Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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rodrigo
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2611 Mensagem por rodrigo » Qui Set 26, 2013 1:21 pm

Este tópico não é sobre as alternativas para o FX, ou seja, para discutir qual o melhor caça tampão, avião usado, velho e gasto, batido e consertado, recuperado e upgredeado, etc. Que o Brasil poderia colocar no lugar dos Mirage 2000 que vão parar de voar. Ennquanto não se compra o tal FX.
Mas o pessoal fica discutindo tópicos técnicos sobre caças de primeira linha, porque não abrem um tópico tipo SUPER TRUNFO, para se discutir qual é o melhor caça da atualidade. Ou melhor abrir um tópico para cada geração. Este aqui é o tópico das sucatas mesmo.
Apesar do sigilo que a situação envolve, a FAB está com alto índice de indisponibilidade de aeronaves, além da previsão de corte de horas de vôo por volta de 30% para o ano que vem. Se vier um tampão, ou FX..., que seja bem baratinho de operar, senão vai ficar no chão.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
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sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2612 Mensagem por Justin Case » Qui Set 26, 2013 1:35 pm

JL escreveu:Este tópico não é sobre as alternativas para o FX, ou seja, para discutir qual o melhor caça tampão, avião usado, velho e gasto, batido e consertado, recuperado e upgredeado, etc. Que o Brasil poderia colocar no lugar dos Mirage 2000 que vão parar de voar. Ennquanto não se compra o tal FX.
Mas o pessoal fica discutindo tópicos técnicos sobre caças de primeira linha, porque não abrem um tópico tipo SUPER TRUNFO, para se discutir qual é o melhor caça da atualidade. Ou melhor abrir um tópico para cada geração. Este aqui é o tópico das sucatas mesmo.

Para quem acha que é indigno a FAB ter um caça usado nas condições acima, devo lembrar que considerando o tempo e os prazos, a FAB vai ficar sem os seus Mirage 2000 e com muito poucos F5M e terá que contar com o A 1 para a maior parte das missões.

Porque o FX não vai sair tão cedo, não vai sair neste governo. E para o próximo em 2015, espero que não seja o segundo mandado da Senhora Dilma, pois uma democracia mesmo que capenga como a nossa, tem como premissa a troca dos partidos no poder. Já são três governos do PT e foram dois governos do PSDB e ninguém decidiu nada. Até agora estou esperando o FX. Já esta mais que provado que este modelo de concorrência não tem como dar certo aqui no Brasil. Por problemas políticos.

Se querem discutir eternamente qual o melhor dos três caças do short list para o Brasil, abram outro tópico, porque eu não vou nem abrir para olhar, pois estou por demais de saco cheio já estou lendo sobre isso vai fazer mais de uma década, acabou a paciência.
JL, boa tarde.

Concordo que este tópico não foi aberto para discutir o processo de aquisição e as ofertas existentes.
É que foi trancado o tópico específico de discussão do F-X e as opiniões vieram ser discutidas aqui.
Mas todos sabemos que não há como solucionar as coisas por decreto. Na minha opinião, trancar o tópico definitivamente não contribui para resolver o problema que está sendo discutido (mesmo que o assunto esteja sendo mal conduzido pelos debatedores).
Abraços,

Justin
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2613 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 26, 2013 1:41 pm

Com mais esse adiamento teremos um acontecimento fantástico, crianças que nasceram depois do início do FX terão a chance de se formarem pilotos antes da decisão final.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2614 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 26, 2013 1:49 pm

Marechal-do-ar escreveu:Com mais esse adiamento teremos um acontecimento fantástico, crianças que nasceram depois do início do FX terão a chance de se formarem pilotos antes da decisão final.
KKKKKKKKKKKKKKKK :lol: :lol: :lol: .
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2615 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 26, 2013 2:09 pm

vamos de Kfir Block 60 com radar AESA.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2616 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 26, 2013 3:12 pm

Parece-me que nenhum de nós até aqui, inclusive eu, pensou no seguinte: quem disse que a FAB precisa de canetada da DR para comprar caça? Que eu saiba, o cmte da FAB tem autonomia, para adquirir material onde e quando necessário para instrumentalizar a força, desde que, claro, esteja dentro dos seus recursos orçamentários.
Então, penso eu aqui com os meus botões, é que essa lenga-lenga possa enfim ter um fim, se a FAB simplesmente fosse as compras em qualquer ferro velho no exterior e comprasse o que lhe aprouvesse o orçamento. Simples assim.
Foi feito com os BH que ninguém no governo pediu. Foi assim com a aquisição dos sistemas de radar recentemente e com outros milhares de itens que a FAB compra anualmente para a sua manutenção.
Mas como a instituição escolheu esperar o FX acabar, se antes ou depois dos F-5EM só Deus sabe, estamos todos aqui obrigados a ficar dando voltas e voltas sobre o que seria ou poderia ser deste famigerado FX.
Mas sinceramente? Depois de 17 'sem sair de cima', duvido que a FAB terá outra atitude agora que não seja simplesmente usar todos os F-5 até o último cair. E depois, os A-1M e depois os A-29 e depois... com ou sem eleições, olimpíadas ou governos de oposição, psedo-socialistas, moralistas, direitistas e até ecologistas.
O caminho já está traçado há muito tempo. E não tem mais volta.

abs.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2617 Mensagem por Wingate » Qui Set 26, 2013 3:22 pm

FCarvalho escreveu:Parece-me que nenhum de nós até aqui, inclusive eu, pensou no seguinte: quem disse que a FAB precisa de canetada da DR para comprar caça? Que eu saiba, o cmte da FAB tem autonomia, para adquirir material onde e quando necessário para instrumentalizar a força, desde que, claro, esteja dentro dos seus recursos orçamentários.
Então, penso eu aqui com os meus botões, é que essa lenga-lenga possa enfim ter um fim, se a FAB simplesmente fosse as compras em qualquer ferro velho no exterior e comprasse o que lhe aprouvesse o orçamento. Simples assim.
Foi feito com os BH que ninguém no governo pediu. Foi assim com a aquisição dos sistemas de radar recentemente e com outros milhares de itens que a FAB compra anualmente para a sua manutenção.
Mas como a instituição escolheu esperar o FX acabar, se antes ou depois dos F-5EM só Deus sabe, estamos todos aqui obrigados a ficar dando voltas e voltas sobre o que seria ou poderia ser deste famigerado FX.
Mas sinceramente? Depois de 17 'sem sair de cima', duvido que a FAB terá outra atitude agora que não seja simplesmente usar todos os F-5 até o último cair. E depois, os A-1M e depois os A-29 e depois... com ou sem eleições, olimpíadas ou governos de oposição, psedo-socialistas, moralistas, direitistas e até ecologistas.
O caminho já está traçado há muito tempo. E não tem mais volta.

abs.
...se a FAB simplesmente fosse as compras em qualquer ferro velho no exterior e comprasse o que lhe aprouvesse o orçamento...
Fale baixo, colega, pelamordideus! Vai que eles descobrem alguns Gloster Meteor na bacia das almas...! :cry:

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2618 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 26, 2013 3:30 pm

Se a FAB mal tem orçamento para manter os aviões voando, e aqueles importantes que levam nossas autoridades nos finais de semana, imagina gastar esses parcos recursos com a compra de caças?

No fim acho que vai acontecer isso mesmo, e depois a frota inteira no chão porque o dinheiro para mantê-los voando foi usado para compra-los.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2619 Mensagem por Bourne » Qui Set 26, 2013 3:34 pm

Petry escreveu:Vamos para 2015... chegando lá, vai ser ano pré olímpico... vai ser desculpa... ficando para 2019... ai tem uma nova eleição presidencial...
A FAB não terá caças para voar em 2020 quando as aeronaves forem entregues. Ou seja, é necessário um tampão barato e bom. :roll:

E olhas os Typhoons semi-novos a venda.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2620 Mensagem por talharim » Qui Set 26, 2013 6:58 pm

O Saito precisa sair urgentemente nao tem mais lenha pra queimar vais descansar e curtir seu resto de vida com seus tataranetos,trisnetos,bisnetos e netos .

Tem que vir um comandante gala tipo Tom Cruise Top Gun e com coragem de Sao Jorge pra pegar a Dilma no banheiro privativo do gabinete .

Amanha de manha tem 50 f-22 taxiando em Anapolis isso nao falha nunca .
"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2621 Mensagem por JL » Qui Set 26, 2013 7:02 pm

Desculpe Justin, mas é que na penúria em que nos encontramos, não tou conseguindo dirigir comentários sobre desempenho de aeronaves que parecem inatingíveis para o Brasil. Mas mantenho a opinião de aqui é melhor discutir qual o substituto ou medida emergencial. Agora o tópico FX pode existir nem que seja para a gente chorar, reclamar, resmungar. Porque parece que somente serve para isso.
Agora se o problema é custo de hora de voo, nós estamos f......, porque parece um F 16 um dos caças mais econômicos de operar, tem uma hora de voo com custo aproximado de 28.000 dólares. Li em algum lugar que não recordo,, não sei se refere ao custo de voo da USAF no Afeganistão, um local afastado com logistica mais complicada. Mas mesmo assim temos que considerar que ele é monoreator. Imagine o custo de voo de um bireator e pesado como o Rafale por exemplo. Desse jeito sem dinheiro somente voando A 29. E outra qualquer avião usado vai ter um custo de operação maior que uma aeronave nova do mesmo porte. Realmente estamos com sérios problemas.
Se alguém tiver acesso ao custo de hora de voo, dos caças. Por favor postar. Acho que o F5 pelo que recordo tem um custo abaixo de 5000 dólares por hora de voo, se não me engano 4000 dólares.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2622 Mensagem por luisabs » Qui Set 26, 2013 7:17 pm

JL escreveu:Desculpe Justin, mas é que na penúria em que nos encontramos, não tou conseguindo dirigir comentários sobre desempenho de aeronaves que parecem inatingíveis para o Brasil. Mas mantenho a opinião de aqui é melhor discutir qual o substituto ou medida emergencial. Agora o tópico FX pode existir nem que seja para a gente chorar, reclamar, resmungar. Porque parece que somente serve para isso.
Agora se o problema é custo de hora de voo, nós estamos f......, porque parece um F 16 um dos caças mais econômicos de operar, tem uma hora de voo com custo aproximado de 28.000 dólares. Li em algum lugar que não recordo,, não sei se refere ao custo de voo da USAF no Afeganistão, um local afastado com logistica mais complicada. Mas mesmo assim temos que considerar que ele é monoreator. Imagine o custo de voo de um bireator e pesado como o Rafale por exemplo. Desse jeito sem dinheiro somente voando A 29. E outra qualquer avião usado vai ter um custo de operação maior que uma aeronave nova do mesmo porte. Realmente estamos com sérios problemas.
Se alguém tiver acesso ao custo de hora de voo, dos caças. Por favor postar. Acho que o F5 pelo que recordo tem um custo abaixo de 5000 dólares por hora de voo, se não me engano 4000 dólares.

Se o F5 tem um custo de hora de vôo tão barato assim, então deveríamos fabricar o mesmo sob licença, e fabricar logo umas 200 unidades.
Se não temos qualidade, pelo menos teremos quantidade....
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2623 Mensagem por kirk » Qui Set 26, 2013 7:55 pm

Se estamos indignados com os states porque não anunciar Rafale ou Gripen ? ... protelar a decisão só beneficia uma empresa ... A Boeing !

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2624 Mensagem por JL » Qui Set 26, 2013 8:09 pm

Conforme dados obtidos do site Poder Aéreo, obtidos do Winslow Wheeler do Center for Defense Information. Um F-15D chega a mais de 38 mil dólares por hora de voo enquanto um F-16C custa US$ 19.000. O Poder Aéreo no artigo também menciona: A título de comparação, temos o custo da hora de voo do F-5E usado pela FAB, que segundo o EMAER, era de US$ 4.251,21 (R$ 7.400) em 2006, antes da modernização. O custo por hora de voo do A-4KU operado pela Marinha era de 7.500 dólares.
Então como vemos difícil igualar o baixo custo do F 5. Talvez porque seja um caça minúsculo movido por turbinas minúsculas. Para se ter uma ideia a J 85 da GE tem um peso de por volta 200 kg e 18 polegadas de diâmetro é a mesma turbina usada no jato A-37 Dragonfly, só que neste modelo sem pós combustão. Uma GE F404 pesa por volta de 01 tonelada ( 1000 kg contra 200 kg ). Não da nem para comparar. Resultado enquanto um F5 com dois Derby e um tanque no ventre fica pesado para um F 16 isto é moleza.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2625 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 26, 2013 9:01 pm

Wingate escreveu:
...se a FAB simplesmente fosse as compras em qualquer ferro velho no exterior e comprasse o que lhe aprouvesse o orçamento...
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