Geopolítica Brasileira

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#451 Mensagem por Clermont » Seg Set 23, 2013 6:45 am

FCarvalho escreveu:Tal qual o americano médio, que também em geral, faz birra para as frequentes intervenções americanas fora dos states,
Intervenções estas que arruinaram os Estados Unidos, criando um estado-policial em estado de guerra permanente.
porque entende que mais importante seria o governo se preocupara com o lixo não recolhido na rua, a polícia que não chegou passa ou a escola dos filhos que tem problemas com professores faltosos e infraestrutura adequada.
Uai! E não é mais importante mesmo se preocupar com o lixo? Quem gosta de viver cercado de lixo nas ruas?

E, quando se é abordado por meliantes armados, no meio da madrugada, quem pensa em Fuzileiros Navais, ou em caças "Sukhoi"? A pessoa pensa mesmo em como seria bom aparecer um PM barrigudo e bigodudo, com uma boa pistola .40.

E que tipo de pai ou mãe não se preocupa com a situação dos filhos, com "professores faltosos" e sem infraestrutura adequada?

Realmente, uma sociedade assim, que, devesse se preocupar mais com intervencionismo externo, com busca de "glórias" no mundo, pra mim, é uma sociedade fascista e militarista, profundamente doente, e que terminará, sem a mínima sombra de dúvida, no colapso moral e econômico. Aliás, exemplos disto não faltam na história.
Mas um dia a gente vai ter que crescer...
Quanto mais alto, maior o tombo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#452 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 23, 2013 10:44 am

Clernont, concordo quanto ao aspecto das intervenções americanas pelo mundo, mas devemos lembrar que desde o fim do século XIX eles em matéria de agenda de Estado tem desenvolvido uma percepção de que para arrumar e manter as coisas em casa, tem de estar de olho na vizinhança. O que nos difere deles é a capacidade de pensar e avaliar longamente o peso e a medida desta "espiadinha". Aqui, a tal "espiadinha" sempre foi, e de certa forma ainda é, voltada para a casa do vizinho interno, seja porque ele não é do meu partido, mas do contrário, seja porque ele não gosta do seu time ou simplesmente porque ele não entende o seu ponto de vista sobre cerveja, futebol e mulher e nem vai com a cara da sua sogra.

Por outro lado, os exemplos que citei são apenas para ilustrar que tanto a sociedade brasileira como a americana, em termos gerais estão mais preocupadas com coisas mais triviais do dia-a-dia - e que obviamente são muito importantes sob todos os aspectos - do que com questões que, a rigor, deveriam/devem fazer parte da agenda política da administração Pública do Estado em qualquer país civilizado e decente, e que sabe que não se vive sozinho no mundo sem prestar contas a ninguém, e que não se pode estar no mundo sem se imiscuir ou deixar influir da mazelas e/querelas deste mesmo mundo, como muitas vezes a pessoas pensam que podem levar as suas vidas. Entram em casa, ligam a tv e tocam o f...-se para o resto. Desde que isso, claro, não venha a lhes importunar o próprio modo de vida. E esta vida mesquinha bem a moda burguesa é o que se está criando e alimentando no Brasil nesta ultima década, para "surpresa e admiração" da administração socialista disfarçada que temos.

E quanto a crescer, bom... um dia meu amigo este país, assim espero, vai ter de encontrar outras referências de civilidade, popularidade e exemplo da 'boa' cultura nacional, do que BBB's, Pânicos e 'Campeonatos Brasileiros' da vida. :roll:

Mas isso para algum dia, quem sabe...

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#453 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 23, 2013 8:58 pm

COBERTURA ESPECIAL - FRONTEIRAS - GEOPOLÍTICA

23 de Setembro, 2013 - 18:32 ( Brasília )
UNBOLIVABLE - O INFERNO EM LA PAZ
Eduardo Saboia, diplomata que ajudou um senador a fugir da Bolívia, diz que o país é 'a Síria brasileira', com problemas que podem 'estourar na nossa cara'

Monica Bergamo

Os funcionários da embaixada brasileira em La Paz, capital da Bolívia, inventaram uma palavra que não existe no vocabulário. É "unbolivable", corruptela do inglês "unbelievable" (inacreditável). "Quando um problema atinge a escala do inimaginável, e por lá acontecia isso com frequência, a gente usava essa piada", conta Eduardo Saboia, 46, ao repórter Morris Kachani.

Ex-encarregado de negócios da embaixada, ele ficou célebre ao ajudar o senador Roger Pinto Molina, asilado na representação por 453 dias, a fugir para o Brasil no mês passado. E decreta: "A Bolívia é a nossa Síria".

"A embaixada é o saco de pancadas que Brasília nunca defendeu. Tudo que pode dar errado, dá mais errado", afirma. "É o teatro do absurdo, com uma trupe de atores, amigos até, que já atuaram juntos em peças melhores. É Esperando Godot', é O Anjo Exterminador'", diz, citando obras de Samuel Beckett e Luis Buñuel marcadas pela negação e pelo tragicômico.

Não é à toa que Saboia cita o surrealismo de "O Anjo Exterminador", em que os personagens estão presos no salão de uma mansão após um pomposo jantar: ele próprio não via a hora de trocar de posto. Havia o desgaste de empreitadas como as 18 viagens que teve de fazer a Oruro (a três horas de La Paz) como negociador na questão dos torcedores corintianos que foram presos após a morte do menino Kevin.

E outro motivo, especial. Saboia é casado com a cônsul brasileira de Santa Cruz de la Sierra. Eles têm três filhos, de 20, 17 e 15 anos. O do meio é autista. O ideal seria ir para um país referência na abordagem da síndrome.

Após dois anos na Bolívia, Saboia negociava seu retorno a Washington, nos EUA, para servir na missão brasileira junto ao FMI.

Não que a vida em La Paz fosse feita só de estorvos. "Gosto muito da Bolívia", diz ele. Nas horas vagas, fazia aulas particulares de violão clássico. Percorreu trilhas nos Andes, escalou uma montanha de 6.088 m, correu a maratona em La Paz.

A mudança acabou sendo protelada. Em 23 de agosto, quando coordenava interinamente a missão brasileira, seu destino adquiriu novos contornos: ele decidiu trazer ao Brasil o senador Roger Pinto, líder da oposição ao presidente boliviano Evo Morales e investigado por corrupção, dano ambiental e assassinato, acusações que nega. "Pinto vinha conversando com a geladeira, de tão deprimido. Vivia confinado em uma sala de 20 m², em um prédio de escritórios, sem banho de sol." As tardes de sexta eram as mais tristes porque o fim de semana se avizinhava solitário. No período final do asilo, só a filha tinha o direito de visitá-lo.

A fuga, em dois Nissan Patrol, escoltados por dois fuzileiros navais brasileiros e com dois motoristas bolivianos no volante, foi como um road movie: as passagens pelos checkpoints, o trânsito em Cochabamba ("três horas em uma névoa terrível"), a parada em Santa Cruz, perto de onde mora sua família, os 650 km finais até a fronteira, em que há só dois postos de combustível. E o epílogo, com o tanque quase vazio e a leitura de salmos evocando socorro contra os perseguidores.

Foram 22 horas em que até fralda geriátrica eles usaram. Pinto vomitou na descida de La Paz a Cochabamba, estrada cheia de curvas e sem acostamento.

A "operação", como ele define o episódio, custou a cabeça do chanceler Antonio Patriota. Saboia foi removido para Brasília e responde a sindicância do Itamaraty.

Não anda animado, mas, além de críticas, recebe aplausos. O pai, Gilberto Saboia, ex-secretário de Direitos Humanos no governo de Fernando Henrique Cardoso, já se disse aflito, mas orgulhoso do filho. Ele também é diplomata, amigo de estrelas do Itamaraty como Celso Amorim, e os filhos de ambos cresceram brincando juntos.

A mulher de Eduardo Saboia está se desligando do posto em Santa Cruz. Os dois não se veem há dois meses. Ele está na casa de familiares dela em Brasília e usa as roupas que o pai, que mora no Rio, lhe trouxe. Diz que não se arrepende. "Hannah Arendt falava na banalização do mal. No meu caso, foi a banalização do bem. Não quebrei hierarquia. Ele já tinha o asilo. E eu precisava proteger o senador da depressão."

"Eu vinha alertando o Itamaraty. Mas havia uma atitude de não se posicionar, de varrer para debaixo do tapete. Éramos orientados para não falar com a imprensa nem com parlamentares. Um sistema de incentivo para você não falar a verdade." Só demonstra arrependimento quando é lembrado que comparou a embaixada de La Paz ao DOI-Codi, enfurecendo a presidente Dilma Rousseff.

Virou amigo de Roger Pinto. Diz que Brasília e a embaixada se debruçaram sobre os 21 processos contra o senador na Bolívia. A conclusão preliminar, afirma, foi a de que "metade dos processos apareceu depois de denúncias que ele fez [contra o governo]. Há ações por desacato e corrupção. Uma por desmatamento --de duas árvores. Outra por homicídio que não diz quem ele teria matado".

Cita o caso dos corintianos para discorrer sobre "a falência, extorsão e corrupção características do Judiciário boliviano". "Ali tudo se paga, por dentro e por fora. São US$ 15 mil para uma sentença, por exemplo. Até pela cela você tem que pagar, ou por uma audiência."

Segundo ele, há mais de cem brasileiros nas prisões bolivianas. "Não que todos sejam inocentes, mas como apoiá-los oficialmente nessas circunstâncias?"

Lista outros incidentes para ilustrar "o drama que é servir na Bolívia": a nacionalização de refinarias da Petrobras, a paralisação de uma obra da OAS, as revistas em aviões da FAB. Empreendedores chegam "como num faroeste, achando que a embaixada é uma UPP".

Segue com os pequenos agricultores brasileiros na fronteira, a venda de cocaína para o Brasil, segundo maior mercado consumidor do mundo. "É a nossa relação internacional mais difícil. Existe uma proximidade e uma assimetria entre os dois países. Os nacionalistas mais fervorosos consideram-nos um covil de ladrões, porta-vozes da direita golpista."

Vê como positiva a política externa do governo Lula, também em relação à Bolívia. O país seria a "nossa Síria" porque "é onde estão os problemas que podem estourar na nossa cara". "A Bolívia não pode ser minimizada como um país periférico. Você pode não querer ir até a Bolívia. Mas a Bolívia vai até você."

http://www.defesanet.com.br/fronteiras/ ... em-La-Paz/




Carpe Diem
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#454 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Set 23, 2013 11:26 pm

A comparação não é a mais adequada. A Bolívia esta mais para nosso "México" do que a nossa "Síria".

Agora querer que uma missão diplomática num pais assim seja tão singela quanto em uma missão em algum organismo internacional em NY ou em Zurique é de uma ingenuidade atroz.

[]'s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#455 Mensagem por romeo » Qua Set 25, 2013 1:04 am

Discurso da Dilma na ONU...





Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8982
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 304 vezes
Agradeceram: 546 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#456 Mensagem por Pablo Maica » Qua Set 25, 2013 2:02 am

E pelo que andam dizendo o orçamento de defesa cibernética será reduzido em 20 milhões para o ano que vem.

http://www.forte.jor.br/2013/09/24/apes ... 0-milhoes/



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#457 Mensagem por Bourne » Qua Set 25, 2013 8:19 am

Isso se chama jogar para a torcida (ou eleitorado interno). No exterior se mostra dura para ter apoio em casa para os objetivos políticos provincianos. Além de anunciar planos miraculosos de proteção que não tem recursos e a efetividade é bem questionável do ponto de vista técnico. Na prática, continua um gigante bobão que todos passam a mão, sem perspectiva de mudar.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#458 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2013 10:53 am

É meu amigo, Brasil... :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#459 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2013 11:00 am

Pablo Maica escreveu:E pelo que andam dizendo o orçamento de defesa cibernética será reduzido em 20 milhões para o ano que vem.
http://www.forte.jor.br/2013/09/24/apes ... 0-milhoes/
Um abraço e t+ :D
Não fossem trágicas, seriam patéticas as atitudes deste desgoverno.
Pobre metido a novo rico é uma merda mesmo. :?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5257
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#460 Mensagem por delmar » Qua Set 25, 2013 1:20 pm

Bourne escreveu:Isso se chama jogar para a torcida (ou eleitorado interno). No exterior se mostra dura para ter apoio em casa para os objetivos políticos provincianos. Além de anunciar planos miraculosos de proteção que não tem recursos e a efetividade é bem questionável do ponto de vista técnico. Na prática, continua um gigante bobão que todos passam a mão, sem perspectiva de mudar.
Ela está com um olhar nas eleições do próximo ano. Quer aparecer como uma líder forte, que sabe lutar pelos interesses do Brasil e não tem medo de encarar ninguém. Os americanos sabem disso e fazem de conta que não é nada com eles. Já o Obama está igual ao falecido Brizola, quando um repórter lhe perguntava algo polêmico ele comentava assuntos que não tinham nada a ver com a pergunta.
A tia Dilma já falou que a única represália econômica seria não comprar o SH, os demais programas continuarão sem alteração. Isto equivale a zero de represália pois a compra não seria feita mesmo, mas dá uma oportunidade de cortar o SH da licitação sem outras explicações. Por incrível que pareça esta solução é boa para os americanos que poderão falar "O SH foi cortado por razões política e não técnicas" o que, agora, é verdade.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#461 Mensagem por rodrigo » Qua Set 25, 2013 1:36 pm

A baboseira na ONU

BRASÍLIA - Adolescente e trotskista, um dia já enxerguei beleza na Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos pilares da ONU. Foi quando um amigo mais velho do partidão, cheio de sarcasmo, disse: "Não seja ingênuo. A ONU é uma ficção. Não serve para nada. Quem manda lá são os EUA e seus satélites".

Anos depois, já como correspondente da Folha em Nova York, em 1988, trabalhei em uma pequena sala que servia de escritório para o jornal dentro do prédio principal da ONU. Convivi com diplomatas e funcionários públicos mundiais por algum tempo. Ineficiência e inutilidade são as duas palavras que me ocorrem para definir o que presenciei de perto.

Paulo Francis, meu chefe à época em Nova York, desdenhava a ONU de maneira ferina. "É um cabide de empregos para vagabundos desfilarem de sarongue para cima e para baixo", dizia ele. Descontado o preconceito, Francis tinha uma certa razão.

Lembrei-me disso ontem ao assistir ao discurso da presidente Dilma Rousseff na ONU. Ela falou contra a espionagem dos EUA no Brasil. Anunciou "propostas para o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet" em nível mundial visando a "uma efetiva proteção dos dados".

Quase tive um ataque de narcolepsia só de pensar em como tramitaria tal ideia dentro da ONU. A chance de algo efetivo prosperar ali dentro é menor do que zero.

Dilma faria melhor se buscasse equipar o Brasil contra ataques cibernéticos. A presidente faz o oposto. Engavetou um projeto de Política Nacional de Inteligência que cria diretrizes para o Estado brasileiro se prevenir de ações de espionagem. O texto está pronto e parado, no Planalto, desde novembro de 2010.

É mais fácil ler um discurso feito pelo marqueteiro no teleprompter na ONU do que trabalhar duro em casa. Para azar de Dilma, é possível perceber a distância entre o que ela fala e o que de fato faz.

Fernando Rodrigues é repórter em Brasília. Na Folha, foi editor de "Economia" (hoje "Mercado"), correspondente em Nova York, Washington e Tóquio. Recebeu quatro Prêmios Esso (1997, 2002, 2003 e 2006). Escreve quartas e sábados na versão impressa Página A2.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#462 Mensagem por Wolfgang » Qua Set 25, 2013 2:36 pm

Jesus.. quanta m... falou o jornalista.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#463 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2013 7:11 pm

Desculpe, mas vou discordar. Pode até ser um texto evidentemente passional, mas até onde me consta, não foge tanto assim da realidade que hora vivemos neste país.

A ONU sempre foi tão inútil quanto ineficiente, desde sempre. Ou você acha que um organismo com uma estrutura decrépta e corrupta como a ONU, e que efetivamente não passa de um mero 'pau mandado' de apenas cinco países, detentores de algumas milhares de nukes espalhadas por aí, pode mesmo fazer alguma coisa que lhes escape o poder de decisão e interesses?

E isso de multilateralismo, e coisa e tal, parece aquelas conversas bestas de cantina de universitário marxista-leninista do segundo ano em 1968.

Putz, quando é que esse bando de abestados vão acordar e meter na cabeça que essa merda de socialismo, comunismo e toda essa hipocrisia de ismos decadentes do séc XX acabaram junto com ele? Quando é que a ficha vai cair nas esquerdas desta parte do mundo e acordar, crescer e começar a agir como adultos, porque o mundo mudou, o muro caiu, a URSS acabou e a China é tão comunista quanto o partido republicano? :?

Sabe quando isso vai acontecer? Enquanto for conveniente para eles continuarem a garantir o 'voto nosso de cada eleição'. Da mesma forma medíocre e hipócrita que o PC chinês se esmera para não perder a boquinha das benesses do poder que o controle do Estado por um único partido lhes provê. De socialistas essa corja só tem mesmo os slogans de controle da massa. Igualzinho um certo partido pseudo-socialista governante aqui perto.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#464 Mensagem por Clermont » Qua Set 25, 2013 7:32 pm

rodrigo escreveu:A baboseira na ONU

(...)

Convivi com diplomatas e funcionários públicos mundiais por algum tempo. Ineficiência e inutilidade são as duas palavras que me ocorrem para definir o que presenciei de perto.

Paulo Francis, meu chefe à época em Nova York, desdenhava a ONU de maneira ferina. "É um cabide de empregos para vagabundos desfilarem de sarongue para cima e para baixo", dizia ele. (...)

Lembrei-me disso ontem ao assistir ao discurso da presidente Dilma Rousseff na ONU. Ela falou contra a espionagem dos EUA no Brasil. Anunciou "propostas para o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet" em nível mundial visando a "uma efetiva proteção dos dados".

(...)

Dilma faria melhor se buscasse equipar o Brasil contra ataques cibernéticos. A presidente faz o oposto. Engavetou um projeto de Política Nacional de Inteligência que cria diretrizes para o Estado brasileiro se prevenir de ações de espionagem. O texto está pronto e parado, no Planalto, desde novembro de 2010.
Curiosamente, não consegui detetar nenhuma m... . Devo estar com o nariz entupido.

Acho que vou chamar o servente, especialista em desentupir o esgoto do prédio, para conseguir achar a tal substância marrom no texto...




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#465 Mensagem por Wingate » Qua Set 25, 2013 8:12 pm

FCarvalho escreveu:Desculpe, mas vou discordar. Pode até ser um texto evidentemente passional, mas até onde me consta, não foge tanto assim da realidade que hora vivemos neste país.

A ONU sempre foi tão inútil quanto ineficiente, desde sempre. Ou você acha que um organismo com uma estrutura decrépta e corrupta como a ONU, e que efetivamente não passa de um mero 'pau mandado' de apenas cinco países, detentores de algumas milhares de nukes espalhadas por aí, pode mesmo fazer alguma coisa que lhes escape o poder de decisão e interesses?

E isso de multilateralismo, e coisa e tal, parece aquelas conversas bestas de cantina de universitário marxista-leninista do segundo ano em 1968.

Putz, quando é que esse bando de abestados vão acordar e meter na cabeça que essa merda de socialismo, comunismo e toda essa hipocrisia de ismos decadentes do séc XX acabaram junto com ele? Quando é que a ficha vai cair nas esquerdas desta parte do mundo e acordar, crescer e começar a agir como adultos, porque o mundo mudou, o muro caiu, a URSS acabou e a China é tão comunista quanto o partido republicano? :?

Sabe quando isso vai acontecer? Enquanto for conveniente para eles continuarem a garantir o 'voto nosso de cada eleição'. Da mesma forma medíocre e hipócrita que o PC chinês se esmera para não perder a boquinha das benesses do poder que o controle do Estado por um único partido lhes provê. De socialistas essa corja só tem mesmo os slogans de controle da massa. Igualzinho um certo partido pseudo-socialista governante aqui perto.

abs.
Tem gente jovem (cronologicamente, não mentalmente) que ainda está em 1917...com os mesmos "slogans" e "palavras de ordem". Só falta serem embalsamadas e colocadas na Praça Vermelha...(no caso do Brasil, qualquer taxidermista serve...) :?

Wingate




Responder