Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2596 Mensagem por Penguin » Qui Set 26, 2013 9:16 am

Arataca escreveu:Prezados,

Saiu hoje na primeira página do Valor Econômico:

26/09/2013 às 00h00
Após espionagem, Dilma adia decisão sobre caças

Compartilhar:

Por Daniel Rittner e Leandra Peres | De Brasília

A não ser que haja uma reviravolta na atitude do governo americano em relação ao escândalo de espionagem eletrônica, a presidente Dilma Rousseff está praticamente convencida a adiar para 2015 a compra de novos caças para a Força Aérea (FAB), deixando o capítulo final da novela em torno do projeto FX-2 para um eventual segundo mandato.

A decisão em favor da americana Boeing estava perto de ser tomada, segundo auxiliares diretos da presidente. Mesmo com as manifestações de junho e as dificuldades orçamentárias, Dilma estava disposta a fechar negócio para adquirir um lote inicial de 36 caças F-18 Super Hornet, avaliado em pelo menos US$ 5 bilhões. A revelação de que ela teria sido alvo direto de espionagem pela Agência Nacional de Segurança (NSA) americana mudou completamente o humor de Dilma, que confidenciou a assessores sua intenção de não assinar nenhum contrato nos próximos meses.
Assuntos relacionados

Nas palavras de um auxiliar, se o presidente Barack Obama "tivesse entregado uma pasta com todas as escutas e e-mails interceptados" de Dilma e da Petrobras, teria sido mantida a visita de Estado a Washington e havia possibilidades reais de levar adiante o negócio. Só uma mudança radical de postura da Casa Branca será capaz de reabrir logo a última janela para um acordo com a Boeing. Mas a chance de avanços em 2014 é "zero", porque "não se anuncia compra de caças em ano eleitoral", segundo fontes do Palácio do Planalto. Com isso, a decisão fica para 2015.

O novo cenário do FX-2, porém, não faz a balança pender para o lado dos franceses. Dilma recebeu a informação de que o governo indiano, após acordo para adquirir até 126 caças Rafale em dez anos, enfrenta dificuldades na absorção de tecnologia pela Dassault. O Planalto recebeu relatos de que já houve um mal-estar pelo mesmo motivo entre a francesa DCNS e a Marinha no contrato para a construção de quatro submarinos de propulsão convencional.
Pelo jeito aquela história de "TOT irrestrita", digamos, não é bem assim.

1 abraço


O artigo completo:

VALOR, 26/09/2013
Governo deve adiar decisão sobre caças da FAB para 2015

Daniel Rittner e Leandra Peres

A não ser que haja uma reviravolta no escândalo de espionagem eletrônica protagonizado pelos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff está praticamente convencida a adiar para 2015 a compra de novos caças à Força Aérea Brasileira (FAB), deixando o capítulo final da novela em torno do projeto FX-2 para um eventual segundo mandato.

Segundo auxiliares diretos da presidente, a decisão já estava muito perto de ser tomada, a favor da americana Boeing. Mesmo com as manifestações de junho e com as dificuldades orçamentárias, Dilma ainda estava disposta a fechar negócio para adquirir um lote inicial de 36 caças F-18 Super Hornet, avaliado em pelo menos US$ 5 bilhões. A revelação de que ela teria sido alvo direto de espionagem pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos mudou completamente o humor de Dilma, que já confidenciou a assessores sua intenção de não assinar nenhum contrato nos próximos meses.

Nas palavras de um auxiliar, se o presidente Barack Obama "tivesse entregado uma pasta com todas as escutas e emails interceptados" de Dilma e da Petrobras, teria sido mantida a visita de Estado a Washington e ainda havia possibilidades reais de levar adiante o negócio. Apenas uma mudança radical de postura da Casa Branca seria capaz de reabrir imediatamente a última fresta para um acordo com a Boeing, mas a chance de avanços em 2014 é "zero" porque "não se anuncia compra de caças em ano eleitoral", segundo fontes do Palácio do Planalto. Com isso, a decisão fica automaticamente para 2015, em um segundo mandato da petista ou cabendo a quem lhe suceder.

O novo cenário do FX-2, no entanto, não inverte a balança para o lado dos franceses. No governo Lula, a escolha dos caças Rafale chegou a ser cantada pelo ex-presidente brasileiro, quando recebeu o colega francês Nicolas Sarkozy no país, em 2009. De lá para cá, o favoritismo da Dassault - fabricante do jato - se esvaiu, diante da proximidade cada vez maior entre Boeing e Embraer.

O Palácio do Planalto recebeu relatos de que já houve um mal-estar entre a francesa DCNS e a Marinha envolvendo a transferência de tecnologia no contrato para a construção de quatro submarinos de propulsão convencional. O contrato abrange também a parte não nuclear - como o casco - do primeiro submarino nuclear brasileiro. A percepção de problemas recentes desestimula a equipe presidencial a apostar em uma nova parceria de longo prazo com a França, com os caças, numa encomenda inicial de 36 jatos, mas que pode chegar a 124 unidades no longo prazo.

Dilma também recebeu a informação de que o governo indiano, após um acordo para adquirir até 126 caças em um período de dez anos, enfrenta dificuldades na absorção de tecnologia pela Dassault. Essa foi a primeira venda dos caças Rafale a um país estrangeiro e a experiência da Índia é acompanhada com atenção pelos assessores presidenciais.

Os caças suecos Gripen, terceira opção entre os finalistas do FX-2, são vistos no Planalto como um "projeto" e ainda não convenceram o entorno político de Dilma. Até agora, a ofensiva da fabricante Saab não foi capaz de desfazer a percepção de que sua escolha seria uma espécie de tiro no escuro, embora o próprio governo da Suécia já tenha encomendado 60 unidades do Gripen NG (New Generation) - a Suíça adquiriu outros 22 jatos. Os caças têm entrega a partir de 2018.

A Saab busca usar a seu favor o fato de que o caça ainda está em desenvolvimento. Caso Dilma se decida pelo Gripen NG, a fabricante sueca promete a produção de 80% da estrutura do avião no país. Também oferece o financiamento integral para os equipamentos, de forma a aliviar o orçamento da FAB, com o início do pagamento seis meses após a entrega da última das 36 unidades - ou seja, daqui a cerca de 15 anos.

Um dos fatores citados no governo contra uma decisão imediata é a falta de espaço fiscal para encomenda desse porte. O financiamento a longo prazo resolve uma parte do problema, ao evitar desembolso da Aeronáutica nos próximos anos, mas pode ter efeito no cálculo da dívida.

As manifestações populares de junho são apontadas por alguns observadores como mais um complicador, que ajudaram no adiamento do leilão do trem de alta velocidade Rio-São Paulo-Campinas. O Planalto, entretanto, não aponta os protestos de rua como elemento-chave na decisão de Dilma sobre os caças.

O novo adiamento cria um problema concreto para a proteção do espaço aéreo: a FAB conseguiu prolongar a vida útil dos caças Mirage 2000 C/D usados que comprou da França, em 2005, mas o ciclo operacional dos jatos termina inevitavelmente no fim deste ano. Eles serão desativados, em definitivo, e não há mais nenhum caça de interceptação disponível na frota da Aeronáutica.

Para remediar o problema, a Embraer está modernizando e adaptando caças F-5, usados tradicionalmente para defesa aérea e ataque ao solo. Eles complementam, mas não eliminam a necessidade de compra dos novos aviões, que são de múltiplo emprego e de geração superior.

Em 2005, após sepultar a primeira versão do projeto FX, o governo Lula decidiu comprar um lote de 12 Mirage usados para não ficar unicamente na dependência dos caças F-5. É esse o dilema que reaparece agora, fazendo surgir novamente especulações em torno da compra de outro lote de aviões usado, como solução "tampão" até o desfecho da concorrência.

A compra dos novos caças se transformou numa novela que já dura mais de 13 anos e atravessou governos de três presidentes diferentes. Alegando que sua prioridade de gastos era com o Fome Zero, Lula extinguiu o primeiro processo de disputa, batizado como FX. Na época, a Dassault era favorita, oferecendo os caças Mirage 2000/BR. Corriam por fora os russos da Sukhoi.

O sepultamento da primeira concorrência foi até bem vista pelos militares, diante da constatação de que surgia uma nova geração de caças. Isso permitiu, na reabertura da disputa em 2008, quando passou a ser chamada de FX-2, a apresentação de propostas com aviões mais modernos.

Dilma, assim que assumiu, desacelerou o processo de decisão e evitou dar um desfecho nos dois primeiros anos de mandato. Nos últimos anos, havia grande expectativa de que finalmente o martelo fosse batido. Em agosto, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro Juniti Saito, havia declarado que a decisão da presidente seria tomada "em curto prazo".

O ministro da Defesa, Celso Amorim, também vinha dando indicações de que a escolha final estava prestes a ser feita. Depois do anúncio, ainda há negociações até a assinatura do contrato.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2597 Mensagem por Petry » Qui Set 26, 2013 9:32 am

Vamos para 2015... chegando lá, vai ser ano pré olímpico... vai ser desculpa... ficando para 2019... ai tem uma nova eleição presidencial...
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2598 Mensagem por LeandroGCard » Qui Set 26, 2013 10:18 am

...Também existe a expectativa de que parte da tecnologia a ser utilizada pelo lançador (cujo fornecedor é a Arianespace) poderá ser absorvida pela equipe envolvida no projeto do Veículo Lançador de Satélite (VLS), trabalho há anos sendo desenvolvido no Brasil para lançamento de pequenos satélites e que teve significativa perda de material humano e atraso quando ocorreu o acidente na base de Alcântara, em 2003, matando mais de 20 pessoas envolvidas no projeto.
É cada bobagem que se lê por aí... :roll: .


Leandro G. Card
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2599 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 26, 2013 10:48 am

E tem gente que ainda acredita no SH :? .
Eu acredito em Papai Noel, Ovni, Coelhinho da Páscoa, F-X2, que o governo (???) do PT é bom, mas acreditar que o SH vai levar?
Tem que ser muito Americanófilo para isso.
Sou de Direita, mas sou contra a compra de caças do EUA, que já demonstraram a má fé com Brasileiros e entre outros países.
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2600 Mensagem por Thor » Qui Set 26, 2013 11:22 am

Justin Case escreveu:Thor, bom dia.

Nunca ouvi falar que tenham existido interferências externas para mudar requisitos técnicos e de desempenho em voo, mas apenas sobre assuntos estratégicos.
Você poderia detalhar um pouco mais essa interferência do nível superior em assunto técnico, operacional ou logístico?
Abraço,

Justin
Caro Justin,
Talvez não tenha sido claro no que escrevi, pois o foco era em resposta ao Gabriel sobre avaliação de aeronaves por desempenho. Sobre "interferência" me referi ao que foi noticiado pela imprensa à época sobre a determinação do MD para que se mudasse o relatório original, substituindo avaliações numéricas por sistema de cores e até mesmo o próprio MD disse que escreveria o relatório.
Volto a frisar que minha resposta não apresenta juízo de valor, apenas se refere a avaliação e comparação de desempenho dos caças, ou como gostam por aqui, dados do super-trunfo, que era o tema de minha resposta.
Não há dúvidas que o componente político é tão ou mais importante quanto o caça em si. Esse meu post foi mais um desabafo como cidadão que quer um Brasil melhor e ficou decepcionado com esse capítulo final (?) da novela F-X2.
Abraços
À la chasse!

Não procurei muito, mas certamente devem existir mais links dessa época.
http://www.deadlybirds.com.br/deadlybir ... ar-a-lula/
http://moraisvinna.blogspot.kr/2010/01/ ... final.html
http://www.istoe.com.br/reportagens/387 ... +VAZAMENTO
Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2601 Mensagem por Justin Case » Qui Set 26, 2013 11:27 am

Thor escreveu:
Justin Case escreveu:Thor, bom dia.

Nunca ouvi falar que tenham existido interferências externas para mudar requisitos técnicos e de desempenho em voo, mas apenas sobre assuntos estratégicos.
Você poderia detalhar um pouco mais essa interferência do nível superior em assunto técnico, operacional ou logístico?
Abraço,

Justin
Caro Justin,
Talvez não tenha sido claro no que escrevi, pois o foco era em resposta ao Gabriel sobre avaliação de aeronaves por desempenho. Sobre "interferência" me referi ao que foi noticiado pela imprensa à época sobre a determinação do MD para que se mudasse o relatório original, substituindo avaliações numéricas por sistema de cores e até mesmo o próprio MD disse que escreveria o relatório.
Volto a frisar que minha resposta não apresenta juízo de valor, apenas se refere a avaliação e comparação de desempenho dos caças, ou como gostam por aqui, dados do super-trunfo, que era o tema de minha resposta.
Não há dúvidas que o componente político é tão ou mais importante quanto o caça em si. Esse meu post foi mais um desabafo como cidadão que quer um Brasil melhor e ficou decepcionado com esse capítulo final (?) da novela F-X2.
Abraços
À la chasse!

Não procurei muito, mas certamente devem existir mais links dessa época.
http://www.deadlybirds.com.br/deadlybir ... ar-a-lula/
http://moraisvinna.blogspot.kr/2010/01/ ... final.html
http://www.istoe.com.br/reportagens/387 ... +VAZAMENTO
OK, entendi.

Abraço e bom trabalho.
A Força precisa.

Justin
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2602 Mensagem por NovaTO » Qui Set 26, 2013 11:32 am

BrasilPotência escreveu:GAME OVER

Após espionagem, Dilma adia decisão sobre caças

A não ser que haja uma reviravolta na atitude do governo americano em relação ao escândalo de espionagem eletrônica, a presidente Dilma Rousseff está praticamente convencida a adiar para 2015 a compra de novos caças para a Força Aérea (FAB), deixando o capítulo final da novela em torno do projeto FX-2 para um eventual segundo mandato.

http://www.valor.com.br/brasil/3284036/ ... obre-cacas
Como adiar se as propostas vencem daqui 4 dias? Como adiar propostas que foram inicialmente formuladas em 2008? Já fazem 6 anos. As propostas envelheceram, e os caças de 5ª geração estão chegando.

A FAB pode esperar mais 6/7 anos? Acredito que não. A FAB deve adotar medidas de emergência e considerar esse FX-2 morto. A alternativa é clara: ir até o deserto e ver as sucatas que estão em melhor estado e fazer a modernização/revitalização. E aproveitar, comprar de baciada, algo em torno de 100 células de F-16 no mínimo, antes que a USAF transforme todos em drones alvos. [002]

[]'s

[]'s
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2603 Mensagem por Justin Case » Qui Set 26, 2013 11:43 am

Bom dia, NovaTO.

Não concordo com essa proposta de comprar aviões que são inservíveis para outros países, muitos deles de importância muito inferior à do Brasil.
Se o Governo quer que a Força Aérea faça exclusivamente transporte de todo tipo (inclusive autoridades), cumpra missões civis que seriam do Mistério da Saúde, da Polícia Federal, do Ministério do Integração Nacional, da Receita Federal... abdicando da capacidade de dissuasão e de defesa externa, deveria solicitar uma emenda à Constituição e parar de gastar dinheiro com caças.
Abraço,

Justin

Edit: http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... de-orgaos/

Parabéns, mas o que tem a ver isso com a missão da Força Aérea? :roll:
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2604 Mensagem por NovaTO » Qui Set 26, 2013 12:32 pm

Caro Justin,

Mas não estamos fazendo isso com aviões até mais antigos que os F-16 estocados na AMARC?

Fizemos com os F-5E, vamos fazer com os A-4, com os S-2E, P3A, AMX, etc. É uma realidade.

Um F-16 modernizado e revitalizado é muito mais negócio que mais F-5E que voam sobrecarregados com 2 Derbys. O IDEAL claro são aviões novos, mas o que o governo está fazendo é IGNORAR essa necessidade da FAB. Mas a FAB não pode ignorar sua missão, inclusive escrita na Constituição. Deve procurar no limite dos seus recursos alternativas para que chegando em 2020, não esteja apenas com metade dos F-5EM tem hoje. E com os demais em vias de desativação.

Saito já teve paciência demais. Não dá para aguentar mais 2 anos aguardando uma "decisão".

[]'s
Editado pela última vez por NovaTO em Qui Set 26, 2013 12:34 pm, em um total de 1 vez.
cassiofrc
Júnior
Júnior
Mensagens: 44
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 10:30 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Alternativas para fim do FX2

#2605 Mensagem por cassiofrc » Qui Set 26, 2013 12:33 pm

Justin Case escreveu:Bom dia, NovaTO.

Não concordo com essa proposta de comprar aviões que são inservíveis para outros países, muitos deles de importância muito inferior à do Brasil.
Se o Governo quer que a Força Aérea faça exclusivamente transporte de todo tipo (inclusive autoridades), cumpra missões civis que seriam do Mistério da Saúde, da Polícia Federal, do Ministério do Integração Nacional, da Receita Federal... abdicando da capacidade de dissuasão e de defesa externa, deveria solicitar uma emenda à Constituição e parar de gastar dinheiro com caças.
Abraço,

Justin

Edit: http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... de-orgaos/

Parabéns, mas o que tem a ver isso com a missão da Força Aérea? :roll:
Comentário perfeito!
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2606 Mensagem por JL » Qui Set 26, 2013 12:38 pm

Este tópico não é sobre as alternativas para o FX, ou seja, para discutir qual o melhor caça tampão, avião usado, velho e gasto, batido e consertado, recuperado e upgredeado, etc. Que o Brasil poderia colocar no lugar dos Mirage 2000 que vão parar de voar. Ennquanto não se compra o tal FX.
Mas o pessoal fica discutindo tópicos técnicos sobre caças de primeira linha, porque não abrem um tópico tipo SUPER TRUNFO, para se discutir qual é o melhor caça da atualidade. Ou melhor abrir um tópico para cada geração. Este aqui é o tópico das sucatas mesmo.

Para quem acha que é indigno a FAB ter um caça usado nas condições acima, devo lembrar que considerando o tempo e os prazos, a FAB vai ficar sem os seus Mirage 2000 e com muito poucos F5M e terá que contar com o A 1 para a maior parte das missões.

Porque o FX não vai sair tão cedo, não vai sair neste governo. E para o próximo em 2015, espero que não seja o segundo mandado da Senhora Dilma, pois uma democracia mesmo que capenga como a nossa, tem como premissa a troca dos partidos no poder. Já são três governos do PT e foram dois governos do PSDB e ninguém decidiu nada. Até agora estou esperando o FX. Já esta mais que provado que este modelo de concorrência não tem como dar certo aqui no Brasil. Por problemas políticos.

Se querem discutir eternamente qual o melhor dos três caças do short list para o Brasil, abram outro tópico, porque eu não vou nem abrir para olhar, pois estou por demais de saco cheio já estou lendo sobre isso vai fazer mais de uma década, acabou a paciência.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2607 Mensagem por JL » Qui Set 26, 2013 12:56 pm

O pessoal entenda e me desculpe. Mas eu não aguento mais essa novela. Fico tenso e aborrecido. Gente como eu gostaria de ver um Brasil grandioso e poderoso em tudo. Só que estou ficando cansado disso, acho que desde 1980 eu acompanho tudo o que se projeta, planeja em termos de recursos militares para o Brasil, já me decepcionei tanto. Mas essa novela do FX bateu o recorde do absurdo, em termos de empurrar para frente o que precisa ser decidido com urgência.

Para discutirmos em termos de tampão: performance, viabilidade, custo de aquisição, custo de operação, vida útil. etc. Coloco várias alternativas lançadas de forma rápida e sem qualquer pesquisa:

1) Kfir C 10, existe a possibilidade de ter pacotes de aviônica no estado da arte made in Israel, pode usar as mesmas armas do F5M, aproveitando os estoques que já temos. Pesquisem o modelo colombiano.

2-) F 16 oriundos do deserto e recondicionados em um pacote básico ou recondicionados com up-grade israelense.

3-) Mirage 2000 usados, comprados ou alugados.

4-) Gripen usados, comprados ou alugados.

5-) Caças norte americanos operacionais, comprados ou alugados.

6-) Caças russos Mig 29 ou Sukhoi.

7-) Alternativas mais exóticas e novos como o TEJA da India, o J10 chinês ou JF 17.

8-) Comprar mais células de F5 e modernizar.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2608 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 26, 2013 1:07 pm

JL escreveu:8-) Comprar mais células de F5 e modernizar.
(modo Poderoso Castiga on)
QUEIMA, QUEIMA QUE É O SATANÁS.
BATE NA MADEIRA 3 MILHÕES DE VEZES.
Esse é o demônio chamado "FAB sem caça", nasceu no Estados unidos.
Pelo amor de Deus, mais F-5E não.
(modo Poderoso Castiga Off)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#2609 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 26, 2013 1:13 pm

Falando sério mesmo, "melhores" opções que vejo para FAB:
1) Aquisição e modernização de 18 Su-30K (GDA) e 36 Su-27/MiG-29 (GAv).
2) Aquisição de 48 Mirage 2000 e modernização para o padrão 2000-9.
3) Aquisição de 48 F/A-16C/D (Egito) e modernização para o padrão E/F Block 60.
Acho que só isso.
Carlos Eduardo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 139
Registrado em: Dom Out 01, 2006 3:59 pm
Localização: Pelotas/RS
Agradeceram: 1 vez

Re: Alternativas para fim do FX2

#2610 Mensagem por Carlos Eduardo » Qui Set 26, 2013 1:13 pm

JL. Não estás sozinho.
Todo aquele que vive os sentimentos de nacionalismo, os valores engrandecedores e nobres de uma sociedade, povo e nação sente imensa tristeza. Neste momento ,lá no poder, não há espaço para nobreza moral, integridade e verdade... A cúpula é de peças ocas, muito enfeitadas por fora, mas o interior é vazio.
O que podemos fazer pra mudar isso? Nossa estratégia de defesa é: aguardar uma adversidade que ponha todos lá a correr atrás de Defesa.
"É grande a diversidade de cores e credos, mas único é o sentimento de amor à Família e ao Brasil." (Locutor da NBR durante desfile de 7 de Setembro de 2000)
Trancado