sei que não é sua) que a vitória da Dassault seria mais interessante para a Embraer e o Lula teria batido o martelo devido à dinheiro para a campanha.
No início a Embraer apoiava abertamente o Rafale, inclusive cogitando a montagem dele aqui, lembro muito bem dessa parte, não sei como está hoje, mas na época a Dassault tinha ações da Embraer, só mais tarde que a Embraer mudou de lado e o "favorito" mudou também.

Luís Henrique escreveu:1) o Lula NÃO fechou nada. Se fosse realmente uma dívida de campanha, ele mandaria todo mundo para aquele lugar e teria fechado o negócio
Realmente, o Lula não fechou nada, mas não me espanta, digamos que o governo do Lula não começou com o pé direito, logo que ele assumiu teve problemas com os radicais do PT, aerolula, passeios do filho e, em seguida escândalos de corrupção, receber dinheiro da Embraer e depois escolher a opção deles sem analisar resultaria em investigação, independente de ter negócios escusos ou não escolher a opção mais cara sem tempo de analisar é suspeito, na verdade, é uma grande c@g@d@, depois dessa ele não teve opção a não ser voltar atrás, de um jeito ou de outro daria m****.

Quanto a pagar a dívida de campanha oportunidades mais discretas não faltaram, basicamente todas as empresas que ajudaram nas campanhas políticas foram bem recompensadas, mas claro, não tenho conhecimento dos acordos para saber tudo o que ganharam, só o balanço das empresas de capital aberto para constatar que, por coincidência ( :twisted: ), elas ganharam dinheiro nesse período.
Luís Henrique escreveu:Se fosse apenas a questão técnica e o custo/benefício os europeus teriam uma indústria bélica bem menor e os chineses já teriam inundado o mundo com o JF-17.
Se o JF-17 for realmente tão bom assim...

Quem mais ganhou na base da política/pressão foi sem dúvida os EUA.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2694 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 30, 2013 5:47 pm

Você está confundindo as coisas.

Na época que a Dassault possuía ações da Embraer o programa se chamava FX, o caça oferecido era o Mirage 2000 BR (modificação do 2000-5) e o presidente na época era o Fernando Henrique Cardoso (que também recebeu dinheiro da Embraer na campanha política)

E, sim o favorito DECLARADO da Embraer era o Mirage francês, pois possuíam um acordo para produção do caça no Brasil, obviamente na própria Embraer.

Neste programa a Rosoboronexport tinha acordo com a Avibras. E assim por diante.

Quando o Lula assumiu, ele CANCELOU este programa em favor do programa Fome Zero.
E quando reiniciou em 2006, com novo nome FX2 em vez de FX e 36 caças em vez de 12.
Ai, no novo e atual programa, o Rafale entrou como competidor e a Dassault ainda possuía 2,2% de ações da Embraer, mas não existia mais acordo para produção do caça em parceria, pois no novo programa QUALQUER que fosse o escolhido teria que repassar tecnologias e produção local. Ou seja, a Embraer seria beneficiada independente da escolha. Não era mais permitido uma oferta conjunta envolvendo a Embraer. A Embraer teria como parceiro a empresa selecionada pelo governo.
Logo depois a Dassault e a EADS venderam a participação que tinham na Embraer, isto foi em 13 de fevereiro de 2007.
Em novembro de 2008 saiu a short list.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2695 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 30, 2013 5:50 pm

Sobre o JF-17 ele não é tão bom assim. Ele é BARATO.

É quase um F-16C e custa MUITO POUCO.

Pelo custo/benefícios estaria voando no mundo todo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2696 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2013 5:53 pm

Thor escreveu:Eu tenho minhas dúvidas quanto a promessas de politico em palanque, principalmente com holofotes.
Se tens dúvidas ainda, eu já tenho cá comigo a mais absoluta certeza.
E assim caminha o Brasil. Quem sabe mereçamos mesmo uns meros F-5 de terceira mão e uns Lineage, Legacy, Phenom, E-190 e A320 no GTE.
Quem sabe não, merecemos sim, e muito, ter F-5EM's até o último cair. E uma frota de 1o mundo no GTE. Aliás, eu nem sei porque que ainda não mudaram o nome oficialmente para TAB... :roll:
Abraços
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2697 Mensagem por JL » Seg Set 30, 2013 11:06 pm

Eu gosto bastante do desenho do JF 17, mas ele não serve por um motivo o motor é russo e o projeto é chinês. Parece que os russos poderiam por areia em uma exportação chinesa de caças. O bom é que ele já esta integrado as armas brasileiras como o Piranha, o MAR 1. Interessante não, o caça JF 17 usa armamento brasileiro da Mectron.

Não sei quanto custa um JF 17, mas talvez seja próximo ao que se pagaria para pegar um F 16 usado e o modernizar. Mas o TEJAS hindu tem turbina ocidental.

O bom os dois são monoturbinas, o melhor em termos de economia e o melhor para FAB na minha opinião é um caça econômico. O Rafale é super, super. Mas é o mais caro. O F18 vai na mesma toada.

Mas estas soluções exóticas nunca vão ser adotadas aqui no Brasil por preconceito em primeiro lugar.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2698 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 01, 2013 1:59 am

Luís Henrique escreveu: Na época que a Dassault possuía ações da Embraer o programa se chamava FX, o caça oferecido era o Mirage 2000 BR (modificação do 2000-5) e o presidente na época era o Fernando Henrique Cardoso (que também recebeu dinheiro da Embraer na campanha política)
É, tem razão, a novela começou com o M2000.
Luís Henrique escreveu: Quando o Lula assumiu, ele CANCELOU este programa em favor do programa Fome Zero.
Ai comprou os M2000 usados.
Luís Henrique escreveu:Em novembro de 2008 saiu a short list.
Você ta certo, depois de tantos anos acompanhando essa porcaria só com cronograma pra lembrar tudo o que aconteceu.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2699 Mensagem por DSA » Ter Out 01, 2013 7:08 am

A Korea do Sul ensina como se sai de um programa de aquesição de caças com a cara lavada!

Código: Selecionar todos

SKorea Rejects Boeing, Says F-15 SE Not Good Enough


 South Korea on Tuesday rejected Boeing Co.'s bid to supply 60 fighter jets in the country's largest-ever weapons purchase even though it was the sole remaining bidder, and said it would reopen the tender.

Boeing had offered its F-15 Silent Eagle, but South Korean critics have said the warplane lacks state-of-the-art stealth capabilities and cannot effectively cope with North Korea's increasing nuclear threats.

Defense Ministry spokesman Kim Min-seok said officials decided at a meeting Tuesday to delay naming a winning bidder for the 8.3 trillion won ($7.7 billion) purchase, and would restart the bidding process at an early date.




Estes não são soficientemente bons! vamos anular o FX S korea e começar tudo de novo! :mrgreen: :mrgreen:
Dilma podia aprender com o Sul koreanos!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2700 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 01, 2013 7:29 am

A Coréia do Sul é capitalista e amiga (leia-se Vassalo) do Tio Sam.
Nem se fosse a Coréia do Norte eles iriam mudar suas ideias sobre assunto de defesa.
Trancado